8 ações de segurança do trabalho que toda gestão precisa conhecer

Ambientes de trabalho seguros e saudáveis aumentam a produtividade entre os colaboradores e melhoram os resultados das empresas.
Atualizado em: 4 de janeiro de 2024
Tempo de leitura: 6 minutos

De forma até instintiva, todo mundo entende porque devemos prevenir um acidente ou uma doença antes que um deles aconteça. Se isso não fosse verdade, não tomaríamos tantas decisões prudentes, como olhar para os dois lados antes de atravessar uma rua ou tomar uma vacina, por exemplo.

Pensando por esse lado, o mesmo deve acontecer no ambiente de trabalho, concorda? Por isso é tão importante implementar ações de segurança do trabalho que previnam doenças ocupacionais e acidentes.

E as empresas estão cada vez mais atentas a isso — ou deveriam estar, já que promover a segurança no ambiente de trabalho é lei, não opção. Desenvolver qualquer atividade econômica sem as medidas de SST adequadas pode levar a sérios problemas, tanto para o trabalhador quanto para a empresa.

Por isso, listamos aqui algumas das principais ações de segurança do trabalho para colocar em prática o quanto antes!

Por que a Segurança do Trabalho é tão importante?

A Segurança do Trabalho é uma ciência que tem como objetivo maior a proteção dos trabalhadores no ambiente laboral. Aliás, o direito ao trabalho é garantido pela Constituição Federal, assim como o direito de trabalhar em um ambiente seguro e saudável.

Desde a década de 1970 o Brasil conta com as Normas Regulamentadoras, previstas no capítulo V da Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT. Logo, as medidas de Saúde e Segurança do Trabalho tem respaldo legal e o descumprimento delas resulta em consequências para as empresas.

Mas não basta apenas que a empresa funcione dentro da lei. A verdade é que zelar pela segurança e pela saúde dos trabalhadores deveria ser um mantra de toda organização que valoriza a vida de seus colaboradores.

Além disso, garantir a integridade dos colaboradores é também uma forma de melhorar o desempenho do negócio. Com todos exercendo suas funções com tranquilidade, o aumento de produtividade é algo natural. As ações de segurança do trabalho ainda refletem benefícios como redução de custos, diminuição de afastamentos e melhoria do clima organizacional.

8 ações de segurança do trabalho para aplicar na empresa

Como vimos, priorizar ações de segurança do trabalho nas empresas traz benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

O mais comum é que grandes organizações já tenham as práticas de SST implementadas, algo da natureza da própria atividade econômica que desenvolvem. Mas nem sempre essas práticas estão na cultura da empresa ou recebem a merecida atenção.

Para mudar isso, há algumas ações importantes para fortalecer a Segurança do Trabalho, em todos os âmbitos da empresa.

Conhecer as Normas Regulamentadoras

Dos gestores aos colaboradores, é essencial ter algum entendimento dos principais aspectos das normas de SST relacionadas à atividade econômica desenvolvida na empresa.

Ainda que o conhecimento maior sobre as NRs seja de responsabilidade dos profissionais atuantes da área, é importante que a gestão entenda as normas e saiba qual a sua finalidade. Afinal, a empresa precisará adequar instalações, estrutura, manutenções, fornecer equipamentos, entre outras medidas.

Implementar CIPA e SESMT

Previstas nas NRs 4 e 5, a criação dos SESMT e da CIPA são fundamentais para que qualquer ação de SST seja colocada em prática. Ambas as equipes atuam para prevenir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, muitas vezes em parceria.

Mas, muito além de implementar as equipes de SESMT e CIPA, está a importância de cumprir suas orientações. Portanto, as empresas precisam priorizar ações e adotar medidas que protejam a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Realizar a SIPAT periodicamente

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é uma ótima oportunidade para orientar os colaboradores sobre as medidas de segurança do trabalho. 

De responsabilidade da CIPA, a SIPAT é um evento obrigatório nas empresas e deve ocorrer pelo menos uma vez por ano. No entanto, seria um erro promovê-la apenas para cumprir obrigações.

Além de palestras das equipes de SST e treinamentos, a programação da SIPAT pode contar com dinâmicas e outras ações que engajem os trabalhadores. Por ter caráter educativo e de conscientização, a SIPAT ajuda a diminuir e prevenir acidentes de trabalho e o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Além disso, quando os colaboradores recebem orientações constantes, é muito mais fácil obter adesão às boas práticas da SST e adotar uma cultura prevencionista.

Adotar checklists para segurança do trabalho

Quando se trata de segurança do trabalho, é preciso ter a certeza de que tudo está funcionando e sendo executado conforme o planejado. Um descuido ou desatenção pode trazer consequências graves para os trabalhadores e para o negócio como um todo. Por isso, uma das medidas mais inteligentes nesse sentido é elaborar um checklist.

Por meio dessa ação, é possível monitorar todos os pontos que são importantes para a segurança do trabalho na empresa. Entre os itens mais essenciais desse checklist destacamos: ferramentas, equipamentos e procedimentos.

Ferramentas

No checklist de ferramentas é importante verificar se há material necessário para a execução das atividades (para evitar improvisos) e se todas estão funcionando corretamente. Caso seja detectada alguma falha ou inconformidade, a ferramenta deve ser enviada para a área de reparos.

Equipamentos

A conferência dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) deve fazer parte da cartilha básica de todo checklist de segurança. Muitos setores têm EPIs diferentes e, por isso, é essencial ficar atento a todos os detalhes. Entre os itens mais comuns, estão:

  • capacete;
  • luvas;
  • botas;
  • óculos;
  • coletes;
  • aventais.

Máquinas

O checklist de segurança nas máquinas é importante, pois garante que nenhum trabalhador seja exposto a riscos no manuseio dos equipamentos. É imprescindível verificar questões como óleo, abastecimento, luzes, parte elétrica, entre outros.

Aqui, o gestor também deve se certificar sobre a realização das manutenções das máquinas (explicaremos com detalhes mais a frente).

Padronizar e monitorar processos

Somada a toda questão de produtividade, a padronização e o monitoramento de processos conseguem facilitar bastante a gestão de segurança. Quando o supervisor acompanha de perto a execução das atividades, ele garante que tudo ocorra em conformidade e que os imprevistos não sejam uma constante dentro da empresa.

Além disso, todo departamento ou equipes de trabalho têm procedimentos-chave que garantem a segurança durante a rotina. Com um monitoramento contínuo, o gestor pode confirmar que tais atividades estão sendo cumpridas e da maneira que foram determinadas.

Realizar a manutenção das máquinas

Equipamentos, máquinas, sistemas e instalações evoluíram e se modificaram ao longo do tempo, tornando-se cada vez mais sofisticados, levando a uma melhoria contínua nos procedimentos de manutenção e a um trabalho mais rigoroso por parte da gestão de segurança do trabalho.

Porém, independentemente da evolução, as necessidades de manutenção continuam as mesmas. Por isso, e entendendo a manutenção como um conjunto de ações técnicas que permitem regular o funcionamento normal dos equipamentos, podemos dividi-la de três formas: preventiva, corretiva e preditiva.

Manutenção preventiva

O objetivo ao adotar a manutenção preventiva é manter um nível de serviço determinado nos equipamentos, programando as intervenções em suas vulnerabilidades nos momentos mais oportunos. O trabalho é aplicado de maneira sistemática, ou seja, o equipamento é inspecionado mesmo que não tenha apresentado nenhum sintoma de defeito.

Manutenção corretiva

Na manutenção corretiva, o conjunto de tarefas é destinado a corrigir os defeitos encontrados nos diferentes equipamentos e que são comunicados à gestão de manutenção. Esse trabalho é pontual e preciso, porém, em caso de falta de peças, pode significar a inutilização das máquinas por tempo indeterminado.

Manutenção Preditiva

Conhecer e relatar constantemente o status e a capacidade operacional das máquinas, conhecendo os valores de certas variáveis, que representam o estado e a capacidade operacional é à base da manutenção preditiva.

Para aplicar a manutenção preditiva, é necessário identificar variáveis ​​físicas (temperatura, vibração, consumo de energia etc.) e indicar quais apresentam algum tipo de problema no equipamento. Esse é um trabalho mais técnico, pois exige o uso de recursos avançados e conhecimentos específicos.

Em termos de segurança do trabalho, a manutenção preditiva é com certeza a mais eficaz. No entanto, devido à necessidade de ferramentas técnicas e treinamentos direcionados, ela não é a mais acessível para as pequenas empresas.

De qualquer forma, é imperativo que a gestão de segurança implemente um sistema de manutenção de máquinas, garantindo a correta utilização dos equipamentos por parte dos trabalhadores.

Realizar auto inspeção

Não só as máquinas, mas todos os departamentos e a estrutura da empresa precisam passar por uma inspeção. Afinal, o ambiente de trabalho como um todo deve ser seguro para os profissionais exercerem suas funções.

Porém, a gestão de segurança, por mais dinâmica que seja, não consegue examinar todos os setores sozinho. A auto inspeção é aplicada justamente para que uma revisão seja desenvolvida com a participação de outros funcionários. 

Ou seja, os líderes de cada setor, por meio de uma lista de verificação, podem examinar se todas as exigências e normas estão sendo cumpridas pelos membros das equipes.

Esse é um bom ponto de partida para se ter uma revisão de segurança completa, mas sem a necessidade de esforço extra por parte de um único profissional.

Aplicar metodologias de gestão

Ao longo da história foram criadas metodologias que ajudam a manter a organização e a disciplina diária. Com o tempo, muitas delas foram implementadas no mundo corporativo, tornando-se metodologias de gestão. Confira, abaixo, duas das principais filosofias que podem ser muito importantes para melhorar a gestão da segurança do trabalho nas empresas.

Metodologia 5S

Nascida no Japão, logo após a 2°Guerra Mundial, a metodologia 5S baseia-se em 5 princípios que privilegiam a organização e a utilização de materiais. Cada “S” significa um princípio e a tradução em português acompanha essa ideia.

  • SEIRI — senso de utilização;
  • SEITON — senso de organização;
  • SEISO — senso de limpeza;
  • SEIKETSU — padronização;
  • SHITSUKE — senso de disciplina ou autodisciplina.

Como está claro, o intuito é que todos sigam os sensos aplicados em cada S, garantindo mais organização, melhor produtividade e menos desperdício.

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é mais uma metodologia de gestão que visa melhorar a produtividade, com mais organização e segurança. PDCA é acrônimo de palavras em inglês que significam:

  • Planejar (plan);
  • Executar (do);
  • Verificar (check);
  • Corrigir (act).

Na segurança do trabalho esses quatro métodos são fundamentais, pois garantem que toda tarefa seja planejada previamente, executada com atenção, checada e corrigida, se necessário — princípios básicos que todo gestor dessa área espera que os colaboradores sigam.

Enfim, a segurança do trabalho é uma prática que deve ser aplicada nos mínimos detalhes. Afinal, garantir a integridade física dos funcionários é uma obrigação de toda empresa.

Por isso, essas formas de gerenciamento auxiliam o gestor a acompanhar as ações e cumprir as atividades exigidas pelas normas. Para melhores resultados, conte sempre com a tecnologia como uma aliada! Quer saber mais sobre como o nosso sistema de checklist digital e automatizado pode ajudar na gestão do seu negócio? Então, solicite uma demonstração ou faça um teste grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança