Guia da qualidade: entenda os principais conceitos e ferramentas

Qualidade diz respeito ao cumprimento de requisitos de um processo, produto ou serviço. Empresas precisam estar atentas ao nível de qualidade se quiserem se manter competitivas e satisfazer seus clientes.
Atualizado em: 31 de janeiro de 2024
Tempo de leitura: 7 minutos

A qualidade é um conceito comum para empresas de todos os ramos. Isso porque se trata de um conjunto de processos que possibilita que elas aumentem sua eficiência, reduzam custos e garantam a satisfação dos seus clientes.

Porém, muita gente têm dificuldade em definir o que é qualidade e colocá-la em prática, uma vez que se trata de um termo que inclui outros conceitos importantes, além de um conjunto de normas, princípios e ferramentas.

Pensando nisso, preparamos um guia completo abordando os principais pontos do tema. O que é, sua história e como implementar na sua empresa são alguns dos tópicos que você encontrará no post. Acompanhe! 

O que é qualidade?

Segundo a ISO (International Organization for Standardization), órgão responsável pela padronização de produtos e serviços, Qualidade é a adequação e conformidade dos requisitos estabelecidos pelas normas e pelos próprios clientes.

A qualidade pode ser definida ainda como as características de um produto ou serviço que atendem as expectativas do consumidor e alcançam a perfeição e a utilidade pretendida.

Por ser um termo subjetivo, o conceito de qualidade tem de várias interpretações. No entanto, quando se trata de ambientes corporativos, é importante abordá-la de forma prática.

Breve linha do tempo da qualidade

Década de 1920: nessa época, houve aumento da produção em massa, ocasionado pela Revolução Industrial, tornando-se necessária a criação de diretrizes para o controle da qualidade de produtos e serviços. 

Década de 1950: nesse período, foram introduzidos os conceitos de garantia de qualidade e auditoria para assegurar a qualidade dos produtos. Isso por meio de identificação e prevenção de falhas.

Década de 1980: foi criado o conceito de Gestão da Qualidade Total (TQM) para expandir a qualidade para além dos produtos, incluindo todos os processos de uma empresa, por exemplo, a produção. 

O que é Sistema de Gestão da Qualidade?

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um modelo de gestão que tem como foco a criação de normas e padrões para garantir a entrega de produtos e serviços que atendam às expectativas dos clientes e garantam sua total satisfação.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Seu principal objetivo é criar uma cultura de qualidade dentro de uma organização. Ou seja, a ideia é que a busca pela excelência passe a fazer parte do cotidiano e de todos os processos institucionais.

As empresas que aplicam as diretrizes do SGQ podem solicitar o selo ISO 9001. Trata-se de uma certificação que comprova os padrões de qualidade dos processos de uma organização. Esse documento é baseado em uma série de normas técnicas definidas pela ISO 9000.

E o que é Gestão da Qualidade Total?

A Gestão da Qualidade Total (GQT), que vem do inglês Total Quality Management (TQM), é uma metodologia que tem como foco a integração de todas as áreas da empresa para estabelecer a consciência de qualidade para todos os envolvidos nos processos (colaboradores, fornecedores, distribuidores, revendedores etc.).

Podemos entendê-la ainda como uma ação coordenada que visa orientar uma organização a atingir o maior nível possível de qualidade em todas as suas operações. Aliás, vale destacar que a satisfação do cliente é considerada uma das principais prioridades dessa abordagem.

Leia também:

Principais conceitos da qualidade

A qualidade é alcançada através da combinação de alguns conceitos e ações. Conheça abaixo os principais: 

Gestão da Qualidade

A Gestão da Qualidade é a soma dos procedimentos, metodologias e estratégias usados para a garantia da qualidade dos processos nas entregas de uma empresa. Assim, sua missão é garantir a satisfação do cliente com o produto ou serviço recebido, de forma a manter e melhorar constantemente seus processos. 

Controle de qualidade

O controle de qualidade é a estratégia responsável por monitorar a produção de produtos ou realização de serviços com a finalidade de garantir que atendam aos padrões de qualidade estabelecidos. Essa área direciona todo seu foco para o produto e o cumprimento dos requisitos técnicos de fabricação definidos. 

Garantia de qualidade

A garantia da qualidade abrange todos os processos e visa evitar falhas e defeitos no produto final. Conforme definido pela ISO, este é um processo focado em “prover confiança de que os requisitos da qualidade (3.6.5) serão atendidos.” 

Inspeção da qualidade

A inspeção da qualidade visa reduzir desperdícios e perdas na produção. A metodologia é definida de acordo com diretrizes e normas para demonstrar que um item atende às expectativas mínimas e passou pelo devido processo de fabricação. De acordo com a ISO 2859, esta etapa é supervisionada pela ABNT.

Qual a diferença entre estes conceitos da qualidade?

Todos os conceitos destacados fazem parte da gestão da qualidade e existem diretrizes específicas da ISO para todos eles. No entanto, cada projeto/conceito tem um método e é direcionado a uma frente específica do processo. 

A combinação deles garante que todos os aspectos da produção sigam as regras e requisitos de produção ao máximo, de modo a garantir que o produto atenda sua finalidade. 

Quais são os pilares da Gestão da Qualidade?

A ISO 9001:2015 determina 7 princípios como base do SGQ. Veja:

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Comprometimento das pessoas
  • Abordagem por processos
  • Melhoria contínua
  • Gestão de relacionamento
  • Tomada de decisão baseada em dados

Foco no cliente

O principal pilar da Gestão da Qualidade é o foco no cliente, afinal, a qualidade é pensada para o consumidor e medida com base em sua satisfação.

Liderança

Refere-se à importância em possuir gestores com profundo conhecimento e foco nos processos de qualidade, prontos para guiarem sua equipe rumo ao atingimento das metas de qualidade estabelecidas. 

Comprometimento das pessoas

O engajamento de todos os envolvidos é fundamental para uma estratégia de qualidade de sucesso. Para isso, todos devem estar cientes de seu papel no processo e qual sua importância para empresa e clientes. 

Abordagem por processos

Destaca a padronização dos processos como essencial para alcançar os objetivos de uma empresa. Além disso, a partir dessa estratégia é possível ainda identificar os pontos fortes e fracos de cada operação, o que permite ao gestor implementar melhorias. 

Melhoria Contínua

Diz respeito à capacidade da instituição de se reinventar e estar sempre em busca de crescer e melhorar seus processos. É preciso acompanhar as mudanças do mercado para manter o negócio competitivo. 

Gestão de relacionamento

Tem como foco as relações da empresa e seu objetivo é fazer com que sejam produtivas e harmoniosas. Os agentes envolvidos devem estar inseridos em um ambiente de comunicação fluída e sem ruídos.

Tomada de decisão baseada em dados

As decisões precisam ser tomadas com base em dados concretos, ou seja, tomando-se como referência estudos de mercado, relatórios internos, monitoramento de processos etc. 

Quais os principais indicadores da qualidade?

Veja abaixo quais são os principais indicadores de qualidade e como cada um deles atua para identificar o índice de qualidade nos produtos/serviços:

Teste de aceitação no mercado

Tem como foco verificar a aceitação de um produto no mercado, portanto, deve ser implementado com usuários reais para assegurar a boa receptividade do item. 

Para obter um resultado positivo, é preciso que haja uma razão vantajosa entre o número de usuários e as pessoas que aprovaram o produto. 

Indicador de eficiência e produtividade

Tem como objetivo apontar quantos e quais recursos são necessários para a fabricação de um produto na escala necessária, sem que haja perda na qualidade.

Indicador de impacto

É responsável por medir os níveis de satisfação do cliente em relação ao produto ou serviço no que diz respeito à qualidade. Em outras palavras, quanto mais satisfeito o cliente estiver, maior é a chance de ele se tornar leal à empresa. 

Indicador de eficácia

Trata-se do valor percebido pelo público em relação ao seu produto. Ou seja, quanto maior for esse valor, maior é o índice de eficácia. Ao utilizar esse indicador, é possível compreender a relevância de sua solução para o mercado, bem como sua influência. 

Indicador de serviço ao cliente 

Tem como foco a satisfação dos clientes. Uma das metodologias utilizadas neste indicador é observar a porcentagem de resolução das reclamações dos consumidores recebidas pela empresa. 

Indicador de segurança na produção 

Refere-se ao impacto da qualidade do produto na saúde dos consumidores. As mercadorias devem atender a todos os requisitos de segurança estabelecidos pelos órgãos de fiscalização, por exemplo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

Conclusão de requisitos dentro do prazo

É importante avaliar a relação entre os prazos de cada processo e a qualidade do produto. O objetivo é eliminar a necessidade de agilizar processos, pois cada um demanda um tempo próprio de execução para que se obtenha alta qualidade. 

É necessário encontrar um equilíbrio entre estes dois fatores: tempo dos processos e prazos. 

Qual a importância da qualidade para as empresas?

A importância da qualidade para uma organização reside na satisfação do cliente, que é a base para que ela se mantenha competitiva no mercado. Afinal, é impossível sobreviver na economia sem consumidores satisfeitos.

Mas esta não é a única vantagem para investir na qualidade dos processos de sua empresa. Abaixo, confira outros benefícios que essa solução pode oferecer: 

  • Fidelização dos clientes;
  • Competitividade no mercado;
  • Redução de custos operacionais;
  • Funcionários mais engajados e produtivos;
  • Incentivo à melhoria contínua na instituição;
  • Processos produtivos e eficientes;
  • Aumento das vendas;
  • Preservação da saúde financeira do negócio;
  • Consolidação da empresa no mercado. 

Como medir a qualidade de um produto ou serviço?

Essa tarefa não é tão simples, afinal a metodologia pode variar de acordo com o tipo de produto/serviço prestado e também com o público alvo. Porém, há alguns critérios e métodos para mensurar a qualidade. Veja quais: 

  • Efetue inspeções para se certificar que a fabricação respeita as diretrizes de qualidade;
  • Tenha um relatório de falhas nos processos e produtos;
  • Faça pesquisas de satisfação com seus clientes;
  • Analise as reclamações dos consumidores;
  • Monitore os comentários nas suas redes sociais;
  • Padronize os processos de sua empresa;
  • Realize auditoria independente;
  • Siga as orientações sobre qualidade de organizações de referência no mercado. 

Como implementar a qualidade na empresa?

A implementação da qualidade na empresa ocorre por meio do Sistema de Gestão da Qualidade, que utiliza técnicas coordenadas para garantir que a organização atenda aos mais altos padrões de desempenho.

Para isso, é importante seguir as diretrizes da ISO 9000 e, posteriormente, obter um certificado de qualidade que ateste o alto desempenho dos processos de sua empresa.

Contar com o auxílio da tecnologia torna a implementação de um SGQ mais prático e seguro. Nesse sentido, a Checklist Fácil é uma solução que pode ajudar. 

A ferramenta possui diversos recursos que podem otimizar esse processo, como por exemplo, anotações inteligentes, checklists personalizados, relatórios completos, planos de ação eficazes e muito mais.

Como vimos, a qualidade é um conceito chave para o sucesso de uma organização. Isso porque pode garantir processos mais eficientes e econômicos, assim como produtos e serviços de alto valor. Porém, para garantir a implementação desse conceito, é fundamental que sua empresa conte com a ajuda da tecnologia.

Você ficou interessado em conhecer melhor os recursos da Checklist Fácil e como eles podem otimizar a implementação de estratégias de qualidade em seu negócio? Agende uma demonstração de nossa solução agora mesmo!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança