Evitando prejuízos com um checklist para caminhão na sua transportadora

Para que a sua transportadora seja mais assertiva em seus processos, listamos no post de hoje alguns motivos sobre a importância dessa ferramenta de trabalho. Além de te ensinar algumas formas de realizar esse processo! Acompanhe.
Atualizado em: 22 de maio de 2023
Tempo de leitura: 2 minutos

Como em qualquer empresa, a administração de uma transportadora envolve processos variados que, quando não levados em conta, podem comprometer todo o trabalho. Entre as principais ferramentas de otimização do transporte, a checklist para caminhão é item obrigatório para empresários que queiram garantir resultados positivos e evitar prejuízos na empresa.

A importância do checklist para caminhão

O checklist para caminhão é um passo importante dentro de qualquer transportadora, pois é uma maneira simples que os gestores possuem de certificar que sua frota está em totais condições de seguir viagem. Analisando a situação de cada veículo, fica mais fácil se prevenir contra problemas advindos da má condição das rodovias e, principalmente, da falta de manutenção das carrocerias.

Mantenha as revisões em dia

Como muitas transportadoras trabalham com caminhoneiros terceirizados, o serviço de manutenção acaba ficando desigual, dependendo de cada funcionário para o controle adequado das condições dos caminhões. O principal objetivo da checklist para caminhões é verificar a situação da frota para definir se necessita de revisões ou reparos.

Quando conta com uma checklist diária, o gestor garante que nenhum veículo trabalhe em más condições, evitando assim despesas excedentes e insatisfação de clientes.

Diminua problemas com acidentes e melhore a produtividade da frota

Sabendo que um caminhão mal revisado traz prejuízos, é fundamental que o gestor valorize uma checklist bem detalhada, que permita a identificação de todo o tipo de problema existente na frota. Além dos aspectos relacionados à manutenção dos caminhões, é importante que se respeite a carga máxima permitida na legislação para a não ocorrência de acidentes ou multas.

Ainda, é preciso que o gestor procure formas de trabalhar o relacionamento entre empresa e funcionário, contando com a ajuda do mesmo para manter sua lista de conferência em dia e livre de problemas que possam prejudicar toda a equipe.

Modernize o sistema de checklist

Para quem ainda conta com o sistema de checklist feito no papel e caneta, existem alternativas viáveis, de fácil uso e alta tecnologia que melhoram o desempenho e o controle do gestor. Cada vez mais utilizados por empresas que procuram um sistema simples e rápido, os softwares para checklist permitem a verificação de diversos itens da transportadora ao mesmo tempo, desde a documentação dos caminhoneiros até as peças dos caminhões.

Além do controle geral da frota, um software de checklist dá aos gestores a possibilidade de comparar informações para avaliar qual item necessita de maiores cuidados, ou seja, fica muito mais fácil identificar problemas dentro do sistema e combatê-los para evitar prejuízos. Vale lembrar que o software não é algo pronto e imutável, assim, você pode organizá-lo da maneira que achar adequada para a gestão da sua empresa.

Quando bem feita, a checklist para caminhão garante menos custos para a transportadora, gera maior satisfação dos clientes e ainda permite a empresa uma boa vantagem para competir no mercado.

Precisa criar planos de ação para as não conformidades encontradas? Com a Checklist Fácil, é possível colocar isso em prática, notificar os responsáveis e registrar evidências através de fotos e comentários. Conheça os detalhes e comece a usar o quanto antes na sua empresa!

Uma resposta

  1. Gostei das esplicaçoes e do conteudo tenho curso de logistica portuaria e estou concorrendo a uma vaga dentro da minha empresa que tambem tem carretas goostaria de um modelo de checklist para poder trabalhar com ele nessa nova função

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança