Metas SMART: o que são e como aplicar essa metodologia?

A metodologia SMART é uma ferramenta bastante utilizada para definir metas inteligentes, otimizando produtividade e recursos.
Atualizado em: 18 de abril de 2024
Tempo de leitura: 9 minutos

Definir metas faz parte do dia a dia de qualquer pessoa. No entanto, no mundo corporativo, existem metodologias de gestão para seguir com essa prática de forma estratégica, elevando os resultados organizacionais. As metas SMART são um ótimo exemplo disso. 

Por meio de observação, estudo e planejamento, é possível otimizar a liderança, aumentar a produtividade do time e alcançar os indicadores certos para a sua operação. Afinal, a finalidade das metas SMART é garantir foco nos esforços em prol de atingir um objetivo

Tendo em vista a importância desta técnica, vamos discutir neste post o que são as metas SMART, seus benefícios, como aplicá-las de maneira prática e como mensurar seus resultados. Acompanhe! 

O que são metas SMART?

Metas SMART são uma ferramenta para auxiliar a definição de metas inteligentes seguindo passos estratégicos. Eles dependem do detalhamento de alguns parâmetros específicos, como prazos e a seleção da equipe envolvida, por exemplo. Além disso, o método estabelece escopos claros e específicos para que se cumpra o que se deseja.  

Ou seja, não é incorreto dizer que as metas SMART são como checklists. Afinal, cada meta é verificada e avaliada meticulosamente para que se tenha certeza de que o resultado esperado será alcançado.  

Sua sigla foi baseada em características essenciais para que determinada meta seja realizada. Assim, os cinco atributos de uma meta SMART são: 

  • Specific (Específico);
  • Measurable (Mensurável);
  • Attainable (Atingível);
  • Relevant (Relevante);
  • Time Based (Temporal).

Para que servem as metas SMART? 

A finalidade de uma meta SMART é auxiliar profissionais, equipes e lideranças a definirem objetivos com mais eficiência, reunindo as informações e detalhamentos necessários para o sucesso das execuções.  

Sendo assim, a metodologia fornece os direcionamentos para que a etapa de planejamento ocorra com clareza e foco, indicando especificidades sobre o que precisa ser buscado ao longo da operacionalização das atividades.  

Outro propósito desse tipo de meta é viabilizar a mensuração de resultados, revelando o progresso das ações e permitindo ajustes ou correção de não conformidades ao longo do caminho. Por fim, o senso de urgência devido à temporalidade, somado a diretrizes factíveis e à relação com os valores da empresa, facilitam a motivação e o engajamento das pessoas envolvidas durante o andamento dos processos.  

Quais as características de uma meta SMART?

Como a própria definição do conceito mostra, a sigla SMART resume as características (ou pilares) desse tipo de planejamento. Cada uma delas propõe uma etapa na definição e organização de metas inteligentes, isto é, Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal, como você pode ver em mais detalhes nos tópicos a seguir: 

S = Específica (Specific)

A primeira etapa não poderia deixar de ser a avaliação do próprio objetivo em si. Isso porque a definição de um norte para o qual seguir é o primeiro passo para qualquer projeto. 

No entanto, nas metas SMART essa definição precisa ser ainda mais clara e específica, pois propõe um alto impacto sobre a ação a ser tomada. 

Assim, não basta definir objetivos genéricos, como “aumentar as vendas”. Em vez disso, “Aumentar a produção de determinada peça em 10%”, ou ainda “aumentar o número de cadastros de clientes na franquia de Belo Horizonte” são exemplos de objetivos característicos de uma meta SMART. 

Se você ficou com alguma dúvida nesta etapa, basta pensar que sua meta específica deve ter um plano de ação compatível para que se alcance o resultado esperado. Isto é, deve responder a algumas questões: 

  • O que alcançar com essa meta?
  • Quem são os responsáveis por ela?
  • Onde acontecerá as ações para realizá-la?
  • Como conquistá-la?
  • Por que ela é importante e deve ser cumprida?

Com esse levantamento em mente, a meta se torna mais clara. Isso facilita os próximos passos e te coloca mais próximo de entender os caminhos para chegar onde deseja.

M = Mensurável (Measurable)

Toda boa meta é uma meta que pode ser medida, pois não há outra forma de saber se ela foi efetiva. 

Assim, é necessário identificar quais são os indicadores de performance que fazem jus ao que foi proposto, bem como acompanhar o desempenho de todas as ações que envolvem essa meta. 

Pense quais são os resultados esperados e em quanto tempo eles podem ser alcançados. 

A = Atingível (Attainable)

Outra característica de metas SMART é que elas são atingíveis

Muitas vezes, gestores e seus times se desgastam percorrendo uma meta que está totalmente fora do escopo do trabalho, seja pelo tamanho do time, características do próprio mercado, entre outras questões. 

Nesse sentido, é bastante possível que, ao final do projeto, a meta sequer seja conquistada – o que gera ainda mais frustração para todos os envolvidos. 

A melhor forma de saber se a meta idealizada é uma meta justa é se basear no histórico de ações da própria empresa, isto é, nos antigos casos de sucesso e na identificação de falhas anteriores. 

Ademais, também é interessante consultar os colaboradores sobre a questão, além de verificar a estrutura operacional e a maturidade da empresa como um todo para a meta proposta. 

Vale lembrar que, quando se trata de números, também é preciso pensar se a meta proposta é realizável no prazo determinado. Se a ideia é sair da caixa e investir em uma meta ousada, certifique-se de que haverá tempo para executá-la. 

R = Relevante (Relevant)

Ainda que sua meta a essa altura já esteja tomando forma, faltam passos importantes para considerá-la uma meta inteligente. E a depender da relevância que ela possui, talvez seja o momento de reestruturá-la completamente. 

Isso porque uma meta inteligente faz sentido tanto para gestores quanto para todos os demais do time

Se ela só beneficia um lado, a empresa corre o risco de sofrer com o clima de desmotivação, atrasos devido ao desinteresse dos envolvidos, ou até com a alta rotatividade de funcionários. 

T = Temporal (Time based)

Metas são feitas para serem cumpridas. É claro que, eventualmente, podem ocorrer reestruturações pelo caminho, mas a ideia é que o resultado almejado seja percorrido e alcançado. 

É por isso que os prazos são fundamentais para o método SMART. Nesta última etapa, deve-se estabelecer o período em que serão executadas todas as ações das quais a meta depende. 

Agora, confira na tabela abaixo um exemplo de meta SMART, cujo objetivo é a diminuição de desperdícios de alimentos de um supermercado. Respondidas as perguntas mais importantes, a tabela de metas SMART será preenchida de forma similar a este exemplo: 

Tabela exemplificando como definir uma meta SMART.

Qual a importância das metas SMART?

As metas SMART são importantes porque, uma vez incorporadas às rotinas de uma empresa, fornecem uma direção consistente para todos os membros da equipe. Isso acontece pois elas estimulam a produtividade, o foco e a constância de feedbacks, conforme você confere em mais detalhes abaixo.  

Produtividade

Sabemos o quão importante é a produtividade em qualquer operação, seja indústria, varejo ou atacado. Afinal, a máxima “tempo é dinheiro” é verdadeira – quanto mais você otimiza seus processos, mais equilibrado é o custo, sem a necessidade de renunciar à qualidade do produto ou serviço. 

Quando há o compartilhamento das metas SMART com a equipe, as chances de todos entenderem sua finalidade e trilharem caminhos sincronizados para conclui-la são maiores, sem retrabalhos e com esforços unidos rumo a objetivos comuns

Além disso, as metas SMART também engajam os colaboradores na conquista por melhores avaliações de desempenho, já que mensurar o trabalho realizado faz parte dessa proposta. 

Foco

Não é incomum que os times acabem se perdendo em meio a todos os projetos que precisam desempenhar. Quando há uma definição clara de quais ações devem ser tomadas, com a especificação de quem deve executá-la, fica mais simples de evitar atritos e dispersões

Outro ponto que colabora com o foco é a coerência das ações em relação aos valores da empresa, visto que a característica de “Relevância” estimula esse tipo de critério durante a estruturação dos planos.  

Feedback

Metas bem traçadas e mensuradas geram ainda outra vantagem para a equipe: a prática do feedback. Afinal, o gestor contará com dados concretos sobre o desempenho de cada integrante do time. 

Além dos resultados relacionados às metas SMART em si, também é possível acompanhar o desenvolvimento de cada um, o que favorece bonificações e promoções, bem como a motivação no ambiente de trabalho. 

Como funciona o método de metas SMART para mensuração de resultados?

Empresas que desejam se manter a longo prazo precisam ficar sempre de olho na geração de melhores resultados, bem como novas métricas – acompanhando o desenvolvimento do próprio mercado e as necessidades que vão surgindo conforme a sociedade avança. 

Como vimos, as metas SMART favorecem a geração de resultados melhores, mantendo a equipe focada e motivada. Porém, não basta implementar essa metodologia e cobrar os colaboradores a atingirem seus indicadores individuais. 

Para que as metas SMART funcionem, a análise de dados deve envolver o time como um todo, principalmente a liderança, que ficará responsável pela mensuração de resultados de todo o ciclo. 

Isso envolve, principalmente, o acompanhamento de cada ação e tomada de decisões acertadas para superar desafios e obstáculos. 

Esse passo a passo é mais efetivo quando o gestor usa a tecnologia a seu favor, lançando mão de softwares especializados na aplicação de planos de ação, bem como identificação de não conformidades. 

Como usar o método SMART?

Depois de uma imersão em tudo que você precisa saber sobre metas SMART, é hora de colocar tudo em prática. Esse método pode ser associado a diferentes áreas, e listamos a seguir alguns exemplos para simular várias maneiras de aplicar a técnica.  

Uso das metas SMART com foco em vendas 

Vamos supor que um supermercado esteja precisando aumentar a taxa de conversão de visitantes do site em compradores. Essa é a meta, para a qual podemos desdobrar as seguintes orientações a partir do que vimos até aqui nessa leitura: 

  • Específica: aumentar a taxa de conversão de visitantes em clientes. 
  • Mensurável: atingir um índice de 15%. 
  • Atingível: oferecer incentivos, como programa de benefícios, descontos relâmpago e ativação de merchandising das marcas principais de cada categoria. 
  • Relevante: maximizar o retorno sobre o investimento em marketing digital. 
  • Temporal: até o final do próximo semestre. 

Uso das metas SMART em Produção 

Imagine que uma indústria necessite reduzir o tempo de Ciclo de Produção de um determinado produto. Para esta meta, a descrição seria similar a: 

  • Específica: diminuir o tempo necessário para produzir X.  
  • Mensurável: reduzir o tempo de ciclo em 20%. 
  • Atingível: identificar e eliminar gargalos no processo de produção com uso de checklists, implementar novas tecnologias e treinar funcionários para aumentar a eficiência. 
  • Relevante: aumentar a capacidade de produção e reduzir os custos operacionais. 
  • Temporal: até o final do trimestre em curso. 

Uso de metas SMART em Atendimento ao Cliente 

Uma empresa do segmento de serviços pretende melhorar as medições de Net Promoter Score (NPS) dos seus atendimentos. Sendo assim, a meta SMART poderia ser elaborada da seguinte maneira: 

  • Específica: aumentar o Net Promoter Score (NPS) da empresa. 
  • Mensurável: elevar o NPS em 3 pontos. 
  • Atingível: realizar pesquisas de satisfação do cliente, identificar áreas de melhoria e implementar medidas corretivas para resolver problemas identificados. 
  • Relevante: aumentar a fidelidade do cliente e impulsionar o crescimento do negócio por meio de recomendações positivas. 
  • Temporal: em dois meses. 

Uso das metas SMART em planos de ação

Os planos de ação são um recurso aplicável em diversos contextos e tipos de negócio: ajudam a propor iniciativas para correções e ajustes, e podem ser usados, por exemplo, para cumprir normas de segurança em uma operação. Nesse caso, com base nas metas SMART, um plano de ação poderia ser definido assim: 

  • Específica: ajustar os processos de produção para cumprir as normas de segurança vigentes. 
  • Mensurável: garantir 100% de conformidade com as normas de segurança. 
  • Atingível: avaliar os processos existentes, identificar as lacunas em relação às normas de segurança e implementar as alterações necessárias. 
  • Relevante: garantir um ambiente de trabalho seguro para os funcionários e evitar penalidades por não conformidade. 
  • Temporal: em 30 dias. 

Como escrever e cumprir metas SMART com sucesso? 

Depois de conferir todos os exemplos acima, você pode estar se perguntando: como faço para garantir que minha meta SMART vai funcionar? Há algumas dicas que podem facilitar o cumprimento das metas SMART. A primeira delas tem a ver com o acompanhamento de cada ação. Tudo deve ser visto de perto, para compreender se os requisitos estão sendo cumpridos de acordo com o que foi planejado. 

Em segundo lugar, é importante fazer reuniões periódicas com os responsáveis, para que todos fiquem cientes sobre as atualizações referentes ao projeto, bem como reforçar objetivos e esclarecer possíveis dúvidas

Por último, mas não menos importante: compartilhe resultados com transparência e valorize os esforços de cada um. Isso impulsiona o comprometimento do time e gera resultados cada vez melhores. 

QUIZ GRATUITO | Faça o Check-up da Eficiência Operacional e descubra oportunidades para o seu negócio 

Quais as melhores ferramentas para aplicar a metodologia SMART? 

A tecnologia é um recurso capaz de tornar as metas SMART ainda mais eficazes. Agora, visualize o potencial de uma solução que reúne funcionalidades para aplicar checklists inteligentes, padronizar processos e gerir planos de ação em um só lugar, como o Checklist Fácil. 

A utilização de checklists digitais permite que as equipes executem suas tarefas de acordo com os padrões indicados, assegurando consistência e qualidade nos resultados. Isso contribui para o alcance das metas estabelecidas, evitando desvios ou desperdício de recursos.  

Além disso, a gestão de plano de ação permite que gestores e equipes atuem rapidamente frente a quaisquer problemas ou atrasos. Sendo assim, com a implementação de medidas corretivas imediatas, os desafios e obstáculos são retirados do caminho com mais facilidade.  

A consistência proporcionada pelo uso de uma solução como o Checklist Fácil ultrapassa casos como a aplicação da técnica SMART. O sistema possui mais de 150 funcionalidades, e conquistou a liderança entre as tecnologias para digitalização e padronização de processos na América Latina com mais de 1500 clientes, como: 

Fale agora com um especialista em eficiência operacional da Checklist Fácil para conhecer o software e descobrir como ele é a melhor opção para impulsionar os resultados de qualquer negócio! 



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança