10 dicas de como ser mais produtivo no trabalho para melhorar a sua performance na empresa

Você quer saber como ser mais produtivo no trabalho? Então, este post é para você! Confira 10 dicas que vão te aprimorar o seu desempenho!

ícone autor blogpost Autor convidado ícone data de postagem e atualização20/11/2020 ícone comentários0 comentários ícone categoria principal Gestão Estratégica ícone tempo de leitura 4 minutos
Compartilhe este Post  : 

Seja sincero: você se considera um profissional produtivo no trabalho?

Basicamente, ser produtivo é conseguir produzir mais com o mínimo de recurso possível. A título de exemplo, uma máquina que produz 10 garrafas por hora é mais produtiva do que uma que produz a mesma quantidade de garrafas mas utilizando o dobro do tempo.

Um bom profissional precisa estar sempre em busca de maneiras de se tornar mais produtivo. Afinal, essa é uma característica muito valorizada pelas empresas; colaboradores produtivos geram mais lucro.

Portanto, se você tem interesse em saber como ser mais produtivo no trabalho, saiba que você clicou no artigo certo. Leia nossas dicas e monte um plano de ação para fazer mais com menos!

Nas próximas linhas deste conteúdo, vamos mostrar 10 dicas valiosíssimas para você colocar em prática no seu dia a dia e atingir uma performance mais satisfatória:

  1. Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo;
  2. Aprenda a dizer “não”;
  3. Saiba delegar tarefas;
  4. Fuja da procrastinação;
  5. Mantenha o seu local de trabalho organizado;
  6. Planeje a sua semana com antecedência;
  7. Estipule metas diárias a serem cumpridas;
  8. Identifique e elimine qualquer fonte de distração;
  9. Faça pausas curtas durante o dia;
  10. Não leve trabalho para casa: descanse!

Vamos lá?

10 dicas de como ser mais produtivo no trabalho

Para aumentar a produtividade no trabalho, existem algumas boas práticas que você pode adotar. 

Na verdade, alguns mitos como ser o “multitarefa” e o de trabalhar horas seguidas sem descanso precisam ser abandonados! O segredo da produtividade está mais no planejamento e criatividade ao desempenhar suas tarefas do que em trabalho duro.

Confira a seguir quais são elas.

1 – Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo

É um erro acreditar que fazer várias tarefas ao mesmo tempo te ajudará a aumentar sua produtividade. 

Na verdade, não há como ser mais produtivo no trabalho adotando essa tática. Você perde o foco, comete mais erros e demora muito para mudar do contexto de uma tarefa para outra.

Portanto, procure fazer uma tarefa de cada vez.

2 – Aprenda a dizer “não”

Sabe quando não para de chegar demandas na sua mesa e você acaba aceitando na esperança de conseguir fazer tudo? Pois é. Essa prática é extremamente prejudicial para a sua produtividade.

Aprenda a dizer “não” para algumas pessoas, inclusive para o seu chefe, e não tente fazer mais do que aquilo que você realmente dá conta.

3 – Saiba delegar tarefas

Esta dica de como ser mais produtivo no trabalho tem muito a ver com que falamos anteriormente. Em vez de tentar fazer todas as demandas sozinho, delegue tudo o que for possível.

Essa dica, aliás, também ajuda a aumentar a produtividade da empresa como um todo. Assim, cada um faz aquilo que sabe fazer melhor!

4 – Fuja da procrastinação

Evite deixar suas tarefas para depois. Busque concluir suas obrigações o quanto antes. 

Dessa forma, você evita ter que fazer tudo de última hora, o que pode prejudicar a qualidade das entregas.

lembre-se do velho ditado, tão atual: “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”.

5 – Mantenha o seu local de trabalho organizado

Organização é a mãe da produtividade. 

Quando o seu local de trabalho está devidamente organizado, com as coisas em seu devido lugar, você consegue enxergar melhor o seu espaço e evita se perder em meio a tanta papelada desnecessária.

Aliás, automatizar processos com ajuda de aplicativos e ferramentas online e, assim, eliminar papéis também é fundamental para se tornar mais produtivo.

6 – Planeje a sua semana com antecedência

Você tende a perder um tempo muito precioso quando chega no trabalho sem saber as coisas que precisam ser feitas no dia em questão.

Tendo isso em vista, procure planejar a sua semana com antecedência, colocando na ponta do lápis todos os seus compromissos e as entregas que precisam ser feitas.

7 – Estipule metas diárias a serem cumpridas

Diariamente, faça um checklist com todas as metas que precisa cumprir naquele dia. Essa é uma forma de você se manter organizado e concluir as tarefas mais urgentes, sem deixar para depois.

8 – Identifique e elimine qualquer fonte de distração

É extremamente importante para sua produtividade saber identificar as suas fontes de distração e eliminá-las sem dó.

As redes sociais durante o expediente são um grande exemplo de distração que você deve cortar. Mas também pode ser que haja aquele colega que trabalha com você e que fica tirando o seu foco com assuntos não relacionados ao trabalho.

Evite ficar de papo com ele na hora do expediente!

9 – Faça pausas curtas durante o dia

Ficar 8 horas por dia totalmente dedicado às suas tarefas não é tão recomendável quanto você pensa. 

Na verdade, o ideal é que você faça pausas curtas de 5 a 10 minutos, a cada 2 horas, para respirar fundo, tomar uma água, esticar o corpo e fazer um lanche.

Acredite: essas pausas vão fazer toda a diferença na sua produtividade.

10 – Não leve trabalho para casa: descanse!

Encerrando as nossas dicas de como ser mais produtivo no trabalho, em hipótese alguma leve trabalho para a casa.

A sua casa é o seu templo. Ela deve ser utilizada para você se desligar do trabalho, descansar e recarregar as energias para o dia seguinte.

E aí? O que achou das nossas recomendações para aumentar a produtividade no trabalho?

Faça uso dessas dicas e melhore a sua performance!

Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais através de API NFe que automatiza tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *