Fique por dentro das atualizações da certificação ISO 9001:2015

O estudo dos pré requisitos para a constituição das normas é um processo longo, e após quatro anos de pesquisas e votações, a certificação ISO 9001:2015 ganha corpo, e o nosso post de hoje lhe deixa por dentro das principais alterações quanto à versão anterior. Confira!

Tempo de leitura: 2 minutos
Fique por dentro das atualizações da certificação ISO 9001:2015

A busca pela certificação ISO 9001 é sempre um desejo das empresas que passam a obter uma série de vantagens ao se enquadrarem com os critérios dessa certificação. Além disso, a alteração nos processos dentro de uma organização de acordo com os parâmetros da ISO provoca uma mudança de cultura por parte das empresas que passam a melhorar seus processos e a forma de lidar com suas rotinas.

A questão da avaliação de riscos

Essa avaliação serve para que a compreensão a respeito da aplicação e da abordagem dos processos possa ser melhorada, e este parâmetro está enquadrado entre as principais novidades a respeito da ISO 9001:2015. Desta forma, as organizações passam por novos desafios neste aspecto ao invés do foco quase que exclusivo em organização, que era a base da antiga versão.

Sobre as responsabilidades da alta administração

Com a nova versão da certificação ISO, a alta administração passa a ter mais responsabilidades sobre a eficácia da gestão da qualidade. Entre as novas atribuições desse grupo, está o maior foco em incentivar as melhorias e participar mais do planejamento necessário para que os objetivos sejam alcançados.

Recursos financeiros

A respeito dos recursos financeiros, agora existe um agrupamento dos requisitos relacionados a esse aspecto que ganham uma maior abrangência quanto à organização, se tornando algo mais importante a ser levado em consideração na avaliação para a certificação.

A respeito da organização

Esse requisito que era levado bastante em consideração nas versões anteriores, ganha nova cláusula a respeito do conhecimento organizacional por todos os envolvidos. Além disso, a certificação ISO 9001:2015 busca tornar mais aplicáveis todos os aspectos organizacionais das empresas, passando a serem mais envolvidos com os resultados pretendidos e não simplesmente com os aspectos prescritivos.

Negócio x clientes

A nova proposta da certificação ISO 9001:2015 ganha mais ênfase em geração de valor para a marca e para os clientes. Isso foi feito com a intenção de gerar resultados e melhorar os preexistentes. Além disso, as empresas deverão se atentar mais ao feedback não só dos clientes, mas de todos os envolvidos com os processos. O que não muda é que o cliente ainda é — e provavelmente sempre será — o foco principal da norma.

Controle dos processos

O controle dos processos, serviços externos e produtos ganham maior ênfase. A intenção nesse caso é provocar uma maior integração entre toda a cadeia de serviços, inclusive diante das rotinas de clientes e fornecedores.

Planejamento de mudanças

O planejamento de mudanças ganha uma cláusula na certificação ISO 9001:2015, se destacando a questão das mudanças não planejadas. Essa é uma evolução no que diz respeito às possibilidades de flexibilização dos processos necessárias para a evolução da organização.

Documentos

Antigamente, a questão documental era algo extremamente descrito e exigido pela ISO 9001. Mas com as alterações, a questão documental passa a ter menos ênfase. Um exemplo disso é que a obrigatoriedade da adoção de um “manual de qualidade” deixa de ser um requisito.

Estruturação da nova norma

A nova certificação ISO 9001:2015 passa por uma reformulação para que fique mais clara para os usuários, sendo mais inclusiva às demais certificações. Ela passa a ser organizada em dez seções, que são as seguintes:

  • Escopo;
  • Referências normativas;
  • Termos e definições;
  • Contexto da organização;
  • Liderança;
  • Planejamento;
  • Apoio;
  • Operação;
  • Avaliação de desempenho;
  • Melhoria.

E aí, gostou do conteúdo com os detalhes sobre as atualizações da certificação ISO 9001:2015? Então não perca mais tempo aplicando eles no papel: peça agora uma demonstração da plataforma Checklist Fácil, a líder em checklist eletrônico na América Latina!

Especialista na solução Checklist Fácil, procuro colocar em cada conteúdo minha experiência e conhecimento. Assim, ajudo as empresas e seus colaboradores a terem mais qualidade e eficiência no trabalho.
Luciana Silva

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *