Indústria 4.0: entenda o que é e quais seus impactos no setor

A quarta revolução industrial já está em curso e adaptar-se às inovações dessa nova fase é imprescindível para a evolução e permanência de empresas do setor no mercado.
Atualizado em: 26 de março de 2024
Tempo de leitura: 9 minutos

A indústria 4.0 vem ganhando cada vez mais espaço em meio à crescente inserção da tecnologia no mercado industrial. Esse impulso para a transformação digital no setor impacta desde os processos de manufatura até as estratégias empregadas para alcançar maior lucratividade no negócio.

O conceito é muito discutido e abordado mundialmente. Isso porque o desenvolvimento da tecnologia e a forma como ela se aplica está mudando a forma de se conduzir atividades em nossos dias.

Quer saber tudo sobre o conceito de indústria 4.0, seus impactos e benefícios para diversos segmentos do setor? Continue a leitura!

Afinal, o que é indústria 4.0?

A indústria 4.0 é um conceito que representa uma nova fase no setor industrial, na qual há a digitalização, a automação e a integração de todas as etapas do processo produtivo através de tecnologias disruptivas.

Também conhecida como quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 tem impulsionado uma série de avanços no processo produtivo, fazendo com que o desempenho, bem como os produtos desenvolvidos, alcancem um patamar antes inimaginável.

Isso é possível graças às inovações no campo da automação e da tecnologia da informação. Tais inovações permitem uma interconexão entre os mundos físico, digital e biológico, com o objetivo de tornar os processos mais otimizados, ágeis e eficientes.

Para compreender melhor essa transformação digital, é importante conhecer as principais tecnologias que são a base para a quarta revolução industrial. Em outras palavras, os pilares da Indústria 4.0.

Quais as principais tecnologias da indústria 4.0?

O termo “indústria 4.0” pode até parecer algo longe da realidade atual, porém, engana-se quem pensa dessa forma. A Indústria 4.0 está, sim, projetada para o futuro, mas está acontecendo agora, com tecnologias que já conhecemos — e se desenvolverá ainda mais com inovações que ainda virão.

Aliás, o ritmo das mudanças é acelerado, e vale a pena ficar por dentro também de um novo conceito que está batendo à porta: a Indústria 5.0. As novidades são muitas, e as empresas que estão se adaptando ao novo cenário das “fábricas inteligentes” terão a chance de se manter em alta em um mercado cada vez mais competitivo.

Muito se fala em quais seriam essas tecnologias, mas há consenso sobre as nove principais inovações consideradas os pilares da Indústria 4.0. São elas:

  • Inteligência artificial e Machine Learning (aprendizado de máquina);
  • Big Data;
  • Computação em nuvem;
  • Cyber segurança;
  • Realidade aumentada e virtual;
  • Visualização e impressão 3D;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Integração de sistemas;
  • Sistemas de simulação, ou gêmeos digitais.

Todas elas têm em comum a automatização de processos e a integração de dados, essencial para qualquer tipo de indústria nesse novo cenário.

Por que é importante entender esse conceito?

Durante muito tempo, temia-se que os robôs assumissem o protagonismo. Levando, assim, a demissões em massa. O que não é verdade!

De fato, a tecnologia reduziu alguns trabalhos manuais. Entretanto, a mão-de-obra continua sendo essencial, uma vez que é preciso coordenar a operação, bem como utilizar e analisar todos os dados coletados.

Assim sendo, é necessário esclarecer que a inovação representa uma mudança na rotina industrial. Entretanto, isso deve ser visto como algo positivo, inclusive para quem opera as máquinas. 

Além disso, esse entendimento é fundamental para se adequar ao mercado. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 48% das grandes empresas pretendiam investir em novas tecnologias em 2018. Destas, 96% já haviam implementado algum tipo de ferramenta digital em suas operações.

A expectativa é que, até 2028, 15% das indústrias brasileiras estejam totalmente inseridas no conceito 4.0 do setor. Logo, quem deseja se manter à frente nesse cenário, deve aderir às tendências tecnológicas.

Outro ponto importante diz respeito aos custos. Quanto maior for a demanda por essas soluções, menor deverá ser seu o valor. Assim sendo, ela tende a se popularizar, permitindo que mais negócios consigam digitalizar sua operação.

Como funciona a indústria 4.0 na prática?

Em resumo, a indústria 4.0 parte do princípio que, ao conectar máquinas, sistemas e pessoas, cria-se redes inteligentes em toda a cadeia produtiva.

Isso significa que é possível, por exemplo, prever falhas e não conformidades. E, ao mesmo tempo, adaptar-se com mais agilidade às mudanças não planejadas.

Assim sendo, as inovações não afetam apenas o campo do trabalho. Mas também a forma com que os processos ocorrem e o surgimento de novas ideias. Por essa razão, há novas necessidades e adaptações necessárias ao profissional 4.0 para acompanhar o movimento em curso.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Podemos dizer que, na prática, a indústria 4.0 conecta o mundo real ao virtual, a fim de otimizar as atividades como um todo, tornando-as mais inteligentes.

Qual o impacto das tecnologias 4.0 na indústria?

Como mencionamos, a indústria 4.0 é um conceito que trata do cenário atual da produção baseado em sua relação com a tecnologia.

O exemplo mais clássico é o das máquinas, que estão em um patamar muito elevado, sendo capazes de coletar, gerir e entregar informações valiosas.

Ao utilizar equipamentos mais inteligentes, diversas atividades manuais se tornam automatizadas, permitindo, assim, que os colaboradores se dediquem mais à inovação e à estratégia como um todo.

Ou seja, cada vez menos as pessoas precisam operar com grandes esforços. Atendo-se mais ao controle dos resultados. Então, na prática, isso permite um trabalho cada vez mais estratégico e bem executado.

Para se ter uma ideia, o uso da tecnologia aumenta, em média, 22% a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas dos seguintes segmentos:

A indústria 4.0 é muito marcada, ainda, pela forma como as máquinas se conectam entre si. O resultado disso é um alto fluxo de informações sendo compartilhadas. 

Assim sendo, podemos destacar como principais impactos desse avanços os seguintes pontos:

Melhoria na produção

A tecnologia faz com que os processos se tornem mais ágeis e, com a ajuda da informação, também mais certeiros. A tendência é que isso facilite cada vez mais as diversas etapas do processo produtivo, fazendo com que as empresas consigam aumentar a produtividade e o faturamento.

Menor possibilidade de falhas humanas

A automatização reduz a incidência de falhas humanas, uma vez que os colaboradores precisam intervir em menos etapas do processo. Portanto, a tecnologia dá o suporte essencial para que tudo seja executado de acordo com o que foi programado.

Do mesmo modo, automatizar tarefas também é uma forma de promover a segurança dos trabalhadores, uma vez que boa parte das atividades com algum grau de periculosidade podem ser executadas por máquinas e gerenciadas por pessoas.

Padronização de processos 

Processos padronizados são mais ágeis e estabelecem esquemas de produção específicos e contínuos. Consequentemente, são fundamentais para elevar a eficiência na operação.

Automação na comunicação e gestão de dados

Nem só de máquinas automatizadas se faz uma fábrica inteligente. Um braço importante na Indústria 4.0 é o gerenciamento de dados e a comunicação dessas informações.

Com recursos tecnológicos como computação em nuvem e softwares integrados, uma informação registrada por uma máquina ou mesmo um colaborador fica armazenada em segurança e pode ser acessada imediatamente por uma pessoa gestora, por exemplo.

Isso facilita a gestão, reduz custos, elimina processos morosos (como o preenchimento manual de planilhas) e garante segurança de dados.

Indústria 4.0: qual o seu impacto em diferentes segmentos?

Agora que você entendeu os aspectos essenciais sobre a indústria 4.0, bem como seus efeitos, vamos abordar o tema em alguns segmentos específicos. Vamos lá? 

A indústria 4.0 no setor alimentício

A indústria alimentícia sofre impactos muito positivos com a era da indústria 4.0, uma vez que essa é uma categoria que precisa de um controle interno mais rígido. Afinal, garantir a qualidade total, desde a produção até a mesa do consumidor, é indispensável.

Desta forma, o uso dos novos recursos tecnológicos tem ajudado consideravelmente empresas que buscam uma postura mais sustentável, qualidade na produção alimentícia e, principalmente, inovação.

Assim, os principais benefícios da tecnologia na indústria alimentícia são:

Controle de qualidade

Um dos principais ganhos é o controle de qualidade, alcançado com o auxílio da rastreabilidade dos recursos. Desta forma, as empresas conseguem saber a origem da sua matéria-prima e como o alimento foi tratado em toda a cadeia produtiva. Garantindo que o produto final está de acordo com o padrão estabelecido.

Inovação em produtos

A inovação está cada vez mais presente nesse tipo de indústria, devido à crescente demanda por produtos mais saudáveis. E, ainda, à necessidade de adaptar os produtos a pessoas com intolerâncias e alergias. 

Alguns equipamentos, por exemplo, conseguem fazer a separação de ingredientes de tal forma que não há contaminação cruzada. Com isso, quem é celíaco tem acesso a produtos, de fato, livres de glúten.

Uniformização dos procedimentos

Os processos da indústria alimentícia precisam ser otimizados e agilizados. Só assim é possível evitar falhas ou procedimentos que interferem na qualidade do alimento que, por sua vez, afeta a saúde das pessoas.

Com a digitalização da indústria, essa padronização se torna possível. Isso porque ela garante que as práticas adequadas sejam sistematizadas.

Veja o exemplo do checklist online. Os processos de checagem, auditoria e inspeção deixam de ser realizados em papel e planilhas soltas. Ou seja, a lista de verificação é definida dentro de um sistema, que permite o agendamento e, ainda, a responsabilização. 

Com isso, evita-se que qualquer processo seja deixado de lado. Sem falar que os dados ficam centralizados, permitindo uma análise muito mais rápida e precisa.

A indústria 4.0 no setor automobilístico

A indústria automobilística sempre dependeu muito da tecnologia. Logo, o conceito de 4.0 chegou para agregar ainda mais, especialmente em meio ao aumento da produção.

Algumas áreas que se beneficiaram são:

Cadeia de produção

A ampla cadeia de produção do setor automobilístico depende da tecnologia para se desenvolver adequadamente. Assim sendo, a indústria 4.0, faz com que ele ganhe agilidade, melhore o uso dos recursos e, ainda, padronize processos. Ou seja: permite aumentar a produção sem perder qualidade e segurança

Cadeia logística

A cadeia logística também pode ser aperfeiçoada com o uso de tecnologias. Os efeitos gerados incluem: 

Criação de novos cargos

Como mencionamos, mais tecnologia não representa menos empregos. Ao contrário! Na indústria automobilística, a digitalização de alguns processos significa mais pessoas trabalhando neles.

Isso acontece pela necessidade de controlar e observar a execução dos sistemas. Logo, o que amplia é a necessidade de pessoas qualificadas.

Leia mais | Mulheres na Indústria 4.0: a importância delas na revolução digital 

A indústria 4.0 no setor metalmecânico

Outro segmento muito impactado positivamente pela era 4.0 é a indústria metalmecânica. Sua produção depende, essencialmente, de recursos que agilizam a cadeia, geram ganhos e permitem que novos resultados sejam obtidos. 

Assim como em outros tipos de indústrias, a integração de sistemas de informações permite ter maior controle sobre a produção. O resultado é, além do aumento da qualidade, o fortalecimento e a maximização da capacidade produtiva no chão de fábrica.

Desta forma, vemos como principais vantagens:

Otimização de recursos

Esse setor da indústria trabalha com um alto volume de recursos — que não podem ser desperdiçados. No entanto, para que isso seja possível, é importante que haja a digitalização dos processos para tornar cada etapa mais certeira, automatizando a produção e evitando o desperdício.

Inovação em equipamentos 

Equipamentos inovadores abrem um amplo horizonte para a produção de recursos, ferramentas e produtos de origem metalmecânica. Isso gera um grande impacto no mercado, podendo levar, a longo prazo, a avanços ainda maiores.

Incremento da produção

Maquinário com recursos digitais avançados representa produção a todo vapor. Ou seja, com os melhores equipamentos, a produção aumenta e as empresas faturam mais.

Quais os desafios da Indústria 4.0 no Brasil?

O desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil envolve uma série de desafios. Eles vão desde os investimentos em equipamentos até a adaptação de processos, layouts e na forma de se relacionar em toda a cadeia produtiva. E mais: passa pela criação de novas especialidades e o desenvolvimento de competências.

Este último ponto, inclusive, merece uma atenção ainda mais especial. Imagine que a tecnologia vai conectar o pedido de compra, a produção e a distribuição de forma autônoma. Ou seja, sem que uma pessoa precise tomar qualquer tipo de decisão. 

Isto irá exigir novas formas de gestão e engenharia na cadeia produtiva. Afinal, é preciso garantir que todas essas etapas ocorram de forma eficiente.

Logo, as especialidades e habilidades irão mudar. O que pode dificultar, especialmente neste primeiro instante, encontrar pessoas qualificadas.

Assim, podemos dizer que poucas empresas estão preparadas, de fato, para enfrentar essas mudanças. Especialmente porque as faculdades e instituições de ensino ainda precisam se adequar às novas exigências para que haja candidatos preparados.

Além disso, as indústrias no Brasil precisam mudar sua cultura antes mesmo de inserir as inovações. Ou seja, levar o conceito a todos os níveis. Caso contrário, o choque gerado pode levar a mais danos do que soluções.

Cabe ainda às organizações e instituições do setor fomentar esse desenvolvimento, pensando que é preciso aderir à indústria 4.0 de olho na concorrência mundial.

Quais os impactos da indústria 4.0 no Brasil?

Apesar dos desafios citados acima, é preciso ver que o cenário daqui para frente pode ser altamente positivo para o país. Isso porque o avanço da digitalização pode impactar diretamente na competitividade das nossas indústrias.

A expectativa é que a implementação das tecnologias ligadas à Internet das Coisas eleve o PIB brasileiro em mais de US$ 39 bilhões até 2030.

Isso sem falar que, internamente, é possível reduzir entre 10% a 40% os custos de manutenção de equipamentos. Já o consumo de energia pode diminuir em até 20%, bem como aumentar em 25% a eficiência operacional.

Tudo isso faz com que a indústria ganhe em produtividade e tenha mais dinheiro em caixa para investir. Logo, pode inovar cada vez mais, visando se destacar no mercado.

Por que as indústrias devem se preocupar com a qualidade 4.0?

Podemos dizer que a inovação e a melhoria contínua dos processos são fatores que determinam qual empresa consegue se sobressair no mercado. Mas e qual o papel da qualidade 4.0 nisso tudo?

Ela representa justamente a oportunidade de utilizar essas tecnologias da indústria 4.0 para realinhar as funções de qualidade com toda a estratégia organizacional da empresa.

Hoje, as organizações já entendem que essa área deve ser uma prioridade para ter alto desempenho. Afinal, com ela, é possível otimizar as atividades visando a excelência em todas as frentes. 

Logo, a qualidade 4.0 só tem a contribuir com os profissionais da área industrial. Além dos conhecimentos técnicos acerca de produtos e processos que esses especialistas possuem, a tendência digital auxilia na gestão e compartilhamento dos conhecimentos.

Como você viu, a indústria 4.0 tem grande impacto em diversos segmentos. As empresas já entendem que essa transição é inevitável, uma vez que ela intensifica a produção, gerando mais qualidade e competitividade.

Agora que você se aprofundou sobre o assunto, que tal começar a dar os próximos passos rumo à digitalização e automação dos seus processos?

O Checklist Fácil é um sistema que permite a criação de listas de verificação para setores e atividades diversas. Ao integrar todos os dados, o checklist eletrônico facilita o controle da gestão, fazendo com que a tomada de decisão seja ainda mais certeira.

Não perca tempo. Agende uma demonstração gratuita agora mesmo e conheça mais sobre o seu funcionamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.