4 dicas práticas de gestão de estoque para clínicas de estética

Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental se destacar com práticas que proporcionam um bom controle de estoque. Continue lendo!

Victor 24/03/2016 Atualizado em: 04/05/2020 1 comentários Gestão de Estoque 2 minutos

Uma gestão de estoque eficiente é essencial para as clínicas de estética alcançarem um bom desempenho. Sendo assim, mantendo a satisfação dos clientes lá em cima.

Entre as melhores práticas a serem adotadas estão o conhecimento da demanda por produto. E usar um checklist para controlar a entrada e a saída de itens, prever picos de sazonalidade e primar pela organização.

Confira a seguir algumas dicas de gestão de estoque para clínicas de estética, que farão a diferença na sua operação.

Conheça a demanda dos produtos

Um dos passos mais importantes para que a gestão de estoque da clínica de estética seja feita com sucesso, é conhecer qual é a real demanda pelos seus produtos. Realize uma inspeção semanal.

Procure ficar atento a pontos como o prazo médio para uso do produto e a quantidade que é consumida por lote. É importante prestar atenção nos produtos que têm maior saída para que eles sejam rapidamente repostos. E aqueles que ficam mais tempo no estoque, para que não sejam solicitados de forma frequente.

Monitore sua operação constantemente. Preveja ainda os picos de sazonalidade. Antecipe na hora de fazer o pedido para os fornecedores, reduzindo os riscos de sofrer com atrasos, que são comuns principalmente em épocas de maior demanda.

Use um checklist para controlar a entrada e a saída de itens

Saber exatamente tudo o que entrou e saiu do estoque da clínica de estética é essencial.

A ideia é não enfrentar problemas como falta de produtos importantes, itens encalhados, com a validade expirando, e até mesmo perda de prazo para fazer novos pedidos para os fornecedores.

Um fluxo de estoque eficiente fica mais fácil com o uso de um checklist. Com a ajuda da ferramenta, você consegue controlar a entrada e a saída de itens do depósito. Dessa forma, isso será feito com rapidez, sabendo facilmente o que precisa ser reposto.

Automatize o sistema de gestão

Investir em um sistema de gestão de estoque é muito importante para as clínicas de estética. O seu negócio pode escolher entre as muitas opções do mercado. Automatizar o seu estoque traz muitos benefícios.

Entre eles a possibilidade de ver os produtos quais você mais gasta para poder negociar com os seus fornecedores melhores preços.

Mantenha o estoque organizado

Apostar na padronização e na organização dos produtos dentro do estoque é uma forma de facilitar o processo de localização dos itens. Assim, evitando a compra de produtos repetidos.

Padronize a forma que cada item é descrito no controle de estoque e faça revisões constantes para se certificar que não há nenhum erro de cadastro.

Uma boa gestão de estoque em clínicas de estética passa por manter um sistema eficaz de controle de entrada e saída de produtos. Para que tudo funcione corretamente, é importante criar padrões. Eles devem ser em forma de processos para que esse controle não fique apenas na mão de uma pessoa.

Crie uma política relativa ao gerenciamento do estoque. Certifique-se que todos os funcionários da clínica estão cientes.

Também é importante criar uma rotina de inspeção constante para se certificar que o controle está correto. E que não há itens com prazo de validade expirado. Manter a qualidade é essencial.

Saiba como um Checklist Eletrônico pode lhe ajudar nas tomadas de decisões do seu negócio com números palpáveis, compilados em um único lugar! Conheça mais!

Posts Relacionados

One Reply to “4 dicas práticas de gestão de estoque para clínicas de estética”

  1. Boa noite!, Estou cursando gestão da produção industrial e vou dar uma orientação na clínica de estética da minha filha, li este artigo e amei!. Inclusive meu TCC irá ser sobre clínica de estética, gostaria muito de receber mais conteúdos valiosos como este. Grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *