Saiba como padronizar processos em uma fábrica de calçados!

Se você tem alguma dúvida a respeito da relevância de ajustar e padronizar processos, leia este conteúdo até o final. No post, você entenderá a utilidade de estabelecer modelos e saberá em quais níveis gerenciais e operacionais é possível instaurar padrões eficientes. Preparado? Vamos lá!

ícone autor blogpostLuciana Silva ícone data de postagem e atualização18/09/2017 ícone data de postagem e atualizaçãoAtualizado em: 07/08/2020 ícone comentários0 comentários ícone categoria principal Indústrias ícone tempo de leitura 2 minutos
Compartilhe este Post  : 

No mercado moderno, ganhar competitividade significa fortalecer diferenciais e abrir certa vantagem ante a uma concorrência cada vez mais acirrada. Nas fábricas de calçados, por exemplo, o panorama é semelhante e a missão é a mesma. Portanto, para viabilizá-la, alavancando os resultados do negócio, o esforço para padronizar processos desponta como uma estratégia bastante eficaz.

Por que padronizar processos é uma estratégia útil e efetiva?

O bom funcionamento de qualquer organização está diretamente ligado à qualidade com que seus processos administrativos e produtivos são executados. E isso acontece independentemente de seu porte ou do segmento em que atua.

Atividades desconexas, excessivamente manuais e que exigem o emprego de grande quantidade de recursos (como tempo e dinheiro, por exemplo), tornam o cotidiano mais burocrático e encarecem as operações do negócio. Além disso, quando as tarefas não seguem um protocolo específico, cada indivíduo a realiza da sua maneira — o que comumente gera improdutividade e ocasiona sérios desvios.

Diante de um cenário tão conturbado, a importância de padronizar processos fica evidente, pois a partir da formalização de rotinas, é possível:

  • empregar adequadamente os recursos disponíveis;
  • monitorar de forma consistente as operações rotineiras;
  • assegurar a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos;
  • ganhar em produtividade em todas as etapas produtivas/administrativas.

Quais são os 3 processos que devem ser padronizados em uma fábrica de calçados?

No caso de uma fábrica de calçados, existem aspectos operacionais e gerenciais que, uma vez padronizadas, podem despontar como importantes diferenciais competitivos ante a intensa concorrência. São eles:

1. Definição adequada de cargos

Delegar responsabilidades — e cobrar os respectivos resultados — é essencial para que haja liderança e sinergia nas áreas estratégicas do negócio. Padronize as atribuições de cargo e estabeleça as competências e habilidades necessárias à execução das atividades propostas.

2. Uso de maquinários modernos

A tecnologia está em constante evolução e o seu negócio precisa acompanhá-la. Somente ao estar atento às tendências tecnológicas, entendendo a necessidade de adequar os processos produtivos para maximizá-los, é possível agregar produtividade à fábrica. Invista em modernização de equipamentos para expandir sua capacidade produtiva!

3. Acompanhamento de fluxo de caixa

Quando se trata da saúde financeira da organização, o fluxo de caixa figura como um indicador indispensável às empresas que desejam prosperar. A ferramenta é aplicada para acompanhar toda a movimentação monetária, registrando receitas e despesas, de um período de tempo estabelecido, possibilitando que decisões estratégicas (aumentar ou reduzir investimentos, contratar ou dispensar mão de obra, por exemplo) sejam tomadas a partir de dados críveis e consistentes.

Ao atentar à padronização de processos, o gestor reforça seu compromisso com a perenidade do negócio. Afinal, não há como conceber em um futuro próspero que não se ampare em rotinas claras, firmemente definidas e monitoradas.

Por fim, vale lembrar que, para garantir coerência e assertividade, uma ferramenta importante é o checklist: a partir dele, é possível identificar áreas sensíveis e estabelecer planos consistentes para corrigir eventuais falhas, agindo de forma proativa na importante tarefa de padronizar processos empresariais.

Percebeu que a padronização de processos é a chave para alavancar a performance do seu negócio? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.

Luciana Silva

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *