Confira 4 dicas para garantir a padronização de franquias

Quem nunca foi a um restaurante e se encantou com o serviço prestado pelos atendentes? Ter uma equipe diferenciada com um treinamento adequado faz parte de todo começo de uma franquia. A dificuldade é manter isso para todas as futuras unidades franqueadas. Boa leitura!

ícone autor blogpostLuciana Silva ícone data de postagem e atualização28/05/2015 ícone data de postagem e atualizaçãoAtualizado em: 07/08/2020 ícone comentários0 comentários ícone categoria principal Franquias ícone tempo de leitura 2 minutos
Compartilhe este Post  : 

Como o dono de uma marca de restaurantes poderá garantir que um de seus franqueados não irá deteriorar a imagem da marca ao prestar um serviço ruim?

Eis então a necessidade de se padronizar quase tudo em uma franquia, para garantir ao cliente que em qualquer que seja a unidade daquela franquia que ele for, ele já saberá o que esperar.

Pensando nisso, resolvemos elaborar 4 dicas para garantir uma ótima padronização para a sua rede. Vamos lá?

4 passos para a padronização de franquias

1. Entregue de bandeja

A identidade de sua organização está refletida em todos os aspectos da organização, desde seu ambiente até seus processos.

Para que você garanta que seu cliente tenha a mesma experiência, independente da loja ou do período em que ele volte, é importante que para toda nova franquia aberta, essa assuma a identidade da primeira.

É extremamente importante que o franqueador entregue tudo pronto ao franqueado, desde o design do interior/exterior do local, até o que deve ser dito pelos funcionários, pois somente assim é possível garantir que o cliente viverá continuamente a mesma experiência da marca.

2. Tenha processos definidos

A única forma de garantir que todos os funcionários que exercem a mesma função irão agir da mesma forma, é tendo processos minuciosamente detalhados, eliminando brechas para improviso.

Para que, por exemplo, o atendimento de uma marca seja considerado excelente, os funcionários foram exaustivamente treinados para tal, instruídos a reagir de dada forma dependendo do decorrer da interação com cada cliente.

O que estamos querendo mostrar aqui é que em grandes franquias, toda a relação entre funcionário e cliente é planejada, o empregado já deverá ter sido moldado para todos os tipos de situações que ele possa vir a enfrentar, sem deixar nada ao acaso.

3. Treinamentos

A única forma de garantir o tópico acima é ter a certeza de que seu cliente terá, de fato, o mesmo atendimento, a mesma qualidade no serviço e, por consequência, o mesmo nível de satisfação proposto por sua marca, é oferecendo todo o treinamento a seus franqueados.

A padronização de franquias não existe sem um treinamento extremamente rigoroso para todas as unidades franqueadas. Vale ressaltar a importância de ser aplicado o mesmo treinamento oferecido a unidade matriz, nas outras unidades da rede.

4. Cultura

Para que a padronização de franquias ocorra de maneira suave, é importante que em todo início de unidade, durante os treinamentos previamente citados, seja transmitido aos funcionários a cultura da organização, que por sua vez já deve ser algo muito bem definido e claro na matriz.

Para que uma marca se torne uma franquia sem problemas, ela precisa conhecer todos seus aspectos organizacionais, pois somente assim poderá replicá-los em outras unidades.

A padronização de franquias é algo excelente, pois apenas assim você poderá garantir ao seu cliente que a experiência que ele uma vez teve em uma unidade ele terá em outras.

Caso isso não ocorra, os franqueados estarão alterando as expectativa e o nível de satisfação com o cliente, prejudicando a marca como um todo. Caso uma unidade seja muito discrepante da outra, o cliente poderá se frustrar caso a próxima relação com a organização não atender a expectativa proposta pela última visita.

Para garantir uma uniformidade no funcionamento e nas relações com os clientes, faz-se necessária a padronização de franquias.

Que tal fazer como Unilever, Renault, Walmart, Polishop e várias outras empresas que já utilizam a solução Checklist Fácil para fazer essa gestão? Então peça já uma demonstração!

Luciana Silva

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *