Conheça 9 tipos de metodologias de gestão para potencializar sua empresa

Metodologias de gestão são fundamentais para aprimorar a eficiência, produtividade e resultados dos negócios, oferecendo direcionamento para alcançar objetivos com sucesso.
Atualizado em: 28 de junho de 2023
Tempo de leitura: 6 minutos

Inúmeras organizações ao redor do mundo têm alcançado níveis altos de eficiência e sucesso por meio da implementação dos mais variados tipos de metodologias e ferramentas. E eu tenho certeza que você já ouviu falar das principais, como Kanban, PDCA, Diagrama de Ishikawa e 5S. Não é verdade?

A lista de metodologias para potencializar os negócios é, no entanto, muito maior do que se imagina, indo além das ferramentas citadas acima. Quer saber mais sobre elas? 

Neste artigo mostramos quais são os principais tipos de metodologias disponíveis, bem como as necessidades de negócio que cada ferramenta de gestão atende.

Boa leitura!

O que são metodologias de gestão e quais seus impactos?

Antes de mostrarmos quais são os principais tipos, é importante compreender do que tratam as metodologias de gestão e os impactos que podem trazer para um negócio.

Dessa forma, entende-se por metodologias de gestão os conjuntos de princípios, técnicas e procedimentos que uma empresa executa para orientar seus processos de trabalho e melhorar sua performance.

Líderes de negócios que aplicam boas metodologias — e as seguem continuamente —, são capazes de obter ganhos bastante interessantes quanto à produtividade, satisfação de clientes, alcance de metas e geração de receita. 

Quais são os principais tipos de metodologias de gestão?

Existem diferentes tipos de metodologia de gestão que podem ser aplicadas em uma empresa. São elas: 

  1. Metodologias ágeis: voltadas para aumentar a rapidez dos processos e a conclusão de tarefas;
  2. Metodologias voltadas para gestão de projetos: aplicadas para facilitar o planejamento e a execução de projetos;
  3. Metodologias de prevenção de perda: usadas para prevenir, combater e eliminar potenciais perdas de produção;
  4. Metodologias de identificação de problemas e melhoria contínua: voltadas para descobrir gargalos e facilitar a resolução de problemas;
  5. Metodologias de gestão estratégica: aplicadas para direcionar as estratégias da empresa em prol de um resultado específico;
  6. Metodologias de gestão de processos: usadas para entender, aprimorar e melhorar os processos internos; 
  7. Metodologias de gestão da inovação: voltadas para promover a inovação no ambiente organizacional;
  8. Metodologias de gestão de equipes: aplicadas para assegurar a performance e o bom desempenho de colaboradores;
  9. Metodologias de gestão de riscos: usadas para identificar, categorizar, analisar, priorizar, tratar e monitorar os riscos ao qual uma empresa está exposta.

Metodologias e suas ferramentas de gestão

Cada uma das metodologias tem um objetivo específico e, portanto, possui uma lista de ferramentas de gestão voltadas para esse propósito. Abaixo, listamos todas elas de acordo com o tipo de metodologia. 

Metodologias ágeis

Scrum

A metodologia Scrum tem o objetivo de melhorar o fluxo de trabalhos e a qualidade dos projetos. Para tanto, os projetos são divididos em Sprints, ciclos curtos de desenvolvimento, nos quais listam-se prioridades, planejam-se tarefas e executam-se reuniões semanais para direcionar as equipes.

Kanban

O Kanban é um método que foca em organizar o fluxo de trabalho por meio de recursos visuais. O quadro representa visualmente cada etapa de um processo ou projeto, e à medida que as tarefas são concluídas, os cartões são atualizados e movidos para a fase seguinte.

Pomodoro

O Pomodoro é uma técnica que intercala blocos de tempo de produção intensa e intervalos para descanso. O objetivo aqui é melhorar a produtividade dos trabalhadores, bem como a qualidade do tempo dedicado a uma determinada tarefa. 

5S

O programa 5S foca no cumprimento de cinco pilares para um empresa melhorar o desenvolvimento de processos, ganhar eficiência e produtividade, manter a organização interna e assegurar a melhoria contínua. São eles: seiri (senso de utilização), seiton (senso de organização), seiso (senso de limpeza), seiketsu (senso de padronização) e shitsuke (senso de disciplina).

Metodologias voltadas para gestão de projetos

Waterfall

Waterfall, ou cascata, é uma das metodologias mais tradicionais quando o assunto é gestão de projetos. Ela trata de dividir as tarefas em um modelo linear e cronológico, que só podem passar para a próxima fase quando estiverem totalmente concluídas. Por exemplo: 

  • Planejamento;
  • Validação;
  • Execução;
  • Análise.

Metodologias de prevenção de perda

TPM

TPM, também conhecida como Manutenção Produtiva Total, é uma metodologia de gestão que trata de reduzir perdas, paradas e falhas do processo produtivo, por meio da aplicação de estratégias e fundamentos que melhoram o trabalho dos operadores e o desempenho do parque fabril. 

Diagrama de Espaguete

O Diagrama de Espaguete tem como proposta medir a eficiência das tarefas e identificar onde há possibilidades de melhorias. Toda essa avaliação é feita por meio de estudos sobre percurso dos funcionários, e mudanças aplicadas no layout dos setores.

Metodologias de identificação de problemas e melhoria contínua

PDCA

O Ciclo PDCA é utilizado para promover a melhoria contínua nos processos e no ambiente de trabalho, por meio de quatro etapas: Planejar, Fazer, Checar e Agir. O método foi criado pelo físico e estatístico Walter A. Shewhart, na década de 20, e é, atualmente, uma das ferramentas de gestão mais utilizadas em planos de ação.

5W2H

O 5W2H é uma metodologia aplicada para garantir que o planejamento estratégico da empresa seja cumprido. A proposta é lançar perguntas sobre as etapas e, por fim, obter insights que ajudem a conduzir melhor o projeto. 

Kaizen

O Kaizen foca na aplicação de estratégias e boas práticas para a empresa aprimorar todos seus processos complexos e assegurar a melhoria contínua. Algumas dessas ações envolvem, por exemplo, a padronização de tarefas, eliminação de desperdícios, capacitação de colaboradores por meio da prática, entre outros.

5 porquês

O 5 porquês é um método voltado para identificar a causa raiz de problemas, e permitir que a empresa consiga atuar rapidamente na resolução deles. Sendo assim, essas questões podem contribuir para alcançar os objetivos em menos tempo, aumentar a eficiência operacional e reduzir custos.  

Outras metodologias importantes para identificar problemas e garantir a melhoria contínua são: Ishikawa e MASP.

Metodologias de gestão estratégica

Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, é uma ferramenta de gestão que foca na avaliação de desempenho da empresa, sem recorrer apenas a indicadores (KPIs). Aqui outros pontos são relevantes e avaliados, tais como clientes, aprendizado do time e processos internos, por exemplo.

OKR (Objectives and Key Results)

O OKR ou Objetivos e Resultados-Chave é um método que busca mensurar os resultados de um projeto ou negócio, enquanto líderes e colaboradores executam suas tarefas. O objetivo aqui é assegurar que todos estão caminhando para o mesmo caminho, e na mesma velocidade. 

Metodologias de gestão de processos

BPM

O BPM, sigla para Business Process Management, é uma técnica que visa otimizar o desempenho de atividades, aumentar a motivação das equipes e obter ganhos mais expressivos em eficiência e produtividade, por meio do gerenciamento dos processos de negócio. 

Lean

O Lean teve origem no Japão, na década de 1940, dentro das fábricas da Toyota. é A metodologia foca em deixar as operações mais enxutas, eliminando, assim, toda e qualquer atividade desnecessária que não agrega valor real para a empresa. 

Six Sigma 

O Six Sigma, ou Seis Sigma, é um método que visa a correção de problemas e desperdícios nos processos operacionais. O objetivo, aqui, é ter uma margem de desvio ínfima comparado ao padrão de qualidade estabelecido, que engloba diferentes níveis e escalas.

Metodologias de gestão da inovação

Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem voltada para a resolução de problemas complexos, centrada no usuário. Possui três princípios que envolvem empatia, colaboração e experimentação, garantindo, então, a entrega de soluções mais criativas e inovadoras.

Metodologias de gestão de equipes

Management 3.0

O Management 3.0 é uma metodologia que foca na gestão mais humanizada dos times. Para isso, existem seis princípios que precisam ser aplicados: energizar pessoas, empoderar pessoas, alinhar restrições, desenvolver competências, aumentar as estruturas de negócio, buscar melhoria constante.    

Metodologias de gestão de riscos

Matriz de Risco

A Matriz de Risco é uma ferramenta visual que permite mapear ameaças, por meio da identificação de riscos, definição de probabilidades, projeções de impactos e avaliação de resultados. Dessa forma, a matriz de risco contribui para a empresa definir estratégias para contorná-las.

Conclusão

As metodologias de gestão são fundamentais para aprimorar a eficiência, produtividade e resultados dos negócios, oferecendo direcionamento para alcançar objetivos com sucesso. Aliás, existem metodologias específicas para todas as necessidades de negócio e muitas delas podem ser adaptadas para diferentes contextos.

Contudo, é essencial que a gestão utilize metodologias atualizadas e comprovadamente eficazes. Independentemente do método escolhido, não basta apenas aplicá-lo. É importante monitorar as atividades, registrando todos eventos relacionados às operações internas, bem como agilizar a identificação de gargalos e a correção deles. Além disso, a melhoria contínua deve ser um princípio básico para que a aplicação de qualquer metodologia realmente dê resultados.

Aliás, quando o assunto é monitoramento de atividades, tratamento de não conformidades e melhoria contínua, mais de 1.400 empresas no mundo podem afirmar que o Checklist Fácil é a ferramenta ideal para atingir o máximo de eficiência operacional.

Checklist Fácil é um software de checklists digitais para auditorias, inspeções e outros tipos de checagens e acompanhamentos. Mais do que isso! A ferramenta proporciona padronização de processos, melhora nas tomadas de decisões, entre outros benefícios.

Quer ver na prática como o Checklist Fácil pode alavancar os resultados da sua empresa? Peça uma demonstração e descubra porque nossa solução é líder em checklists digitais na América Latina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança