Controle de equipamentos: o que é e como fazer?

Para maximizar a eficiência operacional da indústria, é importante que máquinas e equipamentos estejam com a manutenção em dia e em perfeito estado de conservação.
Atualizado em: 3 de agosto de 2023
Tempo de leitura: 4 minutos

Fazer o controle de equipamentos é fundamental para a indústria manter a confiabilidade dos seus ativos e assegurar a continuidade do parque fabril. Embora não seja uma prática necessariamente difícil, esse gerenciamento ainda costuma gerar dúvidas sobre como fazer e porquê fazer.

Pensando em esclarecer todos os pontos relacionados à prática, escrevemos este artigo respondendo o que é controle de equipamentos, qual a sua importância, como realizá-lo em poucos passos e quais ferramentas utilizar para otimizar o processo. Esperamos que goste. Boa leitura!

O que é controle de equipamentos?

O controle de equipamentos ou gestão de equipamentos é uma prática que consiste em acompanhar e gerenciar todos os ativos físicos utilizados em uma empresa. Esses ativos podem variar desde máquinas e equipamentos pesados até ferramentas e peças.

O objetivo principal do controle de equipamentos é assegurar que os ativos da empresa fiquem em bom estado de uso e conservação, evitando que paradas desnecessárias e não programadas ocorram, e que essas falhas venham a prejudicar os processos de produção.

Qual a importância do controle de equipamentos dentro da empresa?

O controle de equipamentos é de extrema importância para a empresa prolongar o tempo de vida útil de suas máquinas e equipamentos, mas não é só isso.

A prática contribui também para a empresa garantir a segurança de seus colaboradores — uma vez que máquinas mal conservadas podem representar riscos à integridade física —, e reduzir o tempo de resposta dos ativos — os quais geralmente acarretam prejuízos e queda na eficiência.

Além disso, o controle de equipamentos também é importante porque ajuda a ampliar a capacidade operacional da empresa, que passa a atender mais demandas e pedidos sem necessariamente perder a qualidade dos serviços ou produtos.

LEIA MAIS

6 passos para gerenciar a manutenção de máquinas industriais

Saiba como o método TPM promove eficiência operacional na indústria

Como fazer controle de equipamentos?

Como mencionado anteriormente, fazer o controle de equipamentos não é uma atividade complexa. No entanto, exige que os profissionais responsáveis cumpram 5 etapas essenciais. São elas:

1- Fazer o levantamento de todas as máquinas e equipamentos

Para fazer um controle eficaz dos equipamentos será preciso que o responsável saiba o que a empresa possui. Sendo assim, deve-se realizar um inventário detalhado de todas as máquinas e equipamentos disponíveis, incluindo informações, como: modelo, data de aquisição, fornecedor, localização, entre outros.

2- Manter o documento com as informações atualizado

Após fazer o levantamento de todas as máquinas e equipamentos, será preciso manter o inventário dos ativos atualizado. Para isso, o profissional ou a equipe responsável pelo controle deverá realizar vistorias periodicamente, e incluir todas as alterações executadas ao longo do uso, como: reparos, trocas de peças, atualizações, entre outros.

3- Registro de entradas e saídas

Além de manter os documentos sobre os equipamentos atualizados, será preciso também registrar todas as datas de uso e devolução dos equipamentos. 

Por exemplo, se um equipamento foi enviado para outro departamento, uma máquina foi recolhida para manutenção ou deixou as instalações da empresa e depois foi devolvida, será preciso registrar a natureza desses eventos, quando ocorreram e quais profissionais estavam envolvidos nessa movimentação. 

4- Fazer o controle de manutenção de equipamentos

Além de inserir todos os dados sobre as manutenções nas fichas dos equipamentos, é importante que os profissionais acompanhem de perto a execução dos serviços e façam o controle de manutenção. Nesta etapa, é preciso avaliar o tipo de serviço realizado, os custos envolvidos na manutenção, os operadores encarregados pelos trabalhos, entre outros pontos.

5- Contar com ferramentas para realizar o controle dos equipamentos

Fazer o controle dos ativos manualmente é um trabalho que exige tempo e disponibilidade, e isso, por sua vez, acaba impedindo o profissional responsável de realizar outras tarefas importantes. Por isso, o uso de ferramentas de controle é determinante para facilitar todo o processo e simplificar o acesso às informações.

LEIA TAMBÉM | Qual a importância do controle de manutenção e por que automatizá-lo?

Quais ferramentas de controle utilizar?

Existem várias ferramentas de controle disponíveis para uso, mas as principais e mais importantes, são:

  • Planilhas de controle de equipamentos: as planilhas são tabelas simples onde as informações podem ser armazenadas e preenchidas manualmente. É uma opção interessante para as empresas pequenas que costumam ter um inventário enxuto e com poucos equipamentos;
  • Checklists: os checklists são listas de verificação que permitem uma conferência rápida sobre os equipamentos. Um elemento interessante da ferramenta é que é possível padronizar as informações e ampliar a visão sobre os tópicos, garantindo que todos os pontos importantes sejam avaliados;
  • Sistemas de gestão: softwares de gestão, como o ERP, integram diferentes departamentos da empresa e permitem o compartilhamento instantâneo de informações. Essas ferramentas mais avançadas oferecem recursos e funcionalidades competitivas como automação, relatórios detalhados, acesso à indicadores, entre outros.

4 segredos para melhorar ainda mais o controle de equipamentos

Decidiu que quer implementar o controle de equipamentos na sua empresa? Abaixo selecionamos alguns segredos que vão ajudá-lo a potencializar ainda mais a prática. Confira!



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.
  1. Crie políticas internas para o bom uso de equipamentos: isso vai impedir que seus colaboradores manuseiem os ativos de qualquer forma. Padronize processos estabeleça regras sobre como as máquinas devem ser usadas, como os profissionais devem reagir diante um evento de falha, e como inserir as informações de modo que fiquem padronizadas; 
  2. Instrua a equipe para que saibam fazer o controle dos ativos: mesmo que você seja responsável por fazer a gestão, é importante que todos os outros integrantes do time estejam preparados para executar a tarefa. Isso ajudará você a aumentar a autoridade e confiança deles para atuar rapidamente em momentos de crise;
  3. Monitore a atividade e as informações: ao acompanhar as KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) e movimentações do inventário, você conseguirá identificar gargalos, pontos de melhorias e oportunidades de otimizar processos;
  4. Priorize a manutenção preventiva: mesmo que existam outros tipos de manutenção disponível, a manutenção preventiva precisa estar no topo da sua lista de prioridades. Ela ajuda a impedir falhas nos equipamentos, além de proteger a vida útil dos ativos.

Escolha padronizar e digitalizar seus processos de controle e gestão

Fazer um controle de equipamentos corretamente é determinante para garantir a segurança, eficiência e produtividade na indústria. Por isso, é importante conhecer bem as informações dos equipamentos e máquinas disponíveis por meio de inventários e realizar inspeções periódicas para garantir seu pleno funcionamento e disponibilidade.

Contar com a ferramenta certa para fazer a gestão de máquinas e equipamentos e máquinas é essencial, principalmente pela quantidade de informações e pontos de atenção que esta tarefa exige. Que tal começar padronizando processos e otimizando auditorias e inspeções com o Checklist Fácil?

O Checklist Fácil é uma solução que otimiza o tempo dos profissionais nos processos de checagem e de manutenção. Além disso, o software permite realizar a gestão do tempo gasto na manutenção, e acompanhar todas as tarefas em tempo real. Potencialize o seu controle de equipamentos com as melhores ferramentas. Solicite uma demonstração do Checklist Fácil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança