5 passos para fazer um controle de processos industriais eficiente

Você já conhece os benefícios do controle de processos industriais? Entenda como essa metodologia otimiza o fluxo operacional e implemente no seu negócio em 5 passos!
Atualizado em: 22 de maio de 2023
Tempo de leitura: 6 minutos

Todo bom gestor da área industrial busca aprimorar a gestão de processos, isso é fato. Mas e o controle de processos industriais? Não se engane, os dois conceitos podem até se parecerem bastante, mas são coisas completamente distintas. Inclusive, se um não vai bem, o outro também tende à ineficácia.  

A diferença é a seguinte: enquanto a gestão de processos industriais é a prática que visa melhoria contínua e está mais relacionada à operação como um todo, em busca dos objetivos macro do negócio, o controle de processos industriais foca no monitoramento de resultados dia após dia. Ou seja, aqueles bem mais específicos. 

Assim, é a metodologia certa para extrair dados, identificar falhas e implementar otimizações com base em tecnologia. Complexo, não é? Mas se você quer manter seu negócio de acordo com as tendências do mercado, precisa entender essa diferença, conhecer no que consiste o controle de processos industriais e como aplicá-lo na prática. Vamos lá?  

O que é controle de processos industriais? 

Para entender esse conceito, primeiro precisamos compreender exatamente do que se trata o controle de processos e quais são os processos industriais. Desta forma, fica mais fácil compreender a ideia por trás do controle de processos industriais. Então, vejamos:   

Controle de processos 

Trata-se de uma forma de elaborar, analisar e evoluir rotinas, sempre com foco em performance. 

Aqui, a ideia é otimizar o fluxo de trabalho. Porém, não olhar somente para ele de forma geral, mas sim em cada atividade que o compõe, de forma que todas estejam padronizadas e integradas. Portanto, é uma forma de deixar claro cada responsabilidade, meta e compromissos de todo colaborador. 

Além de uma comunicação aprimorada entre as pessoas, o controle de processos tem influência direta sobre a qualidade do produto oferecido. Afinal, eleva os resultados dessas pequenas entregas ao máximo, contribuindo para o planejamento estratégico.   

Processos industriais 

Em paralelo, os processos industriais são as atividades realizadas para transformar matéria-prima em um determinado produto a ser comercializado. Essas atividades podem ser químicas ou mecânicas, ou até envolver uma combinação dessas ações para serem realizadas. 

Em outras palavras, é quando a matéria-prima deixa seu estado bruto através de vários procedimentos, que a convertem em um item cuja finalidade é atender ao cliente.  

Controle de processos industriais 

Agora, basta unir a concepção de controle de processos aos processos industriais. Assim, esse tipo de controle nada mais é que a avaliação de todo o sistema de produção na indústria, de forma a acompanhar a performance de cada uma de suas etapas.  

Isso tudo acontece para que a empresa alcance suas metas da melhor forma possível, reduzindo custos e perdas, bem como aumentando a produtividade. Esse controle é feito por meio de ferramentas tecnológicas, sendo que cada uma delas atende a uma necessidade específica, a depender das características do negócio.   

Tipos de controle de processos industriais 

Como falamos, a automação é característica essencial quando se fala em controle de processos industriais. Entre seus objetivos, estão medir o valor da variável do processo e determinar e aplicar correções, por exemplo.  

Em uma fábrica, a tecnologia ajuda a controlar partes do processo industrial, e isso pode acontecer na otimização de máquinas ou da gestão em si. Ou seja, essa tecnologia pode ser um sensor, um controlador para manutenção preditiva, um software de gestão ou, ainda, todos atuando ao mesmo tempo.  

Benefícios do controle de processos industriais  

A transformação industrial trouxe consigo tantos desafios quanto oportunidades, principalmente para aqueles que estudam tendências e estão comprometidos com a inovação. Assim, garantindo alto padrão não apenas no fluxo de trabalho, como também do produto oferecido.  

É por isso que o controle de processos é tão importante. Sem ele, a gestão de processos macro fica comprometida, os números tendem a ficar no vermelho e o fluxo de caixa desequilibrado.  

O controle de processos é o que permite a tomada de decisões mais assertiva, bem como o acompanhamento da operação com base em dados sólidos e compatíveis com a realidade – e não a partir de achismos em valores aproximados.  

Isso significa que a curva de aprendizado é muito maior. As atividades são mais coordenadas e todo erro é facilmente identificado e rapidamente corrigido.  

Entenda melhor os benefícios a seguir! 

Aumento da produtividade 

Você já deve ter percebido que a produtividade é o primeiro dos resultados visíveis. Com o acompanhamento de cada processo da operação, a possibilidade de erros é reduzida, a produção fica mais ágil e a automação oferece maior segurança, trazendo confiança para equipe e gestores.   

Menos custos 

Como consequência direta do item anterior, a redução de custos é garantida pela diminuição de erros e rapidez. Afinal, se produz mais pelo mesmo tempo de trabalho, sem exigências incoerentes sobre o time ou mesmo forçar nenhum equipamento ao limite.  

Com o dinheiro que sobra, é possível investir em novas aquisições e bens, tecnologias complementares, criação de novas filiais, entre outras possibilidades.   

Padronização 

Esse é um benefício que, além de favorecer o controle, ainda tem influência direta sobre a qualidade do produto. Afinal, mesmo quando há alta rotatividade na fábrica, os processos são padronizados e bem estruturados, o que garante que sejam feitos sempre com a mesma consistência.  



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

A padronização também favorece a integração entre departamentos, e isso ajuda no controle de compras aliado ao movimento do estoque do seu negócio. Além disso, as estratégias de marketing ou do seu comercial também ficam mais assertivas, uma vez que podem prever melhor a operação.   

Passo a passo para fazer o controle de processos industriais 

Agora que já sabemos exatamente o que é e como funciona o controle de processos industriais, é hora de aplicá-lo ao seu dia a dia. Saiba como tornar esse método eficiente no seu negócio:  

1. Mapeie todos os processos 

Naturalmente, o primeiro passo é estudar a fundo a sua operação. Afinal, se o controle de processos industriais é acompanhamento e otimização de etapas da operação, é preciso conhecê-las, organizando todas as necessidades inerentes, bem como cada ação envolvida para seu cumprimento.  

Por isso, faça listagem de materiais e tarefas, estruture um sequenciamento de procedimentos que façam sentido com elas e avalie os principais pontos fracos e oportunidades de melhoria.  

Isso garantirá estabilidade e previsibilidade no controle de processos industriais, pois assim os colaboradores podem se programar melhor para cumprir prazos.   

2. Defina indicadores de performance 

Uma vez que todos os processos estão devidamente mapeados, é preciso acompanhar as ações que são feitas com base nesse mapeamento. Isso significa estabelecer metas para os colaboradores, que devem ser alcançadas em um determinado período, para que o controle sobre a execução do trabalho seja bem-sucedido.  

Além do controle interno, definir indicadores de performance é uma forma de manter as equipes atuais e alinhadas com o mercado, principalmente sobre métodos utilizados pela concorrência. Afinal, é como eles que se mede se um determinado processo é ou não coerente com os objetivos macro da empresa. 

Essa tarefa também ajuda no controle de materiais e documentos, já que a equipe passa a conhecer perfeitamente a sequência de atividades e tudo o que está relacionado ao cumprimento delas.   

3. Padronize a documentação 

Processos industriais envolvem uma série de documentos ao longo de suas execuções. Tudo fica ainda mais complexo quando esses documentos não estão registrados em ambiente digital, ordenados ou não podem ser facilmente encontrados.  

Pior ainda é quando a elaboração de relatórios e documentações não segue um padrão específico, em que cada um tem uma forma de exibir informações, uns com mais e outros com menos dados.

Sendo assim, é indispensável estabelecer métodos de preenchimento de documentos, bem como o arquivamento da papelada.   

4. Defina metodologias 

O mesmo que deve acontecer com as documentações, deve ser aplicado à gestão do trabalho em si. O planejamento é fundamental para evitar disparidades entre o que deveria ser feito e o que cada colaborador faz.  

Com um manual a ser seguido, cujas regras são estabelecidas para cada tarefa, as ações são feitas com previsibilidade e assertividade, gerando os melhores resultados possíveis. 

Essas metodologias devem orientar os colaboradores sobre tarefas diárias, desde manuseio de equipamentos a execução de serviços de forma geral.   

5. Alie-se à tecnologia 

Como falamos anteriormente, não existe controle de produção industrial sem automação, isto é, sistemas automáticos para execução mecânica de qualquer tarefa. Com a tecnologia, as atividades podem ser aprimoradas, pois reduz as chances de erros por falhas humanas. 

Além dos ganhos em custos e produtividade, a automação também garante maior segurança na gestão de dados, pois passam a ser acessados apenas pelos envolvidos em seus respectivos processos.  

Assim, mesmo ao realizar o controle de um grande volume de dados, as tarefas são executadas de forma ágil, assertiva e prática, facilitando o acesso a relatórios de controle e acompanhamento dos indicadores de performance.  

Lembra que falamos da comunicação otimizada? É graças à automação que os processos industriais ficam mais integrados, pois as informações estão em um sistema que permite acesso em diversos dispositivos, e por mais de um envolvido.  

A armazenagem de documentos também é resolvida, pois com sistemas alocados em nuvem, o backup de registros pode ser feito sempre que houver qualquer imprevisto.  

Os softwares de gestão permitem que você otimize o cumprimento de demandas ao monitorar tarefas em tempo real. O Checklist Fácil é um exemplo de solução nesse sentido, pois permite que sejam aplicadas checagens para garantir que os processos estão sendo seguidos adequadamente. 

É possível criar checklists personalizados, de acordo com sua operação, e acompanhar de perto cada processo industrial. Auxiliando, assim, no controle de qualidade, gestão de estoque, controle do fluxo de aprovações, permitindo a extração de relatórios de reincidência, rankings e dashboards personalizados.  

Quer otimizar o controle de processos industriais no seu negócio? Agende uma demonstração do Checklist Fácil e saiba como otimizar em até 25% as horas trabalhadas pelo seu time. 

Uma resposta

  1. Material incrível! Objetivo, atual e com linguagem bem esclarecedora para leigos e especialistas. Show. Sempre indico para meus alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.