Como o Checklist Fácil ajuda a garantir a gestão da qualidade na indústria?

Confira como o Checklist Fácil torna mais simples e assertivo os controles e os processos da sua empresa, para garantir a gestão da qualidade na indústria. Confira!

Tempo de leitura: 6 minutos
Checklist Fácil para a gestão da qualidade na indústria

A gestão da qualidade na indústria é um método desenvolvido para gerir a qualidade dos serviços prestados e dos produtos oferecidos ao mercado. Através dele se analisam diversos aspectos, do início ao fim da cadeia produtiva.

Como qualidade entendemos a ausência de problemas, danos e defeitos durante todo o processo e também no resultado da operação. Por isso, podemos afirmar que a gestão da qualidade da indústria tem um papel crucial para garantir que toda a operação caminhe nos conformes.

Uma vez que esse controle depende de inúmeros fatores, hoje vamos mostrar como o Checklist Fácil pode auxiliar o setor da indústria a garantir altos níveis de entrega. Tudo isso através de um software criado especificamente com o intuito de aumentar a eficiência operacional do seu negócio. Confira!

Quais são os objetivos da gestão da qualidade na indústria?

A implementação de metodologias e sistemas de qualidade na indústria visa controlar, planejar e garantir a qualidade. Envolve necessariamente o aprimoramento constante de produtos e serviços e isso está naturalmente ligado aos processos de fabricação.

Os principais objetivos da abordagem da qualidade são aumentar a satisfação do cliente e, de forma mais geral, permitir que a indústria ganhe eficiência no seu desempenho.

No entanto, o cliente não é o único lado a ficar satisfeito quando a sua indústria desenvolve e aplica uma abordagem de qualidade. Fornecedores, acionistas e colaboradores também devem ser levados em consideração e se beneficiarão do processo. Este deve ser o objetivo da qualidade global.

A importância de fazer uma boa gestão da qualidade

Hoje a maior parte das indústrias sofre com os mesmos problemas gerenciais. 

Erros nos processos que geram retrabalho, falta de padronização nas diferentes unidades, sistemas ineficazes que não auxiliam na tomada de decisão, perda de documentos e erros humanos estão entre os principais motivos da baixa produtividade.

Por isso, a gestão da qualidade na indústria é essencial. Através da digitalização dos processos, com a aquisição de um software de qualidade, fica mais fácil atingir os seguintes objetivos:

Tudo isso leva a um ganho enorme de eficiência e assertividade no dia a dia de uma indústria e, com isso, todos saem ganhando.

A Votorantim e a Ergohealth, por exemplo, utilizam o Checklist Fácil para otimizar suas ações internas de segurança do trabalho e conseguiram excelentes resultados. Confira:

Webinar: Entenda como otimizar as ações de Segurança do Trabalho com a Votorantim e Ergohealth

Elimine inconformidades para melhorar a produtividade

Todas as decisões devem ser tomadas visando reduzir e eliminar potenciais anomalias do processo industrial. Por isso, quando é detectada uma inconformidade nos processos, a mesma deve ser imediatamente comunicada para que posteriormente sejam tomadas as medidas cabíveis.

A notificação destas anomalias geralmente devem mostrar elementos como: a gravidade da ocorrência, data e hora em que foi identificada, descrição detalhada da ocorrência e, além disso, incluir um plano de ação detalhado para solucioná-la.

Com a utilização de um software de gestão da qualidade na indústria, como o Checklist Fácil, a auditoria ainda pode ser feita incluindo mídias (fotos, vídeos ou áudios) para fornecer uma melhor dimensão do problema.

Isso facilita uma posterior análise da situação e melhora a tomada de decisão, com base em relatórios de recorrências.

Ou seja, sendo um elemento chave na administração industrial, um software de qualidade na indústria deve cobrir todos os procedimentos para melhorar a eficiência operacional, em todas as etapas de trabalho.

Agora que você já sabe o quão importante é fazer a gestão da qualidade na indústria, entenda como o melhor aplicativo de checklist pode ajudar a tornar seu negócio mais eficiente!

Então, quais as funcionalidades do Checklist Fácil vão ajudar a garantir a gestão da qualidade na indústria?

Garantir a qualidade nas operações industriais pode ser algo bastante complexo. Por isso criamos diferentes funcionalidades pensando nas dores deste mercado, com o objetivo de auxiliar os gestores em todo o processo.

Confira as principais:

Departamentalização de auditorias

A departamentalização das auditorias é fundamental, especialmente para indústrias grandes que contam com diversos setores.

O software Checklist Fácil permite cadastrar departamentos para organizar usuários e checklists de forma setorizada. Com isso é mais fácil organizar as auditorias a serem realizadas, separando-as por áreas da empresa.

Isso fornece uma maior autonomia para os gestores e um melhor controle no acesso às informações.

Além disso, com a departamentalização, os relatórios tornam-se mais assertivos e fica mais fácil identificar recorrências, para então solucionar problemas graves de gestão em determinados setores.

Workflow para melhorar a comunicação

Uma das melhores maneiras de garantir a gestão da qualidade na indústria é criando workflows para estipular a correta cadência das auditorias.

Com o Checklist Fácil é possível definir um fluxo de trabalho e de aplicação dos checklists. Dessa forma, o trabalho é executado na ordem correta, incluindo etapas e obrigando que determinada atividade seja concluída para que outra se inicie.

Por isso o Workflow é uma das funcionalidades mais importantes para a gestão da qualidade na indústria!

Saiba mais:

Além disso, a ferramenta também permite estipular como serão feitas as aprovações. Com níveis hierárquicos estruturados, os responsáveis da sua indústria podem aprovar ou reprovar as inspeções realizadas.

Inspeções de segurança

Nossa ferramenta permite também que os gestores personalizem seus checklists, de acordo com as normas de segurança, evitando acidentes e protegendo os colaboradores. 

Mas qual a relação entre segurança do trabalho e qualidade?

Quando os colaboradores atuam em um ambiente seguro, eles se tornam mais produtivos. Consequentemente, o desempenho tende a melhorar, fazendo com que os padrões estipulados sejam seguidos.

Diversos são os processos de checagem que podem ser realizados na indústria visando garantir a segurança, por exemplo: 

  • Riscos elétricos;
  • Dispositivos de segurança;
  • Uso de equipamentos de proteção individual;
  • Conservação de equipamentos.

Além disso, disponibilizamos gratuitamente um Kit de materiais de Segurança do Trabalho para auxiliar os gestores e responsáveis a aplicar e garantir ações de segurança dentro da indústria.

Agendamento de checklists

Para evitar danos aos maquinários e garantir a qualidade esperada na produção, é preciso manter os equipamentos em boas condições de conservação. Logo, realizando manutenções periódicas, sua indústria identifica rapidamente as não conformidades e reduz custos com manutenção, ao corrigir problemas proativamente.

Por isso, visando evitar esquecimentos na execução das auditorias ou falhas na comunicação entre equipes, você pode deixar auditorias programadas no sistema.

Este recurso ainda permite que os gestores verifiquem o histórico de agendamentos para melhor controle das operações.

Reconhecimento de padrão por imagem

Outra funcionalidade importante para a indústria é o reconhecimento de padrão de imagem.

Essa funcionalidade permite que o auditor registre, através da câmera do aplicativo, um determinado objeto, considerado ideal. A partir daí, o sistema faz o reconhecimento dos padrões detectados na imagem para informar se o objeto segue ou não os padrões definidos. 

Para isso, basta “treinar” o sistema com a aplicação de alguns poucos checklists, mostrando qual seria a resposta correta que, a partir daí, o padrão estará criado.

O objetivo dessa função é auxiliar na aplicação das auditorias uma vez que, com ela, é possível evitar que itens diferentes dos padrões estipulados sejam utilizados na sua indústria.

Auditoria de fornecedores

As indústrias lidam frequentemente com fornecedores, sejam eles de produtos ou serviços. Por este motivo, é de extrema importância executar auditorias também junto destes prestadores de serviço.

Com a auditoria de fornecedores, você eleva o nível de qualidade da sua indústria, priorizando a satisfação dos clientes.

As auditorias podem ser realizadas com foco no produto oferecido pelos fornecedores, como máquinas, equipamentos ou materiais diversos, bem como para avaliar o serviço prestado pelos mesmos.

Basta configurar diferentes análises que, com o Checklist Fácil, sua empresa pode facilmente executar a auditoria dos fornecedores e melhorar a gestão da qualidade industrial.

Dashboards personalizados

Os bons níveis na gestão da qualidade na indústria só podem ser atingidos quando há uma análise correta dos indicadores e isso não é possível sem relatórios gerenciais. 

Afinal de contas, sem dados, as decisões tomadas são menos assertivas e podem não refletir, de fato, em uma melhora na qualidade da sua indústria.

Sabendo disso, o Checklist Fácil permite que os dashboards com números e dados importantes sejam customizados, para exibir aqueles de maior relevância primeiro.

Os relatórios podem cruzar diferentes dados e também podem ser exportados para PDF e Excel, tudo isso visando facilitar a análise por parte dos gestores e a tomada de decisões estratégicas.

Um dos nossos Cases de Sucesso é exemplo de como a Checklist Fácil otimiza os relatórios gerenciais. 

O grupo formado pela fusão entre as Drogarias Pacheco e a Drogaria São Paulo adquiriu o nosso software para otimizar a consolidação de dados de processos internos. 

Confira os resultados que eles obtiveram:

Conheça o Checklist Fácil 

Solução líder na América Latina, a Checklist Fácil desenvolveu um software com metodologia própria que garante uma maior eficiência operacional.

Nossa solução auxilia indústrias a realizar conferências, identificar inconformidades e criar planos de ação, com base na metodologia 5W2H, para as mais variadas unidades.

Podem ser auditadas fábricas, máquinas, veículos, estoques, pessoas, equipamentos ou até mesmo ambientes inteiros.

E é por isso que diversas empresas de renome, nacionais e internacionais, já utilizam o nosso software e tiveram ganhos operacionais significativos no dia a dia de suas operações.

Confira alguns de nossos clientes:

Indústrias clientes do Checklist Fácil

Nossa ferramenta conta com mais de 150 funcionalidades e permite variadas personalizações para atender às necessidades específicas de cada cliente.

É através deste trabalho, dedicado a solucionar as dores das empresas, que garantimos resultados importantes e hoje somos referência em gestão da qualidade na indústria.

Então, agora que você já entendeu a importância da gestão da qualidade na indústria e viu como a Checklist Fácil tem as funcionalidades que podem agregar no dia a dia da sua empresa, que tal agendar uma demonstração para conhecer melhor nosso produto? 

Entre em contato conosco que vamos te mostrar como podemos te ajudar a ganhar mais qualidade e eficiência operacional!

Siga-me
Produtora de Conteúdo em Checklist Fácil
Especialista em marketing estratégico e comunicação em mídias digitais, sou fã de viagens, aventuras, culturas diferentes, além de ler e escrever!
Lilian Sulzbacher
Siga-me

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *