Desperdício de alimentos no processo industrial: principais causas e como evitá-las

Toneladas de comida são jogadas fora pela indústria alimentícia diariamente, resultando em desperdícios totalmente evitáveis, além de perdas para a própria indústria.

Tempo de leitura: 3 minutos

Todos os dias, milhares de quilogramas de comida são jogados fora, o que acarreta em um desperdício de alimentos gigantesco. Em meio à crise de fome e insegurança alimentar no mundo, muitas empresas ainda têm um descarte de alimentos indevido, causando um ciclo vicioso de desperdício significativo dentro do processo industrial.

Assim, é importante, principalmente com o advento da indústria 5.0, que o manuseio dos alimentos aconteça de outra maneira, mais sustentável e responsável socialmente e economicamente.

Ou seja, é importante que a indústria de alimentos encontre meios de direcionar toda essa comida que não chega nas mãos dos consumidores. E de que forma? Tornando possível um reaproveitamento efetivo desses alimentos e contribuindo para a redução das taxas de descarte e desperdício.

Pensando nisso, esse artigo reuniu algumas informações essenciais acerca das principais causas do desperdício de alimentos, além de dicas de como evitá-las, gerando assim benefícios significativos para a sociedade em geral e para a própria indústria.

Quer saber mais sobre esse assunto tão importante para a sociedade atual? Continue com a leitura!

O que gera o desperdício de alimentos na indústria?

É fato que muitos setores acabam gerando um desperdício de alimentos intenso, o que influencia em diversas questões, que vão desde o poder de compra, a quantidade de alimentos que chega aos consumidores e até a insurgência alimentar — problema esse que permeia a sociedade brasileira com facilidade.

Isso infere, assim, em um questionamento: o que gera esse desperdício, afinal? É importante se atentar que a maioria dos alimentos pode ser reaproveitado de alguma forma e isso já seria uma forma de evitar que essa perda de alimentos fosse algo tão comum como aparenta ser nos dias atuais. 

Sendo assim, alguns dos principais geradores de desperdício alimentar são:

  • Manuseio inadequado dos alimentos;
  • Exigências em demasia dos centros de distribuição de alimentos, como supermercados;
  • Falta de informação por parte dos consumidores na hora de comprar um alimento orgânico;
  • Mau armazenamento de alimentos em locais inapropriados;
  • Descarte indevido de frutas e legumes a partir de algum “defeito” e outros.

Assim, é visível que esses requisitos acabam por colaborar com esse descarte indevido de alimentos que poderiam suprir necessidades ímpares dentro da sociedade, principalmente com os altos índices de insegurança alimentar que o país vive. 

Devido a isso, uma gestão industrial mais eficaz deveria ser instituída para tentar frear esse processo.

colheita de maças orgânicas

Como evitar o desperdício de alimentos dentro do setor industrial

A partir do momento em que se sabe o que gera esse desperdício, fica mais evidente a forma de frear esse processo que causa tantos malefícios à comunidade em geral. Ou seja, é possível, a partir de algumas implementações, promover uma forma muito mais justa e verde de manter uma integração desses alimentos. São elas:

  • Aproveitamento total dos alimentos;
  • Não fazer o descarte de uma fruta ou legume apenas pela sua aparência, pois pode ser que ele ainda esteja válido para o consumo;
  • Estabelecer uma boa comunicação com os supermercados e compradores;
  • Evitar fazer estoques muito grandes para evitar que eles possam sair da validade;
  • Fazer compras periódicas de alimentos orgânicos, se possível diárias, para evitar o desperdício e outros.

Assim, será possível manter um bom uso desses alimentos e garantir que eles não sejam desperdiçados. Promovendo, dessa forma, uma maneira muito mais sustentável de manter os alimentos dentro da sua funcionalidade e também evitar gastos excessivos da indústria, sendo tão essencial quanto manter a automação predial em dia, por exemplo.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

Convidados especiais fazem parte do nosso blog. Especialistas incríveis que podem contribuir com conteúdo de qualidade para os leitores.
Autor convidado

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.