Como tornar o crescimento da sua empresa exponencial?

Chega um ponto que qualquer empresa deve parar e rever seu planejamento – se quiser se destacar ainda mais. É esse seu caso? Então veja nossas dicas para obter crescimento exponencial!

Tempo de leitura: 3 minutos
Profissionais buscando crescimento exponencial da empresa

Todo o empreendedor chega em uma determinada etapa em que precisa buscar por terras novas, isto é, descobrir como fazer para construir um crescimento exponencial da empresa de forma natural. A fim de, com isso, agregar valor e qualidade ao mesmo tempo.

Infelizmente, muitos empreendedores se perdem ao realizar essas ações e acabam por cometer erros pequenos e alguns graves. Pensando nisso, montamos esse artigo que tem como objetivo organizar as melhores formas de tornar o crescimento exponencial algo real.

Então, continue com a gente e confira nossas dicas!

Defina bem o seu propósito para ter crescimento exponencial

Empresas que detém a chamada missão e visão bem definidas são capazes de agir de forma mais concisa com aquilo que realmente representa suas necessidades. Afinal, é isso que faz uma empresa compreender de fato em que local ela se encontra no mercado.

É importante ressaltar que nem sempre existe o desejo de se tornar uma multinacional, mas, como ocorre em cidades menores, existe o objetivo de ser uma referência no assunto perante aquela região. 

Podemos usar como exemplo as startups, que são empresas de tecnologias que desenvolvem produtos inovadores. 

Algumas delas com o objetivo de se tornarem lendários “unicórnios”, que são empresas que ultrapassam o valor de 1 bilhão de dólares no mercado. 

Contudo, mesmo perante o universo mais otimista e rentável, existe a necessidade de ser coerente com a sua realidade. 

Para isso, é preciso organizar bem as informações que a envolvem e criar realmente um propósito a ser seguido a todo o custo. 

É como pedir para empresas de controle de acesso negarem a entrada de alguma pessoa no seu prédio, somente em casos extremos que aquela ordem será outorgada. 

A tecnologia deve fazer parte do seu negócio 

As empresas antigas e consagradas no mercado até conseguem manter-se durante um tempo sem qualquer tecnologia, mas no mundo do empreendedorismo, a crença é que quando uma empresa para de investir é quando ela começa a decair.

Nosso objetivo aqui é mostrar os meios pelos quais você pode fazer para sua empresa crescer, e seria leviano de nossa parte não orientar a utilização da tecnologia para tais fins. 

Não somente na questão produtiva, mas a qualidade dos serviços, velocidade de entrega, análise de dados, investimento em outras frentes e diversos outros sistemas de integração são realizados de forma muito mais rápida e efetiva utilizando a tecnologia. 

Muitos dos chamados resultados fora da curva só são obtidos quando se há a compreensão daquilo que se pode investir e, principalmente se tratando do universo digital, é impossível imaginar a tomada de decisão sem que esteja integrado a isso. 

Escolha bem seus colaboradores 

Você pediria para um cirurgião dentista cuidar de projetos de arquitetura e urbanismo da sua empresa? Imaginamos que não. Eles podem ser cuidadosos e hábeis com as mãos, mas trata-se de um conhecimento pelo qual a formação deles não condiz com a demanda.

Existe uma grande diferença em buscar profissionais sem experiência e pouco capacitados. A capacidade não se mostra pela experiência, mas sim pela forma como a pessoa trata aquilo que precisa ser feito.

Empresas que fazem grandes planos necessitam de colaboradores que estejam na mesma sintonia daquilo que foi pedido a eles. Por isso, invista em processos de recrutamento  e seleção qualificados e estruturados. 

Desse modo, é possível construir de forma mais íntegra e assertiva os profissionais que irão adentrar as equipes da sua empresa. O crescimento logo passa a ocorrer naturalmente, já que com equipes boas os problemas são resolvidos e as metas batidas. 

Para ter crescimento exponencial, gerencie corretamente os custos e o lucro 

Você deve conhecer um dos exemplos de pessoas que, por mais que trabalhem bastante e ganhem bastante dinheiro, aparentam sempre estar passando por dificuldades, mas o motivo você até sabe, mas não necessariamente consegue provar.

Sabemos que muitas pessoas e empresas gastam muito com coisas desnecessárias. A gestão do dinheiro é um dos principais desafios de todo o empreendedor, principalmente quando o negócio engata a terceira marcha, ou seja, segue crescendo.

Entre os principais gastos de uma empresa, podemos destacar:

  • Contas de consumo;
  • Logística;
  • Pagamento dos colaboradores;
  • Investimentos.

Essas são algumas despesas que precisam ser calculadas de forma correta. Se sua empresa conseguiu bater as metas, pode ser interessante investir na contratação de uma empresa de brindes personalizados para ratificá-los, mas não se pode perder a mão na comemoração.

O principal diferencial de um negócio com alto e baixo sucesso é a forma como as finanças são organizadas, afinal, não estamos falando de um dinheiro unicamente do líder, mas do trabalho de todos os envolvidos.

Empresas modernas não lidam com colaboradores como se fossem engrenagens de uma grande máquina, mas órgãos fundamentais dentro de um  grande organismo, logo, o trabalho de todos é importante, e garantir a qualidade deles é fundamental no processo. 

Portanto, considere contratar serviços contábeis disponíveis para te ajudar com o que for necessário na gestão empresarial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Convidados especiais fazem parte do nosso blog. Especialistas incríveis que podem contribuir com conteúdo de qualidade para os leitores.
Autor convidado

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *