Preparar um orçamento de obra é um passo importante no desenvolvimento adequado de um projeto de construção civil. Quando bem feito, economiza dinheiro e garante que os prazos sejam cumpridos.
No entanto, preparar um bom orçamento de trabalho requer conhecimento e experiência. Pensando nisso, preparamos este artigo com as melhores dicas para elaborar um orçamento de obra enxuto e eficiente. Acompanhe!
Afinal, o que é o orçamento de obra?
Iniciar um negócio sem um orçamento preciso corre o risco de ficar sem dinheiro durante a execução do projeto de construção civil. Portanto, a elaboração de um orçamento é fundamental para garantir o normal desenvolvimento de uma obra.
Um orçamento de obra é um documento criado para estimar o custo necessário para executar um projeto. Assim, seu principal objetivo é determinar os custos na construção civil, desde o planejamento até a entrega da obra.
Quais são as etapas de um orçamento de obras?
Um orçamento de obras é feito, geralmente, levando-se em conta três etapas. Veja:
1- Análise
Nessa fase, são avaliados todos os aspectos da obra para compreender o motivo de sua realização.
A equipe responsável por essa etapa deve ser composta por um arquiteto e um engenheiro. São profissionais que possuem um olhar técnico em relação à obra e podem, com base nisso, oferecer informações fundamentais para o bom andamento dessa fase.
Por exemplo, eles podem ajudar a ver se o custo gerado pela obra tem potencial para retornar uma boa margem de lucro.
LEIA MAIS | Viabilidade técnica na construção: segredo para ter sucesso no projeto
2- Documentação
A segunda etapa do orçamento de obras consiste no ato de estudar toda a documentação envolvida no projeto. Por exemplo, os detalhes do empreendimento constantes em seu projeto básico.
Essa ação pode ajudar a entender os custos envolvidos para executar a obra e, com base nisso, promover um efetivo controle de custos.
3- Tomada de decisões
Por fim, temos também a fase da tomada de decisões, que é marcada por ações para definir o potencial da obra em questão.
Nesta etapa, analisa-se diversos aspectos do projeto, como tempo, políticas de segurança, custos e possíveis impedimentos.
É com base nessa verificação que o gestor de obras pode tomar decisões inteligentes e seguras, e assim assegurar seu desenvolvimento eficiente.
Tipos de orçamento de obra na construção civil
Existe mais de um tipo de orçamento de obra, porém, cada um possui uma finalidade específica. Acompanhe:
- Estimativa Simples: consiste na realização de um comparativo entre a obra em questão e outras de porte similar;
- Estudo de Viabilidade Financeira (EVF): feito para atestar a viabilidade financeira de uma obra;
- Orçamento Paramétrico: utiliza medidas para definir o custo por metro quadrado da obra;
- Orçamento Analítico: tipo de orçamento mais abrangente, que analisa todos os aspectos envolvidos na obra. Costuma ser o mais preciso e usado;
- Orçamento Sintético: limita-se a ser um resumo do orçamento analítico;
- Orçamento Executivo: esse é o orçamento mais completo de todos, que não se limita aos itens envolvidos na execução da obra e considera todos os demais serviços necessários para a concretização do empreendimento.
Como elaborar um orçamento de construção civil?
O orçamento de obras pode ser feito em 3 etapas:
1- Faça o levantamento de informações sobre a obra
O primeiro passo é levantar os dados referentes aos potenciais custos gerados pela obra, por exemplo, insumos, recursos humanos, maquinário, documentos, entre outros.
Após obter essas informações, é preciso organizá-las. Para isso, é possível usar uma planilha, tabelas, documentos e afins. Quanto mais específica a descrição, mais preciso será o orçamento.
2- Realize o cálculo da composição de custos
Uma obra é composta por vários tipos de custos, que podem ser organizados em dois grupos:
Custos diretos: gastos com atividades ligadas diretamente ao trabalho no canteiro de obras.
Custos indiretos: despesas necessárias para manter a empresa funcionando, mesmo que não tenha ligação com a atividade principal. Exemplo: aluguel, conta de luz e provedor de internet.
Essa é uma fase fundamental para elaborar um bom e preciso orçamento de obra. Ela permite ter uma visão ampla sobre o custo final do projeto, considerando todas as possíveis variáveis.
3- Feche o orçamento e defina a margem de lucro
Nessa etapa, é preciso fechar o orçamento e definir o lucro que será obtido com a obra.
Ao final dessa tarefa, a equipe terá um documento enxuto com as principais informações sobre a obra, e assim poderá executá-la de forma segura.
7 dicas para um orçamento de obra enxuto e inteligente
Viu só como é importante fazer um orçamento de obras enxuto e inteligente, bem como seguro? Por isso, reunimos sete dicas que podem ajudar:
- Adote o Lean Costruction para eliminar tudo aquilo que não é realmente necessário em seu canteiro de obras;
- Faça um bom planejamento de obra, capaz de garantir a condução eficiente do projeto;
- Tenha uma equipe qualificada para concretizar a obra;
- Use a reciclagem de materiais na construção civil como estratégia para economizar;
- Adote um layout de obra eficiente para evitar deslocamentos desnecessários e demorados;
- Faça a medição de obra para verificar se a execução está de acordo com o planejamento;
- Acompanhe e avalie o desenvolvimento do projeto por meio das inspeções de obras.
Pode-se constatar que o orçamento de obra tem um papel fundamental na realização eficiente de um projeto. Usando a tecnologia a seu favor, esse processo pode ser simplificado, assim como erros minimizados.
A Checklist Fácil é uma solução que pode ajudar. Com essa ferramenta, é possível contar com checklists personalizáveis para executar a obra de forma ágil, segura e econômica.
Quer conhecer melhor essa tecnologia? Agende uma demonstração agora mesmo!