8 dicas para melhorar a produtividade do seu time

Sabemos que melhorar a produtividade da equipe não é uma tarefa fácil. Por isso, elencamos 8 dicas imperdíveis para te ajudar nesse desafio. Confira todas elas no nosso post!

Tempo de leitura: 4 minutos
8 dicas para melhorar a produtividade do seu time

Mais do que um conjunto de ideias inovadoras e um projeto de atuação consistente, uma empresa é formada por pessoas. Portanto, a motivação é um dos principais mecanismos para melhorar a produtividade do seu time e, consequentemente, fazer a sua companhia crescer e se destacar no mercado.

Desse modo, uma boa administração e uma equipe motivada é o melhor caminho para se alcançar o sucesso.  Porém, o desafio a ser enfrentado pelas empresas e os seus gestores é saber como motivar os seus profissionais.

Entendemos que manter os níveis de rendimento de uma equipe é um grande desafio. Mas, para líderes que querem aumentar a produtividade, há uma série de ferramentas e estratégias que devem ser usadas em conjunto. Por isso, trouxemos 8 dicas para favorecer a produtividade do seu time. Confira!

1. Faça planejamentos com foco em melhorar a produtividade

Ter dados sobre o seu negócio é muito importante, pois é a partir deles que você poderá traçar o melhor planejamento para a sua empresa. Portanto, essa etapa é ideal para identificar as falhas e/ou os problemas que têm contribuído para uma produtividade abaixo do esperado. 

Faça a avaliação de cada setor, de acordo com o funcionamento, os custos e os resultados. Com isso em mãos, seu foco deve ser em mecanismos que possam melhorar os processos de trabalho.

Assim, você terá subsídios necessários para criar as melhores estratégias para lidar com as situações cotidianas, inclusive em cenários de adversidade. Nesse momento, não perca de vista o seu objetivo que é melhorar a produtividade. 

O investimento em tecnologia é sempre uma alternativa para ter processos com mais desempenho e que permitem sua equipe dedicar mais tempo às atividades de negócio. Inclusive, o mercado já oferece opções tecnológicas variadas que permitem melhorar a produtividade, relacionamento com os públicos (funcionários e clientes), gestão do negócio, avaliação de produto, monitoramento de marketing, entre outras.

2. Padronize processos

Fazer uma boa gestão dos processos dentro de sua empresa é uma medida imprescindível para garantir bons resultados de produtividade.

Aliás, uma das formas de colocar isso em prática é por meio da padronização de diferentes processos, principalmente, em atividades administrativas.

Isso porque, a padronização economiza tempo, dinheiro e evita períodos desnecessários de adaptação a atividades que fogem da rotina.

3. Invista no conhecimento

A capacitação é um mecanismo que promove novas formas de pensar e entender o funcionamento do negócio. Por isso, ela é fundamental para que se tenha melhora nas atividades e que se possa criar produtos ou serviços inovadores.

Treinamentos também são alternativas para tornar um negócio mais produtivo. Porém, esses treinos devem acontecer de maneira pontual e com o objetivo de suprir uma necessidade ou solucionar uma falha de setores específicos. 

4. Estabeleça metas para melhorar a produtividade

Metas devem ser desafiadoras o suficiente para levar a sua equipe a um passo adiante do que é esperado. Porém, fique atento! Isso não significa impor objetivos inatingíveis, a ponto de gerar frustração. 

O estabelecimento de metas é uma ótima forma de medir os resultados que você espera que os colaboradores atinjam, seja por meio do trabalho individual, seja em equipe. Além disso, prazos e padrões de entrega de resultados devem ser estabelecidos juntamente às metas de desempenho.

5. Seja transparente

Metas e prazos definidos, agora é a hora de colocar a mão na massa. Mas, lembre-se: é muito importante que o líder da equipe trabalhe com cronogramas fixos, que todos os colaboradores possam observar. Isso mantém todas as partes envolvidas na mesma página. 

Ou seja, é preciso deixar claro o que espera de sua equipe, desde o início da relação de trabalho. Isso porque, não há como o colaborador melhorar seu desempenho sem saber o que é esperado dele.

Inclusive, invista também em feedbacks construtivos e frequentes, para que seu time saiba como está a qualidade do trabalho desenvolvido.

6. Mantenha o time satisfeito para melhorar a produtividade

Nenhuma empresa alcança o sucesso com um time de profissionais desmotivados ou insatisfeitos. Portanto, criar estratégias e mecanismos que tornem o ambiente de trabalho agradável e que atenda às necessidades dos trabalhadores é uma forma de manter uma equipe produtiva e alinhada com os objetivos da empresa.

Aliás, não faltam exemplos de empresas que obtiveram excelentes resultados investindo no bem estar dos seus funcionários. Quem não quer atuar em um ambiente harmonioso e organizado?

7. Crie canais de comunicação

Não basta ter as informações sobre a sua empresa, traçar um planejamento e definir as estratégias necessárias, se não conseguir ter uma boa comunicação com a sua equipe.

Boas ações podem ser perdidas, funcionários podem ficar insatisfeitos e produtos podem não ter o sucesso esperado se informações importantes não forem compartilhadas e discutidas pela companhia. O resultado será a desmotivação e a perda de recursos financeiros.

Portanto, converse com o seu time, compartilhe os dados necessários e invista nos canais de comunicação. Além de evitar que projetos sejam perdidos ou prejudicados, o entendimento e alinhamento entre funcionários e empresa será muito mais fácil e produtivo.

8. Utilize uma ferramenta de checklist 

Ferramentas de checklist são excelentes para uma empresa ganhar produtividade em seu dia a dia. Inclusive, quando customizáveis, elas podem ser adaptadas a qualquer tipo de contexto e propósito. 

Por exemplo, é possível fazer checklists de checagens operacionais, gerenciamento de estoque, controle de qualidade etc. Aliás, essa é a ferramenta ideal para processos padronizados, como ocorre em franquias e modelos específicos de negócios.

E aí, o que você tem feito para melhorar a produtividade da sua empresa? Experimente colocar nossas dicas em prática na sua organização! Saiba como nossa solução de checklist eletrônico pode te ajudar nas tomadas de decisões do seu negócio com números palpáveis, compilados em um único lugar! Conheça mais! 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *