Como montar um layout de canteiro de obras otimizado?

Um canteiro de obras com layout otimizado e funcional pode ser a solução para uma melhor organização, redução de custos e prevenção de perdas na construção civil.
Atualizado em: 13 de janeiro de 2023
Tempo de leitura: 6 minutos

Um canteiro de obras organizado e com os espaços bem divididos é fundamental para que não haja desperdícios na obra. Para isso, é preciso montar um layout de canteiro de obras eficiente. No entanto, muitos profissionais encontram dificuldades nessa fase do planejamento.

Mais do que apenas escolher em qual área do espaço da obra ficará cada equipamento, é preciso fazer uma análise prática, visando melhorar o fluxo de trabalho. Isso é a otimização do espaço de uma obra, o que é possível por meio de um bom layout de canteiro de obras.

Pensando nisso, trouxemos um guia com todas as informações necessárias sobre como montar um layout de canteiro de obras de forma ágil e eficiente. Acompanhe!

O que é um layout de canteiro de obras?

O layout do canteiro de obras refere-se à forma como os espaços, equipamentos e mão de obra são organizados em um canteiro de obras. Essa organização compreende todos os elementos da obra e procura aumentar a eficiência do trabalho por meio do melhor aproveitamento possível do espaço. 

Além disso, o layout do canteiro de obras deve respeitar as disposições da NR 18, que regulamenta as condições de trabalho e meio ambiente na indústria da construção civil

Ao montar um layout para canteiro de obras, é importante ter em mente que o principal objetivo é tornar a logística mais eficiente, permitindo o fluxo contínuo de serviços e matéria-prima naquele espaço. 

Para que serve o layout do canteiro de obras?

Não há dúvida sobre a importância do layout do canteiro de obras, uma vez que essa organização permite que o fluxo de trabalho flua de forma ágil, eficiente e precisa. Além de que, o layout de canteiro de obras é uma forma de garantir condições de trabalho adequadas e evitar desperdícios, seja de tempo ou recursos.

Isso é possível pois o material chega rapidamente nas mãos de quem precisa, as máquinas ficam estrategicamente posicionadas e a força de trabalho é distribuída da melhor forma naquele espaço.

Confira abaixo as principais vantagens de ter um layout de canteiro de obra civil:

  • Reduz o desperdício de matérias-primas;
  • Organiza todos os equipamentos da obra de forma estratégica;
  • Permite que os insumos cheguem rapidamente para quem fará uso;
  • Otimiza o tempo de trabalho dos colaboradores;
  • Reduz a necessidade de transporte de materiais;
  • Melhora a produtividade da equipe;
  • Propicia um ambiente funcional para os trabalhadores;
  • Melhora as condições de trabalho para todos os envolvidos.

Tipos de canteiro de obras

Existem três tipos de canteiro de obras, sendo eles: restritos, amplos e lineares. Essa é uma informação importante para definir qual o layout mais adequado para o canteiro de obras, pois cada tipo possui suas necessidades. 

Canteiros restritos

O canteiro categorizado como restrito quando ele ocupa toda ou a maior parte do espaço do terreno de uma obra. Eles são relativamente comuns em centros urbanos, uma vez que o espaço é menor. Muitos engenheiros enfrentam dificuldades em como fazer layout do canteiro de obras restrito, devido à limitação de espaço.

Canteiros amplos

Os canteiros amplos são aqueles em que as instalações da obra ocupam um pequeno pedaço do terreno, deixando boa parte do lote livre. Esse tipo de canteiro permite maior liberdade para armazenamento e movimentação, sendo comum em áreas mais afastadas de centros urbanos.

Canteiros lineares

Os canteiros de obras lineares são caracterizados pela limitação em uma única dimensão, o que acaba criando uma dificuldade de acesso. Alguns exemplos de obras que demandam canteiro linear são: ferrovias, rodovias, redes de esgoto e afins.

Leia também:

O que considerar no planejamento do canteiro de obras?

Independente do tipo de layout de um canteiro de obras, é essencial se atentar a alguns pontos chave nesse planejamento. Veja abaixo o que considerar:

1- NRs

As normas regulamentadoras fornecem orientações que são de extrema importância para a segurança de todos e por isso devem ser levadas em conta durante o planejamento de um layout de canteiro de obras. 

Além disso, elas fazem parte da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), então são obrigatórias para todas as empresas. O seu descumprimento pode gerar consequências legais para a organização, como ações trabalhistas na justiça. 

2- NBRs

A sigla NBR é a abreviação de Norma Brasileira e indica uma série de normas, orientações e diretrizes controladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. As NBRs não têm caráter obrigatório, mas sim educacional, e têm como objetivo padronizar processos, o que pode ser muito útil em canteiros de obra. 

3- Estratégia de logística

Também é preciso considerar como funciona a logística do canteiro de obras layout para escolher a melhor forma de posicionar os elementos no lote. Em qualquer exemplo de layout canteiro de obra, é importante pensar na localização estratégica de banheiros, vestiários, refeitórios, maquinário, armazéns, entre outros.

3- Sinalização de segurança

Outro fator muito relevante é definir como sinalizar o layout de um canteiro de obras, que é um fator regulamentado pela NR 18. A função desta sinalização é identificar saídas, locais de apoio, obrigatoriedades e também alertar de riscos, como buracos e eletricidade, por exemplo. A sinalização é feita por meio de setas, cones, cartazes, entre outros. 

3- Limpeza e organização

Também é necessário pensar em uma estratégia rotineira para a manutenção da organização do ambiente, afinal esse é um passo crucial para evitar acidentes. Afinal, ferramentas e estruturas espalhadas representam risco à integridade física do trabalhador. Assim sendo, o ideal é que haja uma limpeza diária nas instalações para garantir o bom andamento da obra.

Quais elementos compõem um canteiro de obras?

Uma série de elementos compõem um canteiro de obras, entre áreas operacionais e de vivência, e todos devem ser levados em conta na hora da construção do layout. Conheça abaixo quais são os principais:

  • Almoxarifado e ferramentaria;
  • Ambulatório médico e segurança no trabalho;
  • Apontadoria;
  • Área para estoque de materiais;
  • Central de argamassa;
  • Central de armação;
  • Central de concreto;
  • Escritório de fiscalização;
  • Escritório técnico e administrativo;
  • Laboratório de concreto e solo;
  • Pátio para veículos;
  • Portaria;
  • Refeitório;
  • Sanitário e vestiário.

Dicas para fazer um layout do canteiro de obras otimizado

Aprenda como fazer um layout de canteiro de obras otimizado com 6 dicas simples e práticas:

1- Foque no planejamento

O planejamento é a primeira etapa de uma obra. Nessa fase, é importante levar em consideração todos os aspectos da obra, desde a força de trabalho até as instalações. Isso é fundamental para definir como deve ser o layout do canteiro de obras.

Para isso, é indicado fazer um desenho que represente a planta baixa do layout do canteiro de obras. Pode ser algo bem simples, desenhado a mão mesmo, o intuito é que o desenho ajude a visualizar o espaço.

Com a planta baixa em mãos, defina os locais de entrada e saída de veículos, assim como área para descarga e armazenamento de materiais. Nessa etapa, é importante também definir o local do barracão e as demais instalações.

2- Isolamento da área e implantação das instalações

Ao concluir o planejamento, é hora de pôr a mão na massa e dar início ao trabalho no canteiro. Para isso, é fundamental isolar a área e dar início às instalações.

Nessa fase, é importante ter uma visão estratégica sobre a localização das instalações, de forma que a disposição promova a agilidade dos trabalhadores. Dessa forma, o local de armazenamento deve ser perto da obra e os equipamentos devem ficar fora das áreas de trânsito dos trabalhadores.

As áreas podem ser estabelecidas na seguinte ordem, por exemplo: barracão, almoxarifado e escritório, espaço de estoque de materiais e áreas de vivência. Lembrando que o barracão pode ser construído ou alugado.

3- Garanta a segurança

A segurança é uma das questões mais importantes durante a execução de uma obra, sendo assim, é um tópico que deve ser conferido de perto pelo engenheiro responsável. Nesse sentido, o uso de EPIs é indispensável, assim como o mapeamento de riscos potenciais no canteiro e a sinalização do terreno. 

Essa dica é especialmente importante na construção civil, visto que esse é um dos setores que mais oferecem risco aos trabalhadores. Segundo a ANAMT, a taxa de mortalidade no setor é duas vezes maior que a média nacional. Por isso, é crucial aderir às práticas para prevenção de acidentes.

4- Limpeza e organização do canteiro

Manter a organização no ambiente da obra é imprescindível, então combine com os trabalhadores a limpeza diária do espaço. Lixo, entulhos e restos de materiais devem ser recolhidos todos os dias ao final do expediente, evitando acúmulo e possíveis acidentes.

5- Dê atenção às normas regulamentadoras

Certifique-se também de que as normas regulamentadoras sejam respeitadas durante o processo. As normas são fundamentais para a construção de um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores, moradores do arredores e para o meio ambiente.

Além disso, as NRs são obrigações legais de todas as empresas, uma vez que elas constam na CLT. Dessa forma, o seu não cumprimento pode resultar em multa, além de pôr em risco a integridade de todos os envolvidos. 

6- Use a tecnologia como uma aliada

Para a criação do layout do canteiro de obras otimizado, é fundamental ter acesso às ferramentas adequadas. Nesse sentido, a solução Checklist Fácil garante agilidade e eficiência em todas as etapas da obra.  

A solução possui funcionalidades, como os checklists personalizáveis, que auxiliam na criação de planos de ação, em áreas como SST (Saúde e Segurança do Trabalho), logística, recebimento de materiais, entre outros.

Montar um layout de canteiro de obras é uma das principais etapas do planejamento de uma obra, sendo responsável por manter um ambiente mais organizado, funcional e seguro. Isso, por sua vez, promove agilidade para a execução das tarefas. 

Para saber como a Checklist Fácil pode te auxiliar nesse projeto, entre em contato e agende uma demonstração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o software Checklist Fácil:

Categorias

Artigos relacionados

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.