8 vantagens de um ambiente limpo e organizado no trabalho

A manutenção de um ambiente limpo e organizado é fundamental para a execução de um bom trabalho no dia a dia. Confira as vantagens que a rotina de limpeza pode trazer para o seu negócio!

Tempo de leitura: 6 minutos
ambiente limpo com mesa de escritório, cadeira e computador

Manter um ambiente limpo no local de trabalho é uma tarefa que deve fazer parte da rotina de todos os profissionais. Isso porque esse tipo de cuidado pode influenciar tanto na saúde quanto no desempenho das suas atividades. 

Engana-se, porém, quem acredita que todo mundo segue à risca essa dica. Na verdade, é comum que a correria do dia a dia gere desorganização. Ou seja, algumas pessoas podem se atrapalhar com uma entrega urgente. E, assim, deixar a manutenção do seu espaço como algo secundário.

Mas será que, de fato, é importante atuar em um ambiente limpo? Para esclarecer essa dúvida, destacamos abaixo 8 vantagens de dedicar alguns minutos por dia para organizar a sua mesa e facilitar o trabalho da equipe de limpeza. E mais: mostraremos como um checklist pode auxiliar nessa missão. Boa leitura!

O que define um ambiente limpo?

Muitas pessoas vinculam a limpeza apenas à ausência de poeira, pó e outras substâncias. Porém, o termo é um pouco mais abrangente que isso.

Resumidamente, podemos definir um ambiente limpo como um local higiênico, organizado e bem cuidado

Imagine que a sua mesa de trabalho está sempre cheia de papel, utensílios soltos, pacotes de comida, entre outros. A poluição visual e a bagunça podem até não atrapalhar em um primeiro momento. Porém, vistas de fora, passam uma imagem negativa. Que pode, inclusive, prejudicar a credibilidade profissional.

E mais: com o tempo, a desorganização acaba impactando na produtividade. Especialmente se, em meio a tudo isso, estão documentos importantes.

Logo, um ambiente limpo é a soma de uma série de detalhes. Desde evitar acúmulo de sujeira e bagunça, até cuidar, de fato, do seu local de trabalho. 

8 vantagens de trabalhar em um ambiente limpo

Os benefícios de um ambiente limpo e organizado envolvem a segurança, a boa convivência e até a qualidade de vida no trabalho. Quer conhecer mais sobre cada um deles? Vamos lá:

1. Bem-estar e conforto

Chegar para trabalhar e encontrar o local todo bagunçado é desestimulante. Aliás, ter que revirar pilhas de papel ou abrir inúmeras pastas até achar o que você precisa, despende um tempo que poderia ser muito melhor aproveitado. 

Em contrapartida, a sensação ao entrar em um ambiente organizado é totalmente outra. No caso, nos sentimos mais confortáveis. Sem falar que usamos melhor as nossas horas, impactando, também, na produtividade.

2. Boa impressão

Seus clientes podem aparecer na sua empresa buscando um serviço ou para participar de uma reunião. E se, nesse momento, eles encontrarem um ambiente todo sujo e bagunçado?

Vão ficar com uma péssima impressão sobre a sua empresa. O que pode prejudicar, inclusive, os seus negócios. Afinal, a desorganização também pode ser associada como hábito das pessoas que trabalham naquele ambiente.

Logo, se você deseja causar uma boa primeira impressão, não veja a limpeza como algo secundário. 

3. Organização

É inevitável que a atmosfera do ambiente seja associada à cultura da própria empresa. Quando entramos em algum lugar pela primeira vez, a impressão inicial nos impacta, seja de maneira positiva ou negativa. 

Portanto, um espaço organizado, além de apresentar uma boa imagem, contribui para que os funcionários consigam encontrar tudo o que precisam. Para, com isso, poderem desempenhar suas atividades sem empecilhos.

4. Saúde em dia

Locais com poeira e sujeira em excesso aumentam as chances de bactérias e microrganismos. Além disso, restos de comidas ou lixeiras cheias são atrativos para animais e insetos, como ratos e baratas.

Tudo isso tem um preço para a saúde das pessoas. Podendo, inclusive, desencadear em doenças ocupacionais e afastamentos.

Portanto, a limpeza do escritório é um item fundamental para a qualidade de vida de empresários, colaboradores e, até mesmo, do cliente. Inclusive, deve ser um dos itens a serem trabalhados pela CIPA e demais profissionais envolvidos na Segurança do Trabalho.

5. Mais produtividade

Em alguns tópicos acima, citamos que a organização contribui para a produtividade. E isso acontece porque pessoas estimuladas e saudáveis tendem a ter um desempenho melhor em suas funções.

Em contrapartida, ter que trabalhar em espaços mal conservados é um fator real para diminuir a produtividade de todos. No mínimo, o funcionário perderá mais tempo desviando de obstáculos ou procurando por seus materiais.

Logo, se você deseja garantir que sua equipe dará sempre o seu melhor, adote o ambiente limpo como uma cultura interna.

6. Maior retenção de talentos

Um ambiente sujo e desorganizado pode ser incômodo para muitas pessoas. Esse conceito vale tanto para questões sociais (casa de amigos, parentes etc.) quanto para comerciais (supermercados, restaurantes, entre outros). 

E na empresa em que trabalhamos, não é diferente.

Se a limpeza deixa a desejar, conclui-se que algo essencial não está funcionando e não há atitude concreta por parte de gestores e proprietários. Esse “descaso” só demonstra para os profissionais que a empresa não se importa com o bem-estar geral. 

Por tudo isso, a motivação dos funcionários passa a ser impactada, bem como diminui o interesse de se manter na empresa.

Então, para evitar a perda dos melhores talentos, é essencial garantir um ambiente de trabalho limpo e organizado. Fazendo, assim, com que os profissionais se sintam valorizados no dia a dia.

7. Melhora nas relações interpessoais

Diferentemente das máquinas, os seres humanos são afetados diretamente por questões externas. Ou seja, o ambiente ao nosso redor impacta na nossa produtividade, sentimentos e, consequentemente, nas nossas relações interpessoais.

Assim, saber que o espaço profissional é um local asseado e bem organizado faz o trabalhador chegar mais motivado para executar suas tarefas. Além disso, melhora a convivência entre a equipe. 

O bom gestor deve entender a importância de um bom clima organizacional para a sua empresa. Qualquer situação que esteja prejudicando uma continuidade estável, certamente, precisa ser tratada como prioridade.

8. Conservação dos equipamentos e materiais

A utilização incorreta não é a única razão para que equipamentos apresentem defeitos em um curto período de tempo. Na verdade, o acúmulo de poeira e outras substâncias externas também afeta o bom funcionamento dessas ferramentas.

Ou seja, toda vez que a limpeza na sua empresa não acontece corretamente ou na frequência ideal, você está correndo o risco de perder o investimento feito em equipamentos e materiais. O que, convenhamos, não é nada baixo!

Portanto, para garantir a correta operação de todos os itens e elevar a sua vida útil, deixe-os sempre limpos e livres de substâncias adversas, tais como:

  • Poeira;
  • Água, café e outros líquidos;
  • Substâncias corrosivas.

Como checklists digitais ajudam a manter o ambiente de trabalho limpo?

Você entendeu os benefícios que um ambiente de trabalho limpo pode trazer para o seu negócio. Agora, deve estar se perguntando: como eu posso me organizar para criar esse cenário na minha empresa?

A nossa dica é utilizar checklists no dia a dia. Veja, a seguir, como eles podem auxiliar nessa tarefa:

Definindo a periodicidade da limpeza

Para que uma ação prática apresente os resultados esperados, ela não pode ser realizada de maneira aleatória. De fato, é preciso periodicidade na execução da tarefa.

Memorizar tempo e ciclos de cabeça é bastante arriscado. Ao mesmo tempo em que utilizar um equipamento básico pode não ser o suficiente. 

É aqui que um checklist se mostra um adicional fundamental e preciso. Com a ferramenta, você consegue realizar um planejamento completo de ciclos e agendar cada tarefa. Mantendo, assim, a limpeza do local sempre em dia.

Dividindo o processo em etapas — organização, higienização e limpeza

Você não pode manter a organização do ambiente profissional se não conseguir nem mesmo dividir de maneira assertiva as etapas das atividades a serem executadas. Ou seja, os bons resultados são alcançados a partir da realização de um trabalho de base coeso.

Utilizando um checklist online, você pode dividir o processo em fases e planejá-las da melhor maneira. Como o intuito é ter um ambiente asseado e receptivo para todos, a definição das etapas pode acontecer de acordo com as maiores necessidades do espaço de trabalho.

Por exemplo, se o local se mostra sujo além do aceitável, o ideal é criar um checklist com limpeza, higienização e organização, sequencialmente. Com o tempo e após uma nova análise de urgência, essa ordem pode mudar. 

Outrossim, com o checklist você não corre o risco de executar a mesma atividade duas vezes, deixar passar alguma tarefa ou, até mesmo, dividir os processos de forma equivocada. Fazendo com que você otimize, ainda, o seu tempo.

Listando os equipamentos e espaços que precisam ser limpos

Como já comentamos, o acúmulo de poeira e outras substâncias interferem diretamente no funcionamento dos equipamentos. Neste sentido, é essencial realizar um trabalho direcionado e correto quando se trata da conservação dos maquinários.

Não obstante, os espaços físicos da empresa também sofrem degradação em razão do acúmulo de sujeira. É inaceitável, por exemplo, que locais como refeitórios e salas de descanso se apresentem desorganizados e nada receptivos.

No entanto, em uma empresa em pleno funcionamento, é muito difícil detalhar com precisão todos os equipamentos e espaços. Com isso, a eficiência da limpeza fica comprometida e algumas ferramentas correm o risco de não receberem o cuidado necessário.

Desta forma, os checklists podem ser utilizados justamente para solucionar essa dificuldade. Basta elencar todos os aparelhos e setores da empresa no sistema. Garantindo, assim, que nada fique sem receber o correto trabalho de higienização.

Envolvendo e direcionando corretamente os colaboradores

“Quem é o responsável pela limpeza do espaço x?” Hoje em dia, ainda é comum esse tipo de indagação em muitas empresas. Quando se trata de alguns setores como manutenção e organização, por exemplo, vários gestores acabam se atrapalhando na definição dos responsáveis por cada tarefa.

Assim, a incidência de erros se dá muito pela falta de cuidado no planejamento principal. E, especialmente, na delegação da atividade. 

Entretanto, ainda que seja criada uma lista com nomes, a maior parte dos gerentes utiliza folhas de papel ou ferramentas comuns para direcionar os colaboradores. O resultado? Basta o documento ser perdido ou a ferramenta, utilizada para outros fins, que a desorganização toma conta novamente.

Com o checklist acontece justamente o contrário. O supervisor não apenas consegue cobrir todas as áreas da empresa, como também tem facilidade em nomear os colaboradores responsáveis. Além disso, os dados inseridos são atualizados de acordo com as instruções do usuário, evitando qualquer tipo de confusão.

Em resumo, um ambiente de trabalho limpo é um dos elementos que mais contribui para a motivação, a saúde e o bem-estar dos seus funcionários

Para garantir isso, uma opção é investir em ferramentas que garantem a preservação desse cenário. Como é o caso dos checklists que, como mencionamos, só agrega vantagens para a sua empresa. 

Que tal experimentar um software que ofereça praticidade e segurança neste processo? O Checklist Fácil oferece várias funcionalidades para deixar tudo em ordem na manutenção e na limpeza do seu ambiente de trabalho.

Especialista em Produto em Checklist Fácil
Especialista na solução Checklist Fácil, procuro colocar em cada conteúdo minha experiência e conhecimento. Assim, ajudo as empresas e seus colaboradores a terem mais qualidade e eficiência no trabalho.
Luciana Silva

Posts Relacionados

One Reply to “8 vantagens de um ambiente limpo e organizado no trabalho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *