Como fazer a gestão de estoque de uma loja virtual de forma eficiente?

Controlar e fazer a gestão de estoque de uma loja virtual envolve o uso de tecnologia e boas práticas que garantem a satisfaço do consumidor e a saúde do negócio.
Atualizado em: 19 de abril de 2024
Tempo de leitura: 5 minutos

Você já teve a frustração de receber um e-mail avisando que seu pedido feito pela internet foi cancelado por falta de estoque, mesmo depois de pagar pelo produto?

Imagine só a dor de cabeça de uma pessoa que, além de não ter o produto, ainda terá que aguardar o estorno da compra. Não preciso dizer o óbvio, mas é quase certeza que esse cliente não voltará a fazer negócio com a empresa, certo?

Da perda de clientes para a concorrência a má reputação da marca, tudo isso poderia ter outro resultado com uma gestão de estoque de loja virtual verdadeiramente eficiente. Mas, veja só, essa ainda é uma dificuldade de muitas empresas, principalmente daquelas que começaram recentemente no mundo do e-commerce. 

Quer saber como solucionar isso? Entenda agora como fazer a gestão do estoque da loja virtual da maneira correta, sem deixar seus clientes na mão. Boa leitura! 

Por que a gestão de estoque de uma loja virtual é importante? 

O e-commerce não é mais uma novidade há, pelo menos, três décadas. Os primeiros itens a serem comercializados pela internet foram os livros, pelas empresas Book Stacks Unlimited, criada em 1992 por Charles M. Stack e a Amazon, fundada em 1994 por Jeff Bezos. 

De lá para cá, o comércio pela internet se popularizou e hoje é quase natural ter o primeiro impulso de pesquisar o preço ou a disponibilidade de um produto online, antes de buscar em uma loja física

Dessa forma, além de ter presença digital e aparecer para o seu público — conversa para um outro artigo —, é extremamente importante que sua loja tenha o que o consumidor procura, na hora em que ele procura. Afinal, uma falha nessa relação disponibilidade vs. decisão de compra pode ser uma venda perdida e um cliente a menos fidelizado com a sua marca. 

Realizar uma gestão de estoque eficiente é fundamental para garantir que os produtos estejam disponíveis quando os clientes fazem pedidos. Ao mesmo tempo, deve-se evitar excessos e estoque parado para que a operação não gere custos desnecessários. 

Assim como na loja física, o estoque de uma loja virtual deve funcionar como um sistema organizado de controle e armazenamento de produtos que estão disponíveis para venda no e-commerce. Tal sistema envolve atividades como: 

  • Planejamento e previsão de demandas 
  • Recebimento e cadastro de produtos 
  • Monitoramento dos níveis mínimos de estoque 
  • Faturamento de pedidos 
  • Separação e embalagem 
  • Atualização de inventário 
  • Auditorias de estoque, entre outros.  

As atividades do estoque podem variar de acordo com o tipo de estoque escolhido pelo dono do negócio. E, falando de e-commerce, as possibilidades e as estratégias são bem variadas. Confira algumas delas: 

Tipos de estoque de loja virtual

O estoque de uma loja virtual pode variar de acordo com a estratégia do negócio, como veremos a seguir. 

Estoque tradicional 

É estoque físico tradicional, aquele em que os produtos ficam armazenados, geralmente nas dependências do negócio ou em um centro de distribuição, por exemplo. É o modelo de estoque centralizado, próprio para alta demanda por produtos a pronta entrega. 

Estoque compartilhado 

O estoque compartilhado é um outro tipo de estoque centralizado, mas que atende tanto a loja física quanto a loja virtual de um mesmo negócio. Pelo fato de ambos os canais compartilharem o mesmo estoque, vale atenção redobrada na gestão para evitar problemas com a disponibilidade dos produtos em uma das lojas. 

Estoque descentralizado 

O estoque descentralizado, como o nome já diz, é aquele posicionado estrategicamente em mais de uma região. Tem um custo maior para manter mais de uma unidade em funcionamento, mas pode ser uma boa tática para aumentar as vendas usando os atrativos de fretes mais baratos e entregas mais rápidas. 

Estoque terceirizado ou cross docking

É o tipo de estoque que dispensa espaço físico para armazenar os produtos da loja virtual. No cross docking, o cliente compra pelo site, o lojista solicita as mercadorias compradas ao fornecedor e este último faz o envio dos produtos ao centro de distribuição da loja, que faz o envio ao cliente. 

Dropshipping 

Comum entre os lojistas iniciantes, o dropshipping também é uma forma de terceirização do estoque. Diferente do cross docking, toda a logística de envio do produto fica a cargo do fornecedor, enquanto a loja virtual apenas recebe e repassa os pedidos realizados no site. 

Estoque consignado 

Funciona com uma parceria comercial entre lojista e fornecedor, na qual uma quantidade de produtos é reservada para a venda na loja virtual. Neste modelo, caso algum produto não seja vendido, ele volta para o fornecedor e a loja não lida com estoque parado. 

5 dicas para fazer a gestão de estoque de uma loja virtual de maneira eficiente 

Como vimos, a gestão de estoque da loja virtual precisa garantir que os produtos disponíveis no site estejam realmente disponíveis quando o cliente conclui um pedido. Do mesmo modo, queremos evitar um estoque parado e em excesso causado por uma indisponibilidade na loja que não condiz com a realidade. 

Quando a gestão do estoque em um e-commerce é eficiente, é possível manter os clientes satisfeitos, evitar atrasos nas entregas e minimizar custos desnecessários causados por excesso ou falta de produtos. 



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Por isso, para ajudar você a manter a saúde do seu estoque e da sua loja virtual, listamos aqui 5 dicas para gerir e controlar tudo da forma mais eficaz possível

Invista em um sistema de gestão de estoque 

Implementar um software de gestão de estoque e inventário é o primeiro e um dos mais importantes passos para ter uma ótima gestão. Afinal, não há papel nem planilha que garanta a eficiência da operação sem que se dedique muitos recursos para isso. 

Hoje existem várias opções disponíveis no mercado, inclusive próprias para lojas virtuais. Além disso, algumas plataformas de e-commerce já oferecem recursos integrados de gerenciamento de estoque. 

Planeje seu estoque 

Sim, planejar muito bem o estoque vai facilitar sua gestão ao longo do tempo. Faça uma previsão de demandas, defina um nível mínimo de estoque para cada produto e dê preferência a produtos de alto giro. Dessa forma, você não terá que lidar com estoque parado ou pela falta de itens por um mau planejamento.. 

Automatize processos 

Como vimos, digitalizar processos é um dos primeiros passos para uma gestão realmente eficiente. 

Por exemplo, que tal automatizar pedidos de compra quando o estoque atingir um determinado nível mínimo? Isso garante que os produtos disponíveis na loja virtual correspondam ao estoque real. 

Para que isso seja possível, certifique-se que sua loja virtual esteja sincronizada em tempo real com o sistema de gestão.

Monitore a demanda e as tendências de vendas 

Analise regularmente os dados de vendas para identificar padrões de demanda e para ter uma previsão de picos de venda a tempo de preparar o estoque.

Se sua loja já tiver um sistema de gestão, utilize os relatórios para obter insights sobre o desempenho dos produtos, identificar padrões de vendas, sazonalidades e produtos de baixo desempenho que podem precisar de ajustes na estratégia de estoque. 

Realize auditorias e contagens de inventário

Além de digitalizar e padronizar processos na sua gestão de estoque, é importante incluir na rotina da empresa auditorias de estoque para estoques físicos. 

As auditorias de estoque são essenciais para verificar se o estoque físico corresponde aos registros do sistema. Isso ajuda a identificar discrepâncias e evitar possíveis perdas.

E para que essas auditorias e demais checagens renda o máximo de resultado e dados relevantes, nada melhor do que realizá-las também via software. 

O Checklist Fácil torna o processo de auditoria de estoque muito mais simples! Para começar, a ferramenta elimina o uso de formulários em papel ou preenchimento de planilhas, aumentando o controle e a produtividade dos processos. 

O Checklist Fácil possibilita que empresa pode obtenha dados realistas sobre seus produtos, e use essas informações para criar planos de ação que ajudam a otimizar o estoque e reduzir custos de armazenagem. 

O mais incrível é que estas informações são geradas em tempo real, enquanto os formulários digitais são aplicados.

LEIA MAIS | Entenda por que o checklist para lojas é indispensável

A ferramenta ainda padroniza e torna mais ágeis processos, comunicação, prevenções e planos de ação para correção de falhas, permitindo o controle da execução das operações em tempo real e fornecemos os dados direto do preenchimento. 

Checklist Fácil é o software mais completo do mercado, líder em checklists digitais em toda a América Latina. Quer testar a ferramenta via web ou dispositivos móveis? Peça uma demonstração e conheça nosso produto! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança