Saiba como aumentar o controle e a prevenção de perdas na indústria

Um dos maiores problemas que a indústria enfrenta são os gastos impossíveis de serem estornados, ou seja, as chamadas perdas. Trata-se de um mal extremamente prejudicial para a saúde financeira do empreendimento, tendo em vista que gastos avulsos desta natureza acabam por consumir parte do lucro. Vamos às dicas?

ícone autor blogpostVictor ícone data de postagem e atualização08/10/2015 ícone data de postagem e atualizaçãoAtualizado em: 06/05/2020 ícone comentários1 comentários ícone categoria principal Indústrias ícone tempo de leitura 2 minutos
Compartilhe este Post  : 

É extremamente necessário que se tenha controle, tal como saber exatamente quais são os gastos que incidem em um processo produtivo para que o planejamento não seja comprometido. Pensando nisso, o post de hoje indicará algumas soluções para que as perdas não comprometam a viabilidade do seu negócio.

Antes de tudo, saiba que a questão mais fundamental na intenção de prevenir e controlar perdas, é a implantação de um sistema informatizado de controle de materiais e processos.

Recomenda-se também organizar-se e trabalhar com a análise de indicadores, de forma que os processos possam ser acompanhados e avaliados de forma integrada entre todos os setores, o que fará com que nada passe desapercebido.

Trabalhe com inventários

Através da análise de informações através dos inventários, fica mais fácil identificar quais foram os processos mais perdulários, e em cima dessas informações se torna possível que as tomadas de decisão sejam mais eficazes no intuito de propor melhorias e rever procedimentos no ambiente de produção.  Para as perdas não identificáveis, outras ações podem ser tomadas, o que explicaremos a seguir.

Implantação de programas de qualidade total

Muitas perdas do setor industrial acontecem em função de acidentes ou falhas ocorridas na área de produção. Para que isso possa ser evitado, programas de qualidade total podem ser eficazes, de forma que os processos sejam padronizados, e as perdas ocorridas por não conformidade possam ser devidamente tratadas. Checklists são grandes aliados neste quesito. 

Atenção com o setor logístico

Esta dica vale principalmente para os serviços de transporte terceirizado, dos quais, deverão compartilhar a responsabilidade sobre qualquer problema que gerem prejuizo financeiro ou produtivo. Considere rever contratos de forma a resguardar a empresa de qualquer perda ocorrida por um serviço do qual não é possível dar o devido acompanhamento.

Envolvimento da segurança patrimonial

Muitas perdas não identificáveis acabam ocorrendo em função de falhas na segurança, como por exemplo, o sumiço de ferramentas de trabalho ou materiais. Desta forma, mantenha a equipe de segurança envolvida nas metas quanto aos gastos imprevistos. Cabe também investir na implantação de um sistema voltado para a vigilância dos setores mais propícios a problemas deste tipo.

Condução de ações de mudança

O que os envolvidos devem ter quando acontece alguma perda em seu ambiente de trabalho, em primeiro lugar é a sensação de inconformismo. A cultura do empreendimento deverá estar focada em qualidade, de tal forma que as perdas com o tempo passem a se tornar inaceitáveis por todos os colaboradores, da mesma forma que as responsabilidades sejam devidamente endereçadas.

Monte equipes de controle e prevenção de perdas na indústria

Após a implantação de uma cultura dentro do empreendimento onde a qualidade total e o inconformismo com as perdas se tornem uma realidade, se torna plausível a escolha de alguns colaboradores para formarem uma equipe de prevenção de perdas, para que possam transmitir conhecimentos a respeito e apontar modificações necessárias caso focos de problemas sejam identificados.

E que tal fazer como a C&A, Habib’s, Natura, Ambev e várias outras empresas que já realizama prevenção de perdas através do checklist eletrônico? Então conheça todos os detalhes da solução Checklist Fácil!

Posts Relacionados

One Reply to “Saiba como aumentar o controle e a prevenção de perdas na indústria”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *