5 benefícios de fazer checklist de EPI e motivos para utilizar o Checklist Fácil

Os EPI’s são fundamentais para a segurança dos trabalhadores. Por isso, confira 5 benefícios de fazer checklist EPI e saiba como o Checklist Fácil pode otimizar o trabalho da sua empresa!
Atualizado em: 22 de maio de 2023
Tempo de leitura: 8 minutos

A segurança do trabalho tem um desafio constante e muito importante dentro das empresas. O setor visa assegurar que os colaboradores trabalhem em um ambiente saudável, que não ofereça riscos à saúde e que tenham à disposição equipamentos seguros. Para isso, é indispensável utilizar checklist de EPI.

Além da complexidade deste trabalho, existem alguns outros fatores que interferem na produtividade, como o tempo que é gasto nas checagens dos equipamentos, a depreciação devido à armazenagem em local impróprio, dificuldades no controle de inventário e, até mesmo o uso inadequado dos itens por parte dos colaboradores.

Por isso, hoje vamos abordar os principais benefícios de fazer checklist de EPIs e porquê você deve utilizar o Checklist Fácil para ganhar eficiência operacional e otimizar ao máximo essa tarefa. Confira!

Checklist EPI: importância de fazer auditorias periódicas nestes equipamentos

Dentro do ambiente empresarial, especialmente em indústrias, fábricas ou outros locais de trabalho que demandem o uso de equipamentos de proteção, é imprescindível implementar procedimentos que resguardem a saúde e segurança de todos os colaboradores.

Nesse sentido, possivelmente a mais importante delas é a aplicação do checklist EPI, pois esta é uma prática que garante a qualidade dos equipamentos e, consequentemente, a segurança operacional.

A execução destas auditorias, além de servir para verificação de desempenho de um determinado equipamento, ajuda a evitar acidentes e riscos que podem comprometer o processo de produção ou, até mesmo, colocar em risco a vida dos funcionários.

Sendo assim, o uso de um checklist de EPI durante as auditorias pode ajudar a elevar o bem-estar dos seus profissionais, melhorando sua produtividade e otimizando suas entregas.

5 benefícios de utilizar um checklist EPI digital

É devido à grande importância dessa ação de segurança que muitas empresas optam por utilizar um software de checklist para executar suas auditorias nos EPIs

Além de ganhar eficiência operacional, existem outras vantagens importantes de contratar uma ferramenta desenvolvida especialmente para esta finalidade.

Por isso, a seguir, vamos abordar 5 motivos pelos quais você deve implementar essas auditorias digitalmente na sua empresa. Confira!

1 – Aumenta a produtividade e eficiência operacional

Executar auditorias de segurança nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) torna o trabalho mais dinâmico e eficaz. Entretanto, muitas empresas ainda usam papel e caneta para fazer suas conferências, o que não é nada prático ou seguro.

Além da possibilidade de esquecimento das auditorias e o fato de que as mesmas podem ter erros na execução, existe também o risco de perda dos dados. Esses fatores geram um enorme retrabalho para os gestores e não facilitam, em nada, o dia a dia das atividades.

Por isso, a melhor opção é contar com uma ferramenta desenvolvida especialmente para esse tipo de trabalho.

O Checklist Fácil, por exemplo, ajuda a aumentar a eficiência operacional da sua empresa.Com ele, todos os checklists podem ser personalizados e Planos de Ação podem ser criados a partir da identificação de uma inconformidade em um EPI. 

Isso gera mais agilidade no processo de avaliação dos equipamentos e assegura que a ação correta seja tomada a partir da identificação dessa inconformidade, garantindo melhor rendimento empresarial.

A Saint Gobain, cliente da Checklist Fácil, é um exemplo de ganho de eficiência operacional. De acordo com a Marina Parpinelli, que é Gerente de Projetos:

“O Checklist Fácil é um sistema flexível e de fácil utilização que permite criar checklists para qualquer processo da fábrica. Conseguimos automatizar muitos processos que utilizavam papéis e planilhas, gerando maior produtividade para os times.”

2 – Aumenta a qualidade do serviço

Ao contratar e utilizar uma ferramenta profissional para a aplicação de checklists em EPIs, sua empresa mostra aos colaboradores o quão comprometida e dedicada está em reduzir as ameaças e alcançar um ambiente de trabalho seguro.

Isso, por sua vez, gera um senso de responsabilidade em todos os colaboradores, que trabalham mais focados em ajudar a empresa a entregar, com qualidade, seus produtos ou serviços.

Ou seja, com essa estratégia de verificação de EPIs através de um software profissional, você evita falhas e garante a qualidade durante todas as etapas do processo. Portanto, a operação inteira se torna mais comprometida com as exigências de segurança e, consequentemente, a qualidade cresce.

3 – Facilita a análise de dados através de dashboards personalizados

Outro fator importante referente a esse processo é a análise de dados. Os softwares de checklist EPI, como o Checklist Fácil, fornecem relatórios completos e personalizáveis para auxiliar os gestores na tomada de decisão.

A conferência dos números de inconformidades e relatórios gerenciais auxilia na resolução dos problemas, ficando mais fácil de analisar e apurar soluções.

Além disso, é possível também verificar relatórios específicos sobre recorrências, para entender quais setores da empresa estão cometendo erros com maior frequência em sua gestão. A partir daí, a empresa pode tomar as medidas cabíveis para melhorar os processos naquele departamento específico.

É através de relatórios completos de gestão que a comunicação e as decisões estratégicas se tornam mais assertivas. A análise de dados evita problemas e prejuízos que possam trazer falhas no rendimento do processo produtivo.

4 – Ajuda a engajar os colaboradores com a segurança

Utilizar um sistema de checklist EPI melhora o rendimento dentro da empresa, pois amplia o sentimento de responsabilidade de todos com a qualidade dos equipamentos utilizados.

Essa ferramenta potencializa não apenas o processo de produção e a qualidade, como mencionamos nos primeiros tópicos, mas também ajuda os funcionários da empresa a terem uma visão mais apurada sobre suas tarefas e obrigações.

Estando os funcionários treinados e capacitados no uso de uma ferramenta profissional de auditoria de EPI, a compreensão das conformidades e das inconformidades facilita a identificação e notificação de problemas, por parte da equipe.

Ou seja, o uso de um software de checklist ajudará a formar profissionais mais preparados e focados em segurança no ambiente de trabalho. 

Dessa forma, a empresa aumentará o seu rendimento, podendo inclusive encontrar novas maneiras de tornar o serviço ainda mais eficiente.

O Checklist Fácil também otimiza o trabalho das equipes

O software da Checklist Fácil, por sua usabilidade fácil e intuitiva, ajuda equipes das mais diversas empresas a realizar auditorias e checklists de EPIs. 

A ferramenta torna o processo de auditorias menos complexo e mais interessante, uma vez que pode ser aplicado com um celular ou tablet e também é possível incluir mídias, tudo de forma rápida e objetiva.

Marco Tullio Miraglia Neto, Gerente de Manutenção da Cimcop Indústria da Construção, relata como o software da Checklist Fácil otimizou o trabalho das equipes na sua empresa. Confira:

“A simplicidade da plataforma permitiu que nós mesmos fizéssemos os formulários eletrônicos da forma como precisávamos. Com isso, a adaptação da equipe foi rápida e muito assertiva. Eliminamos gargalos terríveis e processos físicos que dependiam de apenas um controlador, e se acumulavam diariamente. A parametrização do checklist eletrônico ainda nos rendeu um bom ganho de qualidade da informação. Por todas essas razões, recomendo fortemente a Checklist Fácil, para quem precisa digitalizar processos e ganhar eficiência de forma rápida, prática e assertiva.”

5 – Facilita análises sobre a correta utilização dos equipamentos

Outro ponto importante no processo de checklist de EPI, além do trabalho preventivo quanto à conformidade dos equipamentos da empresa, é a análise de como os colaboradores estão utilizando os mesmos.

Esse tipo de auditoria do uso dos EPIs garante não apenas que os equipamentos sejam disponibilizados, mas também que sejam utilizados e de maneira correta.

Ou seja, ao utilizar um software de checklist EPI sua empresa pode fazer as conferências de ambientes e pessoas, referente à correta utilização dos equipamentos fornecidos. 

Com as informações provenientes destas análises, a empresa pode:

  • Detectar a necessidade de oferecer treinamentos específicos sobre a importância do uso dos equipamentos, caso suas equipes não estejam utilizando os mesmo;
  • Ministrar treinamentos específicos para ensinar o uso correto, caso seja detectado que os colaboradores estão utilizando os equipamentos de maneira errada.

Agora que você já viu alguns benefícios de implementar checklist de EPIs na sua empresa, confira porquê tantas empresas confiam no software da Checklist Fácil!

Funcionalidades do Checklist Fácil que otimizam o checklist de EPI

O Checklist Fácil é hoje a ferramenta mais utilizada na América Latina. E não é por menos! 

A ferramenta foi desenvolvida pensando nas dificuldades dos gestores, visando melhorar a eficiência operacional dos negócios e otimizar a aplicação de auditorias, tornando esse processo mais rápido e assertivo.

Então, vamos mostrar aqui algumas funcionalidades para checklist de EPIs que podem melhorar e muito os processos da sua empresa. Confira!

1 – Categorização de produtos

Existem inúmeros equipamentos de proteção individual para os mais variados tipos de atividade. 

Seja para executar trabalhos em altura, em espaços confinados, construções ou outros ambientes que demandam certos cuidados, as exigências de utilização de EPIs podem diferir bastante.

Por isso, para empresas que prestam serviços variados, um dos maiores gargalos é a categorização de produtos.

Com o Checklist Fácil é possível separar os EPIs por diferentes categorias, visando ter um melhor controle do inventário da empresa e saber, com precisão, quantos e em quais condições os equipamentos estão.

2 – Checklist por imagem

A aplicação de um Checklist de EPI através de uma imagem é muito importante para facilitar o trabalho dos auditores.

Com essa funcionalidade, é possível criar as perguntas de um checklist e disponibilizá-las dentro de uma imagem. Basta escolher em qual ponto da imagem você deseja que determinada pergunta seja inserida.

Essa funcionalidade ajuda especialmente aqueles auditores que precisam fazer checklists em equipamentos dos quais não têm conhecimento aprofundado, pois pela imagem fica mais fácil identificar quais peças ou partes precisam ser analisadas.

3 – Inserir mídias nos checklists

Outra grande necessidade de empresas que utilizam checklists de EPI é a possibilidade de poder inserir mídias nas auditorias. 

Essa funcionalidade serve para dar uma maior credibilidade aos itens avaliados, fornecendo insumos corretos para melhor compreensão e resolução de determinado problema.

Vamos a um exemplo:

Se um capacete de segurança está danificado na parte em que fica presa a jugular, as soluções consideradas poderiam ser:

  • Substituir apenas a jugular, caso o defeito seja somente nesta parte;
  • Substituir o EPI por inteiro, caso o dano seja muito grave e comprometa a segurança da peça inteira.

Uma fotografia, neste caso, pode esclarecer a gravidade do problema no equipamento, facilitando na resolução do caso.

Com a Checklist Fácil é possível inserir não apenas fotos, mas também áudios e vídeos. Tudo isso visando melhorar o trabalho dos auditores e tornar as inspeções ainda mais completas.

4 – Contestação de itens

Para auditorias realizadas em equipamentos muito específicos, é possível, através do Checklist Fácil, configurar a possibilidade de contestar respostas negativas, caso haja dúvida se determinado item foi corretamente avaliado.

Dependendo da hierarquia da empresa ou do conhecimento do avaliador, a contestação de itens serve para ter um maior controle nos checklists aplicados.

Uma vez que uma contestação foi aceita, após a conclusão de determinado checklist, o sistema permite que a resposta seja alterada. Além disso, o cálculo da nota final do checklist é refeito, para que a análise posterior dos resultados e relatórios não seja comprometida.

5 – Agendamento de checklists EPI

Sabemos que o dia a dia das empresas é bastante corrido e, por isso, o Checklist Fácil desenvolveu outra funcionalidade que visa ajudar auditores e responsáveis na execução dos checklists.

Trata-se do agendamento de checklists. Basta configurar quando os checklists devem ser aplicados e a recorrência das aplicações, que o próprio sistema gerencia o envio de alertas para os responsáveis.

Além disso, se o e-mail do usuário responsável pela auditoria for dos provedores Outlook, Gmail, Microsoft Exchange ou Office 365, o agendamento em questão será adicionado aos eventos da agenda deste usuário.

Essa integração permite que as auditorias sejam executadas com maior frequência, reduzindo atrasos ou esquecimentos que comprometem a qualidade da operação.

6 – Materiais de apoio

A Checklist Fácil está constantemente criando e lançando materiais gratuitos como planilhas, infográficos e checklists com o objetivo de ajudar auditores e responsáveis a melhorar a segurança do trabalho e a saúde dos ambientes da sua empresa.

Por isso, separamos aqui alguns materiais que podem te ajudar. Confira:

Saiba mais sobre o Checklist Fácil

A Checklist Fácil combinou um produto e uma metodologia própria para desenvolver a melhor ferramenta de checklist para o mercado. Hoje, temos clientes em mais de 14 países que confiam em nosso trabalho e utilizam diariamente nossa ferramenta.

Além disso, por conta da versatilidade da nossa plataforma, as empresas utilizam a Checklist Fácil não apenas para executar checklist de EPIs, mas também para os mais variados tipos de auditorias. 

Com ela é possível aplicar:

  • Pesquisas de satisfação;
  • Controle de frotas;
  • Prevenção de perdas;
  • Controle de qualidade;
  • Gestão de estoque;
  • Manutenção e limpeza;
  • Acompanhamento de obras;
  • Vistoria de entrega;
  • Análise de veículos;
  • Controle de manutenção de máquinas e equipamentos;
  • Auditoria de ambientes;
  • Entre outros.

Nossa ferramenta gera até 204% de retorno sobre o investimento em 3 anos e, além disso, gera uma otimização significativa das horas trabalhadas, chegando a 25%. 

Isso permite que os colaboradores se dediquem a atividades mais estratégicas e não percam tempo com planilhas e checklists em papel.

Então, se sua empresa está precisando otimizar suas operações e ganhar agilidade operacional, não perca mais tempo. Entre em contato conosco agora mesmo! 

Solicite uma demonstração gratuita e veja como a Checklist Fácil pode ajudar sua empresa. Ficamos no aguardo do seu contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança