Como fazer uma boa gestão hoteleira? Confira dicas práticas!

O setor de hospedagem pode ser altamente lucrativo, já que a indústria do turismo tem crescido cada vez mais. Porém, ele exige uma gestão responsável e inovadora, para conquistar o cliente e fazer com que ele retorne. Confira nossas dicas para fazer uma ótima gestão hoteleira!

Tempo de leitura: 6 minutos
A gestão hoteleira é essencial para garantir a satisfação do cliente

Realizar uma boa gestão hoteleira é essencial para otimizar os processos e elevar a produtividade. Isso porque ela impacta diretamente na administração e no atendimento. Elevando as chances de oferecer uma experiência positiva aos clientes.

Porém, engana-se quem pensa que essa é uma tarefa fácil. Na verdade, os gestores se deparam com uma série de desafios no dia a dia. Uma vez que precisam lidar tanto com questões financeiras e estruturais, quanto diretamente com os hóspedes.

Neste conteúdo, você verá a importância da gestão hoteleira, bem como dicas práticas para manter a organização de um hotel. Além disso, entenderá porque a tecnologia pode ser a chave para obter sucesso. Boa leitura!

Afinal, o que é gestão hoteleira?

A gestão hoteleira abrange todas as práticas relacionadas à administração e organização de um hotel. Isso significa que a pessoa responsável deve ser um empreendedor. E, além disso, entender de:

  • Hospedagem;
  • Segurança;
  • Entretenimento;
  • Limpeza;
  • Atendimento;
  • Check-in e check-out.

Quando se pensa em gestão estratégica, não basta realizar ações pontuais. No caso, é preciso ter uma visão ampla do negócio. Ou seja: levar em consideração os objetivos a longo prazo e, ainda, se adequar ao mercado.

Dito isso, é importante sempre se questionar: como essa decisão impacta nas metas do hotel? Como ela afeta a imagem da empresa perante os clientes, fornecedores e concorrentes?

Todos esses pontos devem ser levados em consideração para garantir que a gestão hoteleira seja, de fato, eficiente.

Qual a importância da gestão hoteleira?

Realizar uma boa gestão hoteleira é essencial para que a empresa consiga oferecer um bom atendimento. E, com isso, garantir a satisfação dos clientes, mantendo sua saúde financeira.

Assim como qualquer tipo de negócio, o segmento de hospedagem conta com diversas frentes de atuação. E é preciso buscar excelência em cada uma delas.

Não basta oferecer um ótimo atendimento se a limpeza dos quartos deixa a desejar, por exemplo. Ou então, oferecer uma vasta área de lazer, se os hóspedes não se sentem seguros em utilizá-la.

Assim sendo, é preciso fazer um gerenciamento qualificado em todas as frentes. Tendo em vista o mercado altamente competitivo e especializado.

Somente com uma gestão hoteleira sólida e alinhada é possível otimizar e estruturar os processos. Bem como suprir as demandas do consumidor, com foco em obter sua plena satisfação e, claro, lucro.

Como fazer uma boa gestão hoteleira?

Como mencionamos, trabalhar no gerenciamento de hotéis não é uma tarefa simples. Isso se justifica, principalmente, pelo fato de existirem diversos processos. E, ainda, pelos clientes não serem sempre os mesmos. Logo, é preciso manter um padrão de qualidade a longo prazo. 

Para ajudá-lo nessa missão, vamos pontuar algumas boas práticas. Seguindo-as, as suas chances de obter sucesso serão muito maiores. Vamos lá!

Esteja sempre aberto a novidades

Um hotel, bem como a equipe de administração e recepção, precisam estar cientes de que vão lidar com clientes diversos. Logo, é essencial estar pronto para isso. 

Você pode oferecer cardápios inspirados em culinárias de diferentes lugares do Brasil e do mundo, por exemplo. Assim como incentivar os recepcionistas e demais funcionários a estudar novos idiomas.

Além disso, lembre-se de oferecer opções de lazer para diferentes faixas etárias. Sempre se adaptando às novidades do mercado.

Conheça o perfil dos seus hóspedes

Essa dica está diretamente relacionada a que acabamos de dar acima. Mesmo que você atenda públicos muitos distintos, ainda assim é possível traçar um perfil. Pergunte-se:

  • A maioria é turista que está visitando a sua cidade? 
  • Tratam-se de pessoas que viajam a trabalho? 
  • Qual é a idade média dos hóspedes? 
  • Como eles chegaram até o seu hotel?

A última questão em específico, é essencial. Isso porque possibilita que você direcione suas ações de comunicação e marketing. 

Tenha uma equipe de confiança

É preciso muita organização para conseguir gerir bem um hotel. Por isso, ter uma equipe de confiança é um passo essencial. Afinal, é ela que irá:

  • Controlar o pessoal;
  • Atender as necessidades de todos os hóspedes;
  • Fazer as reservas;
  • Organizar a programação;
  • Garantir a limpeza dos ambientes;
  • Realizar todas as demais atividades. 

Assim sendo, tenha um time engajado para que tudo no hotel funcione nos eixos. Sem que qualquer responsabilidade fique para trás.

Dica: crie um checklist para hotelaria. Nesse cenário, o Checklist Fácil é a ferramenta ideal. Desenvolvendo uma lista de verificação, você pode agendar manutenções preventivas em equipamentos, por exemplo. Assim como garantir que todos os lençóis sejam trocados e os banheiros, higienizados.

Esses são apenas exemplos de atividades que podem ser checadas usando essa ferramenta diariamente – ou na periodicidade que acredita ser ideal. Solicite uma demonstração agora mesmo!

Fique atento aos feedbacks

Esteja atento ao que os clientes e até mesmo funcionários têm a dizer sobre a estadia e funcionamento do hotel. Afinal, muitas dicas de gestão podem advir de simples sugestões, mas que podem melhorar muito o seu negócio. 

Uma ideia é solicitar feedbacks através de uma caixinha de sugestões na recepção. Pode, ainda, promover pesquisas de satisfação no ato do check-out. Bem como realizar reuniões periódicas com a equipe, incentivando a troca de opiniões.

Lembre-se que há sempre espaço para melhorar. E nada melhor do que obter informações diretamente das pessoas envolvidas.

Busque melhorar a posição em sites de reserva online

Em tempos em que a internet se destaca como forma preferida de compra, garantir uma boa posição nos sites de reserva online é quase que uma obrigação dos hotéis.

Assim sendo, é importante marcar presença nesse tipo de página. Assim, quando uma pessoa busca por “hospedagem na cidade X”, por exemplo, o seu hotel passa a ter destaque sobre os concorrentes.

Esteja presente nas mídias sociais

Lembra que falamos sobre a importância de saber como os seus hóspedes chegaram até você? Pois, através das suas pesquisas, você pode perceber que eles encontraram o seu negócio através das redes sociais. E, portanto, que precisa investir cada vez mais pesado nelas.

Muitos estabelecimentos que prestam atendimento ao público relutam em entrar nesse tipo de canal. Geralmente, por medo que as páginas se tornem alvo de reclamações. Realmente, isso pode acontecer. Porém, lembre-se que até comentários negativos são úteis para que você promova melhorias. 

Logo, esteja presente nas redes sociais. Dessa forma, você administra o que falam do seu hotel. Assim como pode responder questões sobre ele ou prestar esclarecimentos. Além disso, as mídias sociais também são uma excelente ferramenta de divulgação na internet.

Busque por parcerias

Uma ideia interessante para oferecer mais benefícios para os seus hóspedes é buscar parcerias com outros estabelecimentos locais. Você pode, por exemplo, procurar academias, restaurantes, bares e outros prestadores de serviço e propor que sejam oferecidos descontos para eles.

Outra parceria interessante é com o poder público. Tente entrar em contato com a Secretaria de Turismo do seu município, solicitando as formas de divulgar o seu hotel em materiais promocionais da cidade.

Utilize a tecnologia à seu favor

Quando estamos falando em soluções para o setor hoteleiro, precisamos ter em mente que o produto a ser vendido não é apenas um quarto, uma refeição ou uma cama. Na verdade, você está proporcionando uma experiência. Nesse sentido, um software de gestão hoteleira pode ser um grande aliado.

Isso porque ele centraliza todas as informações dos seus hóspedes – desde o primeiro contato até o check-out. Com isso, evita que você realize uma cobrança indevida, por exemplo. Como permite identificar comportamentos, visando incentivar que ele retorne outras vezes.

Como a tecnologia pode auxiliar na gestão de hotéis?

Nós destacamos acima que a tecnologia é um grande aliado na gestão hoteleira. Mas quais processos, de fato, ela pode otimizar? Conheça alguns:

1. Cadastro de clientes

É difícil saber como suprir as necessidades de um hóspede se você não sabe quem ele é. Concorda? Assim sendo, é essencial realizar um breve cadastro, com as principais informações das pessoas.

Ao utilizar um sistema, você garante que elas serão armazenadas corretamente. Podendo utilizá-las, inclusive, a longo prazo. Enviando uma comunicação com promoções, por exemplo.

2. Agendamento de reservas

Um dos erros mais graves que ocorrem em um estabelecimento é fazer reservas acima de sua capacidade. Ou, ainda, errar no momento da reserva, entregando ao hóspede uma acomodação diferente da que ele havia solicitado.

Por isso, um sistema eficiente de agendamento de reservas é um item de primeira necessidade. Afinal, os dados ficam devidamente registrados. 

3. Registro do consumo

Outra preocupação da gerência no dia a dia envolve o controle de consumo do hóspede. Isso inclui frigobar, serviço de quarto, bar e restaurante. 

Porém, com a tecnologia adequada, todas as informações ficam centralizadas, automatizando o controle como um todo. Seja na hora de repor os produtos ou de realizar a cobrança.

Assim, o registro da venda de um item no frigobar, por exemplo, já alimenta de forma automática o banco de dados relativo ao controle de estoque. Enquanto isso, o fechamento da conta do hóspede já faz desencadear o processo de emissão de nota fiscal.

4. Manutenção dos quartos

A negligência na troca de roupas de cama, toalhas e na arrumação dos quartos pode causar uma experiência ruim ao viajante. Junto a isso, ser constantemente importunado por funcionários em seus momentos de descanso também pode contribuir para desgastar as relações.

Por isso, o movimento de camareiras deve ser cuidadosamente orquestrado. Algo que pode ser feito facilmente em um bom sistema de gestão.

Benefícios de aliar soluções tecnológicas na gestão hoteleira

Não é apenas o cliente que ganha com a implementação de um software de gestão hoteleira. Na verdade, o estabelecimento fica muito mais fácil de ser administrado. 

Isso acontece porque ele centraliza as informações. Melhorando, desta forma, a comunicação interna e praticamente eliminando a possibilidade de divergências. 

Além disso, todos os processos são integrados. Fazendo com que boa parte das tarefas burocráticas sejam, simplesmente, eliminadas com a automatização.

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar que a tecnologia também fornece dados de qualidade. Afinal, o gestor tem acesso a relatórios gerenciais diversos. Conseguindo, desta forma, tomar as melhores decisões.

Agora que você entendeu o quanto a tecnologia pode otimizar a sua rotina, que tal conhecer as funcionalidades do Checklist Fácil? Não perca mais tempo! Agende uma demonstração gratuita agora mesmo!

Produtora de Conteúdo em Checklist Fácil
Jornalista e especialista em Comunicação Empresarial, sou apaixonada por marketing, escrever, criar e inovar. Além disso, amo correr, ler, ver filme e curtir uma praia.
Estefânia Martins

Posts Relacionados

One Reply to “Como fazer uma boa gestão hoteleira? Confira dicas práticas!”

  1. Acho que poucos de nós sabem como armazenar e compartilhar informações confidenciais com segurança com a ajuda de salas de dados virtuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *