4 livros essenciais para a sua gestão de negócios

Confira 4 livros com os melhores aprendizados em gestão de negócios da atualidade e aprimore os seus conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais como líder.

Tempo de leitura: 5 minutos
Profissional lendo livros gestão de negócios

A era da informação instaurou a necessidade de respostas absurdamente mais rápidas nas organizações. E, em meio à correria do dia a dia, os livros para gestão de negócios podem ser grandes aliados, pensando em se atualizar na forma de conduzir a sua empresa. 

Essa volatilidade do momento exige que o gestor moderno seja capaz de se adaptar ao cenário atual e lidar com ativos intangíveis, como valores e necessidades.

Por sua vez, a gestão de negócios é definida como a área da administração de empresas encarregada de executar o planejamento para alcançar objetivos organizacionais. 

Logo, para gerenciar e administrar todos os processos de um negócio, o gestor necessita implementar estratégias e condutas a fim de manter a empresa saudável no mercado cada vez mais competitivo.

Outro aspecto importante é que este profissional deve ter uma visão global do negócio e conseguir transitar por todas as áreas da empresa, como gestão de pessoas, financeira e de projetos.

Percebe-se que as experiências pessoais, profissionais e empresariais são primordiais para se transformar em um gestor de negócios de excelência.

Ademais, buscar o verdadeiro conhecimento e as melhores práticas em gestão é imprescindível para o desenvolvimento e crescimento do negócio.

Por isso, elencamos neste artigo uma seleção de 4 grandes livros sobre gestão de negócios que você precisa ler. Certamente eles vão agregar (e muito!) na sua operação. Vamos a eles!

Livros gestão de negócios: veja nossas 4 sugestões

Veja, a seguir, os 4 livros que selecionamos para otimizar a gestão do seu negócio e, com isso, melhorar seus resultados!

1. Os Segredos da Gestão Ágil – João Kepler, Thiago Oliveira

A gestão ágil se trata de um apanhado de elementos devidamente otimizados dentro do processo tradicional de gestão, os quais potencializam os resultados da empresa, dividindo o projeto em etapas e prazos menores. Para, com isso, ser mais fácil aplicar mudanças sem comprometer sua qualidade.

Este assunto é amplamente abordado no livro brasileiro “Os Segredos da Gestão Ágil”, em que os autores se reuniram para criar um guia necessário a todo empreendedor, revelando as estratégias de gestão ágil aplicadas por grandes empresas do mercado.

João Kepler, apontado como um dos maiores incentivadores do Ecossistema Empreendedor Brasileiro, e Thiago Oliveira, sócio e conselheiro da ACE, famosa aceleradora de startups da América Latina, discorrem sobre o tripé da boa gestão e ensinam como elaborar um plano de negócios focado na inovação.

Utilizando uma linguagem voltada para o mercado nacional, eles detalham as ferramentas do Design Thinking, squads e compliance, bem como as metodologias ágeis Lean Startup e Agile, essenciais para que você reinvente o modo de gerir seus negócios.

Livro "Os segredos da Gestão Ágil por trás das empresas valiosas"
Os Segredos da Gestão Ágil

2. Empresas Feitas para Vencer – Jim Collins

Como empresas medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura, enquanto outras não conseguem se manter no topo e acabam fracassando? Esta é a reflexão que rege o conteúdo do best-sellerEmpresas Feitas para Vencer”, considerado um dos livros de gestão de negócios mais importantes de todos os tempos.

De autoria do célebre estudioso de grandes empresas e consultor de negócios norte-americano, Jim Collins, esta obra apresenta os aspectos da gestão de organizações centenárias e enumera as razões para o seu longevo sucesso, com base em um projeto de pesquisa de cinco anos.

Dentre os temas discutidos no livro, estão: 

  • Liderança de nível 5, que determina as principais características dos líderes de sucesso; 
  • Primeiro quem e depois o quê, isto é, monte sua equipe dos sonhos antes de tomar decisões estratégicas; 
  • Conceito do porco-espinho e a cultura de disciplina.

Assim, os ensinamentos do autor expõem ao leitor, pragmaticamente, questões importantes com o intuito de facilitar a tomada de decisão de gestores de negócios, através da busca pelo caminho rumo à excelência.

Livro Empresas Feitas para Vencer, do autor Jim Collins
Empresas Feitas para Vencer

3. Gestão Fácil – Oséias Gomes

Oséias Gomes, fundador e CEO da Odonto Excellence Franchising – maior franquia odontológica do país, que alcançou o incrível patamar de abrir uma nova loja a cada 72 horas – transformou a sua vasta experiência como gestor em um livro que aborda suas estratégias inteligentes para multiplicar negócios de maneira ágil.

Best-seller na pré-venda da Amazon e o oitavo mais vendido do segmento de negócios no Brasil, “Gestão Fácil” se revela ser um verdadeiro MBA de Gestão Empresarial. Isso porque ensina como organizar e colocar em prática estratégias internas e externas de negócios.

O autor traz todas as etapas para exercer a gestão do negócio com genialidade, envolver clientes e funcionários, estruturar melhor o negócio e inová-lo com tecnologia – sem interromper sua estabilidade e crescimento.

Diante disso, recomendamos que você consulte os ensinamentos desta obra em todas as decisões da sua gestão, para que assim consiga adaptar-se em cada cenário e tomar melhores decisões, mantendo sempre a coragem e o foco no sucesso da sua carreira profissional.

Livro Gestão Fácil, do autor Oséias Gomes
Gestão Fácil

4. O Lado Difícil das Situações Difíceis – Ben Horowitz

Ser um bom gestor de negócios é ser capaz de fazer a melhor aposta, em um ambiente organizacional onde situações difíceis surgem todos os dias, e não há uma fórmula pronta para solucioná-las. Dado isso, falaremos mais a fundo sobre o best-sellerO Lado Difícil das Situações Difíceis”.

O livro narra a saga de Ben Horowitz no comando de sua startup chamada Opsware, que foi vendida posteriormente para a HP por U$ 1,6 bilhões de dólares, revelando lições realistas e contrárias à ideia glamourizada sobre o mundo dos negócios e sobre a gestão de um empreendimento.

Nesse contexto, o autor expõe os sentimentos, sensações e armadilhas vividas por quem está à frente do desenvolvimento de uma empresa, pontuando cada situação que vai ou pode acontecer na vida de um líder e compartilhando as ferramentas que usou para obter resultados, apesar das adversidades.

Horowitz também deixa claro que não há uma lista de passos ou uma técnica infalível, mas sim situações únicas que exigem soluções únicas para os problemas enfrentados por um gestor, o que torna a leitura bastante realista e instrutiva aos executivos, empreendedores e CEOs.

Livro O Lado Difícil das Situações Difíceis, do autor Ben Horowitz
O Lado Difícil das Situações Difíceis

Comece a ler os livros sobre gestão de negócios!

O mundo se tornou mais global e ágil. Logo, pensar em gestão de negócios nos dias atuais é pensar na melhoria contínua proporcionada pela prática do aprendizado, com o intuito de acompanhar todas essas transformações.

Em vista disso, esperamos que as indicações de livros deste artigo sejam um guia para a sua carreira e te ajudem a desempenhar uma gestão de negócios de excelência! 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Convidados especiais fazem parte do nosso blog. Especialistas incríveis que podem contribuir com conteúdo de qualidade para os leitores.
Autor convidado

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *