12 passos para gestão de manutenção predial, normas regulamentadoras e mais!

Como está a gestão de manutenção predial da sua empresa? Do planejamento à vistoria, confira 12 passos para garantir uma eficiente conservação da estrutura e prevenir acidentes em edifícios!
Atualizado em: 22 de abril de 2024
Tempo de leitura: 14 minutos

Preservar a estrutura de um edifício exige atualização constante de uma série de processos contínuos. O controle de todos os procedimentos relativos a esse cuidado é conhecido como gestão de manutenção predial

Em síntese, trata-se de um trabalho que envolve a análise de custos, identificação de problemas, acompanhamento de ações aplicadas por profissionais e geração de relatórios para ajuste de estratégias, entre outras rotinas, como você vai descobrir neste artigo.

A gestão de manutenção predial é a ação necessária para garantir a segurança e conservação de edifícios, máquinas e equipamentos, e deve evitar paradas abruptas e falhas que comprometam o imóvel definitivamente. Vem saber mais! 

Neste artigo você encontrará:

Afinal, o que é gestão de manutenção predial?

A gestão de manutenção predial é a atividade que prevê o planejamento, coordenação e análise de manutenções em uma edificação. Tal prática, por sua vez, reúne técnicos, síndicos e usuários no desafio de conservar determinado local, a fim de garantir a segurança e manter seus ocupantes fora de riscos.

Trata-se de uma operação bastante comum na rotina das empresas. Algumas construtoras, inclusive, oferecem a manutenção predial como um serviço de pós-venda entre suas atividades. A gestão de manutenção predial é um trabalho contínuo, com foco na aderência de fluxos de atividades e implementação de rotinas baseadas em normas técnicas.

Do mesmo modo, também são instauradas boas práticas de utilização de equipamentos e instalações, pois a preservação e o desgaste estão intimamente ligados ao seu uso adequado. Nesse sentido, a criação de manuais também pode estar entre as missões que o gestor dessa área deve cumprir. 

Qual é a importância de gerir manutenções em prédios?

A gestão de manutenção predial é uma prática fundamental para garantir a integridade e preservação de um edifício. Sendo assim, executá-la também é uma forma de prevenir acidentes ou ocorrências, zelando pela segurança dos moradores, prolongando a vida útil de equipamentos e atendendo nomas técnicas relacionadas a esse setor (conforme as que você vai conferir no próximo tópico). 

Para atingir tais objetivos, o recomendado é realizar a manutenção preventiva de edificações (identificando e revertendo falhas antes que o grau de criticidade aumente), ou até mesmo preditiva, antecipando-se a problemas futuros. Porém, também existem casos em que esse tipo de ação é feito de forma corretiva.  

Quais normas técnicas estão relacionadas à gestão da manutenção predial? 

No Brasil, entre as normas técnicas que fornecem diretrizes para a manutenção predial elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estão: NBR 5674, NBR 13752, NBR 14023, NBR 14037, NBR 15575 e NBR 16280. Entenda mais sobre cada uma delas a seguir. 

NBR 5374: a norma técnica que regula a gestão de manutenção predial

Espera-se que o gestor da área estabeleça rotinas e orçamentos para que a manutenção predial seja bem-sucedida. Para isso, o profissional deve considerar a Norma Brasileira 5674, definida pela ABNT. 

Essa é a norma técnica que estabelece procedimentos de orientação à gestão de manutenção predial. Ela tem como focos principais a preservação das características originais do prédio, bem como a prevenção da perda de desempenho gerada por desgaste de sistemas e equipamentos. 

NBR 13752: regras para vistorias em edificações 

A NBR 13752 não está diretamente ligada às manutenções prediais, mas oferece contribuições importantes no que diz respeito a terminologias, elaboração de laudos técnicos e documentos para comprovar a necessidade de reparos em casos mais críticos.

NBR 14023: acessibilidade e inclusão   

A NBR 14023 pode auxiliar em serviços de manutenção fornecendo as diretrizes necessárias para assegurar a acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.  

Desse modo, a norma orienta a revisão preventiva e corretiva dos elementos de acessibilidade, como rampas, elevadores, pisos táteis e sinalização, para garantir seu funcionamento adequado e a segurança dos usuários. 

NBR 14037: manuais de uso, manutenção e operação 

Esta é uma norma essencial em reparos prediais, uma vez que orienta os requisitos mínimos que devem constar em manuais de uso, manutenção e operação de prédios.  

Tais documentos são obrigatórios para qualquer edificação no Brasil, e devem ser entregues pela construtora ou incorporadora ao proprietário do imóvel. O principal objetivo da NBR 14037 é reunir todas as informações para direcionar a manutenção correta de sistemas e componentes do prédio.  



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

NBR 15575: requisitos mínimos de qualidade em edificações habitacionais 

A NBR 15575 apresenta exigências como condições de estrutura, segurança contra incêndio, conforto térmico, acústico e lumínico, durabilidade e funcionalidade. Dessa forma, tais recomendações que devem ser atendidas durante a vida útil de prédios.

Por isso, a norma reforça aspectos determinantes para projetos e construção de edificações mais duráveis, com menor necessidade de reparos e custos de manutenção ao longo da vida útil

NBR 16280: cuidados durante reformas 

A NBR 16280 é outra norma importante a ser considerada em manutenções prediais, pois prescreve regras e procedimentos para a realização de reformas em edificações.  

Portanto, entre as medidas previstas, a norma técnica orienta o controle de riscos, a minimização de impactos nas rotinas do prédio, regularização, qualidade dos materiais e serviços e o equilíbrio entre estética e estrutura das construções.  

Quais são os benefícios da gestão de manutenção predial?

A correta gestão de manutenção predial oferece ao patrimônio, ao longo de toda a sua vida útil, as melhores condições de utilização. Assim, a edificação é capaz de resistir aos agentes que podem provocar deteriorações em suas propriedades originais, bem como seu uso geral e desgastes naturais.

Como falamos, a gestão de manutenção predial prevê o acompanhamento de todas as etapas que envolvem a manutenção predial, que podem ser divididas em três grandes grupos. A saber:

Cada uma delas possui função específica dentro do contexto de manutenção predial. Assim, precisam ser gerenciadas seguindo um mesmo fluxo de trabalho, para que sejam complementares e, portanto, não haja despesas desnecessárias, ou mesmo que alguma delas seja incompetente em sua execução.

Nesse sentido, as principais vantagens em aderir ao controle de manutenção predial são: 

Reduz custos de manutenção

A manutenção em dia assegura que falhas e problemas estruturais sejam identificados rapidamente, muito antes sequer de se tornarem dores de cabeça comuns. As intervenções são planejadas, o que ajuda a minimizar despesas.

Afinal, com o aspecto da previsibilidade, é possível distribuir o orçamento, preparar o setor de compras e economizar com segurança.

Esse planejamento na gestão de manutenção predial ainda é capaz de evitar o endividamento da edificação, pois permite que os gastos estejam condizentes com a realidade financeira da administração.

Minimiza desperdícios

Nessa mesma linha de raciocínio, a gestão de manutenção predial possibilita o controle eficiente de recursos do empreendimento, por parte da construtora ou incorporadora.

Afinal, viabiliza uma assistência periódica e programada, que evita que sejam gastos mais insumos na correção ou reestruturação de algo, mitigando custos corretivos futuros maiores. 

Gera indicadores para controle efetivo

Tal como as demais áreas, os indicadores de desempenho também devem ser aplicados à área de manutenção predial, a fim de averiguar se as demandas estão sendo cumpridas conforme o objetivo geral do setor.

Além disso, o acesso a dados de performance permite a análise de informações pertinentes para a gestão e planejamento das próximas atividades, sendo fundamentais para processos que exigem tomadas de decisão.

Entre esses indicadores, estão os controles:

  • Financeiros;
  • Mão de obra;
  • Durabilidade;
  • Histórico de ocorrências. 

Quais são os tipos de manutenção predial? 

Você já conferiu anteriormente que existem três tipos que compõem a gestão de manutenção predial: preventiva, corretiva e preditiva. Essas classificações se aplicam ao tema de forma geral, isto é, a qualquer necessidade de manutenção (por exemplo, em manutenções industriais, residenciais, etc.), e não somente em manutenções de edifícios.

Confira a seguir quais são as características e o que diferencia uma da outra:

Manutenção preventiva   

Uma manutenção preventiva é todo reparo que visa evitar um problema futuro. Para cumpri-la, é essencial executar inspeções prediais frequentes, registrar as datas de procedimentos realizados e programar ações periódicas. Podemos citar os seguintes casos de manutenção predial preventiva: 

  • Limpeza de calhas e telhados; 
  • Pintura de fachadas; 
  • Verificação de instalações hidráulicas e elétricas; 
  • Revisão em equipamentos de climatização.

Manutenção corretiva 

Quando algo precisa ser corrigido, significa que um problema foi detectado. Portanto, a manutenção corretiva pode ser classificada como reativa, realizada sempre para reverter uma não conformidade

Esse é um tipo de manutenção que geralmente acumula mais custos e transtornos para os envolvidos, pois requer tempo de parada de máquinas ou interdições mais complexas. Entre os exemplos de manutenção predial corretiva, estão: 

  • Conserto de portas e janelas; 
  • Desentupimento de tubulações; 
  • Reparo de vazamentos; 
  • Troca de peças danificadas.  

Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva é caracterizada pela antecipação a falhas. Para tanto, é preciso haver monitoramento contínuo e análise constante de informações a fim de reunir evidências para prever um problema que pode vir a ocorrer.

Entre os principais casos de acompanhamento para manutenção predial preditiva, estão: 

  • Análises sobre a qualidade da água armazenada em reservatórios; 
  • Monitoramento de consumo de energia; 
  • Vibração de motores elétricos (de bombas e elevadores, por exemplo); 
  • Coleta de amostras de óleo hidráulico. 

Um dos recursos indicados para aprimorar e automatizar esse tipo de controle são os sensores de Internet das Coisas (IoT). Os dispositivos podem ser instalados em diversos equipamentos e ambientes, com a finalidade de realizarem medições automáticas e em tempo real de parâmetros como vazão, temperatura e pulsos elétricos.

ACESSE GRÁTIS | Kit Estratégico para Automação

Quais são os exemplos de gestão de serviços de manutenção predial? 

Além de saber que a manutenção em edificações pode ser corretiva, preditiva ou preventiva, também é importante conhecer alguns exemplos indispensáveis para assegurar a qualidade técnica das construções. Entre os serviços mais comuns, estão os de climatização, resíduos, acessibilidade e conservação, conforme os tópicos que você confere a seguir.  

Climatização 

Com relação ao sistema de HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning , ou Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) de um prédio, é preciso realizar intervenções frequentes para manter a qualidade do ar, a preservação de materiais e equipamentos, a eficiência energética e a conformidade regulatória em edifícios residenciais e comerciais.  

Nesse sentido, alguns dos casos mais comuns são a limpeza de dutos, a troca de filtros e a verificação ou ajuste em controles de umidade. Há situações mais técnicas, como calibração de termostatos ou inspeção e lubrificação de componentes mecânicos, como motores e ventiladores. 

Gestão de resíduos 

A coleta e destinação correta do lixo gerado no dia a dia é uma parte essencial e um ótimo exemplo que deve fazer parte da gestão de manutenção predial constantemente. Para exemplificá-la, podemos listar: 

  • Limpeza e cuidados regulares com recipientes de coletas, como lixeiras, contêineres e caçambas; 
  • Acompanhamento do sistema de coleta seletiva, com separação de resíduos orgânicos e recicláveis
  • Realização de campanhas de conscientização com habitantes e frequentadores do local. 

Acessibilidade 

Monitorar o funcionamento e a preservação de estruturas de acessibilidade, bem como identificar necessidades de mudanças nesse tipo de elemento, também faz parte de uma boa manutenção em edificações. É preciso realizar checagens periódicas a fim de garantir o pleno funcionamento dos recursos para facilitar acessos.  

Sendo assim, entre os exemplos mais frequentes desse tipo de serviço estão a atenção com rampas de acesso, corrimãos e barras de apoio, sinalizações (táteis e visuais), treinamento de colaboradores, adaptação em banheiros, portas e passagens, e plataformas elevatórias.  

Conservação e limpeza 

Serviços voltados à preservação das construções podem evitar muitos problemas. Por isso, a conservação e limpeza em manutenções prediais deve considerar ações como: 

  • Limpeza de pisos, superfícies e vidros; 
  • Pintura das áreas comuns; 
  • Higienização dos banheiros e sanitários; 
  • Dedetização para controle de pragas; 
  • Cuidados com áreas externas, como jardins, espaço de lazer, estacionamento e calçadas; 
  • Revisão frequente dos equipamentos de limpeza, como esfregões, aspiradores de pó e lavadoras. 

Quem é responsável por realizar manutenções em prédios? 

Atribuir responsáveis aos serviços de manutenção predial depende dos acordos e regras de cada local. Há situações em que os proprietários devem se atentar a qualquer tipo de reparo, mas também existem casos em que os locatários compartilham dessa tarefa, cabendo a eles a realização de manutenções internas referentes à unidade locada.  

Outro cenário possível é a supervisão e coordenação das atividades de manutenção por parte de síndicos ou administradores da edificação. Por fim, prédios públicos dependem da administração governamental para manter as inspeções e os reparos em dia. É o caso de escolas, hospitais, construções históricas etc.  

Em qualquer uma das possibilidades acima, a execução dos serviços dependerá de como os responsáveis prefiram desenvolvê-la. Empresas de manutenção, por exemplo, podem ser uma boa alternativa, pois conhecem requisitos, necessidades e procedimentos a serem realizados.  

Quais são os riscos da falta ou ineficiência de manutenção predial? 

Um plano de manutenção predial falho, que não garanta todos os reparos ou ações preventivas que devem ser colocadas em prática, pode gerar complicações de segurança e de conservação da construção e seus elementos. É essencial manter a manutenção predial em dia para evitar problemas como:  

  • Falta de segurança gerada pela precariedade das instalações, a exemplo da deterioração estrutural (de vigas e colunas, por exemplo), acidentes com eletricidade ou com vazamentos de gás; 
  • Risco de doenças respiratórias ocasionado pela má qualidade do ar circulado em sistemas de ar-condicionado e ventilação; 
  • Proliferação de insetos, roedores e outras pragas em decorrência da falta de limpeza ou dedetização; 
  • Ocorrências graves, como desabamentos e incêndios
  • Depreciação e desvalorização do imóvel por más condições. 

Alguns dos itens acima podem, inclusive, ocasionar penalidades ou multas. Dessa forma, os proprietários ou responsáveis pelo edifício podem ser responsabilizados civil e criminalmente por danos causados a terceiros.  

Quais são os desafios da gestão de manutenção predial?

Entre os principais pontos a serem superados pela gestão de manutenção predial estão: planejamento, programação, orçamento, gerenciamento de fornecedores e contratos, avaliação de riscos, além do cumprimento de normas e regulamentos.

Para a gestão de manutenção predial, portanto, é preciso que o profissional envolvido compreenda que seu foco não é estritamente a execução da manutenção, mas sim a análise de todo o processo com base em resultados e indicadores.

Essa mudança de visão é essencial para compreender que não é a manutenção em si, mas sim o conjunto de esforços que tornam a tarefa um sucesso dentro da empresa. Isso envolve exigências que vão muito além da redução de custos.

Portanto, devem considerar a valorização do patrimônio, disponibilidade, segurança e sustentabilidade em todas as ações. Assim, entende-se que o gestor deve possuir uma postura multidisciplinar e atenta a inovações e implementações.

Para isso, deve controlar fatores de qualidade como estética, limpeza e disponibilidade, por exemplo. Quando o gestor falha nesta entrega, o edifício pode sofrer com a degradação precoce da edificação, reduzindo sua vida útil e contribuindo para a desvalorização imobiliária

Passo a passo para adequar a gestão de manutenção predial

As principais iniciativas para implementação e adequação dos processos na gestão de vistorias e reparos prediais são: 

1. Comece com um mapeamento completo 

Em primeiro lugar, identifique todos os pontos de atenção da construção em foco. Cada edificação possui suas particularidades e uma estrutura específica, ou seja, as atividades de manutenção predial variam de acordo com as características de cada edificação. Para tanto, recomenda-se a realização de uma inspeção detalhada sobre espaços internos e externos, incluindo sistemas e instalações.  

Busque informações como o estado de cada componente, o tempo de uso, as condições atuais e o histórico de manutenção, registrando tudo em um documento acessível para consultas futuras. Tal levantamento será imprescindível para gerir a manutenção do seu prédio. 

2. Planeje todas as ações

Mesmo que a sua empresa já possua um plano de manutenção definido, ele precisa passar por revisões que atendam as mudanças que podem ocorrer, sejam inteiramente ou mesmo no mercado. Se a sua gestão não possui essa organização inicial, certamente o controle de manutenção será ineficaz e, portanto, é fundamental elaborar esse guia na empresa.

Para fazer isso, considere aspectos como infraestrutura, máquinas, equipamentos e características de áreas comuns. Defina também quais são os tipos de manutenções que devem ser implementadas. Não se esqueça de, ainda, delimitar orçamentos e frequência de cada uma das atividades.

Conte com o auxílio de técnicos especializados para definir o que é preciso para cada etapa da operação. Além disso, vale conferir o histórico de ações implementadas e consultar normas técnicas, informando-se sempre sobre suas atualizações. 

3. Elabore um cronograma 

Revise todas as informações coletadas e todo o planejamento. A partir disso, monte um cronograma que contemple tudo que será colocado em prática no seu plano de manutenção predial. Esse é o momento de destacar criticidades e definir prioridades para as revisões, reparos e inspeções. 

Durante a elaboração do cronograma, é fundamental envolver todas as partes interessadas, como proprietários, administradores, equipe de manutenção, fornecedores e prestadores de serviços. Vale lembrar ainda que este será um documento sempre sujeito a revisões e alterações, conforme o andamento das atividades ou condições observadas ao longo do tempo.  

4. Treine sua equipe

Tal como processos devem estar sempre atualizados e de acordo com o mercado, profissionais também precisam acompanhar essa evolução. Nesse sentido, é tarefa do gestor investir em treinamentos técnicos e promover a comunicação interna, com processos integrados entre todos os colaboradores.

Um exemplo prático disso foram as regras durante a pandemia, quando foi preciso adaptar o time a uma nova realidade no dia a dia, seguindo medidas de prevenção e disponibilizando equipamentos de proteção adequados. O mesmo vale para produtos de higienização. 

BAIXE GRÁTIS | Modelo de Checklist para Higienização de EPIs

5. Tenha foco na manutenção preventiva

Muitas vezes deixada de lado, a manutenção preventiva é essencial para evitar intervenções corretivas que podem levar mais tempo para serem executadas, além de serem mais caras, na maioria das vezes.

Mesmo assim, ela costuma ser subestimada na gestão da manutenção predial, o que causa problemas com produtividade e desperdícios. 

Sendo assim, lembre-se de adicioná-la no seu plano de manutenções, revisando suas estratégias periodicamente, a fim de garantir o desempenho de cada uma delas. 

6. Dê urgências às manutenções corretivas

Outro ponto que requer atenção na gestão de manutenção predial são as manutenções corretivas. Afinal, elas precisam ser executadas o quanto antes, não só a fim de garantir a segurança dos usuários, como também evitar paradas totais ou mesmo a perda de ativo.

É o que costuma ocorrer com sistemas elétricos e hidráulicos que não são cuidados pontualmente a tempo, por exemplo. No caso, se o problema não é corrigido, toda a estrutura pode ser danificada, tendo que ser refeita inteiramente e até mesmo comprometendo outros pontos da manutenção. Tudo isso gera custos e esforços que podem ser evitados. 

7. Não se esqueça de nenhum local

Ambientes que costumam receber pessoas e até possuem características estéticas mais proeminentes costumam necessitar de mais atenção. Entretanto, mesmo aqueles ambientes mais afastados e pouco utilizados também precisam ser averiguados, principalmente aqueles que não ficam à mostra, como encanamentos.

Portanto, é preciso buscar por infiltrações, rachaduras e pinturas desgastadas em cada canto da edificação, da entrada ao depósito. Afinal, não é porque não está tão à mostra que não pode vir a se tornar um problema. 

8. Considere limpeza e conservação

De forma complementar ao item anterior, às vezes algumas áreas são deixadas sujas e com odor, sem falar de vidros em mau estado e pinturas desgastadas. Tudo isso pode gerar danos ao bem, atraindo animais e insetos indesejados, comprometendo a estrutura e colocando em risco a saúde das pessoas.

É por isso que limpeza e conservação também fazem parte da gestão de manutenção predial e devem constar nos planos de ações do gestor. 

9. Faça vistorias

A vistoria é um importante processo para assegurar a documentação do imóvel de acordo com normas regulamentadoras. Além de obrigatória, ela é o ponto final no plano de manutenção predial.

É o que vai determinar o sucesso de toda a gestão, bem como auxiliar na identificação de novos problemas que carecem de atenção. Afinal, a gestão de manutenção predial, como já falamos, é um processo contínuo.

10. Utilize ferramentas de gestão 

Para garantir que nada fique de fora durante as rotinas de manutenção preditiva, preventiva ou corretiva, eleja ferramentas que apoiem o controle das ações executadas. O uso de checklists é ideal para que nada fique de fora, padronizando as inspeções e assegurando o registro dos reparos e checagens.  

Um sistema de checklists digitais, por sua vez, pode aprimorar a gestão de manutenção predial com a compilação de dados e a metrificação de todas as ações tomadas no edifício. O Checklist Fácil (software líder na América Latina em padronização de processos), por exemplo, fornece dashboards com informações detalhadas a partir do preenchimento de formulários personalizados.  

É uma forma simples e prática de acompanhar reincidências e prazos, além de atribuir responsáveis e de programar procedimentos com o agendamento de checklists. Entre as mais de 150 funcionalidades, a solução permite também a inclusão de mídias, como fotos e vídeos, aumentando a credibilidade das informações armazenadas. 

11. Documente tudo que for feito 

Mantenha um sistema de documentação consistente e padronizado, disponível para todas as partes interessadas e envolvidas na gestão da manutenção predial. Alguns itens são fundamentais para compor um histórico detalhado das atividades, como: 

  • Datas de execução; 
  • Descrição das tarefas realizadas; 
  • Recursos utilizados; 
  • Empresas ou profissionais acionados; 
  • Custos incorridos; 
  • Observações relevantes. 

Além disso, é importante documentar quaisquer problemas identificados durante as atividades de manutenção, juntamente com as ações corretivas tomadas para resolvê-los. Isso pode ajudar a identificar padrões de problemas recorrentes e orientar o desenvolvimento de estratégias para a sua gestão de manutenção predial

12. Elabore relatórios 

Sintetizar os registros de manutenção do edifício em relatórios otimiza a busca e o controle das informações sobre os serviços realizados. Dados quantitativos e qualitativos desvendam complexidades do edifício e mensuram as atividades de manutenção realizadas. Aposte em gráficos, fotos, tabelas e outros elementos visuais para evidenciar as necessidades da edificação.  

Ademais, se você optar pelo uso de checklists na sua gestão de manutenção predial, aqui vai uma excelente dica: o Checklist Fácil organiza dados em relatórios completos, tudo em tempo real. É uma maneira ágil e prática de avaliar constantemente todos os aspectos de uma edificação em um só lugar.  

Como fazer um relatório de manutenção predial? 

O relatório é um documento capaz de direcionar a atuação de técnicos e de orientar definições e mudanças no planejamento das manutenções de uma edificação. Por isso, deve conter informações sobre o local, prestadores de serviços, lista de conformidades e não conformidades, diversidade de registros em fotos e vídeos e observações

Veja abaixo como produzir um relatório completo de manutenção predial.  

Reúna informações importantes no cabeçalho 

Comece pelos dados da empresa ou do profissional especialista que prestou um serviço de manutenção junto aos dados do cliente (no caso, o prédio em questão). Descreva razão social, nome, CPF ou CNPJ, telefone e endereço completo de cada uma das partes envolvidas no serviço.  

Liste conformidades e não conformidades 

Lembra que falamos sobre o uso de checklists? Eles são uma excelente opção para elaborar uma relação completa de conformidades e de não conformidades. Isso é fundamental para evidenciar o que foi resolvido ou o que ainda precisa de solução nos ambientes do prédio.  

Inclua registros em imagem 

Invista no uso de imagens em fotos ou vídeos para comprovar os apontamentos do seu relatório, especialmente na hora de fazer comparativos entre o antes e o depois. Utilizar esse recurso também ajuda a validar o serviço de terceiros, garantindo que a entrega está de acordo com o que era esperado em determinada atividade.  

Liste as observações 

Aproveite a parte das observações para incluir um parecer complementar ou uma informação relevante sobre a edificação. Este também é um espaço que pode ser usado para anotações técnicas e destaques que possam influenciar futuras atividades.  

Por que é recomendado utilizar um software na gestão de manutenção predial?

Em primeiro lugar, gestão de manutenção predial deve envolver o estudo de inovação na área, a fim de garantir os melhores resultados. É por isso que, hoje em dia, é quase impossível encontrar empresas que dispensam o uso da tecnologia como forma de otimização da operação, seja qual for o setor.

Afinal, o futuro é a digitalização, e, quanto antes os negócios se integrarem a novos processos, maior será o potencial competitivo da organização nos próximos anos.

Com a ajuda de um software de gestão, é possível acompanhar a evolução das manutenções, aprovar Ordens de Serviço, bem como acompanhar o desempenho de cada processo e colaborador envolvido.

Assim, por meio do próprio sistema, você pode extrair seus indicadores de gestão para alimentar valores, criar gráficos e relatórios, bem como ter insights para ações futuras.

Por que o Checklist Fácil é o sistema ideal para gestão de manutenção predial? 

Checklist Fácil é um software que atende todos os requisitos para o acompanhamento da gestão da operação de manutenção predial. O aplicativo permite a criação de listas personalizadas que garantem a integração de dados e a padronização de processos

Assim, fica muito mais simples e rápido acompanhar tudo o que acontece na manutenção predial de ponta a ponta, gerenciando recursos de forma muito mais assertiva, com base em dados sólidos.

Otimize tempo e melhore sua gestão de manutenção predial agora mesmo. Agente uma demonstração do Checklist Fácil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança