8 dicas para obter sucesso no seu evento de inauguração de loja!

É essencial planejar com cautela o evento de inauguração de uma loja. Afinal, é a primeira impressão que fica. Mas como fazer isso? Neste conteúdo, selecionamos 8 dicas práticas que, se seguidas à risca, ajudarão você a obter êxito. Vem com a gente!

Tempo de leitura: 5 minutos
Planejar o evento de inauguração é a chave para o sucesso

Planejar o evento de inauguração de uma nova empresa é essencial. Afinal, trata-se do primeiro contato que o consumidor tem com a marca. E, portanto, pode influenciar diretamente na imagem que será repassada ao mercado.

Por este motivo, é fundamental que tudo esteja bem organizado. Isso passa pela escolha prévia do público-alvo, pela divulgação adequada e pela decoração do ambiente em si, entre outras etapas.

Para que você obtenha um ótimo resultado, preparamos um checklist com dicas para o evento de inauguração da sua loja. Assim, você consegue planejar seus próximos passos com maior precisão. Vamos lá!

Qual a importância de planejar um evento de inauguração de loja?

Sabe aquele ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”? Pois ele é muito verdadeiro quando pensamos em um evento de inauguração. Isso porque trata-se do primeiro contato que as pessoas têm com a empresa. Logo, se ele for satisfatório, há grandes chances de elas se tornarem clientes.

Mas esse não é o único motivo para você realizar um bom planejamento. Esse tipo de evento também é uma ótima oportunidade para divulgar a empresa e os produtos oferecidos.

Antes mesmo da data programada, é possível gerar expectativa e curiosidade através da divulgação. Dependendo do tipo de comunicação realizada, o próprio público se encarrega de espalhar a novidade. Expandindo ainda mais o alcance.

Além disso, o evento de inauguração costuma gerar mídia espontânea. Especialmente se você planejar alguma ação marcante e realmente diferenciada.

E adivinha a consequência disso tudo? Você estará atraindo mais movimento, impactando diretamente nas vendas.

8 dicas para que o seu evento de inauguração seja um sucesso

Agora que você entendeu a importância do planejamento, vamos apresentar algumas dicas de inauguração. Não se esqueça, ainda, que algumas delas necessitam de tempo. Portanto, quanto antes você começar, melhor. 

1. Identifique o público-alvo

O primeiro passo é identificar quem é o seu público-alvo. Afinal, os convidados para o evento podem variar conforme o ramo, o setor ou mesmo a localização da loja. Neste ponto, avalie também quem, de fato, pode se tornar seu cliente. Para, assim, começar a criar essa aproximação.

Quer um exemplo? Imagine que você deseja organizar um evento de inauguração de uma farmácia. É preciso pensar tanto na população que circula nas proximidades quanto nos grupos mais frequentes, como idosos e gestantes.

Após, o grande desafio passa a ser proporcionar a esses convidados se sentirem confortáveis e próximos do seu negócio. Porém, esse entendimento mais profundo sobre o público-alvo e seu comportamento acaba facilitando nessa missão. Ou seja: torna possível proporcionar atividades mais direcionadas a ele.

Então, nesse caso da farmácia, serviços como aferir a pressão arterial ou medir o nível de glicose são ideias que podem atrair a atenção.

2. Cheque o calendário

Com o seu público-alvo em mente, agende uma data que não coincida com nenhum outro evento importante. Feriados, encontros esportivos e festivais musicais são alguns exemplos capazes de atrapalhar a sua investida. Dividindo, assim, a atenção dos seus convidados.

Uma inauguração vazia pode ocasionar impactos negativos para a imagem da sua marca. Bem como levar ao desperdício de investimento.

Então, avalie as opções de data com cuidado, considerando sempre os hábitos e comportamentos do seu público. Além disso, se a sua loja estiver dentro de um prédio ou complexo comercial, consulte os administradores do condomínio. Para verificar, desta forma, se há algum tipo de restrição de dia e horário para o evento de inauguração.

3. Escolha tipo de evento de inauguração

Com a data marcada, é momento de seguir para outro fator muito importante: qual é o tipo de evento que será realizado? Vale ressaltar que essa escolha deve ser coerente com o ramo da sua loja e o perfil das pessoas que você deseja atingir.

É essencial, também, definir se a inauguração será fechada — permitindo a entrada exclusiva de convidados — ou aberta ao público.

Voltando ao exemplo da farmácia, se o evento for fechado, é pertinente convidar pessoas como fornecedores de laboratórios e representantes da área da saúde. Dessa forma, você aproveita a ocasião para construir uma relação comercial mais próxima

Já no formato aberto, a população é o público principal. Logo, é importante avaliar as ações, os brindes e as promoções que serão disponibilizados.

4. Elabore uma identidade visual

Antes de partir para a etapa de divulgação do seu evento, você deve dar uma atenção especial à identidade visual. Tanto para os materiais de divulgação quanto para a decoração, ter um layout definido e alinhado com a marca é muito importante.

Afinal, a definição de uma linha gráfica ajuda a identificar a empresa que está promovendo o evento. Criando, assim, uma conexão que será essencial para o futuro.

Profissionais da área de comunicação são os mais indicados para essa tarefa. Converse com alguém que seja capacitado e compartilhe referências de outros eventos. Desta forma, mesmo que você esteja pensando em algo muito diferente, ainda assim estará dentro do padrão esperado.

5. Divulgue de forma segmentada

A divulgação do evento de inauguração deve ser feita de forma direcionada, para criar uma comunicação mais próxima. Você decidiu por um evento fechado? Mande um convite nominal e aposte em canais mais pessoais e exclusivos, como e-mail ou aplicativos de mensagem.

Além disso, não se esqueça de solicitar a confirmação de presença. Assim, você otimiza o investimento, bem como consegue organizar melhor o cerimonial.

No caso de eventos abertos, trabalhe com estimativas de público, para ter noção da sua capacidade. Quanto à divulgação, aproveite as redes sociais e soluções de geolocalização para atingir pessoas que estão nas proximidades.

6. Firme parcerias

Outra dica bastante eficaz é buscar parceiros para divulgação, como comércios locais, fornecedores e associações. Além de funcionarem como mais um ponto para promover o evento, eles o auxiliam dando-lhe credibilidade.

Bons parceiros também podem participar do evento de inauguração de forma mais ativa. Seja com distribuição de brindes ou oferecendo comida, por exemplo.

E mais: se bem trabalhadas, essas parcerias podem ser o primeiro passo para cooperações em outras frentes, como em estratégias comerciais.

7. Aproxime a marca do público

Com todas as etapas anteriores feitas, chegou a hora de programar efetivamente o evento. Um ponto relevante nesse sentido é que, para toda inauguração de um negócio de sucesso, é indicado oferecer aos convidados algo diferenciado.

Brindes, serviços gratuitos e amostras de produtos são exemplos de como o público pode levar a sua marca com ele. Sem falar que, ao testar um dos seus itens, poderá estar conquistando um cliente em potencial.

Lembre-se de pensar em algo que converse com o perfil dos seus convidados e com o conceito da loja. Pois isso chama a atenção do público e torna suas experiências mais agradáveis.

8. Pense em todos os detalhes

Para fechar nossas dicas de inauguração, lembre-se que cada detalhe importa. Por isso, o planejamento é o principal requisito para que tudo ocorra conforme combinado. Garantindo, assim, que essa experiência será positiva.

Fique atento, por exemplo, ao layout da loja. Fatores como disposição dos produtos e o fácil acesso ao preço fazem toda a diferença.

Ofereça, também, treinamento para toda a equipe. Afinal, um bom atendimento é vital para qualquer negócio. Aproveite para organizar o Procedimento Operacional Padrão (POP) da sua loja nesse momento, pois será essencial para a padronização dos processos internos.

Outro passo imprescindível é registrar o momento e divulgá-lo em espaços como:

  • Redes sociais;
  • Assessorias de imprensa;
  • Influenciadores digitais;
  • Jornalistas.

Durante a inauguração em si, existem outras ações que podem ser feitas para ajudar na atração e fidelização dos clientes. Caso você tenha meios para coletar os dados dos participantes do evento, por exemplo, faça isso!

Registre as informações de cada um e siga conversando com eles após a ocasião. Esse é um excelente caminho para estreitar o relacionamento.

Enfim, como vimos, são vários os aspectos a serem pensados para se garantir o sucesso de um evento de inauguração de loja. Uma sugestão para não esquecer nenhuma etapa é utilizar um checklist online. Nele, você pode criar uma lista de verificação personalizada e ir acompanhando de perto o cumprimento de cada etapa.

Aqui você confere melhor por que um checklist para lojas de varejo é indispensável!

E se você quiser conhecer uma solução líder na América Latina, fale com o nosso time e conheça os detalhes da Checklist Fácil!

Produtora de Conteúdo em Checklist Fácil
Jornalista e especialista em Comunicação Empresarial, sou apaixonada por marketing, escrever, criar e inovar. Além disso, amo correr, ler, ver filme e curtir uma praia.
Estefânia Martins

Posts Relacionados

3 Replies to “8 dicas para obter sucesso no seu evento de inauguração de loja!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *