Checklist Fácil e ChatGPT: como gerar questionários por meio de IA 

Nova integração com inteligência artificial permite criar checklists em questão de segundos, otimizando ainda mais a realização de checagens pelo Checklist Fácil.
Atualizado em: 26 de junho de 2023
Tempo de leitura: 2 minutos

A criação de checklists no Checklist Fácil acaba de ficar ainda mais eficiente com o ChatGPT, chatbot online que interage e fornece textos por meio de Inteligência Artificial (IA).

A novidade traz ainda mais rapidez na elaboração de questionários inteligentes e personalizados, a partir das funcionalidades já conhecidas e aprovadas pelos usuários do Checklist Fácil. Dessa forma, a ferramenta oferece o máximo de otimização em processos de auditorias, inspeções e outros tipos de checagem. 

Com a integração do Checklist Fácil com o ChatGPT, os checklists criados do zero levam segundos para estarem prontos. Assim, podemos dizer que a IA aumenta a produtividade e permite que o profissional se envolva em atividades estratégicas e analíticas, por exemplo.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

O que é o ChatGPT? 

O ChatGPT é um assistente virtual baseado em um modelo de linguagem chamado Generative Pre-trained Transformer (GPT) para geração de respostas naturais e coesas em conversas com os usuários. O chatbot, além de interagir com humanos em uma linguagem natural, é capaz de auxiliar os usuários em tarefas como: 

  • Responder perguntas 
  • Fazer pesquisas simples
  • Realizar operações matemáticas 
  • Realizar traduções 
  • Gerar conteúdos em texto, como os checklists

A ferramenta é treinada por meio de Inteligência Artificial e Machine Learning, a partir de uma ampla quantidade de dados disponíveis na internet. Assim, o ChatGPT consegue devolver de forma lógica o que foi solicitado pelo usuário, como em uma conversa. 

Lançado pela OpenAI, em 2022, o ChatGPT alcançou 100 milhões de usuários logo nos primeiros dois meses. Contudo, o sucesso inicial da ferramenta está longe de ser uma tendência momentânea ou mera curiosidade dos usuários.

De acordo com Época NEGÓCIOS, 7 em cada 10 empresas brasileiras pretendem investir em IAs ainda em 2023. Os dados são da Pesquisa Agenda 2023, da Deloitte, realizada com 501 empresas responsáveis por 21% do PIB do país.  Outra pesquisa, a Global AI Adoption Index 2022, aponta que um dos principais motivos para a adoção de inteligência artificial nas empresas é a busca pela eficiência de custos e de processos.

Como gerar checklists com o ChatGPT? 

A criação de checklists funciona de uma forma bem simples. No Checklist Fácil, basta escolher a geração de questionário por IA e preencher poucos campos: nome e assunto do checklist, a área onde será aplicado e o número de perguntas que ele deve ter.

A IA realiza a pesquisa a partir dessas informações inseridas usuário e, em apenas um clique, gera automaticamente questionários inteligentes e personalizáveis. 

Mas as vantagens da nova integração vão muito além da redução de tempo para criar checklists. Isso porque a IA aprende novas informações conforme o uso da ferramenta, o que permite aprimorar ainda mais os questionários

Em outras palavras, os checklists se tornam mais precisos e, por consequência, mais completos e eficientes com o tempo.

Padronize processos com Checklist Fácil e IA 

O Checklist Fácil é o software líder em checklists digitais da América Latina que está promovendo maior eficiência operacional de mais de 1.400 empresas no mundo.  

Agora, a nova integração do ChatGPT ao Checklist Fácil vai tornar a automatização de processos ainda mais inteligente e ágil. Isso porque a inteligência artificial é capaz de gerar um questionário de 50 perguntas em até 10 segundos, além de melhorar os checklists por meio de seu aprendizado rápido. 

Na prática, isso representa uma economia importante de tempo, que pode ser aproveitado para tarefas menos repetitivas, análises dos dados e tomadas de decisão mais precisas, por exemplo. 

Destaque-se no mercado com a implantação do que há de melhor na alta tecnologia. Conheça na prática o Checklist Fácil, esta e outras funcionalidades, e conte conosco para guiar sua empresa rumo à transformação digital! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança