Benefícios da transformação digital no governo

A transformação digital no governo está impactando diretamente nos gastos e na eficiência dos serviços prestados. Quer conhecer todos os benefícios gerados por essa automação? Continue com a gente!

Tempo de leitura: 4 minutos
Imagem mostrando a transformação digital no governo

A introdução da transformação digital no governo tem potencial para reduzir os gastos com atendimentos e serviços governamentais em até 97%, de acordo com o último relatório GovTech Brasil.

Os investimentos em tecnologia em todos os níveis da estrutura governamental e nos órgãos relacionados à gestão pública, é um caminho que:

  1. Poupa tempo das funcionários;
  2. Agiliza as respostas ao cidadão.

Sem contar que digitalizando processos básicos, as pessoas não precisam se deslocar para resolver problemas, esperar longas filas ou imprimir inúmeros papéis.

Em vários setores, já começamos a ver essas mudanças sendo aplicadas e os benefícios são vantajosos para os dois lados envolvidos.

Continue lendo e conheça quais são os impactos positivos da transformação digital no governo.

Transformação digital no governo: 5 benefícios comprovados

Com a evolução da tecnologia e a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços, a transformação digital no governo foi uma novidade positiva.

Primeiro com os computadores, depois os sistemas de gestão e monitoramento, tudo contribuiu para que o cidadão tenha mais autonomia para fazer solicitações, sem precisar de intermediários.

Atualmente, a integração através das ferramentas colaborativas online é o ponto principal de muitas soluções que vemos nos governos.

E como os processos e sistemas se integram, as pesquisas e consultas são muito mais ágeis e acessíveis, reservando o contato presencial para assuntos mais complexos e específicos.

Separamos neste post os cinco principais benefícios da transformação digital no governo que facilitam o trabalho dos servidores e a população em geral:

1. Criação de processos digitais

Antes da transformação digital no governo chegar, toda solicitação de documentos ou consultas era feita presencialmente em algum órgão governamental.

Com a digitalização de todo sistema público, as consultas e solicitações agora podem ser feitas pela internet. Alguns exemplos atuais são:

  • Carteira de Trabalho Digital: é um aplicativo para celular onde o usuário pode obter sua carteira de trabalho e gerenciar seus contratos e anotações. O processamento é imediato e não é necessário esperar os 17 dias para ter o documento ativo. Um benefício para empregadores e empregados; 
  • Carteira Digital de Trânsito (CDT): é um aplicativo de celular do Denatran, onde o usuário cadastra o documento com seus dados da CNH e, assim, não precisa mais carregar o documento físico. Além disso, ganha descontos em multas, recebe aviso de recalls, entre outras vantagens;
  • Alistamento Militar online: ao invés de ir até uma das juntas militares da sua região, os jovens podem baixar o aplicativo do Exército Brasileiro e fazer o alistamento online. Todo processo de alistamento também é acompanhado pelo aplicativo. 

O redesign dos processos públicos com foco no digital, melhoram o acompanhamento das equipes internas e também do próprio cidadão.

Essa reestruturação tem um impacto gigante na estrutura pública, principalmente em um país tão grande como o Brasil.

2. Eliminação de burocracias

Associar serviços governamentais à burocracia é algo comum, pois muitas vezes os processos geram entraves que dificultam a eficiência interna dos setores administrativos. 

Isso sem mencionar os efeitos para a população que não consegue resolver questões simples que são complicadas por alguns processos antigos.

A transformação digital no governo chega justamente para eliminar esses gargalos, permitindo analisar e eliminar os pontos que travam a conclusão das solicitações.

Ao dar mais autonomia para o usuário, os setores públicos podem funcionar com mais agilidade, qualidade e segurança.

Leia também: Como o TJAM adota salas virtuais via Meet para seguir com processos.

3. Melhor gestão dos gastos governamentais

Ao invés de investir em um sistema burocrático, lento e custoso, a transformação digital no governo realoca os gastos para otimizar os processos de atendimento.

Os serviços pagos, por exemplo, são otimizados e podem ser pagos por código de barras pela internet ou pelo celular — outro reflexo da transformação digital.

Dessa forma, a capacidade de atendimento da equipe melhora, pois ela pode se concentrar na resolução de problemas, dando autonomia para o usuário resolver o que precisa com mais rapidez.

Na comparação, uma estrutura digital poupa não só em recursos aplicados para sua manutenção como também no seu funcionamento.

Assim, o gerenciamento interno é mais dinâmico e integrado, favorecendo a produtividade da equipe e diminuindo o número de reclamações por demora.

Um sistema digital bem estruturado favorece a arrecadação do governo, o que permite que mais inovações possam ser alcançadas. 

4. Aumento da produtividade

A transformação digital no governo não foca apenas nos processos, mas também tem como alvo as pessoas que compõem o quadro de servidores públicos.

Com menos burocracia e processos mais eficientes, a parte humana do trabalho é favorecida, pois consegue ter uma gestão de produtividade melhor.

Além disso, os resultados relacionados como solicitações concluídas, número de reclamações, retrabalho, tendem a diminuir ao se utilizar um sistema integrado.

Esse benefício é essencial para a motivação e para a satisfação da equipe que deve receber as ferramentas necessárias para melhorar seu desempenho no trabalho. 

5. Mais segurança para as informações

A segurança é um ponto importante é um benefício que a transformação digital no governo consegue oferecer.

Pensando na confidencialidade e sigilo dos dados pessoais de cada cidadão, hoje, com a atual tecnologia, os sistemas possuem barreiras de proteção sólidas.

Criptografia de ponta a ponta, senhas, confirmação em duas etapas são alguns exemplos de segurança no acesso e gerenciamento de informações online.

Além da segurança para acessar as informações através da internet, o armazenamento dos arquivos em nuvem garante que não ocorram perdas de dados importantes.

Isso diminui e, em alguns casos, elimina as salas de arquivos com uma quantidade enorme de pastas e papéis que são muito mais difíceis de pesquisar. 

Entendeu a importância da transformação digital no governo?

Ficar por dentro dos impactos da transformação digital no governo e como isso favorece toda a sociedade é importante para que todos desfrutem das melhorias do setor público.

Afinal, são os recursos que cada cidadão paga ao governo sendo revertidos para a criação de processos mais ágeis e enxutos. Já tinha pensando nisso?

Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.

Convidados especiais fazem parte do nosso blog. Especialistas incríveis que podem contribuir com conteúdo de qualidade para os leitores.
Autor convidado

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *