Como aumentar as vendas na sua loja de calçados

Se você não aumentar o número de vendas na sua loja de calçados, ela não cresce, assim como seu negócio não sobrevive se você não vender. Veja nossas dicas para alavancar suas vendas!
Atualizado em: 14 de outubro de 2022
Tempo de leitura: 3 minutos

Se uma loja é feita para oferecer algo a alguém, seu foco deve estar nisso: aumentar a quantidade de vendas.

Pensando no desenvolvimento do seu negócio, confira aqui 7 dicas para aumentar as vendas na sua loja de calçados!

1. Conheça o seu público

É importantíssimo aprender sobre o perfil de quem compra com você: pensar no cliente como o indivíduo que é – com desejos e necessidades reais. Quanto maior for o seu conhecimento sobre o seu cliente ideal, mais facilidade você terá para oferecer o que ele procura. Conhecer melhor o seu cliente significa aumentar as vendas, ou seja, é preciso entendê-lo e saber o que ele quer de verdade. Assim você terá melhores argumentos e conseguirá realizar mais vendas.

2. Se posicione no mercado

Como você quer que sua marca seja lembrada por seus clientes? Toda marca leva um rótulo, o mesmo acontece com a sua loja. Quando alguém citar a sua loja, certamente irá usar como referência pontos que a marcaram, como o atendimento, o ambiente, o preço ou a qualidade dos sapatos que você vende, por exemplo. Quanto mais bem posicionada a sua loja estiver na cabeça dos seus clientes, mais estabilidade você terá no mercado, aumentando seus lucros.

3. Invista em qualidade de atendimento

O atendimento, na maioria das vezes, é a peça chave para o cliente gostar — ou não — da sua loja, afinal, o maior contato dele será com o atendente ou vendedor. Por isso, treine sua equipe para oferecer um atendimento de qualidade, motive seus funcionários com reconhecimentos e bonificações se for possível e sempre ressalte a importância da boa comunicação, da paciência e da simpatia na hora de atender ao cliente.

4. Mantenha o ambiente convidativo

Um ambiente convidativo é bem iluminado, bem organizado e com uma disposição que facilite a circulação das pessoas. A forma como os móveis, produtos e o caixa são dispostos, deve seguir alguma ordem para facilitar a vida dos seus funcionários e clientes. Além disso, invista em uma boa iluminação no interior da loja, nas vitrines e na fachada: faça o seu produto brilhar!

5. Marque presença na internet

A internet tem um papel fundamental na hora de promover marcas e lojas. É super fácil se fazer presente na internet! Crie um perfil para sua loja no Facebook, ou uma página de divulgação da sua loja, crie promoções e use a página para se comunicar com seus clientes, convidando-os a se interessarem pela loja. O mesmo vale para outras redes sociais, como o Twitter e o Google! Um blog com dicas de moda e tendências pode ser uma excelente maneira de sua loja de calçados marcar presença na internet.

Criar um site com a opção de venda online também oferece uma grande comodidade para os seus clientes, além de expandir sua loja para outros territórios.

6. Faça campanhas de fidelização

O marketing boca a boca é o mais importante para uma loja e, veja o melhor: ele é gratuito! Para que o seu cliente saia falando bem da sua loja, tudo o que você precisa é oferecer um bom atendimento, além de alguns incentivos. Crie campanhas de indicação, onde seus clientes ganham brindes ou descontos ao fazerem indicações. Reconheça aqueles que ajudam a sua loja a crescer e se fazer visível no mercado!

7. Procure ser a melhor

Por que você iria querer entrar para um mercado se não tiver a intenção de ser o melhor? Estude o mercado, a concorrência, o seu cliente e procure saber o que você pode fazer para que a sua loja seja a melhor. Procure investir em diferencial, ofereça o que os seus concorrentes não oferecem, não somente em questão de preços, mas procure agregar valor ao seu produto, à sua loja. Treine sua equipe para ser a melhor, procure os fornecedores que lhe proporcionem o produto de melhor qualidade, e certifique-se de oferecer o melhor ambiente. Enfim, busque sempre ser a melhor loja de calçados.

Saiba como um Checklist Eletrônico pode lhe ajudar nas tomadas de decisões do seu negócio com números palpáveis, compilados em um único lugar! Conheça mais

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o software Checklist Fácil:

Categorias

Artigos relacionados

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.