Como escolher um aplicativo de checklist mobile que funcione offline?

Ter um aplicativo que funcione de maneira remota, ou mesmo offline, traz ainda mais eficiência e benefícios. Boa leitura!

ícone autor blogpost Luciana Silva ícone data de postagem e atualização05/10/2017 ícone data de postagem e atualização05/06/2020 ícone comentários0 comentários ícone categoria principal Software de Gestão ícone tempo de leitura 4 minutos
Share This Post  : 

Organizar e planejar todas as tarefas da sua equipe ou empresa pode parecer algo simples. Mas na prática, fica visível que não é quando não há o uso de plataformas de controle. Por isso, a opção do checklist mobile é uma das principais alternativas do mercado para alcançar esse objetivo.

Ter a clareza do que precisa ser feito, quais são as etapas a serem cumpridas e como as atividades devem ser executadas é essencial para que o resultado obtido seja o esperado.

Manter um checklist na sua operação otimiza os processos e é a melhor maneira de garantir que as demandas sejam atendidas da forma necessária. O resultado disso é o aumento de produtividade.

8 perguntas que você precisa fazer para escolher a melhor opção de checklist mobile

Veja abaixo quais são os principais pontos a serem observados na hora de escolher o aplicativo de checklist ideal para a sua empresa!

1. O aplicativo de checklist compila dados automaticamente?

A compilação de dados é parte fundamental de qualquer processo relevante para a empresa, pois é a partir dela que são gerados os relatórios utilizados como base para as tomadas de decisões.

O processo precisa ser ágil visando sempre a qualidade e eficiência. Por isso, ter um aplicativo que faz o serviço de forma automática é imprescindível.

Além de obter o resultado para análise mais rapidamente, a automatização do processo faz com que colaboradores possam otimizar o tempo no trabalho. O que aumenta a produtividade e reduz o custo e o número de funcionários envolvidos na operação.

2. Recebe atualizações e opera sem necessidade de conexão com a internet?

Apesar de estarmos quase o tempo todo conectados, imprevistos podem ocorrer. A rede de internet pode cair, o sinal pode falhar ou a conexão pode ficar lenta.

Por isso, a possibilidade de acessar e atualizar dados no aplicativo de checklist, sem a necessidade de se conectar a alguma rede, faz toda a diferença. Assim, os benefícios gerados são:

  • Garante autonomia aos colaboradores;
  • Propicia mais segurança aos processos;
  • Permite que todas as informações sejam inseridas ou trocadas entre funcionários em tempo real, independentemente das condições externas.

3. Pode ser acessado remotamente?

É muito importante que o aplicativo permita o acesso remoto. Em muitos casos, o gerente de operações está em um local e precisa supervisionar o trabalho feito por colaboradores que estão em campo ou que trabalham em diferentes unidades da empresa.

O aplicativo acessado remotamente encurta distâncias e garante maior controle sobre todos os processos produtivos.

Além disso, permite que uma equipe menor possa atuar em diferentes frentes de projetos, o que reduz custos.

4. Gera relatórios gerenciais em tempo real?

Relatórios assertivos e de qualidade são essenciais para a obtenção de diagnósticos. É com base neles que as decisões relativas à empresa, colaboradores e processos, são tomadas.

Por isso, um aplicativo que gera relatórios gerenciais em tempo real e com dados acurados é fundamental.

Essa funcionalidade, além de desafogar colaboradores que podem ser realocados para outros serviços — otimizando assim suas rotinas de trabalho —, minimiza falhas e possíveis erros que podem surgir.

A geração de relatórios em tempo real reduz possíveis prejuízos, pois os gargalos podem ser identificados de forma imediata.

Com base nas informações levantadas pelo relatório, o gestor consegue fazer avaliações e tomar decisões importantes de forma rápida. Isso é de extrema importância no mundo dos negócios.

5. Propicia interação entre os colaboradores que estão distantes?

Muitas vezes, colaboradores inseridos em diferentes setores ou filiais da empresa precisam trabalhar em equipe.

O aplicativo de checklist é um grande aliado nessas situações, pois ele pode ser acessado por qualquer dispositivo móvel, independentemente de conexão com a internet e atualizado em tempo real.

Todos os envolvidos no projeto conseguem saber, a todo momento, como ocorre a demanda de trabalho.

Com a possibilidade de acesso coletivo, é possível garantir que os prazos sejam cumpridos, verificar como estão os resultados das etapas produtivas e até mesmo ter conhecimento sobre falhas, imprevistos ou novos direcionamentos.

Além disso, o aplicativo permite interação entre os colaboradores. É possível que eles conversem entre si, deixem recados ou observações e trabalhem juntos, mesmo estando distantes uns dos outros.

6. Profissionaliza e otimiza a consultoria de campo?

O consultor de campo é elemento fundamental para a manutenção do padrão de rede. Ele é um dos principais canais de comunicação entre os franqueados, atua monitorando o desempenho das franquias e transferindo know how. Assim ele garante melhorias na qualidade dos processos.

Entretanto nem sempre é possível que esses profissionais estejam, o tempo todo, em “campo”. O aplicativo de checklist organiza as tarefas e itens a serem avaliados nas filiais ou franquias, otimizando o trabalho do consultor.

À distância, ele consegue ter controle sobre as unidades da empresa e pode gerir as equipes remotamente.

Além disso, suas tarefas entram no checklist e podem ser acompanhadas pelo gestor responsável em tempo real.

7. Permite uso de fotos para registro de eventuais problemas?

Registrar problemas, falhas ou anomalias com imagens é de extrema importância para arquivamento, comparações e garantia de soluções.

Muitas vezes, as imagens sintetizam o que precisa ser passado adiante de forma mais clara e objetiva, o que é primordial para a resolução de problemas à distância.

Por isso, o aplicativo de checklist usado deve permitir o carregamento de fotos com qualidade.

8. Oferece suporte técnico de qualidade?

Dúvidas operacionais podem surgir a qualquer momento, assim como imprevistos e, por isso, é essencial que a plataforma usada para o checklist ofereça suporte técnico de qualidade.

O atendimento precisa ser rápido e deve ser feito por profissionais bem treinados, capacitados e comprometidos. Também é importante que a equipe de suporte seja acessível e possa ser contactada por diferentes canais como telefone, email, chat online, entre outros.

O planejamento e acompanhamento das atividades da empresa por meio do aplicativo de checklist é eficiente e rápido. Ele garante melhor utilização do tempo e da força de trabalho, minimiza possíveis falhas e erros, resultando em diagnósticos e relatórios importantes para as tomadas de decisões.

Com isso, potencializa o desempenho da empresa, aumenta a produtividade e garante a qualidade e o padrão nas unidades do negócio.

Falando nisso, a Checklist Fácil vem ajudando inúmeras empresas como Renner, Habib’s, Natura e Ambev a otimizarem seus processos com o app de checklist mobile. Conheça nossa solução e veja como ela também pode ajudar no seu dia a dia!

Luciana Silva

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *