O que é indústria metalúrgica? Entenda o papel da tecnologia nesse setor!

O uso de metais está presente nas nossas vidas em mais formas que imaginamos. Mas você sabe como eles são fabricados? Essa é uma responsabilidade da indústria metalúrgica. Acompanhe a leitura para entender mais sobre esse mercado.
Atualizado em: 12 de julho de 2023
Tempo de leitura: 8 minutos

Existem diversos nichos industriais no mundo. Nesse contexto, a indústria metalúrgica é uma das mais importantes quando falamos em indústrias base — e corresponde a uma importante parcela econômica.

O motivo para isso é que ela está por trás de outros grandes mercados, como o automobilístico, o de comunicação, o tecnológico e até da medicina. Além disso, ela é uma das responsáveis pela produção de matéria-prima para setores que dependem dos metais.

Dessa forma, entender o que é a indústria metalúrgica, o que ela produz e quais são os seus principais desafios é essencial. Assim, é justamente o que você vai aprender com a leitura deste conteúdo. Acompanhe!

O que é indústria metalúrgica? 

A indústria metalúrgica tem como foco a transformação de metais em produtos que servem de matéria-prima e peças para produção de outros itens. 

Ela tem como princípio o derretimento de metais ferrosos e não ferrosos.

Os ferrosos, por exemplo, são ligas de ferro e carbono, que podem conter em sua composição outros elementos químicos. Nesse contexto, podemos citar o crômio, fósforo, cobre, silício, enxofre, manganês, entre outros. Em alguns casos, esses metais são recicláveis.

Seu uso mais comum é na fabricação de utensílios domésticos, como panelas e baixelas em inox. No entanto, também é utilizada em ferramentas, perfis estruturais para construção civil, latas para bebidas, etc.

Já os não ferrosos são mais duráveis e resistentes à corrosão. Assim, como o nome sugere, não contém ferro em sua composição. Entre eles, alguns dos mais comuns são o alumínio, o cromo, o chumbo e o cobre.

Seus principais usos são para a fabricação de:

  • Tubos de água e cilindros para instalação de aquecimento central, de válvulas, bombas e hélices na construção naval, de fios elétricos, cabos e condutores (cobre);
  • Turbinas para aviões (níquel);
  • Placas de circuitos impresso (silício);
  • Componentes de fornos e eletrônicos (cromo).

Dessa forma, a indústria metalúrgica se destina a derreter metais e misturar com outros minérios para a fabricação de outros produtos. Por ser uma indústria de base, em muitos casos ela fabrica a matéria-prima para que outras empresas elaborem o produto final.

Outrossim, é possível dividi-la em 3 grupos. São eles:

1 – Fundição 

A etapa de fundição é especializada na fabricação de peças para outras indústrias — com o derretimento de metais. O objetivo é, posteriormente,  colocá-los em matrizes até que esfriem e tomem a forma da peça a ser utilizada.

Esse processo pode acontecer das seguintes formas:

  • Em moldes de areia: Usada quando a quantidade de peças a ser produzida é pequena, os tamanhos das peças são muito grandes ou com muitos detalhes;
  • Em coquilha: É feita quando é usado o molde metálico;
  • Sob pressão: Quando o metal líquido é injetado em um molde de aço através de um pistão;
  • Tixofundição: Se dá quando há o uso do alumínio em “pasta” – e não líquido – para preenchimento do molde.

2 – Soldagem 

Já a soldagem é o processo de juntar duas ou mais peças de metal. O processo é feito utilizando o calor e um metal de solda para colar os materiais — com o objetivo de formar uma determinada peça.

É muito usada no setor metalmecânico, construção civil, automobilístico, entre outros. 

3 – Usinagem 

Por fim, na usinagem, a metalúrgica também tem objetivo de dar forma a uma peça específica de metal. A diferença da fundição é que, aqui, não são usados moldes.

As peças metálicas brutas ganham forma através do corte e desbaste com lâminas ou produtos químicos, que podem atuar em vários ângulos. A partir de um projeto, o operador ou a máquina dão a forma ideal ao item.

Em todas essas indústrias, as máquinas precisam de manutenção constante e os operadores, de uma lista atualizada de suas tarefas e demandas. 



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

O que a indústria metalúrgica produz? 

Como você viu, a indústria metalúrgica cumpre um importante papel na produção de bens de consumo. Além disso, ela tem destaque na produção de materiais para as demais indústrias.

Por isso, destacamos 6 matérias-primas que dependem da indústria metalúrgica. São elas:

1. Ferroligas 

As ferroligas são a mistura de materiais que contém, principalmente, ferro e níquel na sua composição básica. Junto deles, outros elementos, como cromo, adicionam novas propriedades que o ferro, por si só, não teria, incluindo:

  • Resistência mecânica e à corrosão;
  • Condutividade elétrica e térmica;
  • Temperatura de fusão ou brilho.

Desse modo, as ferroligas podem ser consideradas materiais mais eficientes que o aço em diversas situações. Além disso, também podem fazer parte de ligas de aço, visando melhorar seu desempenho. 

2 – Ferro-gusa 

O ferro-gusa é um material produzido a partir do derretimento do minério de ferro e calcário em alto forno — usando o carvão vegetal como combustível. Quando tudo isso esfria, forma o ferro-gusa, um produto de alto carbono.

Por sua instabilidade e fragilidade, passa por mais processos de fusão e mistura com outros elementos para formar os lingotes. Este, por sua vez, é matéria-prima para o ferro forjado, o ferro fundido e o aço. 

3 – Metais não ferrosos 

Os metais não ferrosos, como você viu, são aqueles que não possuem ferro em sua composição. Portanto, não são magnéticos. Entre eles estão:

  • Cobre;
  • Chumbo;
  • Alumínio;
  • Zinco.

O cobre, por sua alta condutividade e maleabilidade, é muito usado para fiação elétrica e tubos de encanamentos de aquecedores de água.

Já o alumínio oferece ótima resistência mecânica e é perfeito para manutenção da temperatura. Por isso, sempre foi muito utilizado na fabricação de panelas e talheres. Além disso, por ser leve, atualmente é a base para a produção de latas de bebidas, alimentos e também usado na construção civil.

O chumbo, no entanto, está em um momento de decadência desde que foi verificada a sua toxicidade para o ser humano — que também impacta negativamente o meio ambiente. Ainda assim, alguns tipos de indústria o utilizam por sua resistência a ácidos.

Por fim, o zinco é muito utilizado na galvanização de estruturas de aço e na produção de ligas, como o latão, que resulta da sua mistura com o cobre. A sua mineração corresponde a aproximadamente US$ 18,5 bilhões para a economia mundial. 

4 – Tubos 

As indústrias metalúrgicas que trabalham com a produção de tubos fabricam esses itens a partir da extrusão a frio ou a quente. 

Nesse caso, a matéria-prima é empurrada contra uma matriz no formato de tubo, adquirindo a forma na bitola desejada. Assim, chega-se ao produto final. Os principais materiais-base dos tubos são: ferro fundido, aço e cobre. 

5 – Siderurgia 

As indústrias metalúrgicas que atuam na siderurgia são as que têm como produto final o aço e o ferro fundido

Destes, o aço é uma das ligas metálicas mais utilizadas na indústria mundial. Afinal, é utilizado em segmentos como:

  • Construção civil;
  • Agricultura;
  • Indústria automobilística, naval e aeroespacial;
  • Medicina;
  • Produção e distribuição de energia (tanto em hidrelétricas, termelétricas e usinas nucleares quanto eólicas);
  • Indústria petrolífera;
  • Na própria mineração.

Além disso, essa é uma das que mais cresce no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a produção brasileira de aço bruto aumentou 6,2% no primeiro trimestre de 2021.

6 – Fundição 

A fundição, por sua vez, é a parte da indústria metalúrgica que dá diferentes formas ao ferro derretido. Após ser exposto a fornos de altíssima temperatura e virar líquido, ele é colocado em moldes e, ao esfriar, resulta no formato da sua matriz. 

Dessa forma, seu produto final é a peça fundida. Os metais mais usados na fundição são bronze, aço, magnésio, latão e zinco.

Por ser um dos processos mais antigos da indústria metalúrgica, a fundição produz uma infinidade de itens. Do aço podem ser fundidos peças para:

  • Fornos;
  • Tornos;
  • Blocos para motor de automóveis e aviões;
  • Pistões e seus anéis;
  • Bases de máquinas e ferramentas;
  • Rodas dos mais diversos usos e engrenagens;
  • Eixos de manivela.

Do bronze, são fundidos historicamente sinos, troféus, prêmios e placas de homenagem. Em contrapartida, o magnésio é muito utilizado na indústria automobilística, como na fundição das rodas de magnésio e nos motores.

Por último, o zinco é utilizado na composição com o bronze para aumentar a dureza, melhorar a resistência à pressão e ao uso contínuo

Por que é importante investir em tecnologia na indústria metalúrgica?

Durante muitos anos, a tecnologia foi um diferencial competitivo para muitas empresas. Hoje, no entanto, ela é uma questão de necessidade para, basicamente, todos os setores da economia — e isso vale para a indústria metalúrgica.

Nesse cenário, um ponto importante da implementação de tecnologias nas metalúrgicas está nas soluções que ajudam as empresas a agirem de forma mais sustentável. Assim, elas podem respeitar o meio ambiente, sem esquecer de sua produtividade.

Por meio de tecnologias que favorecem a reciclagem, por exemplo, a indústria consegue ter indicadores sobre o uso racional de recursos naturais e as análises de efluentes. Dessa forma, é possível usar essas informações a favor da imagem da empresa.

Em adição a isso, a tecnologia também é aliada na qualificação de pessoal. Desse modo, muitas empresas podem oferecer capacitação e treinamentos online para seus colaboradores — agilizando sua eficiência. 

Assim, as empresas que investem em tecnologias têm uma maior facilidade para se destacar no seu nicho. Sistemas de gestão integrado, de controle de tarefas, de análise de indicadores, que visam a automação e as soluções de checklist são algumas dessas ferramentas.

Além disso, a tecnologia está presente em todos processos. Um desses cenários é a comunicação com clientes. Nesse caso, ela permite que as mensagens sejam enviadas e recebidas praticamente just in time

Já os softwares de gestão permitem a tomada de decisão mais ágil e efetiva, baseada em dados constantemente atualizados. Inclusive, podemos dizer que os sistemas de gestão de processos, projetos e tarefas mudaram o cenário da produção. 

A automação também revolucionou o chão de fábrica, permitindo um incremento gigante na produtividade.

Como a solução da Checklist Fácil pode ajudar a indústria metalúrgica?

Como você entendeu, investir em tecnologia é fundamental para garantir que a indústria dê o próximo passo em seu desenvolvimento. Nesse cenário, o Checklist Fácil pode ajudar muito a indústria metalúrgica — bem como os outros tipos. 

Com ele, a empresa consegue organizar e controlar todos os seus processos. Desde a manutenção das máquinas e a execução de tarefas até a conferência do uso de EPIs e o cumprimento das Normas Regulamentadoras.

Algumas das funcionalidades que você precisa conhecer são:

Planos de ação

As não conformidades são algo que todo o nicho tem de lidar. Elas são situações que fogem do planejamento inicial e podem trazer complicações para a eficiência da indústria.

Dessa forma, o plano de ação do Checklist Fácil é a ferramenta ideal para tornar esse processo mais simples. Dessa forma, sempre que esse tipo de situação for identificado, a equipe logo consegue trabalhar em soluções.

Além disso, uma de suas características é o preenchimento obrigatório. Ou seja, o time só pode avançar quando concluir as não conformidades. Dessa forma, você minimiza as chances de não resolver um problema.

Assim, toda a indústria ganha eficiência e produtividade.

Workflows

Os workflows são outra funcionalidade do Checklist Fácil que traz uma série de benefícios para as indústrias. Essa característica é essencial para integrar os fluxos de trabalho.

Ou seja, um workflow não significa apenas criar uma ordem de processos. Ele consiste na integração total dessas etapas — literalmente criando um fluxo entre elas.

Dessa forma, com o Checklist Fácil você conseguirá criar toda uma cadeia de trabalho, garantindo que os seus times estejam na mesma página. Consequentemente, a indústria alcançará um maior sucesso em seus projetos.

Relatórios

Outra funcionalidade fundamental para as indústrias metalúrgicas é a criação de relatórios. Quando a gestão de tarefas é feita em papel, por exemplo, os gestores demoram a ter acesso à esse material.

Além de ter de esperar os profissionais responsáveis finalizá-las, ainda há todo o tempo necessário para cruzar as informações. Dessa maneira, o Checklist Fácil atua para agilizar todo esse processo.

Com a solução, é possível gerar informações em tempo real, já em formatos de relatório. Por isso, a indústria consegue agilizar seu processo de tomada de decisões.

Principais desafios da indústria metalúrgica?

Como em boa parte da indústria brasileira, a metalúrgica também precisa superar desafios que impactam diretamente em seu resultado. Um dos principais está na automação de processos.

Isso se dá pois muitas empresas ainda são resistentes às mudanças. Ou seja, continuam produzindo nos moldes de décadas passadas, não vendo as novas oportunidades em otimizar processos e implementar tecnologias modernas.

Nesse cenário, o Checklist Fácil se posiciona com a solução perfeita para essa questão. Como você viu acima, as funcionalidades da ferramenta permitem toda uma otimização no trabalho.

Além disso, a sustentabilidade é outro relevante desafio para a indústria metalúrgica. Métodos de produção defasados e o descarte de materiais podem causar um grande impacto ambiental.

Esse contexto, no entanto, também apresenta uma nova oportunidade: investimento em tecnologia verde. Ela permitirá uma redução para que a indústria atenda aos indicadores de sustentabilidade ao mesmo tempo em que reduz custos.

Para isso, o Checklist Fácil também cumpre um importante papel para dar suporte às empresas. Nele, é possível criar listas com as métricas sustentáveis que a indústria deve atender. 

Além disso, também permite criar um plano de ação para a implementação gradativa de novas tecnologias.

Quer entender como o Checklist Fácil pode levar sua indústria metalúrgica ao próximo patamar? Agende uma demonstração gratuita da ferramenta e entenda como.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.