6 dicas para garantir a qualidade na prestação de serviços do seu hotel

Exceder as expectativas do hóspede é fundamental para alcançar o sucesso: confira 6 dicas para aumentar a qualidade na prestação de serviços do seu hotel!
Atualizado em: 22 de maio de 2023
Tempo de leitura: 3 minutos

No universo hoteleiro é quase senso comum acreditar que manter preços baixos garantem a rotatividade de hóspedes. Mas a questão é que nem sempre isso é possível. O corte nos valores cobrados não é uma prática sustentável, muito menos rentável. Ao invés disso, é possível elevar o valor percebido pelo cliente para que ele acredite estar pagando por um serviço de melhor qualidade. A compreensão de como ajustar as ofertas de serviços para satisfazer, e até mesmo exceder, as expectativas do hóspede é fundamental para alcançar o sucesso. É por isso que listamos 6 dicas para garantir a qualidade na prestação de serviços do seu hotel e aumentar o valor percebido pelo cliente. Acompanhe!

Higiene em primeiro lugar

Um hotel limpo e cheiroso é item básico, porém importante para que o hóspede se sinta bem acomodado durante sua estadia. Certifique-se de organizar um roteiro sistemático e rígido com relação a limpeza das áreas comuns e privativas. Ao realizar uma rápida busca por sites de reviews de hotéis, é possível observar que a maioria das reclamações provém de odores e má higienização geral dos quartos e banheiros. A limpeza regular dos sistemas de ar condicionado ajudam muito nessa questão, além de melhorar a qualidade do ar. A aparência dos funcionários também conta muito nessa hora.

Preze pela segurança

É preciso levar em conta que, além de hóspedes, uma grande quantidade de pertences pessoais, valiosos e confidenciais circulam pelo seu hotel diariamente. Oferecer o máximo de proteção para que seu cliente se sinta seguro e relaxado é importante para que ele perceba um maior valor e, consequentemente, retorne outras vezes. Invista em cofres individuais, funcionários confiáveis e, principalmente nos dias de hoje, um bom sistema de proteção de dados para que informações e dados confidenciais não acabem em mãos erradas.

Além disso, deixe sempre um guia informativo apontando as saídas de emergência disponíveis, extintores de incêndio e alarmes. Também é importante manter toda sua equipe treinada para agir corretamente em casos de emergência, para que saibam garantir com eficiência a segurança de seus hóspedes.

Disponha de informações

O fato de que dificilmente alguém irá se hospedar em um hotel na própria cidade em que vive parece óbvio, não é? Porém, muitos gerentes de hotéis não prestam atenção nesse pequeno detalhe e pecam ao não oferecer informações sobre o local e seus arredores. Não é preciso ter um personal concierge, nem um balcão de informações exclusivo. Basta apenas disponibilizar folhetos, guias, mapas e cartões em uma prateleira bem visível no hall de entrada para que o hóspede possa consultar sempre que necessário. Os recepcionistas também devem ser solícitos em prestar indicações e informações.

Excelência no atendimento

Acompanhando a questão de higiene, a falta de tato dos funcionários é o item campeão em reclamações de hóspedes no mundo inteiro. Muitos são os casos onde clientes desistiram da estadia após demonstrações de indisposição por parte da staff. Qualifique sua equipe e explore essa deficiência a seu favor, garantindo que todos tratem cada hóspede com um ótimo suporte,sutilezas que com certeza ficarão gravadas na mente do seu cliente.

Invista em um sistema de organização de hospedagem

Nada mais frustrante do que cometer erros na hora de gerenciar a estadia no seu hotel. Por exemplo, o overbooking é um problema que não é incomum e costuma ser fatal para o negócio hoteleiro. Erros ao calcular taxas extras, horários de check in e check out também acabam com qualquer reputação. Atualmente, com o avanço da tecnologia, é possível evitar esses imprevistos ao adotar um sistema de gestão eficiente e customizável às necessidades do seu negócio.

Garanta a qualidade na prestação de serviços realizando checklists

A melhor forma de organizar todas essas dicas e ainda adicionar seus próprios itens, é através de um checklist que possa ser acessado por todos de sua equipe através do celular, tablet ou computador. A Checklist Fácil é um sistema que permite a criação de checklists personalizados, além de oferecer relatórios de desempenho — tudo isso sem necessidade de planilhas ou papéis!

Essas dicas simples e práticas podem ser realizadas por qualquer segmento e padrão hoteleiro, garantindo uma maior satisfação final e aumentando o valor percebido pelos hóspedes. Quer descobrir mais sobre qualidade no ramo hoteleiro? Então leia nossas dicas para gerir seu hotel com sucesso. 

Quer saber mais como a Checklist Fácil pode facilitar a organização do seu hotel? Conheça nossas vantagens e experimente! Caso ainda haja dúvidas ou queira opinar sobre o tema, deixe seu comentário e participe da conversa.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

2 respostas

  1. Boa tarde estava ler sobre as 6 dicas relacionado com qualidade de serviços hoteleiros . encontro neste momento a fazer trabalho do fim curso de turismo e gestão de empresas turísticas . o tema do trabalho é sobre qualidade de serviços hoteleiros peço mais comentário sobre a area.

    1. Olá Maria!
      Recomendamos que se cadastre na nossa newsletter para receber mais informações sobre gestão de serviços de turismo e hotelaria.
      Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança