Quer saber como vender na Black Friday? Confira nosso checklist

Saber como vender na Black Friday é essencial para aproveitar a data e melhorar os resultados do ano. Mas como fazer isso? Continue a leitura que preparamos um checklist para facilitar essa missão.

ícone autor blogpost Estefânia Martins ícone data de postagem e atualização11/11/2020 ícone data de postagem e atualização24/11/2020 ícone comentários0 comentários ícone categoria principal Gestão Estratégica ícone tempo de leitura 5 minutos
Compartilhe este Post  : 

Basta o mês de novembro chegar para os empresários começarem a se questionar: como vender mais na Black Friday? Isso não é para menos. Afinal, ela já é considerada a segunda data que gera mais vendas no Brasil – perdendo apenas para o Natal.

Comemorada sempre na sexta-feira após o feriado de ação de graça dos Estados Unidos, a Black Friday costuma movimentar substancialmente a economia. Somente em 2019, as vendas online chegaram a R$ 3,2 bilhão. Enquanto nas lojas físicas, o aumento foi de 29,4% em relação a 2018.

A boa notícia é que, apesar da pandemia, a estimativa é que ela seja igualmente positiva em 2020. Desta forma, se você tem um negócio e deseja aproveitar o momento para melhorar seus resultados, continue com a gente. Isso porque mostraremos dicas práticas de como vender mais na Black Friday. Vamos lá!

Como vender mais na Black Friday em 10 passos

Engana-se quem acredita que basta colocar alguns produtos em promoção e já estará participando da Black Friday. Nada disso! É preciso planejamento, organização e estratégia para que ela seja, de fato, eficiente.

Criamos um checklist para que você não deixe passar nenhum processo importante. Confira! 

1. Pense na experiência do cliente

Antes de criar qualquer tipo de promoção, coloque-se no lugar do cliente. Ou seja: que tipo de vantagem chamaria a sua atenção se fosse o consumidor final? Realizando esse tipo de análise, fica mais fácil bolar uma estratégia que seja, de fato, atraente.

Junto a isso, reveja seus processos para que ele tenha uma experiência de compra satisfatória. Se você atua basicamente online, por exemplo, considere:

  • Velocidade do site;
  • Usabilidade da página;
  • Atendimento virtual;
  • Acesso às promoções.

Saiba que 74% dos clientes costumam mudar de empresa quando se deparam com um processo de compra muito difícil. Portanto, facilite a sua vida e você colherá bons frutos.

2. Avalie resultados de anos anteriores

Se você deseja saber como vender mais na Black Friday, fique atento aos números. Em resumo: analise os indicadores do ano anterior para determinar o que deu certo e errado. Com isso, evita-se cometer os mesmos equívocos duas vezes.

Caso a empresa não tenha realizado ações anteriores nesta data, é possível colher informações em campanhas como Natal ou outra data comemorativa. Ou, ainda, pegar referências de mercado.

3. Selecione os produtos participantes

Uma dúvida comum entre os empresários que desejam saber como vencer mais na Black Friday é: preciso colocar todos os meus produtos em promoção? Nada disso! É possível selecionar itens em específico que serão ofertados.

Para isso, analise todo o portfólio e selecione aqueles que possuem maior margem para desconto. Uma dica é escolher produtos que estão há mais tempo parados no estoque e que você precisa reaver o investimento.

4. Crie diferentes tipos de promoção

Oferecer descontos é uma das estratégias mais utilizadas por quem deseja vender mais na Black Friday. Porém, ela não é a única. Na verdade, existem diversas alternativas que igualmente chamam a atenção e, ainda, podem elevar o ticket médio.

Uma sugestão é criar kits promocionais, pois incentiva os clientes a levarem mais de um item. Trabalhar com descontos para compras adicionais também é eficiente. Eles são aqueles em que, quanto mais produtos forem adquiridos, maior será o desconto.

Outros tipos de promoção que podem ser adotados são:

  • Cupons de desconto para outras compras;
  • Brindes;
  • Sorteio.

5. Organize seu estoque

De nada adianta saber como vender na Black Friday se, no momento da compra, o cliente não receber o seu produto, não é mesmo? Por isso, o planejamento e organização do estoque é tão importante.

Analise previamente o que você já tem, converse com seus fornecedores e, se necessário, faça um pedido extra. É importante certificar-se, ainda, de que a entrega irá ocorrer dentro do prazo. Caso contrário, é a sua marca que será prejudicada.

Uma dica é utilizar uma ferramenta que ajude a gerenciar esse processo, assim como organizar a parte de logística e entrega. Clique aqui e veja como o Checklist Fácil funciona.

6. Invista na divulgação

Os clientes precisam saber que a empresa está participando da Black Friday. E mais: quais as vantagens que ela está oferecendo, para que possam fazer comparações. Nesse sentido, pensar na comunicação é essencial.

Algumas estratégias que podem ser adotadas são:

  • Criar um cronograma de postagens nas redes sociais;
  • Enviar e-mail marketing para os leads;
  • Investir em anúncios pagos;
  • Desenvolver materiais para publicar no blog e, assim, melhorar a performance nos mecanismos de busca.

Lembre-se, ainda, de criar uma espécie de senso de urgência na comunicação. Ou seja: mostre quantos produtos estão em promoção ou o tempo exato em que a oferta irá durar. Afinal, é comum que as pessoas sejam levadas pelo sentimento de não poderem perder a oportunidade – mesmo que, no fim das contas, não seja algo que necessitem.

7. Crie ofertas reais

Você sabia que a maior reclamação dos clientes durante a Black Friday, de acordo com a Fundação Procon, é em relação à propaganda enganosa? Ou seja, quando o desconto anunciado não corresponde à realidade? Pois é!

O ideal é fugir dessa estratégia, pois ela pode fazer com que a sua marca fique queimada no mercado. Opte sempre por ser honesto e transparente. Isso significa preparar promoções e descontos chamativos e, acima de tudo, verdadeiros.

8. Ofereça canais de comunicação

Para não perder nenhuma venda, é importante disponibilizar para o cliente diversas alternativas para que ele contate com a empresa. Para isso, é preciso aprimorar o atendimento e o suporte nos mais variados canais, incluindo:

  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Chat do site;
  • Chatbot no e-commerce;
  • Whatsapp.

Além disso, é essencial que todos sejam interligados. Assim, caso a pessoa seja atendida inicialmente pelas redes sociais, por exemplo, e após pelo whatsapp, as informações serão as mesmas.

9. Treine sua equipe

Outro passo importante para quem deseja saber como vender na Black Friday consiste no treinamento dos colaboradores. É preciso ter em mente que a demanda aumenta substancialmente. Logo, a equipe deve estar preparada para que não se perca qualidade no atendimento.

Fatores como empatia, eficiência, paciência e agilidade são imprescindíveis nesse momento. Portanto, procure desenvolver tais habilidades no seu time, mostrando a importância que a data tem para o negócio.

10. Capriche no layout da loja

Não importa se a empresa atua apenas online ou fisicamente: o layout da loja deve ser pensado de forma estratégica. Mas como fazer isso? Uma dica de ouro consiste em atrair o cliente com a principal oferta e, assim, levá-lo a conhecer os demais.

No caso de e-commerce, coloque logo na primeira página as principais ofertas. Pense na usabilidade do site, para que o visitante não perca o interesse e vá embora.

Já na loja física, exponha-as na vitrine, pois, assim, a pessoa será direcionada para dentro do local. É importante facilitar o acesso aos produtos, separando-os, por exemplo, por preço, tamanho ou categoria.

Checklist para vender mais na Black Friday

Tenha em mente que a Black Friday é uma oportunidade para elevar as vendas do ano, melhorar os resultados e, ainda, atrair novos consumidores. E mais: fidelizar os já clientes, fazendo com que a marca se fortaleça ainda mais. 

Agora que você viu como vender na Black Friday, que tal se preparar para colher bons frutos dessa data também? O Checklist Fácil pode ajudá-lo a não deixar passar nenhuma etapa importante nesse processo de organização. 

Quer saber como? Fale conosco e agende uma demonstração agora mesmo!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *