O que é Sistema TMS e qual sua importância na gestão de transporte e logística?

O sistema TMS, ou sistema de gerenciamento de transporte, é um tipo de solução que pode alavancar os resultados do gerenciamento de transporte e logística nas empresas. Confira!
Atualizado em: 13 de março de 2024
Tempo de leitura: 5 minutos

A sigla TMS significa Transportation Management System, e pode ser traduzida como sistema de gerenciamento de transporte. Você sabe para que serve um sistema TMS nas empresas?

Provavelmente você já sabe o quão desafiador é lidar com a rotina de trabalho na área de transporte e logística de cargas, devido a diversas demandas e, muitas vezes, prazos apertados para lidar com as atividades. Além disso, ainda há muitos imprevistos que podem afetar o veículo, o colaborador e o cliente.

E como é possível organizar as rotas e ter mais controle sobre as operações de frete para reduzir os prejuízos na sua transportadora? Entender o que é TMS na logística pode ajudar você nesse processo! Acompanhe a leitura dos próximos tópicos e confira.

O que é sistema TMS?

O sistema TMS é um software de controle logístico onde você pode centralizar todos os dados das operações da transportadora, o que contribui para o acompanhamento dos processos internos e para melhorias na gestão.

Por meio desse tipo de sistema, é possível:

  • Controlar as cargas;
  • Visualizar as rotas de embarques, coletas e entregas de mercadorias;
  • Cadastrar taxas e tarifas;
  • Monitorar o desempenho das operações;
  • Acessar relatórios automatizados sobre as entregas;
  • Visualizar os prazos de recebimento;
  • Aumentar o controle financeiro da empresa;
  • Otimizar a logística da transportadora.

Ou seja, essa ferramenta gera impactos positivos aos resultados da empresa, ampliando o controle no gerenciamento e simplificando o acesso a informações importantes no dia a dia. Além disso, o sistema TMS ajuda a integrar setores e colaboradores, o que torna a comunicação mais acessível e transparente.

Para que serve o TMS?

O TMS serve para diversas empresas que desejam otimizar as operações e a logística, beneficiando uma transportadora, embarcadoras e também os negócios que fazem seus próprios transportes. 

Por isso, é importante conhecer quais são as necessidades atuais do seu negócio e quais são as funcionalidades disponibilizadas por cada software TMS, a fim de entender como personalizá-lo de acordo com suas finalidades.

Por meio desse sistema, é possível aprimorar todo o controle do processo logístico da sua organização. Com ele, você consegue ampliar a visão sobre as informações que envolvem o transporte de cargas e os produtos da sua empresa, melhorar os planejamentos estratégicos com base em dados, e definir metas assertivas para tomar decisões com mais segurança.

Além disso, o uso de um sistema TMS otimiza as entregas, gerando uma melhor experiência ao cliente final, facilita a rotina de trabalho e as rotas dos colaboradores e, por fim, evita erros e prejuízos na manutenção das frotas.

Como funciona um Sistema TMS?

Afinal, como funcionam os sistemas TMS? Essa ferramenta visa facilitar o controle das informações, dos transportes e de toda a gestão logística da transportadora, então ela costuma oferecer diversos recursos em seu funcionamento, entre eles:



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.
  • Determinação de rotas eficientes e agendamento de entregas;
  • Monitoramento em tempo real do rastreamento de cargas e da localização das mercadorias;
  • Gestão de frota com dados confiáveis sobre combustível e manutenção;
  • Maximização da capacidade dos transportes para otimizar as cargas e reduzir os custos;
  • Controle e monitoramento em tempo real das mercadorias, desde o momento de coleta dos produtos até a entrega;
  • Gerenciamento do estoque nos centros de distribuição e locais de armazenamento de mercadoria;
  • Integração com outros sistemas para facilitar o compartilhamento de dados de forma segura;
  • Geração de relatórios automatizados para analisar o desempenho operacional e tomar decisões baseadas em dados;
  • Armazenamento e gestão de documentos centralizados em um só lugar;
  • Conformidade com as normas de segurança e as regulamentações de transporte de mercadorias.

LEIA MAIS | Automação logística: o que é e como implementar

Ao entender o funcionamento dos sistemas TMS na prática, você consegue garantir melhorias efetivas no dia a dia da operação, aprimorando a gestão da sua transportadora e as entregas de mercadorias.

Quais são os principais recursos e funções do TMS?

O transport management system, ou sistema TMS, dispõe de vários recursos com o objetivo de otimizar a logística do gerenciamento de transportes nas empresas. Confira, a seguir, as principais funções desse software para facilitar a rotina do seu negócio.

Gestão de frotas

Além de controlar as atividades da equipe, o TMS permite também a gestão de frotas, contribuindo para a centralização de dados, verificação da quilometragem de cada veículo, análise de manutenções, avaliação do nível de consumo de combustíveis, e aumento da segurança dos transportes.

Controle logístico das operações

O software logístico facilita o controle de todas as operações, melhorando a administração de todos os setores de movimentação e controle de cargas, além de facilitar também o gerenciamento de rotas e as tomadas de decisão.

BAIXE GRÁTIS | Modelo POP para Logística

Gerenciamento de fretes

Como saber de quais formas reduzir os custos com as rotas e os fretes? Se você deseja ter mais controle sobre isso, a função de gerenciamento de frete do sistema TMS é uma ótima escolha. Por meio dessa funcionalidade, é possível analisar as opções de rotas, otimizar os prazos, trechos e veículos, reduzir custos e prejuízos e elaborar planejamentos com base nas informações coletadas.

Planejamento de rotas

Além de otimizar o controle de dados e atividades, essa ferramenta oferece a função de indicar as melhores rotas de acordo com o cenário e as características de cada carga.

Quais são as vantagens do sistema TMS na operação logística?

O sistema de gerenciamento de transporte permite a garantia de diversas vantagens para as empresas, como a diminuição de custos para a empresa e os clientes, simplificação de atividades e maior facilidade na tomada estratégica de decisões.

Tudo isso aumenta a competitividade da empresa no mercado, facilita sua expansão e o aumento da sua rentabilidade.

A operação em si também é muito beneficiada, com:

  • Acompanhamento em tempo real das entregas;
  • Controle de operações de negócio;
  • Tempo de entrega mais ágil;
  • Armazenamento, centralização e análise de dados;
  • Aumento da segurança nos processos internos e no trânsito;
  • Rastreamento de cargas e veículos em um único lugar;
  • Melhorias no atendimento ao público e geração de experiências mais satisfatórias.

BAIXE GRÁTIS | Kit de planilhas para logística e transporte

Como escolher o melhor sistema TMS?

Para escolher o sistema TMS ideal para sua empresa, é necessário ter atenção a alguns fatores, a fim de atender às suas necessidades:

1. Avalie o cenário atual da sua organização

Veja quais objetivos você deseja alcançar e o que precisa ser feito para reduzir custos, otimizar as operações e se destacar mais no mercado. Para entender o cenário de fato, você pode responder a algumas perguntas:

  • Sua empresa tem recebido um aumento de demandas nos últimos meses e precisa obter um maior controle dos processos internos?
  • Sua transportadora conta com várias ferramentas que não possuem integração e os documentos estão espalhados em vários sistemas?
  • Sua gestão de frotas precisa ser otimizada para melhorar a qualidade das entregas e oferecer experiências satisfatórias aos clientes?
  • Sua organização necessita reduzir a lentidão nos processos, diminuir os desperdícios desnecessários e tomar decisões mais acertadas?

Se você se identifica com algum dos fatores dessa lista, esse é um sinal de que o sistema TMS será essencial para impulsionar os resultados da sua transportadora.

2. Saiba qual é o volume de demandas que precisa atender

É preciso avaliar como o sistema pode economizar tempo e dinheiro no seu negócio, entendendo quais etapas podem garantir a contribuição da ferramenta.

3. Observe o armazenamento de dados disponível

Você deve verificar se a ferramenta oferece a possibilidade de acessar os dados de qualquer lugar e em qualquer hora, em tempo real, além de analisar a função de integração a outros sistemas.

4. Analise os benefícios financeiros

O sistema deve ser visto como um investimento, mas é necessário avaliar qual é o custo-benefício que ele ofereceria à sua empresa.

Ao seguir essas dicas, é possível tomar a decisão com mais facilidade. Lembre-se: é fundamental alinhar os objetivos e as necessidades da sua empresa antes de analisar as funcionalidades de cada ferramenta, a fim obter um impacto mais positivo a longo prazo. 

Tecnologia na gestão de transporte e logística

Como é possível perceber, ferramentas tecnológicas podem contribuir (e muito) na operação logística e na gestão de transporte, otimizando o fluxo de processos de forma segura, rápida e inteligente. 

Ao contar com um sistema TMS, que permite a integração com outros softwares e gera diversas vantagens para sua organização, você consegue padronizar as atividades, reduzir os riscos e expandir os lucros da sua transportadora. 

Uma dica é aliar o uso do TMS a um checklist digital. Assim, você garante que os processos sejam seguidos da maneira correta, otimizando o uso do sistema. O Checklist Fácil, líder na América Latina, atende mais de 1.500 empresas incluindo grandes marcas do ramo de transporte e logística!

Quer transformar a rotina do seu negócio com praticidade e eficácia? Com a nossa solução, é mais fácil monitorar toda a sua operação em tempo real e aumentar o seu controle de qualidade. Solicite uma demonstração gratuita do Checklist Fácil e confira os benefícios na prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança