ChatGPT e produtividade: como fazer da IA uma aliada no trabalho

O ChatGPT é uma IA generativa que pode otimizar o dia a dia no trabalho e impulsionar a produtividade em tarefas rotineiras, a partir de comandos simples.
Atualizado em: 24 de novembro de 2023
Tempo de leitura: 4 minutos

O ChatGPT tem sido um tema popular nos últimos tempos. Muito se fala sobre o assunto, mas nem todos os profissionais sabem como usar essa tecnologia corretamente. Vale destacar, porém, que essa Inteligência Artificial pode ser uma ótima aliada no aumento da produtividade da sua empresa.

Pensando nisso, preparamos este post mostrando o essencial sobre o tema. O que é, funcionamento e o que se pode fazer com a ferramenta são alguns dos tópicos que você encontrará aqui. Então, não deixe de ler! 

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em Inteligência Artificial lançado pela OpenAI em 2022. Seu objetivo é interagir com pessoas, responder perguntas e realizar tarefas, como fazer pesquisas simples, efetuar contas matemáticas, traduzir textos, entre outras.

Devido à sua tecnologia inovadora, é possível ter interações mais naturais e humanas se comparado a outros chatbots. Nos primeiros dois meses, a solução alcançou 100 milhões de usuários cadastrados. Este é um número recorde que demonstra a popularidade única desta ferramenta. 

E como funciona?

Ele funciona por meio da modelagem de linguagem, ou seja, prevê a próxima palavra mais provável naquele contexto. Dessa forma, ao receber um questionamento, a solução acessa seu extenso banco de informações e busca por respostas lógicas e coerentes.

Sua tecnologia de aprendizagem contínua permite que esteja em constante atualização, absorvendo novas informações. 

Porém, é importante destacar que o ChatGPT não é uma entidade autônoma. Ele não pensa por si, apenas compila e organiza informações prévias às quais foi exposto. 

Como acessar?

Para usar o ChatGPT, o usuário deve entrar no site da OpenAI e criar sua conta. Feito isso, a pessoa poderá acessar a plataforma. A partir daí, pode fazer perguntas à IA e receber respostas completas rapidamente. 

O ChatGPT é gratuito?

Sim, é gratuito. Porém, existe a versão paga, o ChatGPT Plus, que oferece alguns recursos adicionais, como acesso prioritário durante momentos de pico e respostas mais ágeis. Atualmente, essa versão custa 20 dólares. 

O que se pode fazer com o ChatGPT?

Há muitas coisas que podem ser feitas com essa ferramenta para se tornar um profissional mais produtivo. Veja: 

  • Gerar conteúdo, incluindo ideias e sugestões na criação de pautas, legendas para redes sociais, artigos, roteiros, redações e outros formatos textuais.
  • Criar lembretes, anotações e fazer pesquisas relacionadas ao trabalho;
  • Auxílio ao time de atendimento ao cliente, fornecendo respostas para questões sobre diversos tópicos rapidamente;
  • Pesquisas simples caso surjam dúvidas sobre processos, regulamentos, dicas, leis e afins;
  • Montar explicações simples e didáticas, caso o colaborador tenha dúvidas sobre algum tópico;
  • Traduzir frases, trechos e textos completos dentro das línguas que o modelo opera;
  • Criar checklists e listas de tarefas, ajudando na implementação de auditorias e inspeções.

Como usar o ChatGPT da melhor maneira?

Algumas dicas simples podem aumentar a eficiência de tal sistema, permitindo que os usuários obtenham respostas mais precisas e corretas. Confira:

  • Dê comandos claros, pois quanto mais específica for a pergunta, mais assertiva é a resposta;
  • Caso busque uma resposta longa, divida a pergunta em partes, ao invés de solicitar em uma única questão;
  • Dê exemplos ao programa. Por exemplo, enviando um formato pronto e pedindo a ele que faça um parecido;
  • Redobre sua atenção sobre números e acontecimentos mais recentes. Isso porque o banco de dados do ChatGPT teve sua última atualização em setembro de 2021;
  • Ao solicitar um produto textual, informe o formato e a linguagem a ser utilizado. Exemplo: formal, informal, criativo, crítica, crônica e etc.
  • Caso a resposta oferecida não seja satisfatória, dê um feedback ao sistema, informando o que precisa melhorar;
  • Sempre confira dados e informações fornecidas, pois elas podem estar incorretas.

ChatGPT é seguro?

O ChatGPT é seguro. No entanto, o mau uso dessa IA pode representar alguns riscos, por exemplo:

  • Geração de códigos usados para criar malwares (softwares maliciosos), criados para invadir e danificar computadores;
  • Criação e divulgação de fake news, apesar da própria plataforma se recusar a criar conteúdos desse tipo, ainda há formas para driblar esses controles;
  • Dados e informações incorretas; 
  • Vazamento de dados sigilosos, a exemplo do caso ocorrido com a Samsung, no qual um código-fonte foi vazado, após engenheiros da marca o inserirem no ChatGPT;
  • Auxílio na construção de textos e mensagens usadas em golpes.

De qualquer forma, ao questionar o próprio chatbot da OpenAI se ele é seguro, sua resposta foi:

“Como uma inteligência artificial, eu não represento uma ameaça à segurança. No entanto, é importante lembrar que nunca é aconselhável compartilhar informações pessoais sensíveis ou confidenciais com qualquer pessoa ou entidade online, incluindo assistentes virtuais. Embora eu esteja aqui para fornecer informações e ajudar com suas dúvidas, é sempre importante exercer cautela ao lidar com informações pessoais na internet”.

Como o ChatGPT pode ajudar na produtividade?

O modelo da OpenAI faz parte das tecnologias envolvidas no conceito da Indústria 5.0. Ele pode auxiliar em diversas tarefas rotineiras: pesquisas, tradução, escrita, criação e gestão de pautas, legendas, pesquisas simples e muito mais. Dessa maneira, os profissionais têm mais tempo livre e podem se dedicar a funções que demandam atenção humana.

Considerando que diversas atividades poderão ser feitas em menos tempo, é possível aumentar a taxa de entregas, aumentando a produtividade da organização. Por outro lado, é essencial o trabalho de profissionais capacitados para revisar o trabalho feito pela IA e incluir as correções necessárias. 

O ChatGPT marca uma nova era na transformação digital, trazendo diversas mudanças no ambiente de trabalho. Nesse sentido, é importante adaptar-se às novas tecnologias e incorporá-las à rotina, aproveitando todas as facilidades oferecidas por elas. Assim será possível manter-se atualizado e fazer ótimo proveito de todas as inovações.

Checklist Fácil + ChatGPT: conheça e use o novo recurso em primeira mão

Talvez você já saiba que o Checklist Fácil é o software líder em checklists digitais da América Latina, e que vem transformando a eficiência operacional de mais de 1.400 empresas no mundo.

A novidade é que a nossa solução está ainda mais completa e otimizada com a geração de perguntas por IA — e sua empresa pode ser a primeira a utilizar esta tecnologia na padronização de processos e otimização de rotinas de auditorias e inspeções.

A integração do ChatGPT ao Checklist Fácil vai tornar a automatização de processos ainda melhor. Isso porque a inteligência artificial é capaz de gerar um questionário de 50 perguntas em uma média de 10 segundos, além de melhorar os checklists por meio de seu aprendizado rápido.

Na prática, isso representa uma economia importante de tempo, que pode ser aproveitado para a gestão, tarefas nada repetitivas e análises dos dados altamente precisos gerados pela solução, por exemplo.

Saia na frente e destaque-se no mercado com a implantação do que há de melhor na alta tecnologia. Conheça a nova funcionalidade de geração de perguntas via IA no Checklist Fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança