Aprenda a calcular o Retorno sobre Investimento (ROI) na sua empresa e a sua importância

O ROI é uma métrica muito importante para os negócios, mas não é raro encontrar quem não saiba usá-la de forma estratégica. É o seu caso? Então, acompanhe nosso conteúdo!
Atualizado em: 22 de maio de 2023
Tempo de leitura: 7 minutos

Dentro de uma empresa, o retorno sobre investimento é uma das métricas mais importantes para os gestores. Com ela, é possível entender a eficácia das estratégias executadas e até atrair novos investidores para a organização.

Também conhecido como ROI (return over investment, em inglês), esse é um dos indicadores responsáveis por apontar os caminhos que uma empresa deve seguir em seus investimentos. Contudo, o cálculo dessa métrica ainda causa dúvida em diversos empreendedores.

Por isso, neste conteúdo você entenderá tudo o que precisa saber em relação ao retorno sobre investimentos. Aqui, explicamos como calcular o ROI, a importância dessa métrica e como usá-la da forma mais estratégica possível. Acompanhe a leitura!

O que é Retorno sobre Investimento?

O retorno sobre investimento, ou ROI, consiste em uma métrica que tem o objetivo de explicitar o que cada investimento rendeu à empresa. Para facilitar o seu entendimento, é possível fazer um exercício de imaginação.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Assim, suponha que sua empresa decidiu criar um novo produto para oferecer aos seus clientes. Desse modo, após o primeiro mês de venda, chega o momento de analisar os números obtidos.

Nesse cenário, o ROI leva em consideração tudo o que foi investido exclusivamente para a criação desse produto e o que ele retornou em vendas. Por isso, a métrica pode ser positiva ou negativa.

Entendê-la é essencial para os gestores. Com esses números em mãos é possível ter clareza sobre os resultados que a empresa tem alcançado ou se será necessário fazer um novo planejamento de estratégias.

Além disso, embora tenhamos apresentado um exemplo como a venda de um produto, o retorno sobre investimento pode ser usado em uma série de cenários na sua empresa. Em linhas gerais, qualquer investimento realizado pode ter seu sucesso ou fracasso medido a partir do ROI.

Como calcular o Retorno sobre Investimento?

Como você entendeu, o ROI é um indicador importante para a empresa. Contudo, apesar de soar complexo em um primeiro momento, o seu cálculo é bem simples.

Para isso, é preciso de dois números centrais: a receita obtida e o investimento realizado. Assim, o cálculo segue a seguinte lógica:

ROI = (faturamento – investimento) / investimento.

Então, voltemos ao exemplo acima. Imagine que os custos para a criação do novo produto foram de R$ 20 mil. Nesse total, é preciso incluir tudo o que foi investido — desde o desenvolvimento até as campanhas de marketing.

Dessa forma, após o primeiro mês de vendas, a empresa conseguiu faturar R$ 30 mil em vendas desse item. Nesse cenário, o ROI será (30.000 – 20.000) / 20.000, que é igual a 0,5.

Isso significa que para cada 1 real que a empresa investiu no produto, o retorno foi de 50 centavos. Assim, é possível colocar esse número sob perspectiva para entender se está dentro da expectativa ou é preciso buscar melhorias.

Por que é importante saber como calcular o Retorno sobre Investimento?

Agora que você entendeu o que é o ROI e como calculá-lo, é interessante conhecer a importância de realizar esse cálculo regularmente em seu negócio. Em linhas gerais, o primeiro benefício está em ter dados concretos sobre o negócio.

Muitas vezes, é comum ver gestores e empreendedores dando atenção apenas ao faturamento que estão obtendo. No entanto, é essencial colocar esse número em perspectiva.

Em determinados casos, por exemplo, a receita da empresa pode estar sendo alta, mas se o investimento também foi massivo, os ganhos podem estar servindo apenas para cobrir os gastos — sem apresentar um lucro real.

O contrário também pode ser verdadeiro. Muitas vezes um projeto pode aparentar retornar pouco para o caixa da empresa. Todavia, caso os investimentos nele sejam baixos, o ROI pode ser interessante para o negócio.

Além desse aspecto, calcular o retorno sobre investimento é essencial para a tomada de decisão dos gestores. Com dados concretos sobre os investimentos, é possível ter mais clareza nas estratégias.

Assim, imagine o exemplo acima — em que o faturamento está sendo suficiente apenas para cobrir os gastos. Nesse cenário, os gestores podem optar por traçar novas estratégias para ampliar a receita ou descontinuar o projeto.

Sem os números do ROI, essa decisão se tornaria mais complexa. Dessa forma, poderia aumentar as chances de traçar planejamentos ineficazes.

Quais as vantagens e desvantagens do ROI?

Entender o que é o retorno sobre investimento é uma métrica importante para o seu negócio. Contudo, como em qualquer tipo de métrica, há vantagens e desvantagens em utilizá-la.

Conheça os principais pontos:

Vantagens

Entender o que é o ROI é essencial para que as empresas consigam medir o sucesso de seus projetos. Imagine, por exemplo, que sua empresa não tem o hábito de mensurar resultados. Como será possível saber se as estratégias estão surtindo o efeito esperado?

Assim, calcular o ROI garante esse conhecimento para os gestores. Quando utilizado de forma estratégica, pode melhorar os resultados da empresa já no curto prazo.

Outro aspecto interessante de entender como utilizar o Retorno sobre Investimento está nas finanças do seu negócio. Afinal, o ROI é uma forma de entender a origem dos seus lucros.

Dessa forma, você consegue entender quais as áreas da sua empresa são mais lucrativas e quais demandam uma maior atenção. Consequentemente, possibilita uma otimização nos processos internos.

Em relação às finanças, há ainda mais dois pontos que precisam ser ressaltados:

  • Aumento dos lucros;
  • Redução de custos.

O aumento dos lucros é possível após o redesenho de estratégias. Ao buscar regularmente novos métodos — e melhorar o que já está dando certo — a empresa mantém um fluxo constante de vendas.

Além disso, também é importante lembrar da redução de custos. Com os números em mãos, você consegue visualizar melhor o que não está surtindo o efeito esperado. Assim, a empresa controla possíveis prejuízos e garante uma maior economia.

Desvantagens

Contudo, também é importante ter atenção nos uso do ROI. Caso alguns detalhes passem despercebidos pelos gestores e pela equipe, essa métrica pode ser prejudicial para o negócio.

O primeiro ponto de atenção está em ter um entendimento claro sobre o que é lucro e o que é o investimento. Em relação ao lucro, por exemplo, há diferentes formas de obtê-lo e isso pode impactar o cálculo.

O investimento também pode ser confuso. Isso se dá pois, muitas vezes, não é fácil mensurar o que, de fato, foi usado exclusivamente naquele projeto. Dessa forma, ao usar um número mais alto, pode impactar o resultado do cálculo do ROI.

Além desses pontos, o Retorno sobre Investimentos pode ser prejudicial ao comparar duas atividades diferentes. Ou seja, uma empresa lança dois produtos e busca ver qual teve o melhor resultado a partir desse cálculo.

Embora o ROI possa indicar um norte para qual se saiu melhor, é imprescindível colocar esses números em contexto. Muitas vezes eles podem possuir características diferentes entre si e essa comparação pode levar a interpretações errôneas.

Por fim, o retorno sobre investimento é uma métrica que muitas vezes não funciona no longo prazo. Muitos produtos, por exemplo, apresentam uma rentabilidade passiva, ou seja, continuam rendendo mesmo sem novos investimentos. Assim, calcular o ROI nesses casos pode ser não a melhor alternativa. 

Quais os principais desafios de usar o Retorno sobre Investimento da forma correta?

Como você entendeu, o ROI é uma ferramenta que tem um potencial interessante para o seu negócio. No entanto, isso não significa que não existam desafios para implementar essa métrica na sua empresa.

Por isso, com objetivo de facilitar essa temática, trouxemos alguns dos principais desafios em usar o Retorno sobre Investimentos da forma correta. Ao entendê-los, você e sua equipe podem buscar as soluções de acordo com a realidade da empresa.

Focar nas métricas relevantes

Trabalhar com base em métricas é algo importante no ambiente corporativo. Todavia, entender quais são relevantes, de fato, para o seu negócio nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo?

Por isso, esse pode ser um desafio para o uso do ROI da forma correta. Muitas vezes é comum ver empresários que ficam felizes com o aumento de seguidores nas redes sociais ou de usuários acessando seu site.

Apesar de serem indicativos interessantes, podem não apresentar benefícios práticos, afinal, a conversão dos leads em clientes é o objetivo. Portanto, é essencial focar em métricas relevantes.

Assim, não definir os indicadores corretos pode ser um empecilho no ROI, pois isso pode indicar uma leitura incorreta de cenários e trazer prejuízos no longo prazo.

Mudança de planos

Outro desafio do Retorno sobre Investimentos está em exigir uma mudança de planejamento. Muitas vezes, a empresa passou um longo tempo desempenhando estratégias e reiniciar esse processo não é algo simples.

No entanto, esse momento exige muita paciência e cautela. Caso os números realmente estejam indicando prejuízos, é hora de mudar a trajetória dos projetos.

Esse processo é complexo e, muitas vezes, desgastante. No entanto, é necessário para garantir que a empresa consiga manter um bom faturamento.

Transparência com o time

Por fim, um outro desafio do uso correto do ROI é a transparência com a equipe. É preciso que eles acompanhem o processo e tenham ciência dos números.

Todavia, não é raro encontrar gestores que muitas vezes não incluem o time e os setores na tomada de decisão. Esse tipo de estratégia dificilmente trará resultados positivos.

Por isso, é fundamental incluir todos, mantê-los cientes dos números — positivos e negativos — e buscar soluções em conjunto quando necessário.

Quais os benefícios de trabalhar com base no ROI?

Assim, com todas essas informações em mãos, listamos alguns dos principais benefícios do trabalho com base no ROI. Conheça os principais:

Clareza sobre os números

Como você entendeu, o retorno sobre investimento é uma métrica importante. Quando bem utilizada, traz à luz dados relevantes sobre o seu negócio.

Por isso, usar o ROI como base pode levar sua empresa a tomar melhores decisões e desenvolver estratégias mais assertivas para o curto, médio e longo prazo.

Criação de uma cultura focada em métricas

Além desse benefício, o ROI desempenha um papel vital na criação de uma equipe focada em métrica. Quando o seu time sabe os objetivos da empresa e os resultados que se espera dele, todo o trabalho fica otimizado.

Dessa forma, a empresa cria uma cultura de maior produtividade e pode apresentar uma melhora em diversas outras métricas, não apenas no ROI.

Engajamento da equipe 

Além de criar uma cultura de números, o trabalho com base em ROI permite uma maior união na sua empresa. Isso se dá pois cada setor terá uma melhor compreensão sobre o papel que desempenha na organização.

Assim, quando cada um entende a sua importância e dos outros setores, é possível gerar um maior engajamento, o que leva a uma melhora completa no clima organizacional.

Potencializa lucros

Por último, não há como deixar de lembrar o importante papel que o ROI desempenha para potencializar os lucros. Ao ter uma melhor compreensão sobre os números da organização, a empresa desenvolve melhores estratégias que, consequentemente, levarão a melhores resultados.

Assim, o retorno sobre o investimento não é apenas um indicador de resultados, ele pode ser usado como um guia para o aumento no faturamento.

Como o Checklist Fácil pode ajudar?

Agora ficou mais claro que o Retorno sobre Investimento (ROI) é uma métrica importante para o seu negócio, não é mesmo?

Pensando em trazer ainda mais praticidade para os seus cálculos, disponibilizamos uma ferramenta gratuita! Conheça a nossa calculadora de ROI e saiba quanto você pode ter de retorno com as soluções da Checklist Fácil.

Existem alguns desafios na sua implementação dessa métrica que podem trazer uma maior complexidade para esse processo.

Por isso, contar com o Checklist Fácil pode ser essencial. Em primeiro lugar, a solução é capaz de criar planos de ação, prática fundamental para o sucesso no desenvolvimento de projetos.

Além desse ponto, a ferramenta também permite o acompanhamento em tempo real da evolução desses planos de ação. Assim, a equipe pode entender o andamento dos processos. 

Outro aspecto que precisa ser ressaltado é o papel que o Checklist Fácil desempenha no cálculo do ROI. Na ferramenta, é possível listar todos os investimentos por categoria e os lucros obtidos — garantindo que todos sejam incluídos na equação. Dessa forma, sua empresa terá em mãos dados concretos para tomar melhores decisões.

Então, quer conhecer mais sobre os benefícios do Checklist Fácil? Então, aproveite para agendar uma demonstração gratuita da ferramenta.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança