O que é Lean Construction e como aplicá-la na construção civil?

A metodologia da construção enxuta tem como objetivo principal a eficiência operacional através de redução de custos e desperdícios, otimização de processos e aumento de produtividade.
Atualizado em: 27 de janeiro de 2023
Tempo de leitura: 7 minutos

Lean Construction é um termo em inglês que pode ser traduzido como construção enxuta. Na construção civil, é abordado como uma metodologia que visa eliminar ações desnecessárias no canteiro de obras com a finalidade de aumentar a eficiência operacional

Nesse sentido, vale ressaltar que reduzir perdas e custos é o objetivo de todo gestor de obras. Afinal, o desperdício na construção civil afeta vários aspectos da obra: impacta o orçamento, atrasa a entrega de projetos, polui o meio ambiente e muito mais.

Portanto, reduzir o desperdício é fundamental para melhorar a eficiência da gestão da obra. Quer saber como alcançar esse objetivo? Continue a leitura.

O que é Lean Construction na construção civil?

Lean Construction, ou construção enxuta, é uma metodologia que visa otimizar processos e cortar todas as ações desnecessárias na produção e entrega de um produto final. Na construção civil, o foco é deixar apenas aquilo que é realmente necessário para a execução da obra.

O método Lean teve origem na manufatura e foi criado pela Toyota em 1940 para minimizar o desperdício nas fábricas. Em meados da década de 1990, o conceito se espalhou para outras partes do mundo e foi incorporado à construção civil, mudando constantemente para se adequar às necessidades do setor.

A ideia central dessa técnica é simplificar os processos e cortar tudo o que não é fundamental para o trabalho. Ou seja, eliminar essas ações permite que você se concentre em todas as coisas que realmente ajudam a concluir seu projeto. Com isso, o trabalho da equipe é otimizado, garantindo agilidade e melhores resultados.

LEIA TAMBÉM | O que é BIM? Conheça a metodologia e aprenda a aplicá-la em projetos

Como funciona a construção enxuta?

A construção enxuta é feita com a combinação de diferentes ferramentas. Elas podem — e devem — ser escolhidas de acordo com as necessidades da organização, mas as mais comuns são:

  • 5 S: metodologia para melhoria da qualidade no ambiente de trabalho que contempla 5 pilares: Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina;
  • Just-in-time: sistema de gestão com foco no controle eficiente de estoque e os custos decorrentes;
  • Jidoka: ferramenta para identificar erros ou condições anormais no maquinário;
  • Kanban: um quadro que controla os fluxos de produção com o uso de cartões coloridos ou post-its;
  • Kaizen: ferramenta que busca a melhoria contínua, com foco na eliminação de perdas em processos;
  • Gerenciamento visual: estratégia de usar elementos visuais para aumentar o dinamismo e facilitar a compreensão na exposição de um processo.

Quais são os princípios básicos do Lean Construction?

A implementação do Lean Construction na construção civil tem como base 5 princípios. Esses pilares servem como nortes do que levar em conta na aplicação da metodologia: 

1- Eliminar o que não acrescenta

Esse conceito abrange a análise e eliminação de todas as atividades que não são realmente necessárias e não agregam ao canteiro de obras. Esse é o passo mais importante da metodologia, pois ele efetiva o conceito do Lean Construction na construção civil. 

2- Agregar valor à construção

É preciso entender o processo como um gerador de valor para o produto final, no caso da construção civil, a obra pronta.

Esse princípio está ligado às necessidades do seu público alvo, que podem ser identificadas por meio de pesquisas de mercado. É necessário conhecer o seu público e considerar essas informações para entregar um produto de valor por um preço justo. 

3- Diminuir a variabilidade

A variabilidade diz respeito a imprevistos e incertezas que as equipes lidam no canteiro de obras. Para muitos especialistas, elas podem comprometer a entrega do projeto. Porém, com a metodologia Lean Construction, é possível diminuir a incidência de variabilidades. 

A redução da variabilidade é uma forma de manter a estabilidade na obra, conforme o estipulado na fase de planejamento. Com isso, cumpre-se os prazos definidos, mantém-se a saúde do orçamento e o padrão de qualidade do produto. 

4- Otimizar o tempo

Otimizar o tempo é uma tarefa fundamental em qualquer tipo de negócio, principalmente na construção civil. 

Nesse setor, o atraso em uma única etapa pode gerar um efeito dominó e comprometer todo o projeto. Nesse sentido, a construção enxuta atua para garantir que o cronograma inicial seja seguido à risca, de forma a garantir o cumprimento dos prazos. 

5- Tornar processos transparentes

A implementação do Lean Construction na construção civil também facilita um ambiente onde os processos são claros e transparentes.

Com um processo enxuto, livre de tudo aquilo que não acrescenta, todos ganham, principalmente os colaboradores envolvidos na gestão e execução da obra. 

Essa transparência favorece uma comunicação fluida e sem ruídos entre as equipes, por exemplo, elas passam a saber quais são seus papéis no trabalho e como desempenhá-los de forma eficiente para atingir os objetivos definidos.

Leia também:



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Qual é o objetivo do Lean Construction na construção civil?

Seu objetivo é otimizar processos para alcançar uma entrega de obra de alta qualidade em menos tempo e com menos recursos.  

Outro objetivo do Lean Construction na construção civil é minimizar o desperdício de matérias-primas, o que gera economia e promove a sustentabilidade. Consequentemente, é possível construir uma imagem positiva de sua marca no mercado, alcançar mais clientes e aumentar o faturamento. 

Qual a relação entre Lean Construction e eficiência operacional?

A eficiência busca o aprimoramento constante dos processos de uma organização. Isso com a finalidade de elevar os indicadores e atingir sucesso, como lucro, produtividade e a satisfação do cliente. 

Nesse sentido, a metodologia Lean Construction é uma grande facilitadora da eficiência operacional na construção civil. Pode-se dizer que o resultado final da construção enxuta é a promoção da eficiência operacional. Produzir mais gastando menos é o objetivo central dessa abordagem.

Quais são os benefícios da construção enxuta para o canteiro de obras?

A implementação dessa metodologia de trabalho gera vários benefícios para as construtoras. Por exemplo: 

  • Reduzir o desperdício nos canteiros de obras, sejam materiais, equipamentos ou a própria mão de obra;
  • Melhorar a qualidade do projeto;
  • Reduza os atrasos nas entregas, pois o cumprimento dos prazos é um dos pontos-chave do método;
  • Aumento da satisfação do cliente devido à eficiência operacional na execução da obra;
  • Minimizar erros e evitar retrabalho;
  • Criar um ambiente de trabalho mais eficiente, onde cada funcionário possa desempenhar suas funções de forma otimizada;
  • Otimização de processos, seguindo práticas mais eficientes;
  • Cortes de despesas desnecessários, o que evita que o orçamento da obra exceda o limite estabelecido no planejamento.

Como aplicar o Lean Construction na construção civil?

Como você pode ver, o método da construção enxuta pode ser muito benéfico para as empresas do setor de construção. No entanto, para implementá-lo de forma eficiente e segura, é preciso levar em conta questões como: 

Estudar a metodologia Lean Construction

É preciso compreender bem o funcionamento da metodologia, então estudá-la é o primeiro passo para que possa implementá-la. Afinal, sua empresa é única e a execução dessa abordagem deve levar isso em conta para respeitar as particularidades do seu negócio. 

Nesse sentido, é importante se aprofundar nos 5 princípios do método Lean Construction destacados e direcionar suas ações de forma a contemplá-los. Via de regra: quanto mais você conhecer a metodologia, melhor será seu desempenho na hora de implementá-la. 

Planejar a implementação da abordagem

Montar um planejamento do projeto, com escopo e orçamento, é fundamental para que a implementação ocorra de forma efetiva e sem surpresas. 

Em outras palavras, é preciso criar um plano de ação para a implementação do método que leve em conta as ações que devem ser executadas e os responsáveis por sua operacionalização e acompanhamento. Por exemplo:

  • Mapear os processos e identificar quais deles estão gerando gastos em excesso;
  • Qualificar a equipe de trabalho objetivando o aumento da eficiência operacional;
  • Estabelecer indicadores de desempenho para acompanhar a eficiência do Lean Construction.

Leia também | Relatórios de obra: 4 benefícios na gestão de projetos de construção

Investir na qualificação da equipe 

Os colaboradores são a força motora da empresa, então eles precisam estar alinhados com os objetivos da gestão para que possam atuar de acordo ou em prol dela. Assim, investir em treinamento para os funcionários é a melhor forma de garantir que o atingimento desse objetivo.  

É importante que eles tenham clareza sobre o que é a metodologia de construção enxuta e os objetivos de sua aplicação na organização. Também é fundamental que saibam quais são seus papéis nesse projeto. Desse modo, podem atuar de acordo com as expectativas da organização. 

Fazer boas escolhas de fornecedores 

Seus parceiros de negócios, como fornecedores, também desempenham um papel importante na aplicação desse método em sua empresa. 

Afinal, para cumprir os prazos de sua instituição, a entrega dos insumos precisa acontecer na data estabelecida. Por exemplo, como entregar o produto (unidade habitacional) comprado pelo cliente no prazo se as matérias-primas ainda não foram entregues pelo fornecedor contratado?

Um bom fornecedor não só entrega as matérias-primas dentro do prazo definido, mas também fornece material de qualidade, elevando assim o conceito de sua empresa no mercado e agregando valor à sua imagem. 

Identificar o que pode ser descartado no processo

Cada processo é um fluxo e como tal pode ser composto por diversas atividades, por exemplo, transporte, inspeção, armazenamento, entre outros. Então, o foco dessa dica é recomendar a eliminação de ações desnecessárias para garantir um fluxo mais fluído, enxuto e eficiente. 

Para fazer isso corretamente, toda a cadeia produtiva deve ser analisada, de forma que seja possível identificar gargalos

Por exemplo, quanto tempo leva para o time do estoque fazer a separação dos produtos que serão utilizados na construção de uma obra? Espera-se que o tempo seja mínimo. Do contrário, pode comprometer a execução e entrega do projeto no prazo estabelecido. 

Monitorar os processos

O monitoramento contínuo dos fluxos é essencial para a melhoria dos processos de uma instituição. 

Isso significa que é preciso fazer inspeções frequentes para assegurar que as diretrizes da metodologia estão sendo seguidas.

Em outras palavras, é com base no acompanhamento dos processos que é possível garantir os ajustes necessários nas ações, de forma a alcançar resultados cada vez melhores. 

Como o Checklist Fácil otimiza os processos da construção enxuta?

A aplicação do Lean Construction na construção civil engloba um conjunto de fatores, que envolve processos e profissionais, o que para muitos gestores pode ser complexo. 

Nesse sentido, contar com a ajuda da tecnologia pode fazer toda a diferença para integrar as operações e garantir um controle simples e efetivo dos processos

O Checklist Fácil é uma ferramenta que pode auxiliar na implementação do Lean Construction. Ele tem como foco reduzir falhas e otimizar processos. 

Com essa solução, é possível visualizar as operações em um único lugar, o que torna a gestão mais eficiente. Por exemplo, ao se ter uma ampla visão dos processos, pode-se identificar as não conformidades e se os fluxos estão funcionando de acordo com o planejado.

E para clientes Sienge, uma vantagem: o Checklist Fácil oferece módulos de integração com a plataforma para a realização de inspeções via aplicativo, sem precisar de conexão com a internet. Na palma da sua mão, é possível realizar inspeções de unidades de venda, contratos e medições e pedidos de compra e entrega, além da avaliação de fornecedores.

Com essa tecnologia, pode-se contar ainda com recursos como relatórios automatizados, checklist personalizável, planos de ação e registro de obra em vídeo e foto, etc. Isso garante diversos benefícios para sua empresa, como a padronização de processos, inspeções e auditorias ágeis.

Viu só? O Lean Construction é uma metodologia que pode tornar sua construtora mais eficiente e produtiva. O melhor é que hoje você pode contar com o auxílio do Checklist Fácil para implementar de forma eficaz essa abordagem em sua empresa e, com isso, aproveitar os diversos benefícios que a solução pode proporcionar.

Então, aproveite os benefícios que o Checklist Fácil pode oferecer a sua empresa e agende agora mesmo uma demonstração de nossa solução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.