Digitalização da Indústria: a importância da tecnologia no desenvolvimento industrial

Ao investir em ferramentas e sistemas de digitalização da indústria, os processos internos tendem a melhorar e, como consequência, é possível gerar competitividade no mercado e aumentar a qualidade dos produtos. Saiba mais!
Atualizado em: 27 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura: 6 minutos

Já ouviu falar sobre digitalização da indústria, mas ainda não sabe explicar o que é isso, como funciona nem qual é a importância desse processo no mercado industrial?

Os avanços tecnológicos dos últimos anos mudaram diversos segmentos, incluindo o de educação e saúde, e até transformaram também a rotina das pessoas, facilitando outros modelos de trabalho, como o remoto ou home office. Então, claro que a transformação digital também afetaria os setores industriais. 

Neste conteúdo, você vai entender como a digitalização da produção, por meio da integração de ferramentas tecnológicas e soluções digitais, é o caminho ideal para empresas que desejam se manter ativas. 

O que é a digitalização da indústria?

Com a chegada da indústria 4.0, novas tendências estão se destacando no mercado, e uma delas é a de digitalização de processos industriais. Isso nada mais é do que a transformação das atividades operacionais tradicionais para digitais por meio do uso de ferramentas tecnológicas.

Durante a pandemia de Covid-19, muitas empresas passaram por um processo de aceleramento da utilização de tecnologias, com o objetivo de agilizar fluxos de tarefas e otimizar a rotina de trabalho.

Nesse sentido, a digitalização das indústrias é um processo que visa melhorar o desempenho da produção e da qualidade dos produtos, reduzindo as falhas e aprimorando os resultados da gestão. 

Qual é a importância da digitalização das indústrias?

Um dos pilares da quarta revolução industrial é a transformação digital, e a digitalização de processos industriais faz parte desse conjunto. Então a importância disso envolve uma maior e mais rápida conexão desde o momento da coleta da matéria-prima até a entrega da mercadoria ao cliente final.

Por meio da transformação digital, muitas tarefas que levavam mais tempo para serem cumpridas já podem ser realizadas de forma mais ágil e com menos gargalos. E isso é feito com a ajuda de algumas ferramentas digitais, como a Internet das Coisas (IoT), análise de dados, computação em nuvem e a Inteligência Artificial. A seguir, nos próximos tópicos, você vai saber mais sobre isso.

Dessa forma, os colaboradores podem fazer seu trabalho com mais eficiência e em menos tempo, e os clientes também saem ganhando, já que podem obter entregas mais rápidas e experiências mais satisfatórias com a qualidade dos produtos. 

Baixe agora | Modelo POP para Indústrias

Quais são os benefícios de digitalizar processos na indústria?

A digitalização industrial traz diversos benefícios não só para a produção, mas para todos os outros setores e segmentos que se relacionam com a indústria, seja de forma direta ou indireta.

Aumento da agilidade nas atividades operacionais é uma das grandes vantagens, afinal, a tecnologia ajuda a digitalizar processos que antes eram manuais, logo, muito mais demorados. Isso também impacta de forma positiva a qualidade da produção, pois reduz significamente os erros ao seguir padrões pré-definidos.

Confira outros benefícios da digitalização dentro da indústria:

  • Mais produtividade e motivação entre as equipes;
  • Praticidade para realizar manutenção industrial;
  • Redução de falhas ou prejuízos nos processos;
  • Mais segurança e otimização de tempo;
  • Diminuição de custos operacionais;
  • Elaboração de planejamentos estratégicos;
  • Integração entre colaboradores e gestores;
  • Facilidade nas tomadas de decisão;
  • Monitoramento das operações realizadas;
  • Análise de informações e gráficos em tempo real;
  • Melhorias na comunicação.

Quais frentes e setores podem aplicar ferramentas de digitalização?

Alguns dos setores industriais que podem garantir mais benefícios ao utilizar ferramentas de digitalização de processos são:

Produção operacional

Ao ter como acompanhar o que deve ser feito em cada etapa e quais foram os resultados obtidos até então, é possível planejar os próximos passos de forma mais estratégica e reduzir gargalos ou falhas.

Processos internos

Os fluxos de atividade e a comunicação interna também podem obter várias vantagens, pois muitas ferramentas permitem a integração de colaboradores e informações em tempo real, contribuindo no aumento da segurança e da produtividade.

Controle de qualidade

Ferramentas de digitalização, como sistemas de automatização e checklists digitais, contribuem na gestão da qualidade das mercadorias, otimizando o trabalho da equipe, aumentando o nível dos produtos e melhorando as experiências do público.

Logística e transporte

Outro setor que tem muito a ganhar com a digitalização industrial é o de logística e transporte, pois as ferramentas tecnológicas reúnem dados e relatórios automatizados para reduzir custos operacionais e otimizar o tempo das atividades, melhorando também o gerenciamento em várias áreas, como:

  • Planejamento de rotas;
  • Gestão de frota;
  • Controle de manutenção de veículos.

Quais dores a digitalização industrial ajuda a resolver?

De acordo com uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias), as empresas que já contavam com tecnologias de indústria 4.0 conseguiram manter ou ampliar seus lucros e funcionários durante a pandemia.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Segundo a mesma pesquisa, 74% das indústrias brasileiras já utilizam pelo menos um tipo de tecnologia industrial e 35% delas já contam com três ou mais tecnologias diferentes, incluindo computação na nuvem e setores. Esse número tem crescido a cada ano, o que tem gerado mais competitividade no mercado.

Tudo isso ajuda a resolver problemas comuns na indústria, como:

  • Lentidão no processo de produção de mercadorias;
  • Falta de organização no armazenamento e envio de materiais;
  • Dificuldades com a conexão entre fornecedores e clientes;
  • Dificuldade para tomar decisões estratégicas;
  • Inconsistência na qualidade dos produtos;
  • Baixa integração entre colaboradores;
  • Falta de acompanhamento dos processos e resultados.

Baixe agora: Kit estratégico para Indústrias

Quais são as ferramentas e tecnologias utilizadas na digitalização de fábrica?

Como é possível perceber, a indústria pode aproveitar os benefícios das ferramentas tecnológicas em vários de seus setores, a fim de impulsionar os retornos obtidos em cada atividade. Confira, a seguir, algumas das principais tendências envolvendo as ferramentas para digitalização industrial. 

IoT

A Internet das Coisas (IoT) possibilita a conexão de dispositivos físicos com a internet para vários usuários, o que contribui para um controle operacional em tempo real. 

Ao investir em IoT industrial, é possível fazer manutenções preventivas com mais eficiência, aumentar a segurança dos colaboradores, prever problemas com antecedência e monitorar fluxos.

Baixe agora: Estratégia Iot: Automatização de processos industriais de forma simples e eficiente

Big Data

Outra tendência muito importante na digitalização dos processos industriais é a coleta de informações. E o nome que se dá para isso é Big Data, que se refere aos sistemas de automação de armazenamento e análise de dados, contribuindo na elaboração de planejamentos estratégicos e na tomada de decisões.

Computação em nuvem

Também chamada de cloud computing, a computação em nuvem nada mais é do que uma forma prática de reunir e avaliar diversos dados e arquivos em um ambiente online, facilitando o compartilhamento de informações de forma segura.

Integração de sistemas

Por lidar com várias frentes, muitas indústrias acabam lidando com gargalos, falhas e dificuldades em manter um bom controle de estoque e finanças. A integração de sistemas ajuda a centralizar as informações, melhorar a comunicação e reduzir os erros nas atividades. 

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial na indústria é essencial para agilizar as operações, pois permite a análise de um alto volume de dados, além de identificar melhorias e soluções com mais eficiência, o que contribui nos planejamentos estratégicos e no controle de qualidade das mercadorias.

Vale destacar que a inteligência artificial não compreende apenas máquinas e equipamentos. Ela também se refere a softwares, processos e a todos os meios que necessitam de capacidades como pensar, perceber, raciocinar, solucionar problemas, entre outros.

Como implementar a digitalização na sua indústria?

Ao investir em sistemas de digitalização para indústria, é possível aumentar a produtividade das equipes e garantir diversos outros benefícios, mas como implementar esse processo? Confira a seguir alguns passos que devem ser seguidos.

  • Defina objetivos de acordo com as necessidades da sua empresa e com as falhas ou os gargalos encontrados nos últimos meses;
  • Analise as indústrias que já implementaram a digitalização em seus processos para identificar quais vantagens e funcionalidades se aproximam do que sua empresa precisa;
  • Troque ideias com outros empreendedores que apostam em inovação e já seguem as tendências da Indústria 4.0 para aprofundar seu conhecimento sobre o assunto;
  • Pesquise os sistemas disponíveis e analise as funcionalidades que cada um oferece para entender quais se encaixam no perfil da sua empresa;
  • Opte por ferramentas que priorizem a segurança e que sigam as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados), a fim de evitar ameaças virtuais, roubos ou vazamento de informações;
  • Solicite testes gratuitos para experimentar as funções de cada ferramenta na prática antes de tomar uma decisão;
  • Ofereça treinamentos e capacitações para que os colaboradores também entendam a importância da digitalização na indústria.

Os checklists digitais são um ótimo primeiro passo para implementar a digitalização dos processos industriais, pois permitem a análise de dados em tempo real e o acompanhamento de tarefas. Essas ferramentas auxiliam na auditoria de processos internos, na coleta e análise de dados e na melhoria do controle de qualidade, aumentando o ROI da sua empresa.

O Checklist Fácil ajuda você a otimizar medições de equipamentos e frotas com tecnologia avançada e baixo custo, integrando toda a sua operação a sensores IoT em tempo real para garantir a excelência em produtividade.

Solicite uma demonstração gratuita e confira o impacto positivo da automação industrial na sua operação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança