Softwares para indústria: como analisar os indicadores de performance?

Neste conteúdo, você entenderá como a análise de indicadores de performance pode ser útil à gestão industrial e quais benefícios ela pode agregar ao negócio. Continue a leitura para conferir!

Tempo de leitura: 2 minutos
Softwares para indústria: como analisar os indicadores de performance?

Não é incomum que uma empresa passe por momentos de dificuldades em seu crescimento, a ponto de os negócios parecerem estagnados. Em ocasiões como essas, o gestor precisa adotar novas estratégias para otimizar seus processos e continuar a expansão de seu empreendimento.

O que são indicadores de performance?

Indicadores de performance podem ser considerados como técnicas, estratégias ou ferramentas de ERP que permitem ao gestor fazer análises e obter informações detalhadas sobre o desempenho da empresa em aspectos específicos.

Por isso, somente conhecendo os números do negócio a fundo é possível adotar as melhoras práticas e otimizar a tomada de decisões, ganhando efetividade nas estratégias gerenciais.

Entre os indicadores de performance mais utilizados, podemos citar:

  • lucro bruto e lucro líquido – cálculo de Receita Totais x Custos Diretos;
  • EBIT ou LAJIR – lucro antes dos juros e impostos;
  • taxa interna de retorno (TIR) – cálculo usado para determinar se o negócio trará bons resultados;
  • payback – calcula o tempo que um negócio levará compensar o valor investido inicialmente.

Como indicadores de performance auxiliam a gestão?

Ajudam na organização dos processos

Indústrias são compostas, basicamente, por um acúmulo de processos e tarefas operacionais diárias que precisam ser geridas minuciosamente. Caso contrário, toda a operação pode ser afetada e os resultados comprometidos.

Os processos de uma empresa são o conjunto de atividades desempenhadas de forma sequencial porque esse é o intuito de produzir um resultado esperado.

Esse resultado pode ser otimizado por um software de gestão para indústria, já que ele é capaz de automatizar tarefas, simplificando-as (por meio da digitalização dos processos que passam a ser padronizados) e, consequentemente, melhorando a qualidade dos serviços realizados pela equipe.

Reduzem os custos da empresa

Investir em softwares para gestão industrial é uma estratégia eficiente para reduzir custos a médio e longo prazo, pois eles:

  • otimizam a gestão do tempo da empresa;
  • eliminam a necessidade de retrabalho e repetição de tarefas;
  • reduzem o desperdício de recursos;
  • agilizam os processos por meio da automação.

Um ERP de gestão da indústria também permite:

  • realizar o controle financeiro do negócio;
  • identificara aspectos que podem ser melhorados;
  • reduzir custos operacionais;
  • tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Analisam os indicadores de performance

Como citamos no início do artigo, softwares para indústria são capazes de analisar os indicadores de performance do negócio, oferecendo aos gestores muito mais controle sobre o desempenho da empresa com o decorrer dos meses.

Os indicadores de performance visam otimizar a gestão do empreendedor sobre sua empresa nos mais variados setores, como:

  • Marketing;
  • Finanças;
  • Vendas;
  • Recursos humanos.

Um ERP torna a análise desses indicadores muito mais fácil e acessível. Porque além de permitir que a evolução da empresa seja acompanhada de perto, e decisões mais eficazes sejam tomadas pelos gestores.

Otimiza a eficiência logística

A análise de indicadores de performance por meio de um software de gestão para indústria oferece a possibilidade de integrar os departamentos da empresa. Tudo isso é feito em um único sistema, otimizando a eficiência logística de toda a operação.

Assim, todos os departamentos inserem informações sobre suas respectivas atividades no sistema em tempo real. Portanto, elas são distribuídas com dados relevantes para que os outros setores aprimorem suas funções e a operação, como um todo, torne-se mais produtiva.

Além disso, ele também ajuda a eliminar falhas na comunicação e gargalos que afetam o ritmo de produção.

Como você tem feito a análise dos indicadores de performance em sua empresa? Então deixe um comentário compartilhando sua experiência com a gente!

Que tal fazer como Unilever, Renault, Walmart, Polishop e várias outras empresas que já utilizam a solução Checklist Fácil para fazer essa gestão? Então peça já uma demonstração!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *