Controle de temperatura dos alimentos: conheça maneiras de otimizar!

Otimizar o controle sobre conservação dos produtos é essencial para assegurar a segurança dos alimentos, e impedir que os mesmos cheguem com problemas até o consumidor.
Atualizado em: 15 de setembro de 2023
Tempo de leitura: 4 minutos

Manter o controle de temperatura é uma prática importante para assegurar a qualidade e o sabor dos alimentos e bebidas, e prevenir possíveis doenças transmitidas a partir desses produtos. 

Empresas que não realizam este controle ou ignoram as boas práticas correm o sério risco de perder produtos, decepcionar os clientes e receber multas de órgãos fiscalizadores.

Neste artigo, mostramos qual a importância de controlar a temperatura de alimentos, como fazer e quais estratégias podem ajudar a ampliar o controle e garantir a segurança alimentar. Boa leitura!

O que trata o controle de temperatura dos alimentos?

O controle de temperatura dos alimentos é uma prática que consiste em manter os produtos alimentícios em temperaturas seguras e apropriadas durante todas as etapas de sua manipulação.

A prática tem como objetivo eliminar quaisquer riscos de multiplicação de bactérias e outros microrganismos vivos que podem levar à deterioração dos alimentos ou ocasionar doenças quando ingeridos por humanos.

Qual a importância de controlar a temperatura?

Quando se trata de alimentação, é importante reconhecer que qualquer evento físico ou químico pode e vai (em algum momento) impactar as características naturais e a qualidade dos produtos. 

Temperaturas muito elevadas, por exemplo, são capazes de ocasionar o surgimento de microrganismos patogênicos, que fazem aumentar o risco de intoxicações alimentares quando ingeridos. 

Não só isso, também podem interferir na textura, coloração e no sabor dos produtos, que levam a perda da qualidade e, consequentemente, insatisfação do consumidor.

Um caso recente envolvendo um supermercado no Rio de Janeiro comprova a importância de preservar bem os alimentos. O Procon Carioca multou o estabelecimento em R$ 46 mil por má conservação de produtos. Segundo notícia, foram recolhidos 60 quilos de alimentos em estado irregular, entre os principais: pescados, camarões, queijos e farinha. 

LEIA TAMBÉM | Boas práticas de fabricação de alimentos: tudo o que você precisa saber

Como fazer o controle de temperatura dos alimentos

Empresas que buscam fazer o controle adequado de temperatura de alimentos precisam seguir as boas práticas definidas pela Anvisa — como é o caso de medir a temperatura regularmente e documentar o monitoramento —, e realizar os seguintes procedimentos: 

1- Armazenagem

Cada tipo de alimento possui características próprias e, portanto, requer temperaturas específicas para preservar sua integridade. Por isso, é essencial contar com refrigeradores e freezers em perfeito estado de conservação, que possuem bom espaçamento para comportar os itens e manter sua temperatura ideal.

Sendo assim, é importante fazer um levantamento de todos os alimentos perecíveis, e definir os cuidados necessários para mantê-los em segurança.

2- Monitoramento

Termômetros devem ser instalados nos refrigeradores e freezers para medir as temperaturas em intervalos regulares. A manutenção e monitoramento desses termômetros precisa ser realizada com frequência para impedir que problemas técnicos se desenvolvam. Da mesma forma, as informações precisam ser documentadas de modo que os responsáveis tenham acesso a um histórico para análises futuras e auditorias.

3- Manipulação

Durante o preparo e a manipulação dos produtos, é importante que a empresa minimize ao máximo o tempo em que os alimentos ficam fora da temperatura ideal. Alimentos preparados e já frios, por exemplo, devem ser conservados sob refrigeração a temperaturas inferiores a 5ºC. Produtos congelados, a uma temperatura igual ou inferior a -18ºC. Já os alimentos quentes, a uma temperatura superior a 60ºC por, no máximo, 6 horas.

4- Transporte

Ao transportar os alimentos, a indústria precisa evitar que os produtos fiquem expostos a diferentes variações de temperatura. Nesse cenário, usar embalagens de isopor e sistemas de refrigeração são alternativas interessantes para se criar uma atmosfera controlada nos veículos, que preserva as condições ideais de temperatura.

5 estratégias para aprimorar o controle de temperatura com tecnologias

Sabendo que o controle de temperatura dos alimentos é uma prática que precisa ser realizada frequentemente pela indústria alimentícia, separamos algumas dicas estratégicas que podem ajudar a aprimorar esse controle e garantir a qualidade e segurança dos alimentos. Confira!

1. Treine a equipe

Investir em treinamento garante que todos os colaboradores compreendam a importância de manter as temperaturas adequadas dos alimentos, bem como a melhor forma de operar os equipamentos usados para refrigeração. O conhecimento adquirido também será útil para que os responsáveis consigam identificar gargalos e agir prontamente para solucioná-los.

2. Implemente um sistema de controle de qualidade

Ao estabelecer padrões rigorosos de qualidade, pode-se detectar desvios mais rapidamente e implementar medidas corretivas antes que os problemas se tornem mais sérios. Assim sendo, defina procedimentos para monitorar e registrar as temperaturas, e designe as responsabilidades específicas para cada profissional capacitado.

3. Padronize processos

Padronizar os processos para armazenamento, preparo e transporte de alimentos ajudam a manter as temperaturas dentro dos limites seguros e desejados. Isso minimiza o risco de erros humanos e garante que as operações da indústria se mantenham dentro das conformidades legais e padrões de qualidade.

LEIA TAMBÉM | ISO 22000: saiba tudo sobre a norma da Segurança de Alimentos

4. Avalie e acompanhe KPIs de qualidade

Os indicadores de qualidade oferecem insights atualizados sobre padrões de temperatura. Isso permite que as equipes avaliem se as variações são aceitáveis ou se podem ocasionar problemas graves quanto à conservação. Essa análise, sobre ser aceitável ou não, contribui para a indústria estabelecer um nível de controle mais rigoroso e determinar os pontos críticos onde ajustes se fazem necessários.

5. Invista em sensores IoT

Para tornar o controle de temperatura dos alimentos mais fácil e assegurar que os produtos estarão bem conservados, 100% do tempo, investir em tecnologia é uma ação determinante.

A instalação de sensores IoT permite um monitoramento contínuo das temperaturas. Esta tecnologia utiliza Internet das Coisas para captar e transmitir dados em tempo real para outros sistemas, permitindo que as equipes tomem ações imediatas frente a variações indesejadas.

Dessa forma, os sensores IoT, aliados a outras ferramentas, como o Checklist Fácil, asseguram a qualidade dos alimentos entregues aos clientes. Entender como a Internet das Coisas funciona, aliás, é um caminho para atingir o nível máximo de eficiência operacional do seu negócio.

O Checklist Fácil integrado a sensores IoT aumenta a produtividade e a eficiência da operação, entregando mais agilidade na gestão de não conformidades. Isso porque, assim que o sensor detecta algo fora do padrão, ele gera alertas instantâneos direto na ferramenta e cria planos de ação automaticamente. Ou seja, a correção de falhas acontece em tempo de conter danos e prevenir perdas ou novas ocorrências no futuro. 

Além disso, a tomada de decisão se torna muito mais rápida e bem embasada, graças à confiabilidade dos dados coletados e à visibilidade de informações em tempo real, por meio de históricos, dashboards e relatórios gerados pela ferramenta. 

Quer entender como o Checklist Fácil vai transformar a eficiência da sua empresa? Saiba mais sobre a ferramenta ou peça uma demonstração e desvende os potenciais da solução na prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança