Como aumentar a produtividade da sua equipe? Confira 12 dicas!

Quem deseja aumentar a produtividade precisa focar na motivação dos colaboradores. Afinal, quanto mais felizes eles estão, mais engajados eles se tornam. Quer saber como fazer isso? Confira 12 dicas e coloque em prática desde já!
Atualizado em: 12 de julho de 2023
Tempo de leitura: 4 minutos

Aumentar a produtividade é um dos grandes desafios dos gestores. Especialmente porque ela impacta diretamente no resultado da empresa. Mas como fazer isso? 

O primeiro passo consiste em entender que a organização é formada por pessoas. Portanto, a motivação é um dos principais mecanismos para melhorar o desempenho do seu time. E, consequentemente, fazer a sua companhia crescer e se destacar no mercado.

Nesse cenário, como motivar seus colaboradores e, desta forma, aumentar a produtividade? Trouxemos 12 dicas que vão ajudar a atingir esse objetivo. Vamos lá!

12 dicas para aumentar a produtividade dos colaboradores

Existem várias ações que podem ser tomadas para motivar os profissionais e ajudá-los a ser mais produtivos no trabalho. Elas não são obrigatórias. Porém, ajudam muito na melhora do clima organizacional visando melhorar a produtividade. 

Veja quais são elas:

1. Planeje com base em dados

Ter dados sobre o seu negócio é muito importante. Com eles, você identifica falhas, problemas e não conformidades que têm contribuído para a baixa na produtividade. E, assim, consegue criar um planejamento eficiente para a sua empresa.

Desta forma, avalie o funcionamento, os custos e os resultados de cada setor. Assim, você terá subsídios necessários para criar as melhores estratégias. Seja para lidar com as situações cotidianas, inclusive em cenários de adversidade. Ou simplesmente melhorar os processos de trabalho para que os profissionais se sintam mais felizes.

O investimento em tecnologia é sempre uma alternativa para otimizar o desempenho. Afinal, possibilita que a sua equipe se dedique mais às atividades do negócio. Não perdendo tempo, portanto, com análises que podem ser feitas automaticamente pela ferramenta.

2. Padronize processos

Fazer uma boa gestão dos processos dentro de sua empresa é uma medida imprescindível. Pois, permite aperfeiçoar as atividades periodicamente.

Aliás, uma das formas de colocar isso em prática é por meio da padronização de diferentes processos. Especialmente aqueles que envolvem atividades administrativas. Isso porque, ao padronizar, a empresa economiza tempo e dinheiro. Além de evitar períodos desnecessários de adaptação a atividades que fogem da rotina.

3. Invista no conhecimento

A capacitação é essencial para que os colaboradores aprimorem seu conhecimento. Através dela, eles aumentam a eficiência nas atividades desempenhadas, bem como se tornam aptos a criar produtos ou serviços inovadores.

Você pode realizar treinamentos gerais, que abordam assuntos diversos, mas ainda assim importantes para o negócio. Ou então trazer temas mais pontuais, com o objetivo de suprir uma necessidade ou solucionar uma falha de setores específicos. 

4. Elogie seus funcionários

Elevar a autoestima da equipe é uma forma eficiente de mantê-la sempre motivada, concorda? Pois no momento em que o seu trabalho é reconhecido, as pessoas se tornam ainda mais comprometidas. Com isso, se esforçam ainda mais para entregar melhores resultados e cumprir as metas.

Você pode realizar isso individualmente, durante uma avaliação de desempenho, por exemplo. Assim como em público, como forma de demonstrar que o seu esforço está sendo percebido e, claro, valorizado.

5. Estabeleça metas claras

As metas devem ser claras e desafiadoras o suficiente para levar a sua equipe a um passo adiante. Porém, fique atento: isso não significa impor objetivos inatingíveis, a ponto de gerar frustração. 

Lembre-se que o estabelecimento de metas de desempenho é uma ótima forma de medir os resultados que você espera dos colaboradores – seja por meio do trabalho individual ou em equipe. Só não esqueça de determinar prazos e padrões de entrega para que eles consigam se organizar.

6. Seja transparente

Passadas as etapas de organização e planejamento, é hora de colocar a mão na massa e focar em aumentar a produtividade. Aqui, é muito importante que o líder da equipe trabalhe com cronogramas fixos e que os demais tenham acesso a eles. Isso faz com que todos se mantenham na mesma direção. 

E mais: é preciso deixar claro o que espera de sua equipe logo no início da relação de trabalho. Afinal, não há como o colaborador melhorar seu desempenho sem conhecer as expectativas que se tem dele.

7. Ofereça feedbacks aos colaboradores

Seguindo a mesma linha da dica acima, invista em feedbacks construtivos e frequentes. Para que, assim, o seu time saiba como está a qualidade do trabalho desenvolvido. 

Porém, não espere as reuniões semestrais ou anuais para dar um parecer ao colaborador. Mantenha o diálogo, abordando os pontos positivos e também negativos, que devem ser melhorados. Esse contato mais frequente cria um relacionamento de confiança entre as partes. Ajudando, assim, a aumentar a produtividade. 



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

8. Incentive a organização pessoal

Realizar ações para motivar o seu time é essencial. Porém, nem sempre isso é suficiente. No caso, os colaboradores também precisam tomar algumas atitudes para aumentar a produtividade. E isso parte, principalmente, pela organização pessoal. 

Algumas medidas que ajudam nesse sentido são:

  • Priorize as atividades;
  • Anote as boas ideias;
  • Delegue tarefas que não sabe desempenhar;
  • Faça uma agenda de atividades diárias;
  • Evite reuniões desnecessárias;
  • Faça pausas durante o expediente;
  • Não assuma compromissos que não pode cumprir.

9. Priorize a satisfação do seu time

Nenhuma empresa alcança o sucesso com profissionais desmotivados e insatisfeitos. Portanto, crie estratégias e mecanismos que tornem o ambiente de trabalho mais agradável. E, ainda, que atenda às necessidades dos trabalhadores.

Desta forma, você não apenas mantém a equipe produtiva e alinhada com os objetivos da empresa. Como também reduz a rotatividade, algo que impacta negativamente nos resultados.

10. Crie canais de comunicação

Não basta planejar e definir metas e estratégias se você não tem uma boa comunicação com a sua equipe. Ou seja, se não há troca de conhecimento e outras informações relevantes sobre o negócio e o mercado. Inclusive, isso pode gerar insatisfação e levar à queda no rendimento.

Portanto, converse com o seu time. Compartilhe os dados necessários e invista nos canais de comunicação. Isso evita que projetos sejam perdidos ou prejudicados. Sem falar que o entendimento e alinhamento entre funcionários e empresa torna o relacionamento mais harmônico. Logo, ajuda diretamente a aumentar a produtividade.

11. Incentive o lazer

Atualmente, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um dos itens mais buscados por trabalhadores. Isso pode ser feito através de horários flexíveis, possibilidade de trabalho remoto ou pacotes de benefícios diferenciados.

Lembre-se que colaboradores felizes e saudáveis rendem mais. E quem sai ganhando nisso tudo é a sua empresa!

12. Utilize uma ferramenta de checklist 

Ferramentas de checklist são ótimos aliados para empresas que desejam aumentar a produtividade no seu dia a dia. Isso porque elas permitem realizar listas de checagem para que nenhuma atividade seja esquecida.

É possível utilizar o checklist online para fazer o gerenciamento de estoque, a gestão da qualidade ou mesmo para se certificar que um processo foi finalizado. Aliás, essa é a ferramenta ideal para padronizar os processos, muito útil em franquias e modelos específicos de negócios.

E aí, o que você tem feito para melhorar a produtividade na sua empresa? Veja como a nossa solução de checklist eletrônico pode te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.