Perfil do consumidor: o que observar em 2023

Os perfis de consumo vêm mudando ao longo do tempo e acompanhar essa mudança é fundamental para a empresa que quer se manter competitiva no mercado.
Atualizado em: 13 de setembro de 2023
Tempo de leitura: 4 minutos

O comportamento e o perfil do consumidor está em constante evolução e acompanhar essa  mudança é fundamental para o sucesso dos negócios. Por exemplo, a pandemia da Covid-19 mudou drasticamente as tendências de consumo, criando novas tendências. 

Somado a isso, novas tecnologias, mudanças culturais e socioeconômicas surgiram ao longo do tempo e mudaram a forma como as pessoas consomem produtos e serviços, o que tem impactado diretamente nas estratégias e vendas das empresas.

Por isso, ficar de olho nas principais tendências de consumo em 2023 é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Acompanhe!   

Os perfis de consumidores, segundo a WSGN

A WGSN, empresa referência em comportamento do consumidor, destacou quatro perfis de consumo para focar em 2023, com base no comportamento do consumidor na pandemia e nos períodos subsequentes. Veja quais são: 

1- Antecipadores

Antecipadores são consumidores “pé no chão”, que buscam estabilidade e segurança em suas compras. 

Eles são cautelosos, pois só fazem gastos após um planejamento profundo, uma vez que lidam com dificuldades ao passar por mudanças inesperadas em suas rotinas. Eles diferem do perfil do consumidor de luxo ao priorizar fazer compras financeiramente viáveis, mantendo seus gastos regrados. 

2- Novos Românticos

Novos Românticos buscam autenticidade e individualidade. Eles se inspiram em épocas passadas e querem se conectar consigo mesmo. 



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Esse perfil do consumidor valoriza a qualidade e a história por trás de cada produto, tendendo a se engajar em causas sociais e ambientais e a apoiar marcas com um propósito claro. Sendo assim, é um consumidor consciente.

3- Inconformados

Inconformados são aqueles que desafiam as normas e convenções e buscam fazer uma declaração por meio das marcas que financiam. 

Eles são criativos, ousados e muitas vezes controversos. São altamente tecnológicos, sendo atraídos por marcas disruptivas e inovadoras, que possuem um posicionamento político claro.

4- Condutores

Os Condutores valorizam a funcionalidade e a praticidade em suas escolhas. Eles são orientados por soluções e buscam marcas que ofereçam resoluções versáteis. 

Esse grupo de consumidores busca por novas experiências virtuais e não costuma ser apegado à fidelidade a uma marca, graças ao seu perfil altamente dinâmico.

Esses perfis são úteis ao levar em conta a demografia do consumidor, o que permite traçar estratégias específicas e ações de engajamento específicas, e portanto, mais eficazes.

O que importa para os consumidores em 2023?

Confira abaixo os principais fatores que influenciarão a escolha dos consumidores de comprar em uma determinada loja ou marca em 2023:

1- Tecnologia e comércio eletrônico

Segundo o relatório Latin America 2022, o Brasil foi o país com o maior crescimento do varejo digital neste ano, com uma receita que ultrapassou US$ 49,2 bilhões, US$ 8,1 bilhões a mais que no ano anterior. Essas mudanças foram impulsionadas pela pandemia de Covid-19, que mudou permanentemente o comportamento do consumidor.

Além disso, tecnologias como inteligência artificial, gestão logística, omnicanal e outras tecnologias também afetam diretamente o processo de compra dos consumidores. Portanto, as empresas devem acompanhar essas tendências para se manterem competitivas no mercado e atrair consumidores jovens.

Por exemplo, uma organização que não investe em um site funcional e otimizado pode, sem dúvida, perder mercado e ficar para trás, pois o consumidor certamente procurará lojas que atendam às suas expectativas

2- Consciência ambiental e ética

A consciência ambiental e ética é uma tendência em todo o mundo, e está se tornando cada vez mais importante para os consumidores na hora de escolher produtos e marcas.

De acordo com a Global Consumer Insights Pulse Survey, 49% dos consumidores brasileiros declaram ser positivamente influenciados por ações ambientais na hora de efetuar uma compra. A pesquisa ainda destaca que fatores sociais, como apoio aos direitos humanos e à diversidade, influenciam 55% dos consumidores brasileiros. 

Um ponto interessante é que, em ambos os casos, a média nacional é maior que a mundial, mostrando que o consumidor brasileiro é especialmente ligado a essas questões. 

3- Personalização

A personalização é uma tendência de consumo que está transformando a forma como as empresas abordam o atendimento ao cliente. 

Os consumidores estão buscando experiências de compra mais personalizadas, adaptadas às suas necessidades individuais. As empresas, por sua vez, estão respondendo a essa demanda oferecendo produtos e serviços altamente personalizados.

A personalização pode assumir várias formas, como a oferta de produtos feitos sob medida ou personalizados, ou a oferta de recomendações personalizadas com base no histórico de compras e preferências do cliente. 

A personalização atua na criação de um vínculo entre a empresa e o consumidor, fazendo com que ele sinta uma conexão profunda com a marca e especial.

4- Conveniência

Os consumidores estão procurando cada vez mais maneiras de economizar tempo e esforço em suas vidas cotidianas. Para isso, estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços que oferecem maior comodidade.

A conveniência pode assumir várias formas, como a disponibilidade de entregas em casa ou no escritório, a possibilidade de fazer compras a qualquer hora do dia ou da noite pela internet ou a capacidade de usar aplicativos de celular para solicitar serviços sob demanda. 

Acompanhar de perto as tendências e características do consumidor em 2023 é fundamental para que as empresas desenvolvam estratégias de marketing e vendas alinhadas a essa realidade. Só assim ela pode acelerar o alcance dos seus objetivos, como fidelizar clientes e aumentar as vendas.

A Checklist Fácil é uma solução que pode ajudar. Trata-se de uma tecnologia que oferece recursos que podem ser usados pela sua empresa para elaborar e acompanhar ações visando atender às expectativas do consumidor. Agende uma demonstração de nossa solução agora mesmo para conhecê-la melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.