O que é Gestão Industrial? Veja 6 passos para aplicar no seu negócio

Não há negócio que sobreviva sem planejamento. E, com tantas áreas e processos, a gestão industrial é imprescindível para que qualquer negócio otimize custos, aumente a produtividade e se destaque da concorrência. Saiba como fazer!
Atualizado em: 11 de março de 2024
Tempo de leitura: 8 minutos

Ter processos eficientes, uma visão sistêmica das operações e saber fazer um bom planejamento é fundamental para a saúde e sustentabilidade de qualquer organização. E a gestão industrial pode ajudar a monitorar o fluxo na produção e trazer mais eficiência aos processos, a partir de metodologias de gestão.

A gestão de indústria tem como propósito administrar a produtividade da empresa para satisfazer a demanda do consumidor, para que a organização produza mais e com qualidade.

Neste artigo você vai aprender o que é a gestão industrial, sua importância e as metodologias aplicadas para otimizar o desempenho da organização. Confira!

O que é gestão industrial?

A gestão industrial é um processo com ferramentas e metodologias bem definidas para gerenciar as áreas e fluxos de trabalho na organização. Dessa maneira, é possível aproveitar melhor os recursos e otimizar a gestão de processos industriais.

Com processos bem definidos é possível tomar decisões mais objetivas e ter uma visão clara sobre que é preciso para a empresa crescer e se desenvolver. Isso ajuda a melhorar o desempenho das equipes e aumentar a produtividade, bem como controlar o custo operacional e cortar excessos.

Quando não existe uma gestão industrial adequada, os gestores e as equipes podem acabar ficando no escuro, sem indicadores para guiar a produção e sem  estratégias de melhoria.

Com a evolução do setor, onde o conceito de indústria 5.0 vem ganhando espaço, a gestão industrial se torna mais sofisticada e facilitada pela automação, tecnologia e integração, ao mesmo tempo que precisa de pessoas capacitadas para entender questões mais complexas e interpretar dados.

Principais atividades do setor

Além de saber o que é gestão de produção industrial, é importante entender que esse processo tem várias etapas e variáveis para monitorar. Por isso, é necessário um bom planejamento e integração da equipe na hora da execução.

Entre algumas das funções realizadas pela equipe, podemos citar:

  • Monitorar a produção: inclui acompanhar as atividades operacionais diárias envolvendo equipes, maquinários, organização de paradas e controle de fluxos de produção;
  • Gerenciamento de equipes: o líder deve estar atento às necessidades dos colaboradores, sua produtividade, necessidades e ter autonomia para tomar decisões;
  • Diretrizes de segurança ocupacional: planejar e executar medidas preventivas contra acidentes e propiciar um ambiente de trabalho saudável e seguro;
  • Implementar tecnologias inovadoras: acompanhar de perto as novas tecnologias e manter os métodos de produção atualizados, buscando otimizar os resultados;
  • Gestão de processos: os processos simples devem ser priorizados, padronizados e, sempre que possível, automatizados. Além disso, os padrões devem ser seguidos e melhorados continuamente, por isso, as auditorias regulares são importantes;
  • Gestão da logística: monitorar a compra e chegada dos materiais, fazer sua distribuição para os setores, controlar o estoque e fazer o planejamento para prevenir perdas.

O Gestor Industrial tem múltiplas oportunidades de trabalho e carreira e pode contribuir para melhorias para redução de custo, produtividade, planejar centrais de atendimento e atuar na área de logística de armazenamento.

Qual a importância de uma gestão industrial eficiente?

Uma boa gestão industrial traz diversos benefícios para a empresa, já que esses procedimentos ajudam a integrar processos e melhoram a comunicação entre os setores. Entre outras vantagens, temos:

Melhoria na produtividade

Uma gestão de qualidade faz com que os processos fiquem mais rápidos e eficientes, melhorando a produtividade. Lembrando que nem sempre isso significa produção em grande escala, e sim, a produção com qualidade.

Ter mais produtividade também resulta em colaboradores mais engajados e motivados a alcançar melhores resultados, o que contribui para um clima organizacional mais leve.

Uso de tecnologias

Com a tecnologia, estruturar processos, automatizar tarefas e fazer a integração de setores fica mais fácil. Ela também ajuda a criar um padrão de processos, o que melhora a qualidade da produção.

LEIA MAIS | Digitalização da indústria

Diminuição dos custos e desperdícios

A gestão industrial inteligente prioriza a padronização dos processos e melhora a produtividade da empresa, o que impacta diretamente na redução dos custos operacionais. 

Além disso, com um monitoramento mais próximo do setor operacional, é possível identificar prováveis erros, evitando retrabalhos, desperdícios e diminuindo a reclamação dos clientes.

Aumento da lucratividade

Com a redução dos custos operacionais, processos bem definidos e diminuição dos desperdícios, a empresa pode lucrar mais, investir em novas estratégias e se tornar mais competitiva. 

Metodologias de gestão industrial

Com a transformação digital e aumento da competitividade de mercado, as metodologias de gestão para indústria são importantes para melhorar a produtividade dos processos e fazer com que a linha de produção fique ainda mais eficiente.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Essas metodologias de gestão são ferramentas para organizar os processos e rotinas de trabalhos em todos os níveis: estratégico, tático e operacional. A escolha depende do tipo de projeto que será realizado. Entre elas, temos:

Análise SWOT

A matriz SWOT pode ajudar o gestor a conhecer melhor a empresa, fornecendo uma análise do contexto em que a organização está inserida e servindo como um guia para os planos de ação.

Essa ferramenta consiste em uma matriz dividida em 4 partes e dois ambientes: interno e externo. SWOT significa:

  • Strengths (forças/pontos fortes): são fatores internos e se referem aos pontos positivos em que sua empresa se destaca;
  • Weaknesses (fraquezas/pontos fracos): também são fatores internos e refletem pontos de melhoria;
  • Opportunities (oportunidades para o negócio): são os fatores externos que podem ajudar a melhorar algum aspecto da empresa, se bem aproveitados;
  • Threats (ameaças para o negócio): são os fatores externos que podem impactar negativamente o negócio.

Metas SMART

Estabelecer objetivos é primordial para a gestão industrial, e as metas SMART são perfeitas para isso. Essa metodologia ajuda a criar metas claras, quantificáveis e realistas, aumentando a chance de ter êxito. O significado do acrônimo é:

  • Specific (específicas): a meta deve ser clara e específica. Por exemplo: “aumentar em 20% as vendas até o final do ano”;
  • Measurable (mensurável): ela precisa ter indicadores concretos. Isso vai ajudar a acompanhar se está sendo alcançado ou não. Os 20% são uma medida mensurável, por exemplo;
  • Achievable (alcançável): ela precisa ser realista e, para isso, você precisa analisar os recursos, tempo e habilidades disponíveis. Metas irrealistas são desmotivadoras;
  • Relevant (relevantes): deve fazer sentido no contexto da indústria de produção e estar alinhada com os objetivos estratégicos da organização;
  • Time-bound (com prazo definido): a meta precisa ter um prazo para ser cumprida, criando um senso de urgência e motivação.

LEIA MAIS | Metas SMART: o que são e como aplicar essa metodologia?

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma ferramenta de qualidade usada para solução de problemas e melhoria contínua de processos e produtos. Ele se baseia em 4 etapas:

  • Plan (planejamento): identificação e análise do problema e proposição de uma solução (plano);
  • Do (fazer): colocar em prática o plano de ação criado;
  • Check (checar): verificação de tudo o que foi executado e dos resultados obtidos com o plano de ação. Aqui é possível identificar as falhas e problemas do processo;
  • Act (ação): hora de fazer as correções, se houver. Do contrário, haverá padronização e conclusão do plano.

Six Sigma

Essa metodologia pretende evitar que ocorram falhas no processo de produção e entregar um serviço de excelência do início ao fim. Por isso, ela foca no aperfeiçoamento dos processos e tem como características principais a abordagem estatística e a implementação consistente. 

Seu planejamento e execução se dá por meio de cinco etapas:

  1. Definição das necessidades da organização;
  2. Avaliação de desempenho dos processos;
  3. Análise dos dados coletados para identificação dos problemas;
  4. Correção de falhas, medidas preventivas e otimização de processos;
  5. Acompanhamento e controle a curto, médio e longo prazo.

Metodologia Lean

A metodologia Lean significa “enxuto” em português e tem a intenção de gerir recursos de forma mais eficiente, diminuindo gastos como tempo, espaço, energia e outros, de forma que não afete a qualidade do produto. Também traz mais simplicidade para as operações, diminuindo os ruídos e gargalos.

Metodologia Kaizen

Kaizen é uma palavra de origem japonesa: Kai (melhoria) e zen (boa). A proposta é reduzir desperdícios, inclusive o de tempo, dispensando processos complexos, por exemplo. Um dos seus benefícios é fazer com que a empresa tenha objetivos mais tangíveis propostos pela equipe, sem interferências do exterior.

Metodologia 5S

Essa metodologia é baseada em 5 palavras japonesas:

  • Seiri: utilização;
  • Seiton: arrumação;
  • Seiso: limpeza;
  • Seiketsu: higiene;
  • Shitsuke: disciplina.

Seu principal propósito é alcançar a melhoria contínua dos processos e antecipar os problemas. Ela também ajuda a melhorar o engajamento dos funcionários, muda o ambiente organizacional com melhoria na organização, limpeza e produtividade, além de ajudar no crescimento da receita na empresa.

Tecnologia e inovação na gestão de indústrias

A tecnologia é uma grande aliada da gestão de indústrias e ajuda a otimizar os recursos, minimizar as perdas e melhorar os resultados. 

Com o avanço da tecnologia é possível monitorar processos em tempo real, fazer verificações de qualidade mais precisas, ajustes de mais rápidos e garantir que o processo tenha um fluxo constante com menor número de falhas.

Na indústria 5.0, usar tecnologias como IIoT (Industrial Internet of Things), Blockchain, Cloud Computing e Big Data podem tornar os processos mais modernos, precisos e ágeis, garantindo também que os clientes sejam melhor atendidos e os funcionários tenham melhores carreiras. Entre outros benefícios, podemos citar:

  • Redução dos custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Otimização e automação dos processos;
  • Melhoria no controle de qualidade;
  • Melhor gerenciamento dos talentos;
  • Tomada de decisão mais assertiva;
  • Comunicação interna alinhada e com menos ruídos;
  • Experiência com o cliente mais fluida e sem entraves;
  • Maior número de vendas.

6 dicas práticas para gestão industrial

Para ter sucesso na gestão industrial é preciso, além do planejamento, a análise contínua para melhorar os resultados operacionais. Para isso, seguem alguns princípios de gestão para melhorar o seu processo:

1. Análise periódica dos dados

No cenário atual, se orientar por dados é a regra, já que as decisões ficam mais assertivas e reduzem os custos. Dessa forma, uma gestão industrial baseada em dados pode melhorar a vantagem competitiva da empresa, a eficiência e a colaboração entre as equipes.

2. Revisão constante de fluxos

Na gestão industrial é importante ter uma visão sistêmica do setor operacional. Para facilitar a visualização, é possível dividir e revisar os fluxos de cada parte da operação, como: material, montagem, embalagem, armazenamento, etc.

Uma ótima ferramenta para isso é o fluxograma de processo, que representa visualmente cada etapa do processo e facilita a identificação de gargalos e pontos de melhoria.

E para não se perder com o volume de informação durante as checagens dos processos, você pode usar o modelo POP para indústrias da Checklist Fácil e garantir uma rotina eficiente. Baixe gratuitamente!

3. Plano de ação

O plano de ação é uma ferramenta que detalha ações para correção de problemas ou para alcançar um resultado. É uma importante ferramenta de gestão para otimizar o tempo e deixar a operação mais objetiva, eliminando as dúvidas, direcionando a pessoa correta para execução e detalhando todas as etapas da atividade.

Outro ponto importante é que essa ferramenta de gestão industrial permite alcançar metas específicas e diminuir falhas no processo.

O Checklist Fácil pode te ajudar a otimizar 25% das horas da sua equipe. Com essa ferramenta, é possível criar planos de ação automáticos, que podem ser atribuídos ao responsável com prazos e todas as diretrizes para garantir a realização da correção.

4. Investimento em treinamento e capacitação

Fazer treinamentos e capacitações pode ajudar a reduzir os erros e detectar falhas no processo. Por exemplo, quando não há o treinamento para o uso adequado dos maquinários, podem ocorrer perdas na produção.

Quando ocorrem atualizações na área operacional, como a chegada de um novo maquinário ou software, é importante promover treinamentos para explicar como a ferramenta funciona e quais os seus objetivos.

5. Prevenção de perdas e danos

A gestão industrial usa ferramentas que tem como foco a redução de desperdícios dentro da organização. Dessa forma, é possível reduzir riscos às quais a organização está sujeita, como acidentes, paralisações, prejuízos e outros.

Esse controle de perdas é feito a partir de algumas metodologias, como análise de risco e do PDCA, além de outras iniciativas.

6. Cuidados na gestão de estoque e armazenamento

Gerenciar os estoques é uma atividade essencial para a indústria e envolve o controle de matérias-primas, produtos em processamento e acabados. É essencial para evitar que o processo de produção seja interrompido pela falta de recursos ou algum imprevisto na entrega.

Além disso, o controle evita o excesso de estoque, o que pode gerar custos desnecessários e prejuízos para a empresa.

Como um checklist online pode transformar sua gestão?

O checklist funciona como um guia, pois documenta todos os processos da instituição. Assim, as atividades podem ser divididas por setores ou categorias. Além disso, é possível separar as tarefas em microetapas, acompanhar o processo de execução e otimização.

Por isso, é importante ter uma boa ferramenta de gestão industrial para ter credibilidade e verificar se as atividades estão sendo cumpridas corretamente. Com Checklist Fácil, você pode fazer tudo isso e muito mais! E o melhor de tudo, você pode fazer um teste grátis para comprovar todos os benefícios.

O software facilita a realização de auditorias, e permite acompanhar todas as etapas dos processos de forma centralizada e em tempo real. Além disso, é possível ter todas as informações em dashboards personalizados.

Fale com um especialista em gestão para impulsionar seus resultados e melhorar suas operações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança