Internet das coisas nas empresas: entenda a IoT na prática

A Internet das Coisas pode até parecer de uma realidade distante, mas a verdade é que a IoT já faz parte da rotina de inúmeras empresas e do nosso cotidiano.
Atualizado em: 27 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura: 7 minutos

Nos últimos anos, o rápido desenvolvimento da tecnologia tornou a transformação digital nas empresas mais realista. Nesse cenário, a Internet das Coisas surge como uma das principais ferramentas para mergulhar de vez nesta era. 

Embora a IoT seja frequentemente associada a um futuro distante, a verdade é que essa solução já está sendo usada por milhares de instituições ao redor do mundo com objetivo de melhorar seus processos. 

Portanto, se você ainda não usa IoT pode estar perdendo uma oportunidade valiosa de melhorar sua eficiência, reduzir custos e impulsionar seu crescimento. Este artigo contará tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira! 

Afinal, o que é Internet das Coisas?

O conceito de Internet das Coisas refere-se à capacidade de objetos comuns, como eletrodomésticos e eletrônicos, serem equipados com conexão sem fio (wi-fi ou bluetooth) e se comunicarem entre si, trocando informações e comandos. 

Por exemplo: utilizando a IoT, seu carro, celular e equipamento de som podem interagir entre si e otimizar sua vida.

A solução foi criada pelo pesquisador do MIT, Kevin Ashton, em 2000, e não parou de evoluir desde então. Atualmente, estima-se que, até 2027, o número de dispositivos IoT atinja mais de 29 bilhões em todo o mundo.

Vale destacar que a IoT pode ser inserida tanto no cotidiano das casas quanto no mundo corporativo. Só para exemplificar, seus principais usos incluem automação de tarefas, monitoramento, controle remoto, coleta de dados contínua, sensores inteligentes, entre outros.

Como a IoT funciona?

Entender como a Internet das Coisas funciona é simples: tudo acontece por meio de um sistema que conecta e interliga objetos, permitindo a troca de informações entre eles. Esse processo é dividido em quatro fases principais:

  • Captação: os sensores inteligentes dos objetos conectados capturam informações do ambiente em que estão inseridos. Alguns exemplos são: temperatura, luz, movimento, som etc. 
  • Compartilhamento: os dados coletados são compartilhados via conexões sem fio. Assim, eles podem ser enviados para um sistema de nuvem, para outros aparelhos IoT ou armazenados. 
  • Processamento: os dados são processados pelo dispositivo receptor, a fim de extrair informações relevantes e comandos do que fazer com eles. 
  • Tomada de decisão: as informações obtidas no processamento permitem que o dispositivo receptor tome decisões autônomas. Essas ações podem ser, por exemplo, enviar um alerta, ajustar a temperatura, ligar uma lâmpada ou um ventilador. 

Vantagens e desvantagens da IoT

A Internet das Coisas traz consigo uma série de vantagens, porém, também envolve alguns desafios. Veja quais são os principais:

Vantagens 

Desvantagens

  • Possibilidade de ataques cibernéticos e violações de privacidade, causados por sistemas vulneráveis e ação de pessoas mal intencionadas. Isso aumenta as preocupações com cibersegurança
  • Dependência de uma rede de comunicação sem fio estável, o que pode levar a períodos de inoperabilidade em caso de falha na rede;
  • A implementação de uma infraestrutura de IoT pode ter custos elevados, comprometendo a possibilidade de negócios de pequeno porte acompanharem essa tendência. 

Internet das Coisas: impacto no cotidiano

A IoT pode desempenhar um papel marcante no dia a dia das pessoas. A integração entre dispositivos é capaz de acionar recursos de automação, monitoramento, conforto e segurança. 

Veja, na prática, alguns exemplos:

Casas inteligentes

A IoT ajuda a automatizar operações do cotidiano de uma casa, tornando-a inteligente. Por exemplo, ajusta a temperatura do ambiente automaticamente, liga e desliga lâmpadas, ativa o ar-condicionado, dentre outras utilidades domésticas. 

Apesar de ainda não ser tão comum e acessível, esse modelo de moradia pode se tornar bastante popular num futuro próximo, dada sua praticidade.

smarthome exemplo iot
A Internet das Coisas já é uma realidade e uma prova disso é a popularização de itens para smarthomes.

Carros conectados

A conectividade autônoma e sem fio também terá um papel sobre os automóveis que dirigimos. Um exemplo disso são os carros independentes, capazes de serem conduzidos de um local para o outro sem a interferência humana.

A expectativa é que os carros inteligentes usem tal conexão como forma de dar mais conforto aos passageiros e motoristas, otimizando a experiência. Atualmente, marcas como BMW e Volvo já investem em automóveis com essa tecnologia, o que deve ser cada vez mais comum nos próximos anos.

Monitoramento de saúde

Dispositivos como smartwatches são um exemplo de uso da IoT para monitoramento de saúde. Trata-se de um relógio inteligente que monitora a função cardíaca e se comunica diretamente com o smartphone do usuário. 

Esses aparelhos podem ajudar a salvar vidas, afinal, os sensores inteligentes são capazes de captar sinais que indicam problemas como doenças ou acidentes e acionar ajuda médica. 

smartwatch como exemplo de iot
Smartwatch, um exemplo de IoT aplicado ao cotidiano para monitoramento de saúde cardíaca.

Smart Cities

A Internet das Coisas também pode ajudar a desenvolver as chamadas smart cities, cidades conectadas e automatizadas. Isso inclui, por exemplo, monitoramento nas ruas, postos de atendimento autônomo, informações de trânsito em tempo real, transporte coletivo mais ágil e eficiente etc. 

Qual é o impacto da IoT nas empresas?

Uma estimativa da consultoria IDC apontou o crescimento do mercado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações em 5% no ano de 2023. O mais interessante é que os principais responsáveis por esse alavancamento são inovações como IA, nuvem, 5G, Machine Learning, e claro, Internet das coisas. 

A mesma fonte ainda divulgou que, juntamente com a Inteligência Artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT) deve gerar um crescimento de 17% em 2023 no mercado de wi-fi 6. Esses apontamentos evidenciam como essas tecnologias podem impactar os negócios das organizações brasileiras.

A IoT tem um amplo potencial de transformar o mercado mundial, principalmente por ser uma tecnologia em constante evolução, pensada para sanar dores urbanas. Nesse sentido, alguns dos setores mais beneficiados incluem varejo, logística, indústria, educação, saúde, telecomunicações, agronegócio, automóveis, entre tantos outros.

EBOOK GRATUITO | Conquiste máxima eficiência operacional em indústrias. Baixe agora!

Exemplos da aplicação de IoT nas empresas

A Internet das Coisas pode ter um impacto positivo nas operações de organizações, no sentido de aumentar a eficiência, reduzir custos e estimular o crescimento. Veja exemplos de suas utilidades em empresas de diferentes setores:



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Indústria

  • Monitoramento em tempo real de equipamentos e processos industriais;
  • Coleta de dados para análise de desempenho das máquinas;
  • Controle automatizado de estoques e logística interna;
  • Rastreamento de produtos ao longo da cadeia de produção;
  • Manutenção prescritiva de máquinas com base na análise de dados.

LEIA MAIS | O que é Smart Factory? Saiba mais sobre as fábricas inteligentes 

Construção Civil

  • Visão real das condições ambientais e de segurança nos canteiros de obras;
  • Automação de sistemas de iluminação, climatização e segurança;
  • Rastreamento de equipamentos e ferramentas;
  • Gerenciamento remoto de obras e supervisão de projetos.

Logística

  • Rastreamento e monitoramento de mercadorias em trânsito;
  • Otimização de rotas e planejamento de entregas;
  • Controle de estoque otimizado;
  • Monitoramento de condições de transporte, como temperatura e umidade.

Comércio, varejo e atacado

  • Vigilância sobre estoques e prateleiras de produtos;
  • Análise para personalização de ofertas e recomendações aos clientes;
  • Automação de processos de pagamento;
  • Criação de experiências interativas nas lojas físicas.

WEBINAR | Impactos positivos da transformação digital no ramo de alimentação e bebidas. Assista grátis!

Serviços

  • Monitoramento remoto de dispositivos e equipamentos;
  • Automação de processos diversos, como manutenção e atendimento ao cliente;
  • Coleta de dados com foco em análise e otimização de serviços.

Agronegócio

  • Análise contínua de condições climáticas, solo e irrigação;
  • Rastreamento de animais e controle de rebanhos;
  • Automatização do plantio, colheita e armazenamento;
  • Monitoramento de pragas e doenças nas lavouras;
  • Obtenção de informações precisas, o que facilita a tomada de decisões.

Educação

  • Acesso à educação remota e aprendizado online;
  • Monitoramento de presença e engajamento dos alunos;
  • Gerenciamento inteligente de salas de aula e recursos educacionais;
  • Personalização do ensino com base nas informações coletados de cada aluno;
  • Aprendizado interativo por meio de dispositivos conectados.

O que pode acontecer com empresas que não acompanham a evolução tecnológica?

Dificilmente, uma empresa que não acompanha a evolução da tecnologia consegue se manter na ativa ou relevante para seu público. Afinal, a obsolescência dos produtos e serviços, a queda nas vendas e a perda de competitividade podem ter um alto impacto sobre a marca.

E isso não acontece apenas com empreendimentos menores, pelo contrário. Veja alguns exemplos de gigantes que sucumbiram por não serem capazes de acompanhar às mudanças tecnológicas do mercado:

Kodak: a empresa americana já chegou a dominar 80% do mercado fotográfico, mas não conseguiu acompanhar a tendência das fotografias digitais e perdeu espaço para as concorrentes. A marca decretou falência no ano de 2012. 

Nokia: uma das mais relevantes fabricantes de celulares nos anos 1990 e início dos anos 2000 com os famosos aparelhos “tijolão”. No entanto, não obteve o mesmo sucesso de outras marcas com a chegada do smartphone. 

BlackBerry: marca de celulares, bastante popular na américa do norte, competidora direta da Apple. Em 2010, a marca era responsável por 16% dos celulares vendidos, mas esse número caiu para apenas 0,04% nos 6 anos seguintes. Os aparelhos deixaram de funcionar oficialmente em 2022.

Atari: ícone do universo dos videogames na década de 1980, mas que não acompanhou o progresso dos sistemas operacionais e perdeu espaço para Nintendo e Sony. A marca ainda existe, mas longe do sucesso anterior e abaixo das concorrentes.

Por que investir em IoT e outras tecnologias?

Assistimos a um momento marcante na história da humanidade, a chamada Indústria 4.0, caracterizada pela integração de diversas tecnologias no dia a dia das organizações. Essas inovações, como IoT, inteligência artificial, blockchain, robótica e computação em nuvem, surgiram para ficar.

Por isso, é importante que as empresas a incorporem em suas atividades e acompanhem a constante evolução do mercado. Além disso, investir nessas tecnologias oferece muitos benefícios, como vimos.  

Parafraseando Darwin, apenas os organismos capazes de se adaptar às mudanças ambientais podem sobreviver. Esta é uma máxima aplicável ao mundo corporativo, especialmente durante tempos de mudanças constantes. 

Em outras palavras, as marcas que implementarem tecnologias em seus processos têm a oportunidade de desenvolver soluções arrojadas e criar novos modelos de negócios que podem gerar vantagens significativas sobre seus concorrentes.

Conte com a tecnologia Checklist Fácil para ter ganhos em eficiência operacional

A transformação digital é um caminho quase obrigatório para as organizações que esperam sobreviver ao mercado. E aqui no blog sempre falamos sobre a importância de investir em tecnologias nas empresas para que elas estejam preparadas para um futuro nada distante.

Mas, por onde começar?

A transformação digital é uma mudança profunda nos processos, na estrutura e na cultura de uma organização através dos benefícios das tecnologias. Por ser uma verdadeira revolução dentro da empresa, é comum que essa transformação inicie pela digitalização de processos que serão a chave para uma mudança completa.

A Checklist Fácil tem orgulho em participar dessa revolução tecnológica nas empresas, através da digitalização de processos e otimização de rotinas de auditoria e checagem em diversos segmentos, como Indústria, Transporte e Logística, Serviços, Comércio, Saúde e muito mais.

CALCULADORA | Saiba quanto você pode ter de retorno usando o Checklist Fácil. Calcule o ROI!

Nossa solução de checklists digitais proporciona melhora na eficiência operacional através da digitalização de checklists e planos de ação, redução de custos, processos padronizados e mais eficientes, além do acompanhamento de resultados em tempo real para tomadas de decisão mais rápidas e inteligentes.

Com o Checklist Fácil, sua empresa pode atingir, em média:

  • +840mil de economia em 3 anos
  • 204% de ROI
  • +80mil em economia de folhas de papel
  • 2 horas de ganho de trabalho por dia, por analista
  • -150 e-mails por semana

Descubra como a nossa solução pode guiar o caminho da sua empresa ao sucesso. Peça uma demonstração ou faça um teste grátis!



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança