15 motivos para escolher o Checklist Fácil para segurança do trabalho

Que a aplicação de checklists é fundamental para a qualidade e prevenção de acidentes, isso você já sabe. Então confira por que o Checklist Fácil para segurança do trabalho é a melhor opção!

Tempo de leitura: 7 minutos
Benefícios do Checklist Fácil para segurança do trabalho

A segurança do trabalho nas empresas é um desafio que muitos gerentes e diretores enfrentam com os seus funcionários. Este é um assunto que deve ser levado muito a sério e por isso vamos mostrar porque o Checklist Fácil para segurança do trabalho é a melhor opção.

Afinal, não basta saber que a aplicação precária de ações de prevenção de acidentes e a falta do cumprimento de normas regulamentadoras podem ocasionar graves ocorrências. É preciso buscar soluções confiáveis para auxiliar gestores e responsáveis pela segurança de todos os colaboradores. 

Por isso, a ferramenta de checklist online é uma excelente alternativa para garantir que todos os procedimentos sejam realizados.

Por que eu devo usar o Checklist Fácil para segurança do trabalho?

Nem sempre é fácil conseguir implantar as ações de segurança do trabalho dentro das empresas. Porém, com tecnologias como o Checklist Fácil, a tarefa se torna mais simples – conforme mostraremos ainda neste conteúdo. 

Mas quais são as dificuldades que as empresas têm quando não utilizam a automação a seu favor e que demonstram que chegou a hora de utilizar essa ferramenta? Podemos separá-las em alguns fatores culturais e comportamentais, que prejudicam. São eles:

1 – Fatores culturais

A importância de agir conforme as normas de segurança é algo que deve estar presente na mentalidade de todos os colaboradores. Por isso, é crucial educar o funcionário a respeito dos procedimentos diários e pontuais que ele deve cumprir para garantir a segurança individual e coletiva.

Os líderes devem sempre dar o exemplo, seguindo as normas à risca, para reforçar que a cultura da empresa e garantir a saúde e segurança de todos.

2 – Fatores comportamentais

Os fatores comportamentais dependem diretamente da colaboração dos funcionários. Ou seja, quando uma inconformidade na segurança é identificada, é importante que a empresa corrija o comportamento dos colaboradores envolvidos, fortalecendo, assim, hábitos mais seguros.

Também é importante deixar claro que os colaboradores são uma peça fundamental na manutenção da segurança do trabalho, para que eles se sintam tão responsáveis quanto os gestores.

Desta maneira, é possível antecipar falhas e, ao mesmo tempo, realizar ações corretivas quando algum desvio de segurança é identificado.

Então, para garantir que as normas de segurança sejam cumpridas, contornar obstáculos e implementar checklists com qualidade, muitas organizações optam pela implementação de um checklist digital.

Por isso, visando solucionar essas dificuldades enfrentadas, surgem no mercado soluções tecnológicas, como o Checklist Fácil.

Conheça o Checklist Fácil, solução líder na América Latina

O principal objetivo da ferramenta é aumentar a eficiência operacional das empresas, auxiliando nas auditorias, inspeções e aplicações de planos de ação, o que se encaixa perfeitamente nas atividades de segurança do trabalho.

Entenda como essa ferramenta funciona:

Além disso, existem mais pontos positivos por trás da digitalização de processos

A seguir, abordaremos 15 vantagens de implementar o Checklist Fácil para a segurança do trabalho na sua empresa.

Benefícios de utilizar o Checklist Fácil para segurança do trabalho

A implementação dessa ferramenta na empresa garante uma série de benefícios. Confira alguns deles:

1. Detecta riscos

Identificar os múltiplos riscos envolvidos em uma operação é um trabalho árduo, já que é preciso verificar não apenas se os trabalhadores estão cumprindo as normas, mas também se todos os equipamentos estão com a manutenção em dia e funcionando normalmente. 

Por isso, as inspeções rotineiras são fundamentais para detectar falhas relacionadas à segurança. 

O uso da Checklist Fácil permite que o inspetor faça uma conferência completa, já que lista todos os itens que devem ser conferidos.

2. Checklist por imagem

Além disso, é possível fazer checklists por imagem, auxiliando os técnicos a aplicar corretamente as auditorias nos equipamentos.

Basta adicionar a imagem do item no sistema e criar, em cima dela, as perguntas que devem ser respondidas na realização daquela auditoria.

A partir da identificação das inconformidades, é possível já estruturar um plano de ação para resolver as pendências, tudo de forma digital.

3. Garante o cumprimento das NR’s

O cumprimento das normas é outro desafio comum nas empresas, já que envolve os fatores culturais e comportamentais que listamos acima.

A ferramenta Checklist Fácil para segurança do trabalho auxilia na inspeção do cumprimento de normas de segurança, como a adequação dos procedimentos de segurança, uso correto de EPIs, disponibilidade e uso adequado de ferramentas de auxílio, controle dos treinamentos e muito mais.

4. Auxilia na prevenção de acidentes garantindo a segurança dos colaboradores

Acidentes de trabalho estão relacionados a uma série de elementos e, muitas vezes, podem ocorrer porque pequenos detalhes não foram inspecionados corretamente.

Por este motivo, um dos principais propósitos de realizar checklists e inspeções é, justamente, prevenir que ocorram acidentes de trabalho. Logo, o uso da ferramenta é fundamental para que a verificação seja eficiente.

As inspeções rotineiras, aliadas ao uso do Checklist Fácil para segurança do trabalho, são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores, já que a ferramenta não só aumenta o cumprimento das normas de proteção individual, como verifica se todos os equipamentos utilizados na operação estão aptos para uso.

5. Facilita a categorização de itens

O software também permite que os responsáveis criem um banco de dados com a listagem correta de acessórios e EPI’s utilizados na empresa e uma descrição dos mesmos. Todos esses itens ainda podem ser divididos por categorias.

A categorização serve para facilitar o controle de equipamentos e agilizar o trabalho dos auditores, conforme os tipos de equipamentos.

E não para por aí! Na aplicação dessas auditorias, ao realizar a leitura do código de barras do produto, ainda é possível ter acesso a informação do banco de dados e validar exatamente o que será auditado.

Tudo isso para ter um maior controle de estoque, garantir que os equipamentos estão em boas condições e tornar a análise de dados cada vez mais assertiva.

6. Mantém o foco na operação, aumentando a eficiência operacional

Muitas falhas ocorrem em função de processos mal estruturados. Por isso, fazer inspeções rotineiras garante procedimentos ágeis e evita paradas desnecessárias nas operações.

Sendo assim, além de garantir a segurança do trabalho na empresa, o Checklist Fácil para segurança do trabalho permite que todas as etapas do processo sejam realizadas com sucesso. Com um produto e método próprio, a ferramenta gera ganhos significativos na eficiência operacional do seu setor.

Com ela sua empresa consegue fazer o gerenciamento e análise de dados em tempo real, além de mapear rapidamente as situações de risco para providenciar a rápida resolução destes problemas.

7. Garante a correta execução das auditorias

Com a ferramenta, é possível agendar e monitorar as auditorias, o que garante que as inspeções sejam realizadas dentro do espaço de tempo definido como ideal.

Com relatórios completos, os gestores podem verificar as aplicações que não foram feitas dentro do prazo e o sistema também emite alertas para os responsáveis. 

Também existem duas funcionalidades que foram desenvolvidas para auxiliar o trabalho dos técnicos em campo e garantir a correta execução dos checklists. 

A Cerca Digital e o QR Code:

  • A Cerca Digital permite limitar a aplicação de uma auditoria a uma distância máxima do local a ser avaliado, garantindo assim que a análise seja feita no local indicado;
  • Também é possível incluir um QR Code na unidade, ambiente, máquina ou veículo a ser auditado, para que o responsável seja obrigado a estar presencialmente no local e ler o QR Code para iniciar a auditoria.

8. Reduz o consumo de papel e torna a sua empresa mais sustentável

Por se tratar de uma ferramenta digital, o Checklist Fácil para segurança do trabalho reduz significativamente o consumo de papel. Ao automatizar os processos, é possível eliminar até 100% esse uso. Dá para imaginar?

Um exemplo perfeito que comprova essa redução é a empresa Ocyan, que deixou de gerar 200 kg de resíduos de papel por ano após a implantação do nosso software em suas operações.

Confira este Case de Sucesso:

9. Otimiza o tempo dos inspetores

Um grande benefício do software da Checklist Fácil para segurança do trabalho é que ele automatiza tarefas, o que otimiza o tempo dos inspetores na elaboração de relatórios, uma vez que os dados são compilados em tempo real.

Com dashboards personalizáveis, gestão dos agendamentos, fácil visualização e controle de atrasos nas aplicações, a administração fica mais rápida e eficiente.

10. Permite o armazenamento seguro das informações

O software possibilita o armazenamento criptografado em nuvem, evitando o risco de vazamento ou a perda de dados. Ou seja, você não precisa se preocupar com espaço de armazenamento e custos com esse serviço enquanto for cliente do Checklist Fácil.

Além disso, é possível aplicar auditorias estando em campo, sem acesso à internet, para garantir a checagem de áreas remotas. Os dados são sincronizados no sistema posteriormente, quando o acesso à internet for restabelecido.

11. Registra os dados de inspeção

A ferramenta permite o registro automático de informações de inspeção, tais como: nome do usuário que a realizou, unidade inspecionada, data e horário da inspeção, geolocalização inicial e final e pontuação.

É possível também incluir a assinatura do responsável, para melhor controle das informações prestadas nas auditorias.

12. Garante o registro de evidências

O Checklist Fácil ainda permite que o responsável pela auditoria registre, por meio de fotos, áudios e vídeos, evidências que comprovam a conformidade ou não dos procedimentos de segurança.

Essa funcionalidade também pode ser customizada em cada um dos checklists criados, estipulando quais respostas geram a obrigatoriedade de inserir uma mídia ou comentário, por exemplo.

A adição de elementos visuais e áudios torna os checklists mais completos para posteriores análises e tomadas de decisão.

13. Agiliza a comunicação entre os responsáveis

O Checklist Fácil para segurança do trabalho dispõe de duas funcionalidades que melhoram a relação de trabalho e comunicação entre os responsáveis. São elas:

  1. Plano de Ação;
  2. Workflow.

Com o uso da funcionalidade Plano de Ação, ao aplicar um checklist, no momento em que for detectada uma inconformidade, obrigatoriamente o inspetor deverá disponibilizar um plano de ação para solucionar o problema encontrado. 

Além disso, ele pode definir também os responsáveis e prazos para solucionar a inconsistência encontrada.

Já o módulo de Workflow foi lançado para criar fluxos de trabalho, com a aplicação das auditorias em etapas e seguindo uma sequência lógica. Este aspecto é ideal na segurança do trabalho para ordenar as auditorias conforme a necessidade de cada setor, facilitando assim a comunicação entre os responsáveis. Confira:

14. Melhora o ambiente de trabalho

A ferramenta também permite a realização de pesquisas de satisfação internas, instrumento importantíssimo para melhorar o ambiente de trabalho.

Colaboradores felizes costumam trabalhar melhor, vestir a camisa e dar mais atenção aos seus colegas e ao ambiente ao seu redor. Tudo isso é benéfico para o setor de segurança e saúde do trabalho.

Além disso, boas empresas ficam conhecidas no mercado, fazendo com que atraiam mais talentos e diminuam a rotatividade, reduzindo custos com demissões e recontratações.

Logo, a aplicação de pesquisas de satisfação trazem os insumos necessários para as empresas tornarem os ambientes cada vez mais saudáveis para seus colaboradores.

15. Gera indicadores

O software também gera indicadores do cumprimento dos itens verificados através de relatórios completos. O próprio cliente pode personalizar seus dashboards, para trazer à tela principal do sistema os aspectos de avaliação que considera mais relevantes.

Fora isso, ainda é possível ver um Ranking que mostra um comparativo entre as unidades auditadas, por período, questionário, departamento ou região escolhida.

Tudo isso permite que medidas mais assertivas sejam realizadas nos setores.

Faça como grandes empresas do mercado e confie no software líder na América Latina

Como vimos, o uso de um software de checklists é fundamental para garantir a segurança do trabalho na empresa.

E a melhor forma de ganhar o máximo de eficiência operacional possível para garantir a segurança de todos, é contando com a ajuda de um software que está presente em mais de 14 países e é líder da América Latina. 

Faça como eles:

Checklist Fácil Clientes

Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita. Nós podemos te ajudar a garantir um ambiente de trabalho mais seguro para todos!

Siga-me
Produtora de Conteúdo em Checklist Fácil
Especialista em marketing estratégico e comunicação em mídias digitais, sou fã de viagens, aventuras, culturas diferentes, além de ler e escrever!
Lilian Sulzbacher
Siga-me

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *