7 vantagens de utilizar um modelo de orçamento pronto

Você já conhece as vantagens de utilizar um modelo de orçamento? Confira o nosso post para entender os benefícios!
Atualizado em: 14 de outubro de 2022
Tempo de leitura: 4 minutos

Disponibilizar um modelo de orçamento padronizado para o seu time de vendas ajuda na otimização dos processos desse setor e até a melhorar a imagem da sua empresa.

Quando um cliente está prestes a fechar um negócio, um dos seus primeiros questionamentos é sobre o preço que será cobrado por aquele produto ou serviço, concorda?

Uma boa maneira de oficializar essa informação é entregando-a de maneira impressa ou digital ao seu lead.

Vale considerar também que, dependendo do porte do cliente, nem sempre a pessoa com a qual está negociando é a mesma que vai tomar a decisão de compra. 

Quando isso acontece, o seu orçamento pode transitar por vários profissionais e departamentos até ser aceito ou não.

Por todos esses motivos, ter um modelo de orçamento é tão importante para o seu negócio. Essa ferramenta não apenas facilita o trabalho dos seus vendedores, mas também reflete ainda mais profissionalismo ao seu negócio.

Confira outros motivos pelos quais você deve utilizar esse recurso e quais vantagens pode trazer para a sua empresa.

Por que utilizar um modelo de orçamento padronizado

Um modelo de orçamento é uma ferramenta padronizada na qual os seus vendedores inserem as principais informações sobre uma possível venda.

Por exemplo, um modelo de orçamento completo deve ter campos para inserir os dados da sua empresa, incluindo endereço, telefone de contato e até logo para deixar esse documento ainda mais oficial.

Além disso, é preciso ter um lugar definido para a entrada de informações sobre o cliente, tais como seu nome ou nome da empresa, celular para contato, entre outros.

E claro, o mais importante: dados sobre valores, condições de pagamento, de entrega, garantias e tudo mais o que for relacionado à venda que está sendo negociada.

Veja este modelo de orçamento criado pela Zendesk:

Modelo de orçamento criado pela Zendesk

Como você pôde ver, são vários os dados necessários para compor um bom orçamento. 

Considerando todas as demais atribuições que os vendedores têm durante o dia, tais como elaborar propostas comerciais, fazer a apresentação da empresa, entre outras, quanto mais otimizado for o processo de envio de valores, melhor.

Mas além de otimizar as tarefas do seu time de venda, é preciso lembrar que quanto antes a solicitação do cliente for atendida, maior a probabilidade de fechar negócio.

Uma pesquisa mostrou que empresas que respondem os seus leads online dentro da primeira hora de contato têm 7 vezes mais chances de qualificá-lo e falar com quem realmente toma a decisão de compra.

Por outro lado, as que demoram 24 horas ou mais, reduzem em até 60 vezes as suas chances de vender para aquele cliente.

Considerando que o envio dos valores faz parte do processo de compras, ter um modelo de orçamento pronto ajuda bastante a agilizar o atendimento. 

Vantagens de ter um modelo de orçamento para a sua empresa

Mas além de otimizar as tarefas do time de vendas e contribuir para enviar respostas mais rápidas aos clientes (ajudando a converter mais), contar com um modelo de orçamento pronto pode impulsionar o crescimento da sua empresa em diversos outros aspectos.

Ao utilizar um template de orçamento padrão é possível:

  • padronizar os documentos utilizados no seu negócio;
  • evitar informar valores errados;
  • aprimorar a sua gestão de vendas;
  • ajudar na tomada de decisão do cliente;
  • contribuir para mensurar o número de conversões;
  • ajudar a aplicar outras estratégias de venda;
  • reforçar a imagem da sua empresa.

1. Padronizar os documentos utilizados no seu negócio

Trabalhar com um modelo de orçamento pronto, que atenda às necessidades do seu negócio, contribui para deixar todos os documentos usados no dia a dia padronizados.

Além de facilitar a identificação, utilizar essa ferramenta ajuda a organizar e a controlar melhor os orçamentos enviados, facilitando a localização sempre que necessário.

2. Evitar informar valores errados

Quando se usa uma planilha de orçamentos criada no Excel, por exemplo, as chances de enviar preços errados aos clientes é bastante reduzida. Um dos motivos é que a soma dos valores é feita automaticamente.

Além disso, é possível parametrizar os campos, criando uma espécie de banco de dados com todos os serviços e produtos oferecidos por sua empresa. 

Também é dá para definir previamente as formas de pagamento e prazos, com juros e taxas, se houver. Assim, com poucos cliques, o vendedor preenche o orçamento e evita cálculos errados.

3. Aprimorar a sua gestão de vendas

Uma boa gestão de vendas é essencial para o crescimento do seu time e para o alcance das metas pré-determinadas. 

Ela ajuda na produtividade do time, no engajamento dos profissionais, a identificar pontos no processo que precisam ser ajustados e muito mais.

Ter um modelo de orçamento como ferramenta de trabalho torna a função do gestor muito mais dinâmica e eficiente, pois contribui, entre outros pontos, a acompanhar as negociações que estão sendo realizadas e a direcionar melhor os colaboradores. 

4. Ajudar na tomada de decisão do cliente

Estar com um orçamento nas mãos, ou na tela do computador, é muito melhor para o cliente do que ter apenas a informação verbal sobre o preço do produto ou serviço que pretende adquirir.

Isso porque o envio de um documento com essas informações dá a ele uma visão mais ampla da sua aquisição, permitindo mensurar melhor o custo-benefício e, consequentemente, influenciando na sua decisão de compra.

5. Contribuir para mensurar o número de conversões

Utilizar um modelo de orçamento padrão também ajuda a mensurar quantas propostas foram enviadaS e, dessas, quantas resultaram em conversões.

Dessa forma, é possível analisar se as metas de vendas estão sendo atingidas e, para os casos de negativa dos clientes, identificar o que pode ser feito para melhorar o processo.

6. Ajudar a aplicar outras estratégias de venda

Um bom controle do envio de orçamentos, facilitado por um modelo pronto, contribui para aplicação de estratégias de vendas como o cross selling e up selling.

Afinal, você e seu time terão uma visão mais completa das propostas enviadas e, dessa forma, poderão trabalhá-las melhor para que resultem em novas vendas.

7. Reforçar a imagem da sua empresa

Por fim, mas não menos importante, um modelo de orçamento padronizado, com a marca da sua empresa, transmite ainda mais profissionalismo e credibilidade aos clientes.

Essa boa imagem, por sua vez, pode destacar o seu negócio dos concorrentes e ajudar a aumentar o seu volume de vendas.

Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o software Checklist Fácil:

Categorias

Artigos relacionados

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.