Como a indústria 4.0 impacta diferentes segmentos? Entenda aqui

A indústria 4.0 traz tecnologia e inovação para as empresas. Todos os segmentos são impactados, entre eles o alimentício, o automobilístico e o metal-mecânico. Entenda o cenário neste post!

Victor 24/01/2020 Atualizado em: 09/07/2020 0 comentários Gestão Estratégica 7 minutos

Com a inserção crescente da tecnologia no mercado industrial, o meio digital ganha cada vez mais espaço, impactando em questões que abrangem desde os processos de manufatura até as estratégias empregadas para alcançar o sucesso. É nesse cenário que a indústria 4.0 ganha espaço.

Esse conceito é muito discutido e abordado mundialmente, devido à sua aplicação concreta que já se pode observar. Desse modo, o desenvolvimento da tecnologia e a forma como ela se aplicou à produção mudou muito a maneira de se conduzir processos em nossos dias. Tudo isso impactou diversas áreas da produção.

Neste meio, o marketing digital é amplamente explorado para atrair mais clientes por meio de diversas técnicas que são desenvolvidas online, trabalhando assim a identidade da marca e um relacionamento mais direto com as pessoas.

A importância do investimento nesse campo está relacionada principalmente com a influência que as ferramentas e mídias digitais apresentam no dia a dia das pessoas.

Uma vez que os hábitos estão direcionados predominantemente para o digital, a ausência da indústria nesse setor pode comprometer seus resultados e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável.

Além disso, na prática, a indústria 4.0 também trouxe benefícios para os processos, reduzindo falhas e os tornando mais ágeis e com melhores resultados. Assim, esses benefícios estão sendo aplicados com sucesso em segmentos como o alimentício, o automobilístico e a indústria metal-mecânica.

Neste post você entenderá melhor o conceito de indústria 4.0 e as mudanças que esse movimento proporcionou, tanto em termos de presença digital quanto em modernização de processos. Veja os benefícios aplicados nos principais setores industriais!

O impacto da tecnologia na indústria

A indústria 4.0 é um conceito que trata do cenário atual da produção, totalmente baseado na relação da tecnologia com os recursos. Hoje, máquinas estão em um patamar muito elevado, capazes de gerir e entregar informações valiosas.

Da mesma forma, isso se estende também para a atuação da indústria no mercado. Portanto, a presença digital, independente do segmento, é cada vez mais requerida e indispensável. Assim, identificamos o impacto da indústria 4.0 em duas áreas: construção da marca e processos cotidianos.

Inclusive, é importante que os empreendedores do setor estejam atentos ao quanto a tecnologia é conciliada com as mais diversas questões na sociedade, inclusive no comportamento de compra e interação. 

Nesse cenário, a presença digital tornou-se significativa para sua relevância de forma geral. Para isso, diferentes opções podem ser exploradas, como site, blog e redes sociais.

Assim, as maneiras de trabalhar a presença digital são variadas e podem proporcionar acesso aos conteúdos da empresa de forma mais prática aos clientes. Aliás, o site é um dos principais canais, por concentrar a maior fonte de dados a respeito da empresa, seus produtos ou serviços.

Um dos maiores destaques em relação à tecnologia é como ela trouxe a automatização aos processos de uma indústria. Portanto, cada vez menos a mão de obra humana precisa operar com grandes esforços, atendo-se mais ao controle dos resultados. Então, na prática, isso permite um trabalho cada vez mais estratégico e bem executado.

A indústria 4.0 é muito marcada também pela forma como as máquinas se conectam entre si. Desse modo, o resultado disso é um alto fluxo de informações sendo compartilhadas. Contudo, o bom uso desses dados pode ser direcionado para avaliar desempenho e propor melhoramento.

A indústria 4.0 na prática

Um dos principais benefícios do meio digital como base para a criação de estratégias é a facilidade na obtenção de informações. Principalmente, ao analisar as características mais favoráveis para os produtos e serviços que as pessoas buscam.  

As técnicas de marketing industrial têm grande importância, porém, não basta que a empresa seja encontrada no meio digital. Afinal, há a necessidade de um diferencial competitivo, em especial, que seja capaz de atrair o cliente para uma experiência positiva de conhecimento e consumo. 

Além disso, em termos de aplicação das tecnologias nos processos cotidianos, há algumas frentes que vêm se destacando na indústria 4.0:

  • Inteligência artificial e aprendizado de máquina;
  • Big Data;
  • Computação em nuvem;
  • Realidade aumentada e virtual;
  • Impressão 3D;
  • Internet das Coisas (IoT).

As equipes de TI e operações já estão se esforçando para implementar essas novidades em conjunto com o os profissionais da indústria, para ajudá-los a ter um desempenho melhor, de maneira mais rápida e inteligente.

As vantagens dessas ações podem ser identificadas no dia a dia de qualquer operação. Por isso, destacamos as principais abaixo:

1. Melhoria da produção

A tecnologia traz inúmeras melhorias à produção. Assim, processos ficam mais ágeis e, com a ajuda de informação, também mais certeiros. A tendência é que o uso da tecnologia facilite muito cada etapa do trabalho. Como resultado, as empresas conseguem aumentar a produtividade e o faturamento.

2. Menor possibilidade de falhas humanas

A automatização é um recurso fundamental porque reduz a incidência de falhas humanas, uma vez que os colaboradores precisam intervir em menos etapas do processo. Portanto, a tecnologia dá o suporte essencial para que tudo seja executado da forma programada.

3. Padronização de processos na indústria 4.0

Processos padronizados representam maior controle de qualidade e agilidade, pois estabelecem esquemas de produção específicos e contínuo. Consequentemente, eles são fundamentais para uma operação eficiente!

Agora que você já entendeu os aspectos amplos acerca da indústria 4.0 e seus efeitos, vamos aos segmentos específicos. Sendo assim, apresentamos aqui os pontos de atenção em três áreas específicas: alimentícia, automobilística e metal-mecânica. Vamos lá? 

A indústria 4.0 no setor alimentício

A indústria alimentícia também sofre impactos muito positivos com a era da indústria 4.0, uma vez que essa é uma categoria que precisa de maior controle. Por isso, garantir a qualidade desde a produção até a mesa do consumidor é indispensável. Isso só é possível a partir da aplicação da tecnologia em toda sua cadeia.

O uso dos novos recursos tecnológicos tem ajudado consideravelmente empresas que buscam uma postura mais sustentável, qualidade na produção alimentícia e, principalmente, inovação. Isso porque o consumidor está cada vez mais exigente quanto sua alimentação, o que reflete na forma como as empresas cuidam de seus processos.

Controle de qualidade

Um dos principais ganhos é o controle de qualidade, alcançado com o auxílio da rastreabilidade dos recursos. Assim, as empresas conseguem saber a origem de sua matéria-prima e como o alimento foi tratado em toda a cadeia produtiva. Isso garante a chegada ao consumidor de algo de qualidade.

Inovação em produtos

A inovação está cada vez mais presente na indústria alimentícia, devido à crescente demanda por produtos mais saudáveis. Aliás, o veganismo e o vegetarianismo são duas pautas importantes hoje em dia.

Assim, um exemplo são os hambúrgueres de proteína vegetal, que dependem dos novos recursos de produção para chegar a um bom nível de qualidade. Ou seja, isso garante a aceitação no mercado.

Uniformização dos procedimentos

Os processos da indústria alimentícia precisam ser otimizados e agilizados. Só assim é possível evitar falhas ou procedimentos que interfiram na qualidade do alimento que, por sua vez, afetam a saúde das pessoas.

Desse modo, a padronização garante que as práticas adequadas sejam sistematizadas, garantindo a produção de melhor qualidade.

A indústria 4.0 no setor automobilístico

A indústria automobilística sempre dependeu muito da tecnologia e o conceito de 4.0 é de grande ajuda. Com o aumento da produção, muito influenciada pelos serviços de corridas particulares, práticas de produção incrementadas pela tecnologia 4.0 ajudam a colocar mais veículos no mercado, sem perder em qualidade.

Cadeia de produção

A ampla cadeia de produção do setor automobilístico depende da tecnologia para se desenvolver adequadamente. Com a indústria 4.0, é possível ganhar na agilidade, melhorar o uso dos recursos e padronizar processos que garantam a segurança para o consumidor; aumentar a produção sem perder qualidade.

Cadeia logística

A cadeia logística também pode ser aperfeiçoada com o auxílio da rastreabilidade nas várias etapas da distribuição da produção. Os efeitos gerados incluem: descomplicar o trabalho de entrega dos automóveis, ajudar no controle de informações, desafogar pátios e dar dinâmica à logística.

Criação de novos cargos

Mais tecnologia não representa menos empregos. Na indústria automobilística, a digitalização de alguns processos significa pessoas trabalhando neles. Isso acontece pela necessidade de controlar sistemas e observar a execução da automatização. Na prática, mais empregos qualificados são gerados!

A indústria 4.0 no setor metal-mecânico

Outro segmento muito impactado, positivamente, pela era 4.0 é a indústria metal-mecânica. Sua produção depende essencialmente de recursos que agilizem a cadeia, gerem muitos ganhos e permitam que novos resultados sejam obtidos. Hoje, já é uma realidade contar com maquinário tecnológico também nesse ramo de atuação.

Assim como em outras indústrias, a integração de sistemas de informações permite ter maior controle sobre a produção e seu andamento. O resultado é, além do aumento da qualidade, o fortalecimento e a maximização da capacidade produtiva no chão de fábrica de cada empresa.

Otimização de recursos

Esse setor da indústria trabalha com um alto volume de recursos que não podem ser desperdiçados. No entanto, para que seja possível, é importantíssima a digitalização dos processos, que torna as etapas mais certeiras, automatizam a produção e evitam o desperdício.

Inovação em equipamentos na indústria 4.0

Equipamentos inovadores abrem um amplo horizonte de possibilidades para a produção de recursos, ferramentas e produtos de origem da metal-mecânica. Isso gera um grande impacto no mercado, e a tendência é que a longo prazo signifique avanços ainda maiores. A cultura de inovação está estabelecida e deve ser aplicada por mais empresas.

Incremento da produção

Maquinário com recursos digitais avançados representa produção a todo vapor. Esse incremento é um dos principais impactos positivos da indústria 4.0 no setor de metal-mecânica. Com os melhores equipamentos, a produção aumenta e as empresas faturam mais.

Por que as indústrias devem se preocupar com a qualidade 4.0?

Podemos dizer que a inovação e a melhoria contínua dos processos são fatores que determinam qual empresa consegue se sobressair no mercado. A qualidade 4.0 representa a oportunidade de utilizar essas tecnologias da indústria 4.0 para realinhar funções de qualidade com toda a estratégia organizacional da empresa.

Hoje, as organizações já entendem que a área de qualidade é uma prioridade para ter um alto desempenho. Assim, a qualidade 4.0 oferece a oportunidade de otimizar atividades e alterar a percepção da função nesse setor, indo além de simplesmente ser reconhecida como “a área que precisa fazer a famosa política da qualidade”.

A qualidade 4.0 só tem a contribuir com os profissionais da área industrial. Além dos conhecimentos técnicos acerca de produtos e processos que esses especialistas possuem, a tendência digital auxilia na gestão e compartilhamento dos conhecimentos, colaborando com o desenvolvimento do quadro de colaboradores.

Como você viu, a indústria 4.0 tem grande impacto em diversos segmentos. As empresas já entendem que essa transição é inevitável, pois intensifica a produção gerando mais qualidade e competitividade.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal uma demonstração gratuita para entender como melhorar a qualidade da sua operação, com a padronização de processos?

Veja também: como aplicar checklists na indústria para minimizar as falhas e aumentar a eficiência produtiva!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *