Como expandir o seu negócio de alimentação e bebidas?

Expandir seu negócio é um passo importante que requer planejamento e muita cautela. Sabendo disso, criamos um conteúdo com tudo o que você precisa para dar esse passo com maior segurança. Confira agora mesmo!

Tempo de leitura: 9 minutos
Dicas para expandir seu negócio com sucesso

Você está pensando em expandir seu negócio, porém, não tem certeza se esse é o momento ideal? Acredite, essa dúvida é comum à maioria dos empreendedores que querem crescer, mas temem prejudicar os resultados obtidos até então.

Toda expansão deve ser realizada após uma ampla pesquisa de mercado. É importante avaliar os pontos fortes e fracos e encontrar oportunidades a serem aproveitadas. Isso é importante não apenas no segmento de alimentação e bebidas, mas em qualquer setor que você esteja operando. 

Quer saber como obter sucesso na sua estratégia de expansão de negócios? Continue com a gente! Neste conteúdo, abordaremos os principais pontos para que você dê o próximo passo com total segurança. Vamos lá!

Por que você deve pensar em expandir seu negócio de alimentação e bebidas?

A expansão de negócios é uma estratégia que começa a ser debatida quando a empresa atinge seu ponto máximo de crescimento e busca novas opções para gerar lucro. Ou seja, quando percebe que não tem como ampliar ainda mais seus resultados no formato de trabalho atual e passa a almejar novos mercados e clientes.

Esse costuma ser o motivo principal para uma organização pensar em expandir seu negócio. Porém, ele não é o único.

Você pode querer manter a sua relevância e utilidade no mercado, por exemplo. Ou então alcançar públicos distintos, que não se interessam pelos produtos oferecidos atualmente.

Vamos supor que a sua indústria seja focada unicamente em bebidas alcoólicas, mas você percebeu que o consumo de sucos aumentou muito devido à preocupação com à saúde.

Neste caso, mesmo que os seus lucros sejam altamente positivos, ao expandir seu negócio nessa direção, estará ampliando o alcance da sua marca. Além de demonstrar que está sempre se adequando à realidade do mercado – o que pode ser um grande diferencial competitivo.

Sendo assim, você pode pensar em um plano de expansão empresarial para:

  • Sobreviver no mercado de alimentos e bebidas, que é muito competitivo;
  • Aumentar os lucros;
  • Ampliar o market share;
  • Adaptar-se às demandas do mercado
  • Alcançar maior prestígio.

Como saber se é a hora certa de expandir seu negócio?

Você teve uma grande ideia, realizou pesquisas de mercado e não vê a hora de expandir seu negócio. Porém, será que é o momento certo de dar esse próximo passo?

Essa é uma pergunta que você deve se fazer antes de tomar qualquer decisão. Para ajudar a respondê-la, selecionamos alguns indicadores e pré-requisitos que devem ser considerados. São eles:

Lealdade dos clientes

Um sinal claro de que é o momento de expandir seu negócio de alimentos e bebidas é quando a base de clientes é sólida. Isto é, quando eles te procuram, indicam os produtos e são consumidores frequentes.

Essa demanda não apenas justifica uma oferta maior, mas garante que, em meio ao crescimento, o seu faturamento atual não será impactado.

Relevância do negócio

Os produtos que você vende já estão consolidados no mercado? Ou seja, quando alguém ouve o nome, automaticamente sabe do que se trata? Esse é um indício que deve ser levado em consideração antes de cogitar expandir seu negócio.

Isso porque você continuará levando para frente a sua marca – mesmo que parta para um segmento totalmente diferente. Sendo assim, se achar que ainda precisa fortalecer o que você tem no momento, espere e deixe para dar o próximo passo com mais segurança.

Aumento dos pedidos

Vamos supor que você tem uma loja de chocolates e, durante uma pesquisa de satisfação, descobriu que vários clientes se deslocavam de bairros vizinhos apenas para adquirir um produto seu. E mais: que faziam compras grandes, para não ficarem sem.

Esse é um sinal de que há espaço para o crescimento, pensando justamente em melhorar a experiência dessas pessoas. 

Finanças em dia

Esse é um dos principais fatores que você deve observar antes de pensar em expansão de negócios. Porém, não basta olhar seus lucros recentes, pois eles podem ser influenciados por questões pontuais, como sazonalidade.

Sendo assim, confira seu fluxo de caixa nos últimos 3 anos e veja se ele é contínuo e estável. Em caso positivo, avalie as despesas que a ampliação geraria à sua empresa em longo prazo, calculando se conseguirá arcar sem entrar no vermelho.

Esse tipo de análise torna qualquer investimento mais sólido, evitando frustrações.

Crescimento do segmento

Seguindo o exemplo que demos da indústria de bebidas alcoólicas, você pode perceber que o consumo de sucos aumentou e resolver entrar nesse ramo. Porém, é indispensável avaliar se a sua indústria possui capacidade para produzi-los, sem envolver mudanças bruscas no seu próprio trabalho.

Caso sim, é o típico modelo de expansão que tem tudo para dar certo. Entretanto, lembre-se que se o setor está em crescimento, a concorrência também deverá aumentar. Portanto, apenas entre nele se tiver capacidade de oferecer algo de qualidade.

Equipe interna afinada e motivada

Não são apenas os aspectos externos que devem ser levados em consideração na hora de expandir seu negócio. É preciso olhar para dentro, uma vez que os seus colaboradores serão impactados diretamente pela mudança e pelas novas demandas.

Pergunte-se: os trabalhadores estão preparados para realizar o novo trabalho? Caso sim, de que forma eu posso valorizá-los ainda mais, para que se sintam motivados a seguir em frente?

Se você não contar com uma equipe motivada, pró-ativa e capaz de assumir as responsabilidades, repense temporariamente seus planos.

De que forma você pode expandir seu negócio de alimentação e bebidas?

Você analisou os pontos acima e chegou à conclusão que está pronto para crescer. Agora, é momento de avaliar os modelos de expansão de negócios que existem, para decidir o que se encaixa melhor nos seus objetivos.

Veja abaixo os principais:

Franquias

Dependendo do seu ramo de atuação, apostar em franquias pode ser uma alternativa mais segura para ampliar sua empresa. Isso porque, nesse modelo, é o franqueado quem investe no seu negócio – em troca de treinamento e liberação do uso da marca.

Neste caso, é importante buscar informações sobre o funcionamento do sistema de franquias e suas leis, bem como se sua empresa está apta para tal. Tudo isso pode ser obtido no site da Associação Brasileira de Franchising.

Filiais

Esse modelo de expansão de negócios é especialmente interessante para empresas consolidadas no mercado, que desejam se aproximar mais dos seus públicos. Aqui, entra o nosso exemplo da loja de chocolates, lembra? Em que o empreendedor percebe uma demanda e se direciona para próximo dela.

Aqui, é muito importante contar com planejamento e dedicação, bem como uma gestão eficiente. Afinal, a marca continua sendo totalmente sua e os investimentos também.

Fusões e aquisições

Se a sua empresa está consolidada, fortalecida e precisando crescer, uma boa alternativa para expandir seu negócio é através de fusões e aquisições. Ou seja, através de parcerias ou da compra de uma outra organização, podendo ser, inclusive, um concorrente seu.

Esse tipo de estratégia pode trazer grandes vantagens comerciais, uma vez que a empresa adquirida já traz uma bagagem de funcionamento. Porém, é indispensável avaliar se sua gestão é saudável e se a cultura é semelhante. Caso contrário, isso pode gerar dores de cabeça.

Novos canais de vendas

Expandir seu negócio não passa, necessariamente, pela aquisição de outra empresa ou ampliação das suas unidades. Na verdade, é possível obter esse crescimento ao pensar em novos canais de venda.

Se você possui apenas uma loja física, pode implantar um e-commerce – ou vice-versa. Assim, você atinge tanto as pessoas que fazem questão de ver o produto pessoalmente, quanto aqueles que realizam suas compras apenas de forma virtual.

Neste ponto, lembre-se também de olhar com carinho para as redes sociais. Além de acessíveis, são canais em que as pessoas passam algumas horas por dia navegando. Logo, pode ser uma alternativa para ampliar o seu mercado.

Ampliação do mix de produtos

Diversificar e ampliar os produtos da sua empresa são ações que ajudam a vender mais e, consequentemente, a crescer. Com esses itens complementares, seus clientes fiéis acabam comprando e investindo ainda mais – afinal, acreditam na sua marca!

Porém, não saia ampliando o seu mix de produtos sem antes analisar as necessidades e demandas. Tudo deve fazer sentido para seu público. Caso contrário, muito investimento pode ser perdido.

Passo a passo para obter sucesso na sua estratégia de expansão de negócios

Passadas as explicações sobre as melhores alternativas para expandir o seu negócio de alimentação e bebidas, que tal dar o próximo passo? A seguir, veja algumas boas práticas para obter sucesso e se destacar ainda mais no mercado!

1. Defina o tipo de expansão que deseja realizar

Defina qual o objetivo ao expandir seu negócio. Ou seja: é ter mais unidades, clientes, novos canais de venda ou simplesmente oferecer mais opções para seus públicos?

Essa definição impacta nos modelos de expansão que citamos acima e também facilita na definição de estratégia, metas e métricas de desempenho.

Dica: para investir no crescimento e expansão das unidades físicas do seu negócio, o consórcio de imóveis é uma alternativa eficaz que garante segurança e economia.

2. Tenha uma visão sistêmica do mercado

Não é novidade para nenhum empresário que o mercado é dividido em dois blocos:

  1. Macroambiente, composto pelos aspectos mais abrangentes, como economia, leis e tendências;
  2. Microambiente ou ambiente-tarefa, que engloba clientes, concorrentes, fornecedores e órgãos reguladores.

Cada um desses fatores pode ser visto como uma oportunidade ou uma fraqueza – dependendo do cenário. Sendo assim, é essencial analisar o contexto como um todo e investir onde existem mais pontos fortes do que ameaças. 

Isso não significa que os ambientes turbulentos não possam trazer oportunidades. Porém, neste caso, requer maior organização e capacidade de inovação e adaptação, pois o início pode ser bem desgastante.

3. Reveja seu plano de negócios

Conforme a sua empresa cresce, você deve atualizar o plano de negócios para que ele esteja sempre de acordo com a nova realidade. Com ele em mãos, fica mais fácil projetar diferentes cenários, bem como decidir a melhor forma de expandir sua atuação.

4. Procure ser melhor no que realmente importa

Não são raras as empresas que tentam ser melhores em tudo: preço, atendimento, qualidade e velocidade de entrega. Porém, nem sempre é possível “abraçar o mundo”.

Sendo assim, verifique o que, de fato, é mais importante para seus atuais e futuros clientes. E, a partir dessa análise, busque se aprimorar ainda mais nisso. 

Mas e o que isso tem a ver com uma estratégia de expansão de negócios? Tudo, pois qualquer movimentação nesse sentido deve seguir esses pilares. Afinal, é preciso garantir que eles continuarão consumindo da sua marca.

5. Amplie o controle sobre o lucro da empresa

A gestão do lucro deve focar em 3 pontos principais:

  • Construção de uma cultura direcionada ao lucro;
  • Redução de custos internos;
  • Correta precificação.

Sem lucro, você não consegue pagar seus funcionários e fornecedores, entregar valor ao cliente e muito menos pensar em expandir seu negócio. Sendo assim, essa estratégia deve ser construída antes de dar o próximo passo, especialmente porque alguns pontos dela necessitam de tempo para se solidificar.

6. Busque o apoio do setor de marketing

Se o intuito é expandir seu negócio, é claro que o marketing não poderia ficar de fora. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, essa área não foca apenas na divulgação – apesar de ser uma atividade indispensável. 

Ela também analisa o mercado, os públicos e a concorrência, bem como cria planos de ação para aproveitar as oportunidades existentes. Além disso, realiza benchmark com outras empresas, para aprender com quem já viveu a mesma experiência.

7. Invista em tecnologia 

Levar a sua empresa para o mundo digital é indispensável se você almeja uma expansão eficiente. Isso porque a tecnologia é uma aliada não apenas na operação em si, mas também no gerenciamento como um todo.

Um software de gestão, por exemplo, centraliza todas as informações, tornando o seu controle e análise muito mais assertivos. 

um checklist online automatiza uma série de processos, em especial as auditorias, checagens e inspeções. Com uma lista de verificação totalmente digital, você consegue avaliar se as boas práticas estão sendo seguidas, bem como acompanhar os passos da sua expansão.


    E mais: depois de expandir seu negócio, você consegue controlar o andamento do trabalho à distância, obtendo dados precisos para avaliar se o seu objetivo está sendo atingido!

    Como o Checklist Fácil ajuda a expandir seu negócio?

    O Checklist Fácil é um software que permite criar listas de verificação para atividades e setores diversos. Sendo assim, ele é indispensável no dia a dia da gestão, pois auxilia no controle dos processos internos visando avaliar o contexto e, assim, entender se o cenário é favorável a uma expansão.

    Na prática, você realiza desde o controle dos procedimentos até a gestão de pessoas e atendimento.

    Caso você opte por abrir uma nova filial, ele pode ser útil para acompanhar o andamento das obras, bem como criar as ações de inauguração.

    Após expandir seu negócio de alimentação e bebidas, a ferramenta auxilia em procedimentos essenciais, como:

    Assim, você garante que os processos sejam replicados, evitando que a sua marca seja prejudicada de alguma forma.

    Mas, quais funcionalidades o Checklist Fácil oferece como grandes diferenciais para o seu segmento? Dá só uma olhada:

    • Recursos de mídia, como fotos e vídeos, para um controle de inventário completo
    Funcionalidade do Checklist Fácil para expandir seu negócio
    • Planos de ação no próprio aplicativo, para solucionar com mais agilidades as não conformidades encontradas
    Funcionalidade do Checklist Fácil para expandir seu negócio
    • Agendamento de auditorias, para evitar esquecimentos
    Funcionalidade do Checklist Fácil para expandir seu negócio
    • Relatórios completos, permitindo entender o cenário e projetar a tão sonhada expansão de negócios
    Funcionalidade do Checklist Fácil para expandir seu negócio

    Não perca tempo: leve o seu negócio para outro patamar! Agende uma demonstração gratuita e conheça todas as funcionalidades que temos a oferecer!

    Jornalista e especialista em Comunicação Empresarial. Sou apaixonada por marketing, escrever, criar e inovar - inclusive nas horas vagas.
    Estefânia Martins

    Posts Relacionados

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *