O que são auditorias e qual o seu papel em uma organização?

A importância das auditorias vai muito além da obtenção de selos de qualidade. Esses processos avaliam se as atividades e operações em geral estão de acordo com o que foi previamente estabelecido.
Atualizado em: 5 de março de 2024
Tempo de leitura: 16 minutos

Os processos de auditorias são uma atividade essencial para empresas de qualquer perfil. São elas as responsáveis por identificar e determinar se as tarefas estão sendo desenvolvidas conforme planejado — e de acordo com as metas da empresa.

Sem tempo para ler? Clique no player abaixo e ouça este conteúdo.


Assim, diferentemente do que você possa imaginar, esse procedimento não é importante apenas para garantir ou manter um selo de qualidade ISO. Ele é benéfico, também, para otimizar as tarefas do dia a dia.

Pensando nisso, aqui você vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre a temática. Vamos apresentar o que é auditoria, para que ela serve e um passo a passo para se preparar. Continue com a gente!

O que são auditorias?

A auditoria é um processo cuidadoso e sistemático que analisa e valida toda e qualquer atividade, operação, produto, serviço, procedimento, setor ou resultado de uma empresa. 

Auditar processos não é algo simples. Por isso existem profissionais especializados nisso: os auditores. Eles acompanham cada passo da rotina produtiva de perto para avaliar se os métodos utilizados pela organização são eficazes, se estão de acordo com a legislação ou com as diretrizes criadas pela própria empresa. 

Isso fornece uma análise imparcial sobre a conformidade, eficácia e integridade dos sistemas e processos empresariais. A auditoria gera, portanto, informações críticas para a tomada de decisões estratégicas. 

Todas as não conformidades identificadas são reportadas rapidamente aos gestores. Dessa forma, é possível desenvolver planos de ação para minimizar as falhas. 

A auditoria pode ser classificada de formas distintas, dependendo do setor que está sendo analisado ou de quem está realizando. Mostraremos os principais tipos ainda neste conteúdo. 

Qual o objetivo da auditoria?

O principal objetivo é garantir transparência, confiabilidade e eficiência sobre as operações de uma empresa. As auditorias têm um papel crucial na governança corporativa, fornecendo confiança aos stakeholders (como acionistas, investidores, clientes e autoridades reguladoras), além de assegurar que os processos internos estão alinhados com as metas organizacionais, normas e regulamentações. 

Outros grandes objetivos das auditorias estão relacionados a: 

  • Conformidade legal, verificando se a empresa está de acordo com as leis e normas; 
  • Integridade financeira, assegurando a precisão e confiabilidade das finanças; 
  • Identificação de riscos e apoio na criação de estratégias e planos de ação; 
  • Melhoria contínua, identificando oportunidades de evolução nos processos internos em busca de eficiência operacional. 

Quais os principais benefícios do processo de auditorias?

Como deixamos claro ao longo deste conteúdo, as auditorias desempenham um papel muito importante nas atividades de uma empresa. Assim, diferentemente do que muitas pessoas possam pensar, elas não são um inconveniente e não atrapalham a produtividade do time.

Por isso, é muito importante compreender os benefícios que a auditoria pode trazer para uma empresa. Assim, separamos três principais. Confira:

1. Melhora o controle interno

A auditoria é responsável por avaliar os processos internos de uma organização. Logo, o objetivo é detectar falhas e, assim, solucioná-las. 

Isso contribui diretamente para melhorar o controle interno. Afinal, permite monitorar a atuação, corrigir estratégias ineficientes e promover melhorias contínuas.

2. Reduz falhas e desvios

Ninguém está totalmente isento de cometer algum erro. Porém, evitá-los é sempre mais benéfico. Por isso, é em cenários como esse que a auditoria ganha muita destaque em uma organização. 

No momento em que você avalia os processos periodicamente, consegue promover melhorias para conter a ocorrência de falhas. Assim, os desvios financeiros também tendem a diminuir consideravelmente — afinal, é preciso comprovar os gastos e bater com o que foi declarado.

3. Estimula boas práticas

A auditoria promove um ambiente mais transparente. Com isso, os próprios colaboradores se sentem motivados a tomarem atitudes mais éticas. Afinal, eles estarão seguindo a mesma linha de atuação do negócio.

Por isso, é fundamental aplicar o passo a passo que sugerimos na sua empresa. Dessa forma, você não apenas irá garantir um selo de qualidade, mas promover melhorias que serão benéficas para o seu negócio.

Qual a diferença entre auditoria externa e auditoria interna?

Os tipos de auditoria realizados pela auditoria externa não são diferentes dos promovidos internamente. Assim, ela também se vale das auditorias contábil, tributária, fiscal, operacional, ambiental, etc. 

Entretanto, o que muda é o foco de cada uma. Geralmente, quando realizada por alguém externo, a intenção é obter uma certificação de qualidade ISO. É por isso que o profissional irá avaliar se todos os pontos exigidos estão sendo seguidos na prática.  

Além disso tudo, a lei nº 11.638/2007 diz que as empresas de grande porte devem passar por auditorias externas e independentes. 

A auditoria externa é aquela realizada por auditores independentes, sem vínculo empregatício com a empresa auditada. Porém, o ideal é que o auditor externo trabalhe em parceria com o interno. A auditoria externa também funciona como uma consultoria. Portanto, o seu foco é justamente avaliar a confiabilidade dos registros contábeis. 

Em contrapartida, a auditoria interna é a que irá garantir, no dia a dia, que os processos seguem à risca as normas. Isto é, preparando a empresa para essa análise criteriosa de terceiros. 

Em resumo, enquanto a auditoria interna é aplicada pela própria organização para auditar seus próprios processos, a auditoria externa é realizada por profissionais auditores, sempre tendo como base os princípios ditados pela ISO 19011. 

Aliás, é comum que as empresas se preparem para este tipo de certificação auditando internamente suas atividades antes mesmo da visita do auditor da ISO. 

Quais os principais tipos de auditoria e sua importância?

As auditorias podem analisar e fiscalizar diferentes tipos de processos, áreas ou aplicações. Por isso, existem diferentes tipos e é interessante conhecer cada um. Assim, você poderá entender qual é o modelo que melhor se aplica à realidade da sua empresa. Confira os principais tipos de auditoria:

O que é auditoria operacional?

É o tipo de auditoria que atua no staff da administração. No caso, presta assessoria para garantir o pleno desempenho das suas atribuições. Bem como fazer com que o planejamento e o programa de trabalho seja seguido adequadamente.

Ele é essencial pois ajuda no cumprimento de metas e objetivos. Uma vez que, em sua essência, almeja detectar falhas e motivos de ineficiência. Para, assim, proporcionar subsídios para que os gestores atuem com mais eficiência.

O que é auditoria de venda?

Tem como objetivo analisar e promover diagnósticos precisos na atividade comercial da empresa. Resumidamente, ela avalia a eficácia de tudo que influencia nas vendas, verificando o que é rentável e benéfico.

Ou seja, a auditoria de vendas visa identificar pontos fortes e fraquezas na operação. Para, com isso, fortalecer a atuação do setor. E, consequentemente, otimizar os resultados do negócio.

O que é auditoria de qualidade?

A auditoria de qualidade avalia se os produtos ou serviços prestados pela empresa estão de acordo com as diretrizes estabelecidas pela própria companhia.  Trata-se de uma análise planejada e documentada de sistemas, processos, produtos e serviços. Sua finalidade é prevenir e corrigir problemas, de forma a aprimorar o controle de qualidade interno.

Mas e qual é a importância da auditoria de qualidade? No momento em que examina as conformidades e não conformidades, ela eleva a eficiência das atividades realizadas. Consequentemente, aumenta a produtividade, reduz desperdícios e custos desnecessários. 

Desta forma, melhora os resultados da empresa como um todo. Além de elevar a satisfação dos clientes e colaboradores.

Além disso, verificam se estão em conformidade com normas externas, tais quais as editadas pelas autoridades públicas responsáveis pela vigilância sanitária. Ou, ainda, pelas normas de padronização internacional, como é o caso da ISO 9000

O que é auditoria financeira?

Também conhecida como auditoria contábil e fiscal, é responsável por analisar se o dinheiro da empresa está sendo bem gerido, bem como revisar as demonstrações financeiras para assegurar a fidelidade dos registros. E, ainda, garantir que as obrigações estão sendo seguidas conforme a lei manda.

Ela é realizada principalmente para evitar desvios e furtos, garantindo, assim, que as finanças do negócio traduzem, fiel e integralmente, a sua realidade. 

E mais: ela é essencial para que a organização passe a exercer uma gestão tributária e fiscal qualificada, evitando gastos desnecessários.

O que é auditoria contábil?

Sua maior preocupação é preservar o patrimônio da empresa. Logo, ela avalia se o patrimônio da organização está sendo gerido de acordo com os direcionamentos estabelecidos pela própria empresa. E, ainda, se estão em conformidade com os princípios da contabilidade. 

Seu objetivo, portanto, é reduzir os índices de improbidade corporativa. Nesse sentido, a auditoria contábil é o procedimento que examina minuciosamente os registros e documentos da empresa. Para verificar se as informações estão corretas e se existe alguma alteração a ser feita ou correção a ser providenciada.

Os contadores já têm a prática convencional da conferência de documentos, registros e o cruzamento de dados. Portanto, examinar o desempenho das operações contábeis por meio de arquivos e cruzar as informações para averiguar inconsistências já são processos básicos da auditoria.

Esse tipo de trabalho é bastante comum, e demanda somente que a organização conte com um bom contador, que atua com foco em análise de processos e resultados. 

O que é auditoria fiscal e tributária?

Ponto importantíssimo para a segurança jurídica da empresa, a auditoria tributária tem como objetivo alcançar leis, regulamentos, regras e organizações associadas ao direito tributário.

É por isso que, não raro, a auditoria fiscal também se inclui nesse esforço. Afinal, documentos fiscais também servem para atestar a regularidade da operação, seguindo as orientações dos órgãos fiscalizadores.

Para que sejam um sucesso na sua gestão, é importante mapear quais são as obrigações tributárias e fiscais relativas ao seu negócio, bem como definir um profissional ou um time especializado na organização de documentos, emissões etc. 

O que é auditoria operacional?

Aqui, o objetivo é avaliar o funcionamento da empresa em seu dia a dia, fornecendo um diagnóstico operacional e propondo soluções voltadas para a maior eficiência e economia. 

O principal fator a ser avaliado aqui é a relação entre os processos internos da empresa e a utilização de recursos. 

O que é auditoria de sistemas?

Sabemos que a tecnologia é grande aliada de operações produtivas e econômicas. É por isso que, para manter a competitividade, muitas empresas têm adotado softwares de gestão para alcançar o sucesso e o crescimento.

Nesse sentido, essas tecnologias também precisam ser auditadas. Afinal, é preciso avaliar a eficiência e o desempenho das soluções tecnológicas adotadas pela empresa.

O emprego de soluções de Escrituração Contábil Fiscal (ECF), por exemplo, diminui e muito a possibilidade de ocorrência de inconsistências fiscais. 

O que é auditoria ambiental?

Como o próprio nome diz, esse tipo de auditoria se preocupa com o impacto que as atividades da empresa oferecem ao meio ambiente. Ela consiste na investigação das normas ou parâmetros de uma empresa, em relação à sua interação com o meio ambiente.

Assim, a escolha de fornecedores que poluem menos ou que não promovam testes laboratoriais em animais seriam exemplos de soluções nesse sentido.

Este tipo de auditoria serve para verificar se a empresa está cumprindo os regulamentos dispostos pelas leis focadas na proteção ambiental. Isso porque, em alguns casos, ela pode acabar deixando de lado a vertente ecológica para obter mais lucros. 

O que é auditoria de compliance?

Aqui, podemos entender compliance como a conformidade com critérios e padrões estabelecidos, bem como os acordos firmados pela empresa e sua respectiva missão, visão e valores.

É uma auditoria que visa orientar todos os níveis hierárquicos da empresa com objetivo de manter a conformidade no dia a dia entre os colaboradores.

Dessa maneira, garante-se uma supervisão adequada, atenta às transgressões e falhas que podem ir contra os objetivos da companhia, tais como normas de condutas até faltas graves, como fraudes.

Essa auditoria vem com o estabelecimento de ações e treinamentos para conscientização da equipe e preservação da imagem institucional, o que também ajuda no controle de riscos e agrega valor à marca, que atua seguindo padrões de ética. 

LEIA TAMBÉM | 7 ações das empresas para combater o trabalho análogo à escravidão

O que é auditoria de compra e fornecedores?

A auditoria de compras e fornecedores consiste em um processo de verificação da qualidade e proveniência de produtos fornecidos por terceiros a empresa. O seu objetivo é garantir que a qualidade e as informações dos itens utilizados estão de acordo com as políticas e melhores práticas da organização.

O que é auditoria de estoque?

A auditoria de estoque é uma análise minuciosa dos depósitos de uma empresa para verificar a condição e estado dos itens ali preservados. Ela serve para evitar perda de itens e produtos por meio de atrasos de entregas, ou datas de validade vencidas, ou ainda não correspondentes com as informadas.

O seu objetivo principal é garantir a organização do estoque, validar as informações disponibilizadas para cada item e assim garantir as entregas, vendas e disponibilidade dos produtos de forma facilitada.  

O que é auditoria de conformidade?

A auditoria de conformidade valida se um item, objeto, equipamento ou qualquer outra, entra dentro das características esperadas para o seu uso. Consiste em um processo sistemático que pretende evitar o mal uso de alguma ferramenta, entre outros no ambiente de trabalho.

O que é auditoria prospectiva ou auditoria preventiva?

A auditoria prospectiva avalia um procedimento (cirurgias, internações, exames, etc.) antes dele ter sido iniciado. Ela consiste em uma análise técnica de todo o processo e execução da atividade, a fim de evitar possíveis erros ou inconformidades com o que é esperado daquele processo.

Ela garante que as indicações pré-estabelecidas correspondem a qualidade esperada e que servirão para o seu fim determinado.

O que é auditoria de certificação?

A auditoria de certificação de qualidade pode ser aplicada por qualquer empresa, de qualquer porte ao redor do mundo. Ela como finalidade tem a missão de averiguar a qualidade de forma geral de uma empresa, e garantir que ela segue as predefinições determinadas em regulamento e exigências do ISO. 

Ao final da auditoria de certificação a empresa recebe direcionamento de melhorias, para assim conseguir receber o selo de qualidade aplicado pelo ISO.

O que é auditoria de shopping?

auditoria de shopping visa a análise das operações de um shopping center para avaliar sua eficiência, conformidade com regulamentações e melhores práticas, e identificar oportunidades de melhoria em seu conjunto de lojas.

O que é auditoria hospitalar? 

Esse é um tipo de auditoria focado na análise dos processos e procedimentos em ambientes hospitalares, como gestão de pacientes, padrões de atendimento, uso de insumos, documentação, e conformidade com normas dos órgãos públicos de saúde.  

O que é auditoria forense? 

Combinando princípios de auditoria e técnicas de investigação, a auditoria forense busca detectar e prevenir fraudes e irregularidades no ambiente corporativo. Suas principais aplicações são em casos como fraudes financeiras, lavagem de dinheiro, suborno, corrupção, quebras de contrato e litígios comerciais. 

O que é auditoria de gestão?  

Também chamada de auditoria administrativa, seu grande objetivo é auditar processos de gestão para avaliar a eficiência de cada um dentro da organização. Ela vai além das finanças e observa pontos como planejamento estratégico, avaliação de desempenho, políticas e procedimentos organizacionais. 

Quais as principais técnicas para fazer auditoria na empresa? 

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para a aplicação de uma auditoria, variando de acordo com o tipo de aplicação, de profundidade e de quais dados são analisados. Não existe uma forma correta, mas sim a que faz mais sentido para cada auditoria, pois cada uma desempenha um papel específico. Confira abaixo alguns exemplos: 

Amostragem estatística 

Consiste na extração de uma amostra representativa para análise, buscando obter conclusões sobre o todo. Muito utilizada quando a amostragem total é muito grande e sua análise fica impraticável. A extração pode ser feita através de amostragem aleatória, estratificada ou por conglomerados, por exemplo. 

Entrevistas e questionários 

Como o próprio nome diz, essa técnica coleta informações diretamente com as pessoas envolvidas nos processos, como funcionários, gestores e outros stakeholders através de entrevistas e questionários. É um método importante especialmente em auditorias externas, para que os auditores conheçam melhor a realidade da empresa através de diferentes visões. 

Análise documental 

Envolve a leitura e revisão minuciosa de todos os tipos de documento, como registros, contratos, extratos e normas. Essa técnica permite uma avaliação objetiva das práticas organizacionais, sendo muito eficaz na identificação de padrões ou inconsistências de dados. 

Análise de riscos 

Busca identificar e avaliar potenciais ameaças e vulnerabilidades nas práticas e processos empresariais. Além de detectar os ricos, esse método busca compreender as causas e possíveis impactos, além de auxiliar na priorização de áreas críticas. 

Testes substantivos 

Testes substantivos envolvem a revisão de documentos e extratos fiscais, como históricos de transações e saldos de contas, buscando obter evidências sobre a integridade das informações financeiras. O foco é ter uma validação direta desses pontos para garantir confiabilidade de relatórios financeiros e contábeis. 

Quando fazer uma auditoria empresarial? 

Ao contrário do que muitos pensam, uma auditoria não deve acontecer apenas quando grandes erros são identificados. A frequência depende das características de cada empresa, porém, auditorias regulares são muito importantes para garantir a conformidade e eficiência dos processos. 

Por isso, analise a realidade da sua organização e converse com os principais stakeholders para definir a frequência ideal. 

Porém, existem algumas situações nas quais auditar processos é extremamente indicado, como: 

  • Preparação para certificações; 
  • Fusões com outras empresas; 
  • Reestruturações internas; 
  • Identificação de não conformidades, sejam pequenas ou grandes. 

Qual o passo a passo para se preparar para as auditorias?

É bastante comum encontrar quem pensa que uma auditoria é apenas um procedimento pontual, que ocorre uma vez ao ano. Na realidade, é preciso que a empresa busque sempre seguir padrões e trabalhar para cumprir as normas. 

Portanto, é fundamental que as organizações se preparem para esse processo. Por isso, agora você pode conferir um passo a passo que irá auxiliar nesse momento: 

Passo 1: Crie um plano anual para as auditorias

O ideal é que a empresa siga os procedimentos durante todo o ano. Assim, é possível organizar e alinhar a rotina com os objetivos do negócio. No entanto, como são muitos os detalhes que uma auditoria observa, é preciso que exista uma mobilização dos departamentos.

Mas como fazer isso?

Primeiramente, é necessário estruturar planos de ação. Este deve conter todos os passos e trabalhos que devem ser feitos. O seu objetivo é alinhar a produção das atividades.

Em seguida, você deve elaborar um planejamento oficial que integre todos os departamentos a serem auditados. Além disso, estipule o que precisa ser feito, por quem e quais serão os prazos para isso. 

É importante, ainda, que a organização defina reuniões para avaliar o desenvolvimento do plano e conferir os resultados. Dessa forma, é possível rever alguns pontos que forem necessários.

Passo 2: Informe as equipes sobre os procedimentos

As normas da qualidade norteiam uma empresa. Dessa forma, para que elas sejam, de fato, empregadas no momento da auditoria, todos os colaboradores precisam estar na mesma sintonia.

Assim, tal envolvimento não deve ser colocado em prática apenas perto do período de avaliação. Sendo assim, é preciso que todos entendam a importância da auditoria, conheçam os procedimentos e saibam como aplicá-los no dia a dia.

Porém, quando a instituição vai passar por um processo de tamanha relevância, esses esforços precisam ser maximizados. Dessa maneira, é preciso informar os funcionários sobre o evento que vai ocorrer.

Com isso, a empresa cria estratégias para incentivá-los a se dedicar para que tudo ocorra adequadamente. Uma maneira eficiente de fazer isso é realizando reuniões, nas quais todo o time recebe informações sobre:

  • Andamento da preparação;
  • O que precisa ser feito;
  • Como cada colaborador pode ajudar.

Passo 3: Saiba quais setores serão auditados

Geralmente, alguns setores específicos são auditados em cada ano. Por isso, saber quais serão e focar os esforços para melhorá-los é uma forma de garantir que não haverá inadequações.

Assim, é preciso checar todos os processos pertinentes a esses departamentos e entender como eles podem ser operados da maneira ideal. Identifique, ainda, possíveis falhas e procure meios para as resolver.

A partir dessa análise, é possível reunir gestores para desenvolver e aprimorar os setores. Garantindo, com isso, o melhor desempenho durante a auditoria.

Passo 4: Mapeie e padronize os processos internos

Um dos grandes pilares da gestão da qualidade é o mapeamento de procedimentos. Ou seja, os profissionais que têm esse controle precisam padronizar os processos internos

Isso é feito em parceria com os gestores de RH. Permitindo, dessa maneira, estruturar os departamentos para garantir o cumprimento das funções. 

Se você não sabe como realizar isso, siga os seguintes passos:

  1. Redija um manual contendo o objetivo dos processos e como cada função deve ser desempenhada para que eles sejam otimizados. Vale ressaltar que é fundamental observar antes o processo propriamente dito. Ainda que o manual seja uma documentação do que é ideal, ele precisa ser pautado no real modo como as atividades são desenvolvidas;
  2. Acompanhe os executores de cada departamento. Desse modo, você pode auxiliá-los a aplicar, na prática, o que foi definido no manual de qualidade da empresa;
  3. Identifique os erros e promova melhorias de forma a integrar as normas. Para que não haja divergências, não se esqueça que é preciso que todo o manual possa ser cumprido durante as rotinas.

Passo 5: Estruture e siga um cronograma de ações

A organização é essencial para manter uma gestão da qualidade e, assim, preparar-se para a auditoria. Dessa forma, para garantir que as equipes entreguem a tempo todas as tarefas necessárias, é preciso seguir um calendário. 

Ele também é importante para a melhor visualização das datas dos eventos. Para estruturar um bom cronograma, considere:

  • A data e o horário em que a auditoria vai acontecer;
  • Os processos e as tarefas que precisam ser analisados para o evento;
  • Quem são os responsáveis e quais os prazos para a realização de cada atividade.

Assim, sabendo quais são as ações a serem tomadas, é possível gerenciar melhor o tempo. Consequentemente, a empresa consegue monitorar o desenvolvimento das atividades. 

Passo 6: Crie um relatório para acompanhamento das auditorias

O relatório de auditoria é um documento que auxilia em todo o processo de acompanhamento das auditorias feitas em uma empresa. Ele precisa ser elaborado pelos auditores e responsáveis, para garantir a ordem das atividades dentro de uma auditoria, informando a metodologia utilizada no processo de auditoria e pontos de melhoria. 

O relatório precisa conter todos os dados e informações coletadas, as em conformidade e as que não estão em conformidade, assim como os subsídios necessários para fazer as mudanças necessárias para, caso a empresa não esteja em conformidade, entrar.

#Bônus: faça um checklist com os itens a serem auditados

No passo a passo acima, você viu a importância de todos os colaboradores se engajarem para a auditoria, certo? Assim, uma ótima maneira de integrar as equipes e, ainda, verificar corretamente os prazos é utilizando um checklist.

Essa ferramenta permite anotar e disponibilizar informações sobre os itens que devem estar em dia. Além de favorecer o engajamento, um checklist evita que atividades não sejam realizadas devido a esquecimentos. 

Além disso, ele também ajuda os gestores a acompanharem com mais eficiência o andamento dos processos. Dessa forma, por meio do checklist é possível:

  • Acompanhar a evolução dos trabalhos;
  • Prever resultados;
  • Antecipar ações;
  • Ampliar o controle interno. 

Ou seja, o checklist pode se tornar um grande aliado na boa administração da empresa. Com essas características, fica mais fácil administrar todas as áreas que precisam da sua atenção.

Como fazer auditorias nas empresas?

Como o passo a passo acima mostra, existe uma forma de se preparar para a realização de auditorias. Mas caso a sua empresa precise aplicar uma internamente, existe uma forma indicada para a sua realização. Confira algumas técnicas:

Auditoria 5s

A diferença de auditorias 5s para as outras é que essa não possui uma data definida para a resolução dos problemas identificados, sendo nessa ou em uma auditoria anterior. A auditoria 5s precisa ser feita por profissionais treinados e especializados na realização desse tipo de averiguação. 

Ela tem como objetivo principal:

  • Entender o nível da atual 5s para acompanhar a sua evolução;
  • Servir como ferramenta de evolução do processo 5s;
  • Ser um feedback para avaliação do plano de implantação ou dos planos de ação;
  • Verificar o estado de evolução das metas estabelecidas.

Auditoria contínua

A auditoria contínua pode ser feita dentro de qualquer método previamente estabelecido de forma que continue acontecendo com uma regularidade determinada. Os auditores podem acompanhar atividades, equipamentos, ferramentas, metodologias, o que fizer parte do escopo da auditoria. 

Como utilizar a tecnologia como sua parceira?

O processo de auditorias traz consigo muitos detalhes. Por isso, é fundamental contar com o apoio da tecnologia para impedir que algum deles passe despercebido.

O que é auditoria digital? 

Esse é o tipo de auditoria adaptado às transformações tecnológicas, concentrando-se na avaliação dos processos, sistemas e dados digitais de uma organização. A auditoria digital utiliza técnicas de análises de dados, automatização e verificação eletrônica, como inteligência artificial e big data

Além disso, esse modelo pode ajudar a avaliar as medidas de segurança cibernética implementadas pela organização. A verificação da governança de dados é outro ponto importante, garantindo a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados

Nesse cenário e em adição ao que você já viu acima, o Checklist Fácil conta com funcionalidades que podem ajudar a implementar esse processo. São elas: 

Plano de ação

Imagine que, durante a auditoria, sua equipe identificou uma não conformidade que pode causar um grande impacto negativo no negócio. Em um cenário assim, é preciso que a equipe trabalhe na solução o mais rápido possível.

Dessa forma, um plano de ação é fundamental para garantir essa agilidade na resolução. Além disso, é possível criá-los com obrigatoriedade de preenchimento — ou seja, só é possível avançar para o próximo item ao resolvê-lo.

Checklist por imagem

O checklist por imagem é outra funcionalidade que facilita a gestão e a solução de problemas. Com ele, a equipe de auditores pode usar as fotos como referência do que precisa ser auditado – e o que é considerado ideal. 

Assim, garante-se uma maior agilidade no processo. Ademais, essa prática também será uma das responsáveis por trazer uma maior otimização aos processos internos.

Qual a importância de promover os vários tipos de auditoria na empresa?

Promover auditorias é importante para as empresas por uma série de fatores. Primeiramente, podemos destacar que ela permite aos gestores um retrato fiel do andamento do negócio.

Isso facilita a identificação de processos que estão corretos e também dos pontos críticos, bem como tudo o que necessita de providências mais urgentes.

Nesse sentido, a auditoria:

  • Permite um entendimento mais amplo, já que cobre todas as áreas da empresa;
  • Apresenta sugestões para melhorar o controle interno;
  • Ajuda a eliminar desperdícios, promovendo reduções de custos;
  • Melhora a qualidade operacional, aumentando a produtividade;
  • Assegura que os procedimentos sejam executados corretamente;
  • Avalia se os dados contábeis e relatórios gerenciais refletem a realidade da empresa ou não;
  • Identifica fraudes, perdas e desvios que estejam impactando no planejamento financeira da empresa;
  • Avalia as atividades desenvolvidas internamente e também por terceiros;
  • Auxilia na busca pela eficiência operacional.

E aí, pronto para otimizar o processo de auditorias na sua empresa? Faça como grandes marcas do varejo, como Adidas, Riachuelo, C&A e Centauro: otimize seus processos auditoria e inspeção com o Checklist Fácil, o sistema líder em checklists digitais na América Latina.

Solicite uma demonstração do nosso sistema de checklist online agora mesmo e entenda, na prática, como podemos ajudar!



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.